quinta-feira, 27 de março de 2014

Deus Tudo Determinou



Cumpra-se em mim segundo a tua Palavra ( Lc 1.38)

Por Frankcimarks Oliveira

Pretendo com esta mensagem :

1-    Mostrar a Soberania de Deus sobre todas as coisas;
2-    Fazê-lo descansar em Deus;
3-    Rendê-lo  completamente a vontade de Deus.

O  Sábio já havia dito que há um tempo determinado para todo propósito  debaixo dos céus. Creio  que  muito mais que horas convenientes,  ele falava sobre um tempo estabelecido para cada coisa aqui em nosso mundo.

Nosso  Deus é um  Deus que governa de  seu  santo  templo todas as nações  da  terra. Não  há  nada que Deus não perscrute e sonde. Tudo o que  acontece ,  acontece  sob seu consentimento. Isso é bom,  pois  nos faz descansar ainda mais em sua Verdade e fidelidade. Isso nos priva de frustrações e de um espírito amargurado, desde que aceitemos que sua vontade é boa, perfeita e agradável.

Uma  certa  jovem judia tinha muitos planos em sua mente. Estava prometida a um carpinteiro, e em breve se casaria com ele.  Todavia, de repente seus planos se vêem ameaçados. Um anjo lhe aparece e lhe diz :”Eis que conceberás e darás a luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.”

Como é óbvio,  Maria  não  compreendia  aquelas coisas. E o pior, seu noivo compreenderia? Sua própria vida estava ameaçada. Entretanto, convencida pelo mensageiro de Deus, Maria se rende e diz : Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.

Que exemplo a ser observado foi aquela jovem donzela! Maria compreendeu que nada poderia fazer a não ser aceitar a vontade de seu Deus. Sobre ela já havia sido escrito :” Eis  que  a  virgem  conceberá e dará a luz um filho”. Como fugir do cumprimento de uma profecia estabelecida a centenas de anos atrás? – Ela então disse : “cumpra-se em mim segundo a tua Palavra.”

Deus havia estabelecido desde os dias imemoriais que naquela cidadezinha  chamada  Belém  Cristo viria ao mundo. O Salvador  nasceria do ventre de Maria e ponto final. Ora, Deus é aquele que elege  pessoas  para  si e Maria não foi diferente. Não que houvesse nela algo melhor que noutras  virgens  de sua época, mas simplesmente porque ela achou graça aos olhos de Deus.

O Senhor dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará. (Isaías 14:24)

         Não  podemos  invalidar os planos de Deus!  Como  meros mortais como  nós  poderíamos  frustrar  os  pensamentos de um Deus tão superior e  infinito  como  o Senhor  dos Tempos? É  pura ignorância achar que Deus se adapta as nossas vontades. Nós é que nos prostramos a  seus decretos.  Podemos  até  relutar  e resistir, mas no fim Deus sempre triunfará sobre todos. Ora, o profeta Jonas é uma prova disso.
        
         Perceba como Cristo reagia  diante das situações : Porquanto vos digo  que  importa  que  em  mim  se  cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento. ( Lucas 22:37). Como é maravilhoso conhecermos a Deus e sua infinita  soberania ! 
          O Senhor  Jesus  não  estava  preocupado  com  sua própria vida, pois ele sabia que deveria cumprir tudo que a seu respeito estava escrito.  Muitas  vezes sob ameaça de morte se retirava das multidões e passava ileso “ porque ainda não havia chegado a sua hora”. Podemos  entender  que  o  próprio  Deus  havia estabelecido uma data certa para a paixão de Cristo. Por isso mesmo nosso Mestre podia dormir mesmo  em meio a tempestades.
Cristo é por assim dizer a melhor prova que Deus governa todas as coisas , de modo que nada foge de seu controle :
E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. (Lucas 24:44)

O Apóstolo Pedro em seu sermão atribuiu a Deus os fatos da morte de Cristo, ainda que não tenha isentado seus compatriotas de suas responsabilidades . Ou seja, o Messias  cumpriu sua missão : A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; (Atos 2:23)

E mais uma vez lemos : E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído!( Lucas 22:22). Foi  Deus quem determinou a morte de seu filho para salvar as ovelhas de seu pasto.
Do  mesmo  modo podemos citar Abraão. Este homem fora escolhido por Deus que lhe prometera um filho e deste uma grande geração. De modo que está escrito :  E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado. (Gênesis 21:2)
Oh, amigos, Deus em sua soberania já determinou todas as coisas. As profecias cumpridas apenas revelam que não cai uma andorinha do céu sem a vontade divina. Nosso Deus tem em sua palma todos os oceanos da terra.

Quando Deus diz alguma coisa, ele velará por ela para a cumprir. Ora, é a própria honra de Deus que está em jogo . Vejamos mais alguns casos :

E concebeu a mulher, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte, segundo Eliseu lhe dissera. (2 Reis 4:17)

Deus  não  apenas  sabe  quando  as coisas irão acontecer, ele mesmo determinara quando elas acontecerão. E digo mais, a história só é possível porque Deus a governa. Foi Jesus quem disse : “Todos os cabelos de vossa cabeça estão contados.”
Não vou me estender neste assunto que é tão óbvio e tão glorioso nas escrituras. Poderíamos citar todas as visões do profeta Daniel, coisas que estão determinadas  para um tempo certo. Bem como os selos do apocalipse e etc, mas quero concluir citando este verso que diz :
Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim  me foi dito. (Atos 27:25)




Nenhum comentário:

Postar um comentário