sexta-feira, 28 de março de 2014

Tende fé em Deus


Tende fé em Deus ( Mc 11.22)

Por Frankcimarks Oliveira

Pretendo com esta mensagem :

1-    Demonstrar que somente a fé em Cristo nos basta;
2-    Demonstrar que fora de Cristo não há esperança;
3-    Analisar pelo menos duas funções  da fé em Deus.

         Não há nada impossível para Deus! O Senhor pode fazer antigos sistemas já estabelecidos virem a ruína. Nunca devemos achar que montanhas não possam mudar de lugar, pois sabemos que a fé move até mesmo montes de seus lugares.

 Cristo estava indignado com a religião sem fé dos fariseus. Eles impediam que os gentios ouvissem a boa palavra de Deus na casa que deveria ser chamada casa de oração para todos os povos. No pátio dos gentios haviam estabelecido o comércio e foi isso que gerou santo zelo em nosso mestre.

Que não sejamos empecilho na proclamação do evangelho de Jesus. Sua ira com certeza se levantaria contra nós. Muitos que se dizem cristão “impedem” a entrada de pecadores na casa do Senhor porque acham que sua presença enfearia o ambiente. Porém, lembre-se na casa do Deus vivo todos são bem vindos.

Nossa fé as vezes se mostra prepotente como a daqueles fariseus que arrogantemente diziam : “ Somos filhos de Abraão”. Cristo lhes disse :” Até mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.” Como já disse : não há nada estabelecido que Deus não possa fazer murchar. 

A figueira maldita que Cristo amaldiçoou nos fala sobre o corrompido sistema judaico de religião. Como bem comentou Matthew Henry: “ Sem Cristo todos murcham”. Cristo somente é a fonte de vida que jorra para a eternidade.

Todas as instituições que se apartam do Filho de Deus estão fadadas ao fracasso. Todo cidadão que vive ausente do bendito Salvador é maldito. Tudo que ele faz é vago, superficial e sem sentido.Tudo o que os homens fazem sem Jesus é mera morte.

Sejam  religiões, sejam governos, tudo que se aparta do Senhorio do Messias com certeza irá definhar. Mais dias , menos dias todos verão que somente Cristo é o sustentador Universal.  Foi o mesmo Nazareno quem disse : “Não ficará aqui pedra sobre pedra”. Será que não podes ouvir o eco de sua voz bradando : Não ficará pedra sobre pedra”. Este é o resultado de se recusar a Cristo. Nossas obras e trabalhos , ainda que ostentem brilho e glória, todas serão derribadas pelo Potente Filho. Nossas ideologias e filosofias que negam a Cristo, sem sombra de dúvidas, todas serão esmagadas pelos ungidos pés do Santo de Deus.

Amigo, tudo o que tu fazes a parte de Cristo é maldito. Tudo é em vão sem fé em Jesus. Como disse o apóstolo :” tudo o que não é de fé é pecado” . Então, imagine como este mundo está em pecado!

Agora, analisemos a frase do Senhor : “Tende fé em Deus.”

Primeiro, ela é uma frase de encorajamento. Os discípulos são estimulados  pelo  príncipe da fé a crerem em Deus e desse modo tudo o que pedirem , receberem

Nossa  fé em Deus é poderosa. Com ela podemos remover montanhas de culpa e de acusações. Oh, como a fé é doce e simples, mas ao mesmo tempo como é forte e resistente. A fé é tão resistente que nos serve como um forte escudo de guerra. Ela aplaca todos os dardos inflamados do Maligno. Somos  encorajados a olhar   para nosso Senhor que disse : “Em meu nome vocês farão estas mesmas obras”, mas também o ouvimos dizer : E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? (Mc 4.40)

Nossa vida de oração reflete a firmeza de nossa fé. As vezes não pedimos algo a Deus, porque ou desconfiamos dele ou de nós mesmos. Somente a fé cristocêntrica é  capaz  de  vencer  tais  obstáculos. Jesus disse : “Não se turbe o vosso coração, crede em Deus, crede também em mim.” Creia , apenas creia. Lance-se nos braços do Pai sem medo e ele te segurará.

Ao  mesmo  tempo esse texto nos revela que sem fé em Cristo resta-nos apenas a confusão de rosto. Somos salvos pela fé em Cristo e nada além da fé em Cristo pode nos assegurar vida.
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36)

Era isso que o Senhor quis demonstrar ao amaldiçoar a figueira. Cristo estava demonstrando o futuro daqueles homens que o rejeitavam. Deus mesmo os tornaria galhos secos, aptos para serem queimados no fogo. Afinal são os galhos secos que aumentam a fogueira.
O Homem precisa de fé para ser salvo. A fé é um dom de Deus :

Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. (Lucas 8:50)

Amigo, a fé vem por ouvir a palavra de Deus. Que esta mensagem possa fazer surgir fé em teu coração incrédulo. Que o Espírito Santo se encarregue disto, pois somente ele pode te convencer de quem Cristo é. E a você que já é um cristão, espero que esta palavra o encoraje a confiar ainda mais em Jesus e apenas nele.

“Tende fé em Deus”

Segundo,  é uma frase de Consolo. Quem sabe o medo não invadiu o coração daqueles homens ao verem Cristo amaldiçoando a figueira? Talvez eles temeram por suas próprias vidas, pensando : E se Cristo também nos rejeitar? Eles sabiam que a figueira representava os judeus  infrutíferos.  Toda religião morta é desprovida de bons frutos, frutos que procedem da fé salvadora.

Deus  nos  elegeu para as boas obras. Quando nossa religiosidade não nos faz progredir em arrependimento e santidade, então estamos apenas enganando  a  nós mesmos.  Que  Deus  tenha misericórdia de nós e que sua graça nos alcance de fato para que possamos glorificar ao Pai dando mais frutos.

A verdadeira fé nos dá consolo, visto que nos assegura uma vida eterna. Aquele a quem Cristo bendisse não pode de modo algum ser desprezado. “ Aquele que vem a mim de modo algum o lançarei fora”. Podemos descansar nos braços da promessa que diz : E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (João 11:26)

Você crê nisso? Muitos tem dificuldade de acreditar na eterna segurança dos salvos. Eles acham que isso acomodaria o cristão e o tornaria imprudente. Mas a verdade é  que a fé salvadora é uma fonte de águas vivas e não de águas paradas. O Verdadeiro cristão se movimenta em direção ao alvo que é Cristo.

A fé em Deus nos fará descansar nos braços do onipotente Cristo. Uma vez em suas mãos jamais seremos arrebatados delas. Isso é glorioso!

Cristão, não te glories da tua posição, antes seja humilde diante de Deus e dos homens. Os judeus carnais se gloriavam de sua vã convicção em suas obras. Ficaram todos confundidos. Contudo, nossa fé se lança unicamente em Cristo, que nos fez  promessas, e nos salvou através de sua obra no calvário .

“Tende fé em Deus” significa desconfiar de tudo e de todos, menos de Deus. Deus não pode mentir. Olhem o que ele disse : Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. (João 6:47) O Senhor não disse : talvez tenha a vida eterna, mas disse : aquele que crê em mim tem a vida eterna. É uma garantia que vem não de homens falhos, mas do verdadeiro Deus.

Como você desconfia da palavra que diz: “ Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”? (João 6:35) Observe a palavra” nunca”, será que ela pode significar “de vez em quando “ ou “as vezes “. Obvio que não. Cristo sabe exatamente o que significa “nunca” e ele quem disse : Quem crê em mim nunca terá fome”.

Os  discípulos  de imediato podem ter temido a figueira maldita, mas depois eles perceberam que não há mais condenação para quem está em Cristo Jesus, a videira verdadeira. Vejamos mais o que remete a crença em Deus:
Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. (João 12:46)

As  trevas  da  condenação  eterna não podem mais intimidar um filho de Deus comprado com sangue de Cristo. O cristão por seguir a Cristo não pode andar nas trevas, pois isso é impossível, já que Jesus é a luz infindável.
Para que tua alma, cristão, durma em meio a grandes ondas de acusações, no barco de Cristo , leias isso :

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24)

Não pode ser mais claro! Que a espada do Espírito penetre até a morte todas as tuas dúvidas, querido irmão. Pois a verdadeira fé não duvida de Deus. A fé que nos justifica resiste a Tsunamis e terremotos  de modo Deus em Cristo é glorificado.
Se tu ainda não achaste consolo na frase  “Tende fé em Deus”, espero que sejas ao menos repreendido pelo Pai das luzes para que despertes  e  vejas  que Deus é completamente suficiente e que não nos resta nada a fazer a não ser crer Nele.
Oremos :
 Senhor, ajuda-nos com nossa fé. Que ao olharmos para ti vejamos que em tudo estamos supridos e que nada nos falta. Que a desconfiança seja eliminada e que possamos frutificar pela fé. Amém.


                                                                                





Nenhum comentário:

Postar um comentário