domingo, 25 de agosto de 2013

Clame ao Senhor




Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que tu não sabes ( Jr 33.3)

Por Frankcimarks Oliveira


         Que maravilhosa promessa! Minha alma se regozija no Senhor porque sei que ele não pode mentir. Deus poderia muito bem, se assim o quisesse, não ter dito esta preciosa afirmação. Ele não ficaria  "agarrado" a este juramento que nos fez. Todavia, ao seu povo o Senhor não negará bem algum. Sua restauração é certa àqueles que o invocam em verdade. Por isso mesmo, amados, busquemos ao Senhor em oração constante, até que ele nos anuncie coisas grandiosas e nos revele mistérios profundos em sua Palavra.
         Pretendo com esta mensagem:

1- Incentivá-lo a uma vida de oração;
2- Ensiná-lo que não há momentos específicos para o exercício da oração. Isto é, devemos orar não somente nos bons momentos da vida, mas também nos dias maus.

         O  irmão Tiago nos disse que nós não sabemos orar como convém. Quando pedimos algo a Deus, pedimos mal e por isso nada recebemos de suas santas mãos. Portanto, corramos para o Mestre e Senhor nosso, Jesus Cristo, a fim de que com ele aprendamos a orar corretamente.
         Cristo Jesus é por execelência o mais piedoso de todos os santos de Deus. Viveu intensamente na presença de seu Pai com rogos e orações em favor de seu reino. Como não iremos nós, meros mortais, passarmos longas horas também pedindo a Deus graça e força espiritual ? É tempo de buscarmos a face de Deus!

I- Nos dias maus clame a Deus


Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante sua face. ( Sl 18.6)


         Davi estava cercado de tristezas de morte e do inferno, segundo ele mesmo disse. Ele poderia ter ficado em silêncio, completamente calado. Todavia, foi à presença de Deus pedir socorro e livramento. Assim como Cristo no jardim das Oliveiras, quando sua alma estava angustiada até a morte, e orou a Deus por três vezes, Davi clamou a seu Deus e recebeu a paz que precisava. Pois ele diz : desde o seu templo ouviu a minha voz. E outra vez diz : Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias ( Sl 34.6)
         Amados, que o exemplo de Davi sirva para nós para incentivo a uma vida profunda de oração. Ele sempre diz que Deus o ouviu. Não importava sua situação, Davi punha sua confiança em Deus. Veja uma de suas preces :
Inclina ,Senhor, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito. Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia.      ( Sl 86.1,3)
         Quando tu  estás nesta mesma condição, o que fazes, amigo ? Você guarda para sí os teus problemas ou entrega nas mãos do Senhor Jesus ? Já é comprovado que pessoas que oram tem mais saúde mental; a maioria não sofre de transtornos depressivos. Ora, lance sobre Cristo este fardo. Literalmente, arremece sobre seus potentes ombros o que te pertuba. Jesus somente pode suportar este fardo pesado.
         Clame de dia e de noite. Não cesse de orar ao Deus do Céu até que você se sinta totalmente renovado por sua presença. Não conte teus problemas a psicólogos, pessoas estranhas que nem mesmo tu conheces. Mas vai ter com o teu Deus e conta pra ele o que te inquieta. Saiba que o Senhor é Deus e acalme-se. Vejamos outra oração poderosa :
Senhor Deus da minha Salvação, diante de ti tenho clamado de dia e de noite. Chegue a minha oração perante a tua face, inclina teus ouvidos ao meu clamor. Porque a minha alma está cheia de angústia e a minha vida se aproxima da sepultura ( Sl 88.1-3)
         Aqui está a oração de um músico, poeta, servo de Deus, que encontrava-se em grande aperto. Talvez acometido de terrível enfermidade, prestes a morrer. Hemã clamou a seu Deus por livramento. Até mesmo de madrugada ele buscava ao Senhor. Que sirva de exemplo para cada um de nós. Que nos dias maus lembremo-nos de clamar àquele que tudo pode.
         Ore a Deus para que ele te afaste dos lábios mentirosos, dos homens maus               ( Sl 120.1-2) Assim como Davi, quando fugia da ira de seus inimigos:
Com a minha voz clamei ao Senhor, com a minha voz supliquei ao Senhor. Derramei minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia. Quando o meu espírito estava angustiado dentro de mim. Então conheceste a minha vereda. No caminho em que andava , esconderam-me um laço. Olhei para minha direita e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma. A ti , Senhor, clamei, eu disse : Tu és o meu refúgio e a minha porção na terra dos viventes. Atende ao meu clamor, porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu. Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste o bem. ( Sl 142.1-7)
         Que oração tremenda esta de Davi. Ele "rasgou" sua alma perante o Santo de Israel. Sim, derramou todo o seu ser aos pés de seu Deus. Mesmo dentro de uma caverna fria e escura, Davi buscou ao Senhor. Busque também, amigo. Ainda que estejas numa prisão, clame ao Deus de Davi e ele te ouvirá desde seu santo monte. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário