segunda-feira, 3 de março de 2014

Limpos Por Cristo


Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me ( Lc 5.12)

Por Frankcimarks Oliveira

Bendita  oração  essa  feita  por  este leproso vil! Ele aproximou-se de Cristo, suplicante e quebrantado. Tudo o que mais desejava era ser liberto de sua imundícia.
Nós  somos  pecadores. Estamos sujos aos olhos de Deus. Como disse Jó : 


Ainda que me lave com água de neve, e purifique as minhas mãos com sabão, Ainda me submergirás no fosso, e as minhas próprias vestes me abominarão.(Jó 9:30-32). Este é o estado de todo homem vivente.

O  Salmista  também  declarou  :” Purifica-me  com  hissopo, e ficarei  puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.( Salmos 51:7). Por que ele disse isso ? Porque  sabia  que  seus  pecados o tornava cada vez  mais sujo  perante  Aquele  que  é  puro  de  olhos.
Assim como a lepra contamina todo o corpo do doente, o pecado torna-nos completamente  imundos diante de Deus. Ele flui de nosso interior, como disse Cristo : “ o que contamina o homem é o que sai de dentro do homem, isto é , de seu coração”.
Nós não apenas nos encontramos imundos diante do Criador, como somos incapazes de limpar-nos a nós mesmos. Visto que a ferida está aberta e o pus não pára de jorrar, apenas outro ser , limpo e poderoso, pode limpar-nos de verdade.
Aquele homem imundo fora até Cristo e lhe disse : “Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me “. Ora, quão magnífica é esta prece! Ele reconhecia que Cristo era poderoso suficiente para estancar sua doença, mas compreendia que Cristo estava totalmente livre desta  responsabilidade. “ se tu quiseres”, ou seja, se for de tua vontade.
Deus é absolutamente livre para demonstrar seu poder, bem como para ocultá-lo. Não é porque tem o poder que fará necessariamente aquilo que lhe pedimos. Como disse bem o leproso, “ Senhor, se tu quiseres”.
Senhor  é  a  palavra  mais  adequada para Cristo. Ele é absolutamente Senhor, de modo que nenhuma outra palavra lhe confere tanta  honra  e  autoridade.  O que faz um Senhor? – Governa.  Está sujeito a servos? – de modo algum!
Todos  nós precisamos de Cristo para tornar-nos limpos e puros como Deus o é. Todos  nós  sangramos  rios  de  imundícia e carecemos que o Salvador por sua boa vontade nos purifique. Sem Cristo jamais chegaremos perto de Deus que é santo. Pois este mesmo Deus disse a Moisés :
Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas, E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai. (Êxodo 19:10-12)

Sabemos que tudo isto é sombra , pois apenas Cristo pode tornar-nos mais alvos que a neve. Apenas Jesus Cristo é capaz de aproximar-nos do Pai.  E para isso precisamos primeiro tomar um banho no sangue do cordeiro. Seu sangue nos purifica de todo pecado e sem este sangue puro não há remissão dos pecados.
Quem  poderá dizer:  Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? (Provérbios 20:9)

Ninguém  pode limpar-se a si mesmo no que se diz respeito as coisas espirituais. Quanto  mais  você  tentar  fazer  isto  mais  sujo  ficarás. Faça como o leproso suplicante , vá a Cristo e diga : Senhor, se quiseres bem podes limpar-me”.
Muitos  tem tentado através de sua religiosidade limpar-se. Todavia, a religiosidade  pode até “melhorar” nossa aparência exterior, contudo, nossos corações continuarão cheirando mal. Veja o que Jesus disse :” Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. (Mateus 23:26). Nosso maior problema só Deus pode solucionar. Quando Cristo manda que os fariseus limpem seus corações, na verdade, está apenas enfatizando que o problema humano é o pecado que habita em seu interior. Se estes fariseus fossem a Cristo como aquele leproso suplicante, então estariam limpando seus "copos", porque nós pedimos a Cristo que nos limpe, e então ficamos limpos.
Nossos corações encontram-se desde a queda de nosso pai Adão apodrecidos  pelo pecado. De modo que todos os nossos pensamentos são vaidade. Nossa imaginação é a mais perversa e isso desde a meninice. E ainda que aqueles que nos rodeiam não vejam grandes pecados em nós, Deus é o espectador de nossas mentes e mais do que ninguém sabe o que se passa no palco de nossas inventividades.

Amigo, confesse a Cristo que sua religiosidade não tem te levado a lugar algum. Seus ritos, seus dogmas apenas cobrem como tecido fino tuas chagas abertas. Todos logo perceberão o pus atravessando o pano.
Agora eu quero que vocês se encham de esperança. Primeiro precisamos entender nossa natureza, caída e fétida pelo pecado para então olharmos para Cristo e sermos salvos por ele. Veja o que o texto continua dizendo :
E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele. (Lucas 5:13)

O Senhor é cheio de misericórdia e graça. Docemente ele disse ao pecador : “Quero, sê limpo.” Você não pode deixar de ir a Cristo por duvidar de sua bondade ou porque se considere sujo demais. Não há sujeira que ele não seja capaz de remover. O  perfume  de Cristo é para aqueles que cheiram  mal, mas que arrependidos buscam –no em verdade.
Quem  habitará no santo monte do Senhor? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente (Salmos 24:4). O grande problema é que todos pecaram e não há ninguém que faça o bem, nenhum sequer. Logo, se Cristo não nos lavar, não teremos parte em seu reino, como ele mesmo disse a Pedro, que recusava-se a ser limpo pelo Mestre.
Cristo deseja limpar-te, amigo. Não recuse, pois só assim terás comunhão com ele . Esta cura do leproso aponta principalmente para a obra de regeneração que Deus efetua na vida dos pecadores .Somos vis e sujos, mas o poder de Deus nos faz nascer de novo. Aquele leproso tornou-se uma nova criatura mediante Cristo.
O  Senhor  estendeu  a  mão e decretou como Soberano que é : Quero que sejas limpo. Portanto, concluo dizendo que nossa purificação depende exclusivamente do Senhor e não de nossa vontade. Nossa purificação repousa  sobre Cristo e seu livre decreto de purificar aqueles que ele bem quiser. Contudo, insisto que busques a Jesus sem medo, crendo em sua natureza compassiva e benigna. Pois não há ninguém que tenha buscado a Cristo com todo o coração que não o tenha achado verdadeiramente. O Senhor é bom e sua misericórdia é de geração a geração. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário