quarta-feira, 19 de março de 2014

Não sabeis o que pedis



Não sabeis o que pedis ( Mc 10.38)

Por Frankcimarks Oliveira

Pretendo com esta mensagem :

1-    Demonstrar como somos falhos  em nossas orações;
2-    Demonstrar o quanto precisamos de entendimento em nossas orações;
3-    Demonstrar  que o “não” de Deus  é  sempre  uma benção para nossas vidas.

O  Tempo  todo  somos  estimulados  a  vivermos  uma vida de oração na presença de Deus.  Muitos de nós negligenciamos esse dever, outros não. Todavia,  ainda mesmo aqueles que estão sempre prostrados em oração  diante de Deus precisam reconhecer quão falhos são em suas preces.

Nós  oramos, mas  muitas vezes oramos mau e sem entendimento. A prova  disso  é  o  fato  de  dois  discípulos  chegarem  a Cristo em particular e lhe pedirem : “ Senhor, que  possamos  nos assentar ao teu lado no teu reino. ( buscavam destaque e poder sobre os demais). A resposta de Cristo foi bem clara e direta : “ Vós não sabeis o que pedis”. Posso ouvir o eco desta afirmação diversas vezes soando aos meus ouvidos : Tu não sabes o que me pedes”
.
Podemos  clamar  em  alta  voz, berrar e dramatizar, mas a verdade é que pela graça de Deus a maioria de nossas orações recebem não como resposta.  Que  bom  que  Deus  sonda  nossas  intenções  e  nos nega muitas de nossas petições! Já  imaginou  o caos que seria a terra se o Senhor  respondesse  positivamente  a  tudo o que pedirmos?

Outro  caso  disso  é quando Cristo se transfigura diante de Pedro, Tiago e João. Ao ver Moisés e Elias no monte juntamente com o Senhor em sua glória, Pedro  pede  a  Cristo : “Mestre, é bom que estejamos aqui e façamos uma cabana para ti, para Elias e para Moisés.” Porém, o texto continua : “e não sabia o que dizia, porque  estava  assombrado”.

Oh, amados, muitas  vezes  vamos  a  Deus assombrados e simplesmente falamos de coisas que não temos conhecimento. Achamos que  isso  ou  aquilo  será  bom  para  nós,  mas  Deus  nos  diz : Não sabeis o que pedis”.

Devemos   orar  com  entendimento, lúcidos e claros. Devemos provar a nós mesmos e o porquê de estarmos pedindo determinadas coisas a Deus. Pense consigo mesmo : Por que estou orando por isto? As vezes é mero egoísmo. Deus vê não apenas as preces que fazemos, mas sonda os propósitos das mesmas.

Se  pedirmos algo a Deus para gastarmos em nossos deleites, então jamais  seremos  atendidos. Mas se buscamos o seu reino e a sua justiça, então todo o mais nos será acrescentado.

Irmãos, Cristo sabe o que precisamos. Ele nos prometeu suprir nossas necessidades e não nossas regalias. O Senhor nos ensinou a orar pelo pão nosso de cada dia e não pelo luxo de cada noite. Infelizmente, muitos “cristãos” sentem-se frustrados porque Deus nunca atende suas preces. Eu posso lhe assegurar que fazer isso foi a maior benção que Deus já te concedeu. Para o teu bem e para tua segurança, o Senhor tem te negado muitas coisas. Ele sabe a nossa estrutura mais que nós mesmos.

Deus já disse não a Paulo diversas vezes. Paulo orou para que um espinho fosse tirado de sua carne, todavia Deus lhe disse não. “ A minha graça te basta”. Paulo  seria  um  homem  orgulhoso sem aquele espinho lhe torturando, por isso Deus o mantivera.  Paulo  também  orou  pela cura de um companheiro seu, mas Deus não o fez.

Certa  feita  os  discípulos  pediram  que  Cristo  dispensasse uma mulher que vinha gritando atrás deles, rogando por sua filhinha. Cristo a provou, mas de modo algum os atendeu. Antes lhe concedeu o que tanto buscava.

Como não falar da oração de Marta que queria seu Senhor imediatamente ali em sua casa para curar a seu irmão Lázaro? Cristo demorara quatro dias para chegar, propositalmente. Nosso Senhor é soberano e  faz  tudo  como  lhe  apraz.  Podemos  dizer  que ele dissera não a Marta,  já  que  sua  prece era para que Cristo o curasse de sua doença. Mas não foi isso que ele fez.  Cristo não curou a Lázaro, ele o ressuscitou  dos  mortos  e  isso  é  bem  diferente.

O  que  devemos  guardar  de  tudo isso é que Deus é bom e permanecerá  sendo bom,  ainda que nos diga “não” diariamente. Eu posso descansar  em  Deus , pois sei que ele não  responderá positivamente a todas as minhas preces. Eu nem sempre sei orar como convém e com certeza já devo ter pedido coisas insensatas ao Senhor. Contudo, ele gentilmente me disse :” Não sabeis  o que pedis”.

Obrigado, Senhor  por  ser  tão sábio e  por  me negar tantas vezes aquilo que te peço em minha ignorância. Seja feita sempre a tua vontade e não a minha. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário