sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Deus de Toda Consolação




Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação ( 2 Co 1.3)


Por Frankcimarks Oliveira


         Quando experimentamos as riquezas da consolação divina e vivemos dia após dia sob esta consolação e sob a maravilhosa Graça de Deus, a única coisa que podemos fazer é bendizer o precioso Nome de Jesus.  Sim, nosso Deus não desampara seus servos! Ainda que tenha posto uma missão bem árdua em nossos ombros que é resistir ao pecado, renunciar a este mundo, carregar uma cruz e pregar o evangelho, todavia, fazemos tudo isso no poder do Senhor, bem como sob seu auxílio   e Conforto.
         Paulo entendia que Deus o consolava para que todos os cristãos também fossem juntamente consolados. E para que ele, o apóstolo, pudesse consolar os contritos e desanimados. Deus não mentiu para nós, ele bem disse : "Vós sereis odiados por todas as gentes por causa do meu nome". Toda a perseguição enfrentada pelos cristãos do primeiro século não fez com que os verdadeiros crentes retrocedessem na caminhada. Pois na proporção de sua tribulação, vinha o bálsamo do Senhor, que curava todas as suas feridas.
         Quantos perigos de morte o apóstolo dos gentios enfrentou! Quantas tempestades e desafios se levantaram para deter o homem de Deus, porém a rica consolação do Pai celeste o fez perseverar. Se o Senhor não guardar a Cidade envão vigia a sentinela! Oh, queridos, a obra do Senhor está sustentada por seu grandioso poder! Naturalmente é impossível um ser humano resistir de forma tão determinada e firme a tantas diversidades. Em Paulo se via a força do Senhor Jesus operando grandemente. Quão tremendo é o poder desta Consolação Celestial!
         Bendito seja o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que até nos tempos odiernos tem nos consolado com sua Presença. Ele é o mesmo ontem , hoje e sempre. Louvado seja seu Nome!


I- O Consolo Divino em meio a Dor e Sofrimento


  Cristo nos garantiu : "Felizes os que choram, porque eles serão consolados"(Mt 5.4). 

Creio que este conforto não diz respeito somente ao céu paradisíaco que ele foi nos preparar, mas está disponível para sua Igreja no dia chamado hoje. O Senhor nos disse: "E estarei convosco até a consumação dos séculos". Logo, podemos crer e vivenciar em meio a dor e ao sofrimento sua doce consolação.
         Este mesmo Senhor visitou a casa de duas irmãs que ele amava. Elas estavam tão tristes e desoladas pela morte de seu irmão que somente o Conforto divino poderia aliviar suas almas. Muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e Maria, por causa de Lázaro( Jo 11.19). Mas apenas nos pés de Cristo Maria achou forças. Cristo lhes disse: Teu irmão ressuscitará! Marta pensou que o Mestre falava de um futuro longínquo, todavia ele falava de uma consolação para aquele mesmo dia. Podemos extrair algumas verdades deste fato. Primeiro : A crença na ressurreição dos mortos nos enche de esperança . Com Certeza ela alivia nossas dores. Segundo, Deus pode nos consolar agora, no presente de nossas vidas. Neste caso Cristo restaurou a vida de seu amado amigo, entretanto ele pode fazer isto de diversas maneiras. 


II- Um Pai que Consola como Uma Mãe


         O Profeta disse : Como alguém  é consolado por sua mãe, assim eu vos consolarei, e em Jerusálem vós sereis consolados ( Is 66.13). Como são ternos os braços de uma mãe nos momentos de angústia. Seu amor é o remédio mais certo que filhos aflitos podem beber. Assim é o conforto de Deus para seus filhos. Seu amor é a cura de todas as feridas. Sim, O amor eterno de Deus cicatriza as chagas mais profundas da alma humana. O Salmista declarou : O Senhor é o meu pastor...sua vara e seu cajado me consolam ( Sl 23.1 a, 4). Até mesmo a disciplina do Senhor é o consolo para um crente em Jesus. Seu cajado, isto é, seu poder, é também a garantia de nossa consolação. Bendito seja Deus!
         Quando estamos encurralados por nossos inimigos, quando como presa somos perseguidos por nossos algozes, sabemos que podemos confiar no Senhor. Davi mesmo disse  quando em perigo: Tu, Senhor, me ajudaste e me consolaste ( Sl 86.17) . Se você fizer silêncio poderá ouvir a voz do Senhor te dizendo : " Eu, eu sou aquele que vos consola, quem, pois és tu, para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva ?( Is 51.12) Deus ainda quebra ferrolhos de ferro e liberta os cativos. Ele conforta aos pecadores que vão até ele com liberdade e perdão de pecados. Ele não só os absolve, como faz deles seus filhos e herdeiros de grandes bênçãos conquistadas por Cristo para nós. Não é isso reconfortante ? Sim, sem dúvidas.
         Não se esqueça, cristão, nosso Pai é o Deus de toda Consolação! Ele nos conforta de diversas maneiras. Vejamos:


III- O Consolo das Escrituras 


         Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar. Isto é minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou. Os soberbos zombaram grandemente de mim, contudo não me desviei da tua lei. Lembrei-me dos teus juízos antiquíssimos, ó Senhor, assim me consolei ( Sl 119.49- 52)
         Do mesmo modo podemos nós, que já confiamos no Senhor Jesus, lamçarmo-nos sobre o livro sagrado para sermos vivificados e permanecermos firmes. O Senhor com certeza nos consolará se guardarmos sua Palavra. Devemos ter na Bíblia nosso refúgio diário, seja nos bons momentos, seja nos maus. Que a Palavra de Deus seja consolo para tua vida.


IV- O Consolo de Cristo


        O Espírito do Senhor é sobre mim...para consolar todos os tristes . Para ordernar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de alegria em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado...( Is 61.1 a, 2 b, 3)

         Cristo estava pregando na sinagoga, quando ousadamente disse : "Cumpre-se hoje esta profecia". Jesus é o ungido do Senhor que veio para não só  libertar os cativos, dar visão aos cegos, restaurar os quebrantados, anunciar boas novas aos homens, mas ele também veio para nosso consolo, isto é, para consolo de todo aquele que crê em seu nome. Como sua Salvação nos enche de alegria! Como seu evangelho nos enche de esperança, e como seu Espírito nos consola! Sua Vinda a este mundo é a causa de nossa maior felicidade. Cristo é o Descanso e o consolo para toda alma abatida.
         Simeão, um velho servo de Deus, foi ao templo e ao pegar Cristo no colo quando ele era ainda um bebezinho, disse : " Agora, Senhor, despedes em paz teu servo, segundo tua palavra, pois já os meus olhos viram a salvação ( Lc 2.29-30). A bíblia diz que Simeão esperava a consolação de Israel. Ele esperou e viu, não só viu como acolheu no seu seio este precioso consolo divino. Ah, amados, se todos os homens deste mundo fizessem o mesmo! Todos eles encontrariam conforto para suas almas. Basta que recebam a Cristo em seus braços, basta que o levem bem perto do peito, basta que o posicionem sobre o coração, e então serão consolados por Deus. Mas para serem consolados por Deus neste aspecto, é necessário que estejam tristes. Mas tristes pelo quê ? Ora, pelos muitos pecados praticados durante a vida. O Senhor consolará a todos os tristes neste sentido, e lhes dará uma nova veste, uma veste de louvor, bem como colocará sobre suas cabeças o óleo da alegria. Como Cristo resume tantas bênçãos que Deus tem para nos dar!


V- O Consolo do Espírito Santo


E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre ( Jo 14.16)

         Preciosa é esta palavra! Nosso Senhor orou a Deus pedindo que após sua subida ao céu, ele enviasse outro consolador, como ele, para que permaneça conosco, não nos deixando órfãos. Ele pediu outro consolador, não outro de outro tipo ou espécie, mas outro do mesmo tipo dele. Isto é maravilhoso! Este Consolador nos fora dado para que guardemos em nossas mentes toda a verdade que Cristo nos ensinou. Ele é o penhor de nossa salvação!
         Sem o Espírito Santo jamais teríamos crido em Deus, muito menos em Cristo, pois é ele quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo divino. E  agora que ele habita em nós, somos consolados por seu divino poder. Nos momentos mais difíceis de nossas vidas, ele permanece ao nosso lado, como um amigo a interceder a nosso favor. Sim, ele se põe como um advogado fiel, que pleiteia nossas causas. Bendito seja Deus!


VI- O Consolo dos Irmãos


Quanto ao mais , irmãos,regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz, e o Deus de amor e paz será convosco ( 2 Co 13.11)

         A recomendação de Paulo aos Coríntios é que eles se consolem uns aos outros. A comunhão cristã possui inúmeras utilidades, e uma delas é o consolo mútuo. Podemos compartilhar com os santos do Senhor nossas dores e dificuldades, pelo menos deveríamos. Do mesmo modo para consolar os efésios, Paulo lhes enviou o irmão Tíquico, para comunicar tudo que pudesse confortar os corações dos irmãos daquela comunidade.(Ef 6.21-22)
         Como é importante a comunhão dos filhos de Deus. Quando buscamos nosso aperfeiçoamento, a alegria do alto, quando buscamos um mesmo parecer com a igreja, então Deus é conosco . Isto é, percebemos muito claramente que ele está conosco.
         A igreja deve estar unida e fortalecida no Senhor. Deve buscar consolar-se na esperança do dia de sua Vinda. Sim, pois o dia da vinda do Senhor serve como consolo para os corações entristecidos : " Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto,consolai-vos uns aos outros com estas palavras ( 1 Ts 4.17-18). Os irmãos de Tessalônica estavam sendo duramente perseguidos naqueles dias, muitos irmãos haviam morrido por causa da fé em Cristo. Mas Paulo os confortava dizendo que um dia nos encontraríamos todos com o Senhor, e não haveria mais choro, nem lágrimas, nem morte. Entretanto, enquanto estivermos aqui, como igreja e corpo do Senhor, devemos animar os de pouco ânimo, fortalecer os fracos, e consolar os tristes ( 1 Ts 5.14)
         Quero concluir citando o que Paulo disse para uma Igreja perseguida por sua fé : " E o próprio Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console os vossos corações  vos confirme em toda boa palavra e obra". ( 2 Ts 2.16-17) Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário