sexta-feira, 25 de abril de 2014

A Manifestação De Deus

E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
(Lucas 5.8)

Por  Frankcimarks Oliveira

Pretendo com esta mensagem :

1-   Analisar o encontro pessoal do homem com Deus;
2-   Analisar a manifestação de Deus aos homens.

Como é maravilhosa a manifestação do Eu Sou na vida dos pecadores!  Vivemos nossas vidas normalmente; Fazemos nossos afazeres e cuidamos de nossas famílias como todos fazem. Achamos  que  conhecemos tudo sobre a existência , inclusive sobre Deus, mas um dia percebemos o quanto estávamos enganados.

Pedro  é  a prova de que nossos olhos só podem ser abertos pelo  Senhor  que  nos  criou. Ele vivia sua vida de pescador. Era um judeu simples e que achava conhecer Deus como qualquer outro judeu. Todavia, Cristo , o próprio Deus encarnado, um dia resolveu se manifestar a este homem.

Precisamos  lembrar que Cristo já havia  aparecido  uma vez a seus  pupilos. Ele já havia chamado seus discípulos que logo em seguida voltaram a viver suas vidas normalmente.  Então, nosso Senhor  decidiu  revelar  sua  glória aos pescadores, quer dizer, aos pecadores.

A ordem de Cristo a Pedro : “Lança-te ao mar “ fez com que o temor  se  apoderasse  de todos, mas principalmente de Pedro. Eles haviam trabalhado a noite inteira e nada haviam pescado. Mas ao ouvir a voz do bom Senhor, Pedro disse : “ Sob tua palavra lançarei as redes”. O que aconteceu foi um milagre que somente Deus poderia realizar . As redes estavam tão cheias que o barco quase veio a pique.

Pedro temeu tanto que exclamou prostrado diante de Jesus : Senhor, ausenta-te de mim que sou homem pecador. Vemos aqui o encontro pessoal de Pedro com Deus. Ainda que já tivesse conhecido  Jesus  em  outra  oportunidade  quando seu irmão André o apresentou, aqui  Pedro tivera seus olhos realmente abertos para a realidade do Senhorio de Cristo.

Amigos,  espero  que  Deus também se manifeste  a vós , abrindo vossos olhos espirituais para que vejam  sua glória na face de seu Filho, Jesus Cristo. Que o Senhor ande em tua direção e te faça temer muito, de modo que o único lugar que encontrarás  segurança é nos pés do Salvador.

Isaías  também  tivera  esta mesma experiência com Deus no passado. Em uma visão vira Deus em sua glória e temeu tanto que pensou que iria morrer. A santidade de Deus quando experimentada faz os pecadores tremerem muito.

Chama-se  a  este fenômeno de Teofania.  Em toda a Bíblia Deus se manifestou aos homens para revelar sua Pessoa e sua vontade. Abraão teve sua visitação;  Ezequiel, Jeremias e tantos outros tiveram um encontro pessoal com o Criador.

E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. (Jo 1.5)

         Deus manifesta-se de diversas maneiras. Houve um tempo em que ele falava audivelmente com seus profetas. Algumas  vezes  aparecia  assumindo  uma  forma  aparente  de anjo ou homem.  Podemos  citar o da sarça ardente no deserto onde o Senhor se deu a conhecer a Moisés.   Ali  Deus apareceu como um fogo que não consumia a planta. O que muita gente desconhece é que era comum  sarças  pegarem fogo no deserto graças as altas temperaturas.

         O Senhor  se apropria de coisas comuns aos homens para se revelar a eles. Com Pedro Deus usou aquilo que ele estava mais habituado, a pescaria. As vezes ficamos esperando grandes manifestações de poder ou de coisas sobrenaturais , se bem que na verdade nunca estamos esperando nada. Moisés não estava esperando por Deus naquele  dia, nem Pedro também. Foi o Senhor quem repentinamente “ apareceu” em suas vidas.

         O Que deixou Pedro extasiado foi o cumprimento da palavra de Cristo. Ele disse e assim foi feito. Nós devemos entender que a maneira que o Senhor mais usa para se revelar aos homens é através de sua palavra.

         Samuel era ainda um menino quando o Senhor se manifestou  a  ele. A bíblia diz que “Samuel  ainda não conhecia o Senhor”.  Deus se dá a conhecer através de sua palavra.  Claro  que  Saulo teve uma experiência mais dramática com Cristo no caminho de Damasco, quando uma forte luz apareceu a ele.  A luz era Cristo, a palavra encarnada de Deus.

         Amigos, o salmista disse :  Lâmpada para meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho. ( Sl 119.105).  Quando o eunuco  lia  o profeta  Isaías, ele não compreendia o que estava escrito ali. Felipe por ordem de Deus fora enviado àquele homem para jogar luz em sua mente e então salvá-lo em Cristo.

         A verdade é que somente  Deus pode remover o véu que existe em nossa face que nos impede de “vê-lo”.  Ainda que todos os que estavam ali com Pedro naquele dia tivessem temido muito o fato, o fato é que apenas Pedro lançou-se aos pés de Jesus.

          O Que é maravilhoso  em Deus é que ele se revela a quem ele quiser e no dia em que quiser. Algumas  vezes alguém tem um encontro com Deus após ter ouvido a mesma mensagem repetidas vezes,  todavia em um dia certo e marcado por Deus, aquilo que não fez sentido algum para o pecador anteriormente, fez grande sentido no dia da manifestação divina. Tudo de repente fica muito claro e evidente.

Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim: João 21:1

         Após a ressurreição, nosso Senhor apareceu diversas vezes  aos  seus  discípulos  e podemos perceber que ele quase nunca era reconhecido de imediato.   Maria Madalena quase  não  reconhecia  seu amado Mestre. Seus olhos estavam pesados de tristeza e uma escuridão a envolvia, pois ainda não havia amanhecido. Do  mesmo modo os caminhantes  de  Emaús,  que andavam com o próprio Senhor e só perceberam  isso  quando ele partiu o pão em sua casa. Na praia  também  Cristo apareceu, mas apenas João reconheceu e disse : é o Senhor!

E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. Marcos 16:12

         O Que Deus quer nos dizer com tudo isso?  Creio que Jesus  quis deixar bem claro nossas limitações como seres humanos em reconhecer a Deus.  Apenas  o Criador pode se desvendar a nós.  Ele  é  um mistério profundo, ainda que como a luz , venha constantemente nos visitar, mas não percebemos isso.

         Deus tem se manifestado a todos, assim como a luz.  Por isso  todos  estão  inescusáveis. Todavia, sabemos também que sua graça age de um modo especial com seus eleitos. Cristo contava parábolas a todos. Quem tinha ouvido podia ouvir sua voz. Mas , apenas a seus eleitos ele anunciava tudo mais claramente.

         Oh, amigos, que o Senhor te  faça  ver  que  ele é real. Sim, isso  te  valeria  mais que mil loterias. Que o Espírito Santo ilumine teus  olhos para ver Cristo resplandecendo em alvas vestes.  Cristo  brilha mais que o sol, sua glória ofusca até mesmo os astros mais poderosos.

E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam,Fui manifestado aos que por mim não perguntavam. Romanos 10:20

         A Mulher Samaritana estava vivendo sua vidinha como sempre até o dia  em  que convinha Cristo ir visitá-la. Assim também  Zaqueu,  Levi, o cobrador  e tantos outros. Eles creram porque eram das  ovelhas de Cristo. Ora, a mensagem que estes ouviram   foi a mesma  que  os  fariseus ouviram,  só que uns creram e outros não.
        
O Senhor tornou a aparecer a Salomão; como lhe tinha aparecido em Gibeom. 1 Reis 9:2

         Que Cristo apareça a cada um dos que ainda não o conhecem. Que  Cristo apareça  até mesmo àqueles que odeiam seu santo nome e os converta. Que Grandes ateus , cientistas céticos e homens orgulhosos sejam quebrantados pela luz do Senhor.

         Deus, que fez o cérebro e toda a totalidade do ser humano, sabe mais do que ninguém o que deve ser desbloqueado em nós para que creiamos nele. Agora, caro leitor, isso é uma obra exclusivamente de Deus. Apenas se ele se “ manifestar” os pecadores se arrependerão e se converterão.  O Mesmo Deus que usou um sermão de Pedro em Atos dos Apóstolos para se manifestar àquelas pessoas, pode nos usar como sarças, arder em nossas vidas e falar aos corações de nossos ouvintes.

         Quero concluir com este verso :
E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou-o. Gênesis 35:9



Nenhum comentário:

Postar um comentário