segunda-feira, 10 de março de 2014

Testemunhas da Graça


Anuncia-lhes  como  o  Senhor  teve  misericórdia de ti ( Mc 5.19)

Por Frankcimarks Oliveira


Objetivos desta mensagem :

1-    Estimulá-lo a anunciar a graça salvadora de nosso Deus;
2-    Despertá-lo para o verdadeiro evangelho de Cristo;

Cristo  é  o anunciador de boas novas. Ele fora ungido para pregar aos pobres e anunciar o ano aceitável do Senhor. Nosso Mestre nos anunciou todo o conselho de Deus, seja em seu próprio ministério, seja através de seus apóstolos.

Nós também somos convocados a anunciar a razão de nossa esperança ao mundo. Somos chamados a sermos astros nas trevas, cidade edificada no monte, luz no velador. Mas a grande pergunta é : O que devemos manifestar aos descrentes? - A graça de Deus.

O Salmista mesmo declarou : “Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade;( Salmos 92:2). Então não percamos tempo, antes que em todo tempo digamos a todos que a bondade do Senhor não tem fim, bem como sua fidelidade dura para sempre.
Não  abramos  nossas  bocas para anunciar nossos méritos, pois  não  existe mérito algum em nós. Cristo foi quem disse ao Gadareno : Volta pra tua casa e  conta quão grandes coisas Deus te fez e como teve misericórdia de ti”. Existe mensagem mais eficiente do que esta? Não, amigos. A graça de Deus deve ser anunciada em todo o mundo.
O  Senhor não estava obrigado a libertar aquele jovem, mas por livre graça o fez. Por isso diz : “teve misericórdia de ti”. Nós sabemos que Deus não deve sua misericórdia a ninguém, apenas sua justiça. Por não obedecermos ao Senhor nos encontramos endividados com Ele, visto que é dever de todo  homem temer a Deus. Logo, a justiça é requerida.
A  Graça  de  Deus pode ser vista em todos os lugares, porque é ela  a  razão  de  não sermos consumidos. Paulo compreendeu isso tão bem que  diz diversas vezes :

A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta  graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, (Efésios 3:8)

O  Mesmo  que  Cristo disse ao jovem Gadareno, disse também a Paulo. E é o que ele continua ordenando : “ide e contai quão grandes coisas Deus te fez e como teve misericórdia de ti.”O Senhor  deu  a  sua  própria  vida  para  nos  salvar da Ira de Deus. Portanto, digamos ao mundo : Deus me salvou e pode salvar você também;  Se Deus teve misericórdia de mim, um grande pecador, por que não teria de ti?

Aos  romanos Paulo disse : E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. (Romanos 1:15). Havia tanta disposição no apóstolo para pregar a graça de Deus manifestada em Cristo que bastava Deus autorizá-lo e ele iria até o fim do mundo se preciso fosse.

Infelizmente em nossos dias a Graça foi removida dos púlpitos, talvez  porque para anunciarmos a Graça precisamos pregar sobre o pecado. E falar de pecado hoje em dia incomoda  muito e é bastante impopular. Os pastores querem suas igrejas cheias, por isso não falam a verdade do Evangelho, para que seu público fique a vontade e bem confortável.

Como  Cristo  será  um Salvador se  nossos  ouvintes  e nós mesmos não nos sentirmos perdidos? Como o Espírito Santo irá convencer o homem de seus pecados, se o pecado não é mais pregado? Ocupar um banco em  uma  igreja não significa ter um lugar no céu com Cristo. Apenas  o  arrependimento nos assegura todas as riquezas incompreensíveis de nosso Senhor.
Devemos pregar sobre a miséria humana, porque foi Jesus quem disse : “ Anuncie-lhes como Deus teve misericórdia de ti”. Só miseráveis necessitam de misericórdia. Todavia, nos púlpitos e na televisão a mensagem de auto ajuda tem substituído a proclamação do santo evangelho. 

       Mensagem de auto ajuda não permite o confronto, o desafio nem muito menos a ofensa. O Grande problema é que o Evangelho naturalmente é ofensivo aos homens, visto que ele diz que somos inimigos de Deus, maus e corruptos. Acho que ninguém ouve isso com um sorriso de satisfação nos lábios. Apenas o Santo Consolador pode usar palavras ofensivas como essas e gerar uma nova vida nos corações depravados.

A Graça de Deus perdoara Paulo de seus homicídios e lhe devolvera sua paz de espírito. Agora tudo o que este homem queria era compartilhar com todos desta mesma graça :
Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!( 1 Coríntios 9:16)

Hoje  precisamos  evangelizar não somente os que ainda não ouviram o evangelho, mas até mesmo aqueles que pensam conhecê-lo. Afinal, o neo pentecostalismo ensina tudo, menos o evangelho bíblico. Antes Paulo podia dizer : E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio;(Romanos 15:20). 

       Agora nos levantemos e digamos aos chamados cristãos modernos que somos salvos pela graça de Deus mediante a fé somente. Pode parecer redundante dizer isso a um “ cristão”, mas a verdade é que muitos ainda crêem numa salvação baseada em obras e méritos humanos.
Conheço pessoas já crentes há muitos anos que ao ouvirem as doutrinas da graça ficam simplesmente admiradas. Isso é o que o Evangelho de Cristo nos proporciona : admiração. Ficamos boquiabertos com  tamanha graça demonstrada por Deus a vermes como nós. Cristo é glorificado quando anunciamos :o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça. (Salmos 92:15). Cristo é justo e justificador de todo aquele que crê em seu nome. Sua justiça nos é dada gratuitamente através da fé. Somos salvos assim, simples assim.

          Em obediência o gadareno respondeu ao ide do Mestre. Tornou-se uma testemunha viva da graça de Deus :

E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam. (Marcos 5:20)


Porventura  Cristo  já  te  libertou dos grilhões do inferno? Porventura te tirou das regiões da sombra da morte? Porventura te cobriu de honra e te devolveu a dignidade? Será que Cristo já te recobrou o juízo e te deu perfeita lucidez? Então, amigo, conte a todos como  ele teve misericórdia de ti e de como te lavou nos rios da Graça.

Sobre  os apóstolos está escrito : E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.(Atos 9:20) . Cristo era a única mensagem daqueles homens piedosos. E hoje Cristo deve ser a única mensagem a ser pregada. Sua graça, sua paixão na cruz, sua justiça , seu poder, sua suficiência.

       Não dê ouvidos a profetas que não te levam para Cristo. Se teu pastor não te ensina sobre a pessoa e obra de Cristo continuamente, então ele não é uma estrela nas mãos do Salvador. Antes é um enganador ordinário que te conduzirá às portas do inferno.
Feliz a Igreja que  tem pastores comprometidos com a Graça de Deus. Feliz o povo que ouve constantemente sobre a Cruz do Senhor. Quão abençoada é a congregação que ouve insistentemente sobre o perdão dos pecados e da vida eterna.

Eu vos convido a  vós que recebeste graça da parte de Deus a se levantarem, como disse o profeta : Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. (Isaías 40:9)

Quero concluir dizendo o que disse o poeta : Cantai ao Senhor em toda a terra; anunciai de dia em dia a sua salvação. (1 Crônicas 16:23) Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário