sábado, 26 de abril de 2014

Socorro na Angústia


Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia
 ( Sl 46.1)

Por Frankcimarks Oliveira


         Quando estamos em necessidade devemos recorrer a alguém que nos ajude. As vezes nosso orgulho nos impede de irmos a outra pessoa , por isso  nossa  dor e sofrimento se prolongam. Quero mostrar-te o quanto Deus  está  sempre  disponível  a  nos  socorrer  nos momentos mais difíceis de nossa vida.
         Observemos apenas dois casos nas escrituras que demonstram esta verdade.

I-                  O Clamor de Pedro na aflição : Senhor, salva-me ( Mt 14.30)

Pedro estava com seus amigos no barco. Cristo os havia mandado atravessar o mar e encontrá-lo na outra margem. Todavia, repentinamente surge no meio do percurso uma grande tempestade, com ventos contrários, que impediam os apóstolos de prosseguirem adiante. O Senhor então aparece andando sobre as águas agitadas, porque até mesmo sobre as tempestades , Deus tem seu caminho.

Aquela  visão  assustara  ainda  mais  os  discípulos do Senhor. O que era mais terrível, as ondas de um mar bravio ou a figura de um ser em meio as   densas trevas vindo em sua direção como um fantasma? Talvez  aqueles pescadores pensaram : a morte veio nos buscar.

Cristo  diz  a  seus  amigos : “Não  temais, sou eu mesmo”. Porém, Pedro duvidando como qualquer  um  de nós faria, disse : “Se  és  tu mesmo, manda-me  ir  ter contigo “. Amigos, como somos  falhos  em  julgar nossos irmãos. Geralmente  condenamos a Pedro por sua atitude, mas Cristo não fez isso.  Pedro agiu corretamente, seu erro foi desviar seu olhar do bom Senhor.

Devemos  sempre  nos  interrogarmos a cerca de manifestações sobrenaturais . Nem sempre tais  manifestações  vem  de  Deus. Olhemos  o fato  de  Pedro  lançar-se  nas  águas  como uma atitude de investigação. Ela servirá  ou para  desmascarar  a  suposta manifestação espiritual  ou  desmascarar  nossa  incredulidade.

Deus  mesmo  muitas  vezes  permite  que passemos por testes para que nossa fé seja aperfeiçoada.  As  vezes  nós achamos que nossa fé já alcançou um bom nível de maturidade, mas Deus sabe que na primeira dificuldade ela desfalecerá. A verdadeira fé resiste a cataclismas e furacões. As montanhas podem se lançar no meio dos mares, todavia a fé jamais será abalada. É essa a fé que vem de Deus. Entretanto, a  fé de Pedro não resistiu a algumas ondas que o rodeavam.  Mas  que  aprendamos com Pedro que pôs sua pequena fé no Grande Jesus e fora salvo do mesmo modo. Ele clamou : Senhor, salva-me!  Haveria  momento mais oportuno para tal oração?  Que  nossas  dificuldades  nos  conduzam a vida de oração.

Algumas vezes as aflições são instrumentos de Deus para nos aproximarmos mais de seu amor.  Por  acaso a morte  de  Lázaro não  aproximou  ainda  mais Marta e Maria do bom Pastor ? Por  acaso a morte da filha de Jairo não o aproximou do Salvador ?  E a enfermidade de tantos homens e mulheres não os levaram à presença de Cristo? Então, saiba discernir que Deus tem seu caminho na tempestade e seus pensamentos mais elevados que os nossos muitas  vezes  prepararam  veredas  estreitas, mas perfeitas para juntar nossos pés numa trilha de fé. Apenas confie que de um modo muito misterioso Deus está no meio da aflição.

Agora, analisemos a oração de Pedro : “Senhor, salve-me”. Parafraseando  Spurgeon : Essa foi a menor oração de Pedro e umas das menores  orações  de  toda  a Bíblia, porém foi uma oração poderosa e cheia de profundidade. Bendito seja Deus que ouve até mesmo orações tão curtas como essa! O Senhor não despreza nenhuma das orações que seus filhos lhe fazem. Todas elas são conhecidas nos céus. As vezes essas pequenas orações são as que Deus mais responde. Que ela nos ensine a sermos objetivos, claros e diretos em nossa devoção pessoal. O Salmista também clamou :

Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve. Salmos 31:2

Clamar por salvação pode significar simplesmente o forte desejo que alguém  tem  de  sair  de  um  aperto ou dificuldade temporal. Todavia, pode e reflete muito bem a necessidade espiritual que os pecadores tem diante de Deus. Ah, se todos um dia fizessem essa mesamo oração de Pedro! Deus é quem mais deseja ouvir este tipo de clamor, porque não há ninguém mais disposto em salvar que o próprio Deus.

Talvez  tu  estejas  afundando  num  mar de pecados e culpa e teu olhar não consegue fixar a imagem de Cristo porque achas que ele te reprovará. Mas caro leitor, Cristo  Jesus  é  chamado de amigo dos publicanos e pecadores. Ele assentou-se na mesa de Levi, juntamente com os piores homens de sua época.  Olhe  para  Cristo,  cheio de amor e compaixão por tua alma e clame : Senhor, salve-me!  As  ondas  do  pecado e da culpa se desfarão ao soar da voz de Cristo te justificando e declarando sua inocência. Cristo  fará  teus pecados irem para o fundo deste mar, pois é ele quem perdoa teus pecados e deles não mais se lembra.

II-              O Clamor da cananéia na aflição : Senhor, socorre-me!( Mt 15.25)

Vimos  que  Pedro  estava  em grande aperto e achou socorro em Cristo, pois  este estendeu sua mão e não o deixou afundar. Nosso Senhor com mão poderosa salvou a Pedro e o pôs em segurança no barquinho e acalmou o vento. Como é linda a obra de Cristo! Primeiro ele vem ao nosso encontro, nos chama para si, nos segura com mão firme, nos coloca em segurança eterna e dissipa todas as acusações trazidas pelo vento.

Pedro  em  sua  dificuldade  orou  por  si  mesmo. Devemos orar por nossas  próprias  almas  para  que  cheguem  ao cais tranquilamente .  Cristo é a nossa âncora ,  tenhamos  confiança!  Contudo, quero  agora incentivá-lo a  orar  pelo próximo assim como esta mulher cananéia que orou  por  sua   filhinha  oprimida  por Satanás.

Esta  mulher  sofria  todos  os  dias  por  ver sua filha tão atormentada. As outras criancinhas brincavam nas ruas, cantavam e corriam  cheias de saúde,  mas  sua  menina  vivia atormentada com dores do inferno. Sua alma também se beneficiou com a boa resposta de Cristo a seu favor, porém sua filha foi a mais agraciada. Devemos aprender a buscar não apenas nossas vitórias,  mas a vitória daqueles  que nos rodeiam. Vê-los sorrir em  paz  será  nosso galardão.

Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude.

Aprenda com esta mulher que clamou : Senhor, socorre-me!:

1-    O Amor não mede esforços ;
2-    O Amor não busca seus próprios interesses;
3-    O Amor supera todas as dificuldades e provações.

Que nossas orações sejam movidas pelo amor a Deus e ao próximo. Oremos por nossos familiares, vizinhos, amigos e por todos aqueles que sofrem nas garras do diabo. Cristo é poderoso para nos socorrer em tempo oportuno. Lembre-se : Ele  faz  cessar  as  guerras  desde  o  confim da terra. Não há distâncias que o Senhor não cruze. Não há nada impossível para ele.

Dá-nos auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem. Salmos 108:12

Ore  assim,  amigo.  Reconheça  que  somente  o Senhor pode te socorrer . Não tens recebido nada , porque nada tens pedido. Oremos os salmos, pois eles mostram que Deus é o socorro nas  adversidades:

Oremos:

Ajuda-me, ó Senhor meu Deus, salva-me segundo a tua misericórdia. Salmos 109:26
Mas tu, Senhor, não te alongues de mim. Força minha, apressa-te em socorrer-me. Salmos 22:19
Apressa-te, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me. Salmos 70:1
Ouve, Senhor, e tem piedade de mim, Senhor; sê o meu auxílio. Salmos 30:10
Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome. Salmos 79:9


Nenhum comentário:

Postar um comentário