terça-feira, 15 de abril de 2014

Cristo na Cruz


Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
Hebreus 9:12-13

Por Frankcimarks Oliveira


Pretendo com esta mensagem :

1-    Conduzí-lo  à Cruz do Salvador e fazê-lo compreender a suficiência do sacrifício que Cristo realizou;
2-    Analisar o que moveu Deus a realizar tal sacrifício;
3-    Expor os benefícios que o sangue de Jesus garante aos crentes.

A primeira coisa que todo pecador deve entender é que encontra-se completamente perdido e longe de seu Deus. Estamos como ovelhas que não tem pastor, logo precisamos de um que seja eficiente em seu serviço.

Cristo Jesus é o bom pastor e fora ferido com ferida mortal para nos garantir eterna salvação. Todo aquele que crê no Filho de Deus jamais será abalado. Todavia, todo aquele que o despreza tem sobre si a Ira de Deus. O Salmista disse :

Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele .Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre. ( Sl 49.6-8)

O  Homem  mais  rico deste mundo jamais conseguiria pagar a dívida de seus pecados a um Deus santo e justo como o Senhor. Por isso Cristo se fez homem, viveu como homem, em tudo foi tentado, mas sem pecado, e ofereceu a si mesmo como pagamento de nossa redenção.

O Mais pobre de todos os seres humanos pode tornar-se o mais bem aventurado homem deste mundo se tão somente lançar sua confiança e esperança em Jesus Cristo.
Ao morrer na cruz nosso Senhor bradou : “ está consumado” que originalmente é “ Tel telestai”, isto é, está pago, está feito. Na verdade sua morte na cruz foi uma “transação financeira” e seu puro sangue foi a moeda do resgate. Por  isso mesmo Paulo disse : “Fostes comprados por bom preço”(1 Coríntios 7:23). E que preço nosso Senhor pagou!
Os salvos  relembram constantemente o feito de Cristo em suas canções :
E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;  (Apocalipse 5:9)
E Pedro também nos diz :

 Sabendo  que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,  Mas com o precioso sangue de Cristo,       como de um cordeiro imaculado e incontaminado,  (1 Pedro 1:18-19)

Foi  Jesus  mesmo  quem disse : “Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”( Mateus 20:28) O Seu sangue é a única causa da libertação dos pecadores. Somos justificados pela fé nesse sangue, então tornamo-nos filhos de Deus. Somos  adotados  em  sua  família e recebemos o Espírito Santo como selo e penhor de nossa salvação.
Amigos, o  sangue  sempre  foi  muito  importante para Deus. No sangue está a vida . Vemos no velho testamento que tudo se purificava com sangue. Quando o sumo sacerdote ministrava o perdão , ele o fazia com sangue de animais. Todavia, agora sabemos que tudo era apenas uma sombra do verdadeiro sangue purificador, que é o sangue de Jesus. Na verdade , Deus queria acostumar seu povo com esta ideia :” sem derramamento de sangue não há remissão dos pecados”. Imagine quantas centenas de anos os hebreus sacrificaram animais!  Tudo isso fora necessário para que Cristo pudesse vir ao mundo e morrer pelos transgressores. O justo morrendo pelos ímpios.
Pensemos agora o que moveu a mão de Deus para realizar tal sacrifício.
Primeiro, o seu amor
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. (Romanos 5:8).
Ninguém  pode  acusar  a Deus de ser um Deus insensível e desamoroso. Ele deu seu próprio filho para perdão dos pecados. Veja bem, amigo, Deus não estava obrigado a tal coisa. Ele é livre e nada deve a ninguém. A parte ofendida era ele mesmo, todavia por amor , enviara um mediador para pôr fim a inimizade que havia entre Deus e os homens.
Todos já nascem em pecado e por isso encontram-se longes do Santo Criador. Mas quando o homem passa a crer em Cristo e por ele viver, seus pecados são perdoados e esquecidos.
Cristo na cruz prova o amor de Deus. Como diz uma antiga canção : “Grata  nova, doce nova, vem dos lábios do Senhor, escutai com alegria, Deus é luz, Deus é amor”.
Assim como um Pai se compadece de seus filhos, o Senhor se compadece daqueles que o temem. Ele afasta de nós as nossas transgressões, assim como o ocidente está distante do oriente, assim ele afasta de nós os nossos pecados. E como ele faz isso? Através de Cristo na cruz.
Todos devemos cantar a graça e a misericórdia : “Foi na cruz, foi na cruz onde um dia eu vi meus pecados castigados em Jesus, foi ali pela fé que meus  olhos  abri  e  agora  me alegro em sua luz”. Quão doce se torna as águas amargas desta vida quando a cruz de Cristo é introduzida em nossos corações. Sim, amados, somente o lenho cruento pode adocicar nossas mentes culpadas. Quando eu olho para Cristo na cruz e creio em seu sacrifício vicário, então se cumpre o que foi dito pelo profeta : “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. “(Isaías 45:22)
Como é verdadeira a canção que diz : “ Oh, eu amo a mensagem da cruz, até morrer eu irei proclamar,  levarei eu também minha cruz,  até por uma coroa trocar”. Pense nisso, leitor, aquele que usava uma coroa de glória junto a seu Pai nos céus, tomou sobre si uma cruz de vergonha para que os pecadores pudessem um dia usar uma coroa de salvação. Como é profundo o amor! Ele nos amou sem causa, sem motivos vistos em nós. O amor moveu a mão de Deus no sacrifício  e o amor nos sustenta nessas  mesmas mãos poderosas.
Segundo, a Justiça  :
Ao qual  Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados  dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.( Rm 3.25-26)

Muitos   pecados  cometidos  pelos  servos de Deus passaram impunes no passado. Isto é, não receberam a justa condenação que mereciam por ofender a honra e a santidade do Senhor. Como Davi disse : Bem aventurado o homem a quem o Senhor não atribui maldade ( Sl 32). Mas não estaria Deus sendo injusto? Por isso Cristo morreu, para demonstrar a justiça de Deus neste tempo presente. Os pecados do passado também foram punidos em Cristo. De modo que a salvação tanto dos homens do passado como do presente e de todas as eras ocorre somente pela fé no Filho de Deus.

Sabemos  que todos os santos do velho testamento esperavam a redenção de Israel. O messias era aguardado por eles também : A tua salvação espero, ó Senhor!( Gênesis 49:18).  Mesmo  vendo embaçado e de longe, todo o povo de Deus no passado aguardava a vinda do filho do homem, logo também tinham fé Nele, por isso também são justificados Nele. Deus poupou seus escolhidos, mas em seu Filho derramou a Ira que nós beberíamos se Cristo o não tivesse tomado.
Deus  é  amor  e  é Justiça. Na Cruz Cristo provou ambas as verdades.”A Verdade e a Graça se beijaram na cruz”. Sim, na cruz estão unidos a justiça e o amor de Deus Pai.
Convinha que o Cristo padecesse muitas dores em Jerusalém,pois somente assim seu sangue perdoaria nossa dívida com Deus. Cristo foi à cruz consciente do que estava fazendo . Ele deu sua vida voluntariamente e tornou a tomá-la ao ressuscitar dos mortos. Cristo ficou muito satisfeito com o trabalho de sua alma. O Justo e justificador dos pecadores agora se assenta á destra do Poder nas alturas. Seu povo é o seu deleite. Ele se alegra com seus redimidos, mesmo tendo que derramar sua alma na sepultura.  Seu amor é mais forte que a morte. Nem as muitas águas podem apagá-lo.
Cristo rasgou a cédula que nos era contrária, e agora nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus. Ninguém pode nos acusar, pois é Deus quem nos justifica. Nada poderá nos separar de seu amor. Ora, ele nos amou com amor eterno e nos atraiu  com entranhável benignidade. Deus é bom, santo e justo e seu amor não tem fim.







Nenhum comentário:

Postar um comentário