domingo, 16 de março de 2014

A Pessoa e a Obra de Cristo



Havendo  Deus antigamente falado muitas vezes , e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem  constituiu  herdeiro  de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o  resplendor da sua glória, e a expressa  imagem da sua pessoa, e sustendando  todas  as  coisas  pela palavra de seu poder, havendo feito  por  si mesmo a  purificação dos  nossos pecados, assentou-se a destra da magestade nas alturas. ( Hb 1.1-3)

Por Frankcimarks Oliveira

         Falar  de  Cristo  pode  ser  muito  prazeroso, todavia é primeiramente  muito  difícil. Digo isso porque quanto mais importante uma pessoa,  mais  cuidado  se  deve ter com as palavras a seu respeito. Ora, Cristo  é  o detentor do nome Soberano que  está  sobre  todos  os nomes. Logo,  é de  estremecer  qualquer  criatura  o soar de seu precioso nome.

         Espero com esta mensagem :

1-    Levá-lo a conhecer melhor a pessoa bendita de Jesus Cristo;
2-    Levá-lo a conhecer melhor a obra que Ele fez;
3-    Levá-lo a adorar a Cristo com entendimento.

I-                  A  Pessoa  de  Cristo

O  Autor  desta   preciosa  carta  sabe muito bem quem é Jesus Cristo. Por isso mesmo inicia-a com um cântico de louvor ao Senhor de quem fala. Na verdade como é melodiosa sua introdução! Poderíamos colocar  harpas e adufes para acompanhar a poesia.
Cristo é merecedor de toda sorte de arte que exalte e bendiga seu santo nome. Veremos o porquê de termos esta bela composição inicial ao longo deste sermão. Vejamos quem é Jesus :

1-    Cristo é o Porta Voz Maior e último de Deus

“Nestes  últimos  dias  falou-nos  através  do  Filho”. A verdade é que Cristo veio do céu para nos trazer  uma  doutrina  nunca  antes  pregada. “ Ninguém  subiu ao céu senão o que desceu do céus, isto é, o filho do homem que está no céu”. Sua missão também fora pregar  o evangelho aos pobres.

Nosso  Senhor  é  sim  nosso  mestre. Ele abriu sua boca em parábolas  para  ensinar à sua  Igreja  os  mistérios  do  reino  de Deus. Todos se  pasmavam  de  sua  sabedoria e se perguntavam : “ onde aprendeu  este  as  letras?”. Sua  boca  apenas  pronunciou  o que seu Pai lhe ditava. Quão preciosas são as palavras ditas pela boca do manso cordeiro! Na verdade são mais do que palavras, são pérolas de grande valor.

2-    Cristo é o Herdeiro de Tudo

“ A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem também fez o mundo”.

 Louvar  a Cristo é simplesmente dar-lhe o que lhe é de direito. Afinal  ele é herdeiro de tudo, até mesmo de nossa consideração. Foi o Verbo  que  estava  no  princípio  com Deus que fez  todas  as coisas e sem ele  nada do que foi feito se fez. Logo, os mundos são sua propriedade legal. Jesus Cristo é  o  dono de toda a Criação, pois ele mesmo é o Criador.

3-    Cristo é o Resplendor da Glória divina

O  Compositor  enaltece  a  Jesus  Cristo  dando-lhe  uma  honra  que muitos  hoje  se  recusam  a  dar.  Quando  ele  diz que Cristo  resplandece  a glória  divina  é  porque  Cristo  está  intimamente  ligado  a  Deus  Pai. Bem  como  por  seu o unigênito do Pai. “ e vimos a sua glória como a gória do único filho do Pai.”  Isto  é, por ser  Cristo o verdadeiro filho de Deus, ele  tem em si mesmo a glória de Deus. Jesus brilha como Deus brilha  porque  é  Deus como Deus é. Na verdade Jesus é a expressa imagem do Pai que o constituiu herdeiro de tudo. Nosso Senhor é o portador da glória divina.

4-    Cristo é Deus por excelência

“Mas do filho diz : Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos.”
Aquele  que  desceu foi o mesmo que subiu e levou cativo o cativeiro. Sim, o Verbo que se fez carne e habitou entre os homens, ele mesmo  retornou  para  o lugar de onde saiu, isto é, seu trono de Rei dos reis. Depois que fez  a  propiciação  pelos  nossos  pecados,  Cristo  assentou-se  a destra da majestade  nas alturas.

Cristo não é como alguns dizem por aí, mais um anjo que Deus criou. Pois o texto é  bem  claro : “ a nenhum de seus anjos disse jamais : tu és meu filho, hoje te gerei”. Pelo contrário, o que Deus diz de seu filho é que  el e será  rei  eternamente  e  que  todos os anjos celestiais devem adorá-lo. Nós  sabemos  que  a  Bíblia  diz  enfaticamente  que somente Deus deve ser adorado. “ Só ao Senhor teu Deus adorarás”. Logo, entendemos  que  Cristo é Deus por excelência. Ora, é isto que o compositor  desta  bela  canção  está  nos  dizendo  desde  o começo.

II-              A Obra de Cristo

Cristo está  acima  de  todos  os  homens  e  de  todos  os  anjos. Cristo  é  o mediador de uma obra perfeita. Ele é o edificador de sua própria  casa.  Ele  é o salvador  esperado  por  milênios. Aquele de quem os profetas  falaram  aos  pais.  Como não adorar a Jesus sabendo disso tudo ?


         Cristo  é  o  mensageiro  de  Deus;  o  purificador  de  nossos pecados; o rei de justiça e paz que sustenta sua criação pela força de seu poder.  Ele  é o mediador entre Deus e os homens e vive por  interceder pelos pecadores;  Cristo  é  o  Senhor  da  Igreja  e as portas da morte jamais  prevalecerão  contra  ela;  Cristo  vive  por interceder por sua amada  Igreja. Cristo  esmagará  a  todos  os seus   inimigos debaixo de seus pés. Portanto, resta-nos como Igreja do Deus vivo render-lhe sincera adoração, sendo gratos porque conhecemos seu divino poder de submeter todas  as  coisas a sua própria vontade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário