segunda-feira, 28 de abril de 2014

O Deus que Faz Rir



Deus tem me feito riso ( Gn 21.6)

Por Frankcimarks Oliveira

No mundo tereis aflições, disse o Senhor. E temos visto outra coisa além de aflições no mundo? Assim como as faíscas são para o vento, do mesmo modo o homem nasce para sofrer. Engana-se quem pensa que nunca irá passar por dores e desilusões.

         Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. Eclesiastes 7:3

         É bem verdade que a tristeza é de muita utilidade para a alma. Deus sabe usá-la para levar pecadores a seus pés. Todavia, nós sabemos que o Senhor é o Deus da alegria. Existe um mandamento que diz : alegrai-vos no Senhor. Então, precisamos entender mais sobre o riso na Bíblia.

         Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta?
         O  Sábio  pregador  falava  sobre  aquela  alegria  mundana  e carnal. Ele mesmo a buscou longe de Deus e chegou a conclusão que tudo é vaidade. Não podemos dizer que o mundo não proporciona alegria. Nem a bíblia diz isso. Todavia , lemos : 

Pranteia o mosto, enfraquece a vide; e suspiram todos os alegres de coração.Cessa o folguedo dos tamboris, acaba o ruído dos que exultam, e cessa a alegria da harpa. Com canções não beberão vinho; a bebida forte será amarga para os que a beberem.(Isaías 24:7-9).

         O Pecado pode até dar um prazer, só que momentâneo e passageiro. O Vinho do diabo é doce e forte, mas apenas o vinho de Cristo não embriaga. Agora o vinho da contenda é oferecido a todos os homens. Porém, o vinho de Jesus é dado apenas na eternidade.
         Por isso Tiago diz : Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. (Tiago 4:9). Neste sentido o riso é mau, apenas quando é sem Deus.
         Na  idade média  pregava-se contra todo e qualquer riso. Como se o riso por si só fosse demoníaco. Mas nosso próprio Senhor se alegrou, chegou até a cantar uma música com seus discípulos. E foi Jesus mesmo quem disse : Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Lucas 6:21. O Riso verdadeiro vem de Deus.  
         O júbilo dos ímpios é breve, e a alegria dos hipócritas momentânea (Jó 20:5)
         O Tolo que não teme a Deus se alegra com seus pecados, mas não sabe que o salário do pecado é a morte. Ele olha para seus caminhos e acredita que está seguro. Porém o fim deles é a morte. Para este seria melhor a dor e a mágoa que poderia aproximá-lo de seu Deus. É melhor entrar no céu chorando do que ir para o inferno rindo. Infelizmente poucos pensam nisso.
         Todos nos encontramos debaixo dessa lei :  Há Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;(Eclesiastes 3:4) Aprendamos , pois, a extrair lições preciosas do riso e do choro.
         Agora, analisemos os diversos tipos de riso na bíblia.
1-     O Riso de alegria :
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, Lucas 1:14
2-     O riso de incredulidade
Assim,  pois,  riu-se  Sara  consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? Gênesis 18:12
3-     O Riso de Satisfação
E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo.Gênesis 21:6
4-     O riso de escárnio
Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele. Mateus 9:24
5-     O Riso de Vingança
O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia. Salmos 37:13

Quero  agora  mostrar-te  que  Deus  é um Deus que faz seus filhos rirem com santo riso. Tomemos por base a história de Sara, mulher estéril , que não podia ter filhos. Sua maior miséria era não poder dar filhos a seu esposo Abraão.  Havia  dor em seu coração. Sara devia chorar escondida em sua tenda por esse fato. Mas o Senhor pôs um sorriso em seus lábios, dando-lhe Isaque que significa riso.
Assim  como  Deus  deu Riso a Sara , ele continua dando motivos de riso a seu povo. É verdade que o Senhor nos prova e muitas vezes dizemos como Noemi : “Grande amargura tem me dado o Todo Poderoso”( Rt 1.20). Mas o riso só faz sentido com o choro. Jamais  saberíamos  o exato valor da alegria sem o sofrimento. Como diz um provérbio português : ‘ Depois de um grande incêndio há grande alívio”.
Podemos  dizer  assim  como  o Salmista :” Cantarei  ao  Senhor,  porquanto me tem feito muito bem. Salmos 13:6”. Como é bom louvar ao Senhor! Melhor ainda é louvarmos seu nome após grandes batalhas. Depois de enfrentarmos noites escuras e assombrosas. A alegria vem pela manhã.
         Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes  coisas fez o Senhor a estes. Salmos 126:2
         O Senhor é quem alegra seus filhos com sua salvação. As vezes servimos de escárnio e viramos provérbios na boca dos impios, mas chega o dia em que Deus põe fim a zombaria dos incrédulos. Jó sabe bem o que é isso. Até mesmo as crianças zombavam de seu estado. A única coisa que saia de seus lábios era a murmuração. Todavia, quando Deus mudou o cativeiro de Jó, ele passou a sorrir.
         Talvez  você  tenha  apenas  chorado  nos  últimos  dias ou quem sabe até mesmo anos. Mas existe uma alegria em Deus reservada para seus filhos. Reprime a tua voz de choro. A alegria do Senhor é a tua força. O Tempo de cantar um dia chega, assim como a primavera.
         Muitos  servos  de  Deus  choraram  amargamente, mas Deus também os fez rir. Jesus chorou, por que não choraríamos também? Deus também fez Cristo se alegrar no Espírito. Oh, amigos, sorriem outra vez. Tirem suas harpas do salgueiro e louvem a Deus. Ele põe fim ao nosso cativeiro.
         Se alegre com a promessa que diz :
E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. Isaías 12:3

Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria, Salmos 30:11


Assim voltarão os resgatados do Senhor, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão. Isaías 51:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário