quinta-feira, 3 de abril de 2014

O Verdadeiro Evangelho da Prosperidade



E aos pobres  anuncia-se o evangelho (Lc 7.22)

Por Frankcimarks Oliveira

Pretendo com esta mensagem :

1-    Desmascarar o falso evangelho da prosperidade;
2-    Demonstrar qual a verdadeira riqueza perante Deus;
3-    Demonstrar o cuidado especial de Deus para com os pobres;
4-    Demonstrar que o Evangelho de Cristo é o bem maior para os pobres deste mundo;
5-    Incentivá-lo a amar os pobres assim como Cristo os amou.

         Aquele  que  era rico fez-se pobre por amor aos pobres. Mesmo sendo Deus não se arrogou dessa posição. Antes fez-se homem, não somente homem, mas um servo, não somente um servo, de todos foi o mais sofredor.

         Cristo  habitava  em seu Palácio celestial juntamente com seu Pai. Ali  ele  era exaltado e servido por miríades de anjos gloriosos. Todavia, ele olhou para os pobres. Creio que não houve homem mais pobre que aquele carpinteiro. Ele não tinha nem mesmo onde reclinar sua cabeça.

         O  Mesmo  Senhor  que  levanta o pobre do pó e do monturo levanta o necessitado,( Salmos 113:7) fez-se o mais despossuído de bens entre os pobres.  Nosso  mestre  vivia   da  ajuda  que  lhe davam.  Algumas mulheres  piedosas  que  ele  mesmo libertara de espíritos  imundos, davam-lhe  ofertas para seu ministério terreno. O Dono do ouro e da prata dependeu do amor que seus seguidores lhe davam.
         A  pobreza  é  algo que  incomoda  muita  gente. Todavia  está escrito : O rico e o pobre se encontram; a todos o Senhor os fez. (Provérbios 22:2).   Devemos aceitar que de algum modo a pobreza está  nos  planos  eternos  de  nosso Deus. Talvez  assim  o  amor  possa  ser manifestado entre as pessoas.  O  rico deveria demonstrar gratidão a Deus  ajudando  aos  pobres e diminuindo suas dores. Assim  como  Cristo  mesmo  fizera, ainda  que  sendo pobre entre os homens, ele dividia e repartia tudo que passava por suas mãos.

Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu  irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra. (Deuteronômio 15:11)

         Nos  dias  em  que  nosso amado Senhor andou por sobre a terra havia  uma  pobreza  extrema. Os miseráveis jaziam no templo, bem como nas ruas a beira do caminho, mendigando e pedindo esmolas. Fora uma época  propícia para se cumprir isto : Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados. (Salmos 72:13)
         O Coração de Cristo estava aberto a todos, tanto a ricos quanto a pobres, mas  de  uma maneira especial seu amor abraçava os famintos. Jesus  sentava-se  com  essa  gente, comia com os desprezados e era amigo dos  pecadores. Essa era a sua fama e pela graça ela ainda permanece.
         Quem  melhor  que  Cristo  cumpriu o dito : Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado?(Provérbios 31:20). Nosso Senhor  estava  sempre  vigiando  as  necessidades dos desafortunados. Ora, quantos mendigos não rogaram a ele algum socorro? – Muitos com certeza. Agora, quantos ele deixou de atender prontamente? –Nenhum de fato. Isso serve para consolar nossas almas famintas do pão celestial. Sempre  que  rogarmos  ao  Senhor  dizendo : “Pai, estou faminto, sou pobre e necessitado”. Sabemos que Deus nos dará do pão vivo, aquele mesmo maná escondido que dá vida eterna.
         Jesus  Cristo  é  pão  para o pobre. Ele mesmo é o alimento que sacia a fome dos miseráveis. “ Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Ora, a palavra se fez carne e habitou entre nós , cheio de graça e de verdade. A Palavra foi quem disse : minha carne é verdadeira comida e meu sangue verdadeira bebida.
         Amigos,  Cristo  é  um  banquete  no deserto preparado por Deus para  saciar  nossa  alma  aflita  e fatigada. Se tu quiseres poderá beber de suas  delícias  perpetuamente,  pela  fé  obterás todos os manjares da casa do Rei, porque  pela  graça  sois  salvos. A graça nos convida a sentarmos a mesa com o filho de Deus e comermos pão sem fermento. A graça nos dá do vinho mais puro e alegre.  Existe  tanto  leite e mel na presença de Cristo que o mundo inteiro poderia comer e anda assim sobejaria.
         Tu  que és pobre , vinde a Cristo. Mesmo desamparado pelos homens, serás bem vindo na casa do Pai . Em Cristo somos feitos filhos de Deus. Qual o pai que vendo seu filho faminto lhe dará uma pedra a comer? Deus  tem  em  Cristo reservado para seu povo um manjar específico. Ainda que fosse apenas legumes, nos tornaria os mais fortes entre os milhares. Todavia  em  Cristo  há proteínas e carboidratos essenciais a nossa alma. Todas as vitaminas necessárias se acham em Cristo Jesus.  Enquanto na vida secular precisamos comer uma variedade enorme de alimentos  para  sermos  supridos  de  todas  essas  substâncias  idéias  ao bem  estar, na vida espiritual precisamos apenas estar alimentados com o cordeiro de Deus.
        
         O  evangelho  é  uma  dádiva  a  todos  os  habitantes  do mundo, mas  é  especialmente  destinado aos pobres. Está escrito : Bem-aventurados  os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; (Mateus 5:3). Até a pobreza de espírito é contemplada por nosso Senhor.
Existem  ricos que são pobres neste nível e por isso são muito amados por nosso Senhor. Geralmente os ricos se esquecem de Deus. Muitos deles puseram seus corações nas coisas deste mundo, por isso poucos  entrarão  no  reino  dos céus. É mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que um rico ser salvo. Mas o que para os homens é impossível, é possível para Deus. Ora, Zaqueu foi um homem muito  rico, mas  ao  receber  um novo coração, deixou de amar seu dinheiro e passou a amar os pobres, porque amou a Cristo.

O pobre é odiado até pelo seu próximo, porém os amigos dos ricos são muitos. (Provérbios 14:20)

Cristo  amou os pobres deste mundo e os continua amando. O coração  de  um  sofredor  se  abre  com  mais  facilidade aos consolos  do Evangelho. Por isso a pobreza pode ser uma grande benção para algumas  pessoas. Do  mesmo  modo  a  riqueza  pode  vir  a ser a desgraça do  rico  se  ela  comandar  seu  coração , não dando espaço para Cristo nele habitar. Quem  pode  ser  mais  miserável  do  que  o homem que vive com seus olhos  fixos apenas nesta vida? O que dizer do mendigo Lázaro que padecia a porta de um rico?  Ele  achou descanso em Deus no seio de Abraão  porque  sem  sombra  de  dúvidas  enquanto  padecia  fome, orava ao Deus dos céus para que o socorresse. Sua dor foi a causa de sua aproximação com Deus. Pela fé em Deus Lázaro cria haver um descanso melhor para sua alma, por isso fora consolado. Todavia, o rico não lembrava-se de seu Criador. Seu coração estava seco de amor. Nunca dera nada a seu irmão Lázaro que enfermava a seus pés. Todas as gentes que se esquecem de Deus serão lançadas no inferno.
Será  que  também  não  há  um  ídolo em teu coração, amigo? Talvez  a  avareza  seja  teu  Senhor e tu nem mesmo ainda tenhas percebido isto. Se assim for, Cristo te diz :  
Se  queres  ser  perfeito, vai, vende  tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
( Mateus 19:21)

Os  pobres  não  foram  desprezados  pelo Deus de amor. Está  escrito :” Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu  aos que o amam”?( Tiago 2:5). Deus pode ter determinado que seríamos pobres neste mundo, todavia nos predestinou às  riquezas incompreensíveis  que somente um eleito pode achar em Cristo.
Veja o que Jesus disse a um servo seu : “Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico)( Apocalipse 2:9). A riqueza  para  com  Deus  é outra  bem  diferente  dessa que conhecemos. Um  pobre  pode  ser  rico, se  ele  possui  a Cristo, e um rico pode ser pobre, se este não possui o bem amado Jesus.
É  Deus  quem  nos  enriquece  com  uma  riqueza  que  somente  nos aproximará  ainda  mais do Salvador. Vejamos :

Sai  depressa  pelas  ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. (Lucas 14:21)


Podemos  ter  bens  materiais, casas  e  muitos carros, todavia  apenas  Cristo  será  preciso  após  a  morte. Nada  disso  poderá  saldar nosso débito para com Deus. Não  há nada além do sangue de Jesus que possa quitar nossa dívida com Deus.” Do que vale ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma”? Amigo, o verdadeiro evangelho da prosperidade é este que vos anuncio, ou seja, aquele  que  enriquece  a alma e não o corpo.
Não  creiais  a todo espírito, amigos, antes provai  pra  ver se são de Deus. Muitos  tem pregado um falso evangelho que nada   tem a ver  com Cristo.
Paulo disse :” tudo posso naquele que me fortalece”. Ora, ele se referia as suas grandes lutas pelo evangelho de nosso Senhor. Paulo aprendeu  a padecer  fome,  sentir  necessidades e a sofrer muito por causa do reino celestial . A graça de Deus supria Paulo de um modo que mesmo enfrentando  tantas dificuldades, ele podia dizer : Tudo posso em Cristo que me fortalece”. Todavia, não é isto que os teólogos da prosperidade  pregam  nas televisões. Eles dizem que o cristão não pode sofrer por ser filho de Deus. Mas  quem  sofreu  mais  neste mundo do que o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo?  O Sofrimento nos lembra que não somos deste mundo, algo muito melhor nos espera numa cidade cujo artífice é Deus.

Eia,  pois, agora  vós,  ricos,  chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.(Tiago 5:1)

Onde está o nosso coração? Em  Deus, neste mundo, no dinheiro e naquilo que ele pode nos proporcionar? Queira Deus que nossos afetos estejam em Cristo Jesus,  porque  isso demonstrará que de fato fomos salvos da Ira.
Deus nos disse : “amai o vosso irmão”. Ora, Quem  não ama não é nascido de Deus. Porém  o  Mundo  demonstra todos os dias o quão distante se  encontra  do bom  Senhor em não cumprir este único mandamento. Nada  mais precisamos para sermos condenados no último dia. Este  mandamento do amor sozinho poderá lançar a milhões no inferno. “ Se tu vês  a teu  irmão  padecer  necessidade  e  cerras o punho, como poderás ser chamado filho de Deus?- Deus é amor e seus filhos devem  andar  em  entranhável  amor  fraternal.  Deus é justiça e seus filhos farão justiça aos órfãos e viúvas deste mundo. Lembre-se :

O  que escarnece do pobre insulta ao seu Criador, o que se alegra da calamidade não ficará impune. (Provérbios 17:5)

Este  mundo  jaz no maligno e nós sabemos que Satanás vive a propor  riquezas  e mais  riquezas  aos  que  se  dobram a seus pés. Os filhos do diabo tudo fazem para obter mais dinheiro. Subornam, se corrompem, se vendem, se prostituem e fazem todo tipo de males para encher  seus  bolsos. Não é a toa que está escrito que a raiz de todo o mal neste mundo é o  amor  ao dinheiro. Os  homens  roubam e matam por causa de dinheiro. Se  esquecem do que está escrito :

Melhor  é o pobre  que  anda na sua integridade do que o de caminhos perversos ainda que seja rico. (Provérbios 28:6)

O  Pão  de cada dia vem de Deus e é recebido com grande alegria por aqueles que amam a Cristo. É  melhor o pouco com Deus do que o muito na impiedade.  Que  haja  em nossos corações o fruto do amor que vem pela obra do Espírito Santo. Sejamos hospitaleiros, acolhedores e caridosos, porque no fim o amor é que provará de quem somos filhos. Façamos isso principalmente com aqueles que amam a nosso Senhor Jesus Cristo. Sim , com aqueles que sofrem  por amor ao evangelho. Estão em prisões, famintos e desamparados, prestes a morrer . “ Tive fome e não me deste de comer; tive sede e não me deste de beber”. Sua voz continua ecoando na Igreja : “Amai-vos uns aos outros e cumprireis toda a lei”.

O  justo se informa da causa dos pobres,  mas o ímpio  nem  sequer toma conhecimento. (Provérbios 29:7)

O Evangelho de Cristo é a riqueza do pobre. Ah, se todos entendessem isso! Nossa  ambição deveria ser suprimida ao conhecermos todas as pérolas de valor que se escondem nas doutrinas do Nazareno. Assim como Maria que se punha aos pés do Salvador e ficava cada vez mais rica, fiquemos nós também ali, cavando o  bom tesouro da palavra de Deus.
Jesus amava os pobres. Deu sua vida pelas coisas loucas deste mundo. Sim, Cristo deu sua vida pelos vis e desprezíveis, por um bando de escravos, sujos e maltrapilhos. O Amor de nosso Deus abraça os pecadores mais corrompidos. Ele se lança no pescoço daqueles que arrependidos tornam  para Deus. Como os anjos se alegram quando os pobres se voltam para o Pai das luzes!
Porque o necessitado não será esquecido para sempre, nem a expectação dos pobres perecerá perpetuamente. (Salmos 9:18)

Coloquemos  nossa  esperança em Cristo porque Cristo nunca confiou  em bem algum. Como confiar em pessoas que amam mais as coisas materiais do que a pessoas? Nosso  Senhor  nunca foi mundano, antes desprezou tudo o que lhe foi oferecido, a glória e os reinos deste mundo inclusive, para morrer numa cruz afim de nos salvar. Agora Jesus está a destra do trono de Deus. Seu nome está acima de todo nome. Seu título é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Um rei que amou os plebeus sempre será amado por seu povo.
A  fama  de  Cristo  é de um rei que se assentou sobre um jumentinho, demonstrando sua humildade. Ele não veio em carruagens de ouro, nem escoltado por cavalarias  imperiais, mas manso e humilde num animal de carga. Que rei é esse? Cristo fez isso para mostrar que seu evangelho era destinado aos pobres.
O rei que julga os pobres conforme a verdade firmará o seu trono para sempre.  (Pv  29:14)

Muitos  podem  até  não compreender, mas o evangelho é a maior glória que se pode adquirir aqui neste mundo. Talvez você diga : “preferiria ser rico mesmo.” Lamento dizer-te , mas isso só revela quão tenebroso é o teu coração, amigo. “É melhor ser uma criança pobre mas com sabedoria do que um rico que não se deixa admoestar.” Ouça com atenção :” Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.” (Lucas 6:20)
Quem sabe você diga : “seria realmente feliz se tivesse muito dinheiro.” Porém eu te afirmo que não é o dinheiro que irá te fazer feliz. Existem muitos milionários depressivos. Apenas Cristo pode fazer-nos felizes de verdade. Ele é o rio que alegra a cidade de Deus e com certeza nos alegrará também. O que nos falta é fé genuína para crermos que é possível ser pobre neste mundo e ser feliz de fato. Vejam a fé de Paulo :

Sei  estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. (Filipenses 4:12)

Este é o poder do Evangelho de Cristo. Paulo  deveria ser considerado  um  louco  em  seus  dias. O Mais triste é sabermos que hoje é a  própria  Igreja  quem  estranha  este discurso de contentamento. Ser pobre é ser fracassado e estar afastado de Deus, dizem os gurus da prosperidade financeira. Estes  falsos  profetas  amam  mais este mundo que o céu onde Deus habita. Mas aquele que ama o mundo o amor do Pai não está nele.
Que Deus guarde nossos corações de tal sentimento. Que mesmo pobres sejamos gratos a Deus, pois está escrito :

Mas  deixarei  no  meio  de ti  um  povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do Senhor.(Sofonias 3:12)

É melhor ser pobre e confiar em Deus do que ser rico e não ter esperança alguma. Amigos, mais vale um pobre feliz que salvo está em Cristo do que dez mil poderosos que caminham a passos largos para o abismo. Ora, a grande verdade é que nada  trouxemos conosco para este mundo e certo é que nada levaremos conosco.
Resta-nos apenas render louvor a Deus, mesmo em meio a nossa pobreza material. Como disse o salmista : “Louvarei  grandemente ao Senhor, louva-lo-ei entre a grande multidão. Pois se porá à direita do pobre, para o livrar dos que condenam a sua alma.”( Salmos 109:30,31)
De tudo que se foi dito lembremos :
1-    Existem ricos e pobres no mundo ( financeiramente)
2-    Todos são pobres aos olhos de Deus ( espiritualmente)
3-    Apenas os que possuem a Cristo são ricos de verdade. 

Oremos :

Senhor, somos pobres e miseráveis. Não temos como pagar por nossos pecados. Todavia, cremos que há riqueza abundante em teu sangue para nos perdoar e não somente isso, mas nos enriquecer de modo tal que toda a glória deste mundo seria mera escuridão comparada com tua herança. Deus amado, em Cristo Jesus te bendizemos. Amém.













Nenhum comentário:

Postar um comentário