domingo, 16 de março de 2014

Cristo, a boca de Deus




O Senhor  teu  Deus  te  levantará   um profeta do meio de ti, de teus  irmãos, como eu, a ele ouvireis ( Dt 18.15)

Por  Frankcimarks  Oliveira

         O   Povo  não   suportou   ouvir a voz   do   Eterno  Deus  bradando  desde o monte,   então  rogou  por um Mediador.   Moisés foi aquele instrumento   pelo qual   o Senhor  utilizou para comunicar aos   hebreus  seus  santos   mandamentos.   
       Este   homem   entendeu que era apenas uma sombra de um  profeta  muito   mais  importante  que o mesmo   Deus   levantaria   dentre o povo  para   transmitir   seus  preciosos oráculos.

         Tomemos  por   base o texto :” O Senhor  teu  Deus  te  levantará   um profeta  do meio de ti, de teus  irmãos, como eu, a ele ouvireis ( Dt 18.15) e   vejamos  como Cristo Jesus  cumpre  perfeitamente  esta profecia.

I-                  A  promessa  de  um  Porta voz

“Deus   levantará   do  meio de ti e dos  teus irmãos um profeta como eu, a ele ouvireis.”. Perceba que Moisés fala aos hebreus,   povo   que formou a nação de Israel.   Logo, Cristo mais do que  qualquer outro profeta , isto é, líder religioso, encaixa-se nesta   promessa.

         Maomé   não  cumpre  os  requisitos, visto que Deus dissera : do meio de ti e dos   teus irmãos. Maomé  era  judeu?   Não! Maomé era da nação eleita ? Também não.   Mas  nosso Senhor Jesus   Cristo  nascera em Belém de Judá, cidade de Davi, o grande rei de Israel.

Cristo   fora  circuncidado  como todos os seus irmãos hebreus devido  ao  pacto  que  Deus  estabelecera com eles.   Cristo  seguiu os  mesmos  mandamentos   que  seus irmãos desde Moisés seguiam.   Vocês se  lembram  quando  ele  fora  evangelizar  a  samaritana,    o que ele disse ? “ A salvação vem dos judeus”( jo 4.22)  Como  dissera  o próprio apóstolo   Paulo  acerca da eleição de   Israel : “ Qual é a vantagem do judeu ? ou qual a utilidade da circuncisão ?      Muita,   em toda maneira, porque   primeiramente as  palavras   de     Deus lhe   foram confiadas  ( Rm 3.1-2).    Um   fato   inquestionável  é  que   dentre todas   as nações   da terra o Senhor   escolhera   a  Israel para ser o meio   pelo qual o Messias viria ao   mundo para ser seu Salvador.

“A   Salvação vem dos judeus ” e  de  nenhum  outro povo. Talvez isso   soe  um  tanto quanto  ofensivo , mas é a verdade de Deus.   Os árabes  não deviam    erguer  sua   voz   em   revolta   por  isto,  antes   devia   alegrar-se   porque  o  Salvador  viera ao mundo.   Verdade  é  que por   meio de Israel, mas   não somente para   Israel. Todavia, eles preferiram  criar para si uma nova   religião : o Islamismo , em   que   Maomé  é  tido  em  maior  honra  que o  Filho de Deus. O   texto  não  abre  brechas  para  outro  profeta  que não seja  Judeu .  Porém  nem  todos os profetas  judeus   preenchem os requisitos necessários   para se   identificarem  com o profeta  mencionado  por Moisés .  Apenas Cristo.

Quando  os   discípulos  do  Senhor  foram  comunicar  a Pedro  que o  Messias  havia  chegado ,  eles  disseram :  achamos o Messias ( Jo 1.41). E para    Natanael   disseram :  Havemos achado aquele a quem  Moisés  escreveu  na lei ( v. 45).  E por fim, nosso   Mestre   mesmo  dissera  que  a escritura  testificava sobre ele. Em resumo os salmos e os profetas  testificavam   do   Carpinteiro,  filho de José e Maria  ,  mas que na verdade era o filho  do Altíssimo.

“Hoje   cumpriu-se   esta   profecia  aos  vossos  ouvidos “  ( Lc 4.21). O Espírito   do Senhor está sobre mim, ou seja, eu sou o Ungido a quem  Deus  prometera  a vossos pais. Cristo  ousadamente   abrira    sua boca e de maneira explícita declarou : Sou eu a quem vocês  tanto  esperam.

Por que Cristo negaria isso ? Foi  Ele  quem disse aquela mesma  pecadora  do tanque de Sicar  quando  ela disse : Senhor, vejo que és profeta .  Quando  o  Messias  vier , ele  nos  anunciará  tudo.   Então  Cristo lhe disse : Eu sou ,  eu que falo contigo ( Jo 4.19,25,26).

Jesus   Cristo é o Ungido , o profeta   enviado   dos   céus para anunciar  a  doutrina   de Deus.    Aquele  que  é a boca do Pai , o mestre dos  pequeninos , o pastor dos   cordeirinhos, o professor divino.  Em Cristo  podemos    ouvir   a  voz  de  Deus ,   pois   quem   ouve a Cristo, ouve  a  Deus.   Por   isso  está   escrito :  Este  é meu amado filho, nele   me  comprazo.  Escutai-o ( Mt 17.5)

II-               A necessidade de um Mediador

Moisés  após  anunciar  um Porta voz futuro, explicara as prerrogativas  deste mediador. Vejamos :

“Conforme   a  tudo  quanto   pediste  ao Senhor teu  Deus em Horebe , no  dia  da  assembléia , dizendo :  Não ouvirei a voz do Senhor teu Deus ,  nem mais   verei   este  grande fogo ,  para  que não morra. Então o Senhor me  disse : falaram  bem  naquilo  que  disseram.  Eis que suscitarei  um  profeta   do meio de seus irmãos, como tu, e porei  as  minhas   palavras  na  sua boca, e  ele  lhes  falará o que eu ordenar” ( Dt 18.16-18)

O  Povo   em  sua  fraqueza  necessitava  de um Mediador a sua  semelhança  paras   lhe representar  . E  Deus  em sua  santidade , de um representante  santo e fiel , capaz de  suportar  a sua  Glória . Moisés desempenhara este papel por   algum   tempo, mas de modo algum conseguira    perfeito  êxito    em  sua missão.   Todavia , o que importa   em   seu   ministério é a indicação que faz de Cristo, o verdadeiro  mediador entre  Deus e os Homens.

Moisés    subia  ao  monte para   receber instrução divina do que fazer e como proceder   com aquela   enorme   multidão que tirara do  Egito.  Do  mesmo  modo  lemos  nos  evangelhos   de  como  nosso  Senhor   Jesus   Cristo  era    completamente    submisso a   vontade  do  Pai.  Tudo  que   dizia   havia   saido  primeiro  da  boca  de seu Pai. Ele mesmo dissera :”  A  minha   doutrina  não  é minha “ e outra vez ele disse : “ Aquele  que  me  enviou  é  verdadeiro,  e  o  que  dele  tenho  ouvido,  isso falo ao mundo ( Jo 8.26)

Podemos    ter   uma certeza : cada   palavra  que Cristo ensinou veio de  Deus. Toda  doutrina que Cristo   trouxe ao mundo ele recebera de seu  Pai.   Ainda  que  Cristo  mesmo não  pudesse mentir, mas  para  cumprir  as  profecias submeteu-se inteiramente a Deus.   Bem  como  para  confirmar  os  antigos  escritos  que  dizem que  nenhum  verdadeiro profeta  fala de si mesmo.

Cristo   é este   perfeito mediador entre Deus e os Homens.   Ao mesmo tempo que   trata dos   interesses   do  Pai, nosso Senhor trata de nossos  interesses humanos diante do Pai.   Ao mesmo tempo que representa  Deus  diante  dos seres humanos, Cristo nos representa   diante do  tribunal divino.   Lembre-se    que   Deus se fez   carne e viveu entre nós  exatamente  com  este  propósito, de resumir   tudo   em    si mesmo e pôr fim  na  inimizade que havia entre o céu e a terra.

         Em  Cristo  Deus  pode  se comunicar com os terráqueos. E nós  terráqueos  podemos “ouvir e ver  a  Deus” através de Cristo.   Assim  há  verdadeira    comunhão  e   comunicação.   Pelos ensinamentos de Cristo e de seus  apóstolos  podemos  discernir a boa vontade de Deus.

III-            A Cristo Ouvireis

E   Será   que qualquer que não ouvir  as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele ( Dt 18.19)

Deus     poderia ser mais claro que isto ? Se  tu  não  dás  ouvidos  aos   ensinos  de  Jesus   Cristo,  fica  sabendo  que   isto valerá tua vida. Ouvir  a Cristo  é uma questão de vida ou morte.     Quem ouve a voz do bom   pastor  terá  a   luz da vida,   isto é,  a vida   inesgotável, infinita e eterna.  Mas  todo  aquele que   despreza  as  verdades  ditas  pelo  salvador, com  certeza  irá  perecer.

Deus  diz   a  todo  o mundo :  Ouçam  o  que  meu  filho  tem a dizer, pois tudo o que ele diz, eu digo, tudo o que eu faço, ele faz.  Amigo, isso é muito sério.  Talvez   você se pergunte : Mas como faço para ouvi r a Cristo ? Esta é sem sombra de dúvidas uma ótima pergunta. Amigo, a Bíblia é a voz de Deus e tu só poderás ouvi-lo se a abrires.  

 Cristo  fala  nos   evangelhos , nas  cartas de Paulo, e dos demais  apóstolos. Sim, amigo, quando  lês  as  sagradas letras tu   ouves a voz de Deus   falando contigo.           A   bíblia   nos   repreende, nos corrige, nos ensina, nos consola, nos exorta, nos encoraja porque na verdade  é Deus quem fala conosco. A voz  de  Cristo   são   seus   ensinamentos   deixados   registrados no livro sagrado  para  mim e ti.   As palavras de Cristo são espírito e vida e elas hão de  julgar  o mundo.

Feliz    aquele  que   ouve  e que  lê as  palavras  deste  livro. Feliz aquele  que as pratica. E  Feliz  aquele que confia de todo coração na palavra  de  Deus e  medita  em  seu  livro  de dia e de noite.
Comece   agora   mesmo,  amigo, a ler tua Bíblia e passe a ouvir Deus  falar  contigo.  Quem  tem  ouvidos  para ouvir,  ouça o que o Espírito  Santo diz.  Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário