quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Você Não Pode Desistir




         Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado ( Hb 12.12,13)

Por Frankcimarks Oliveira


         O Escritor aos Hebreus, desde o inicío de sua carta, procura demonstrar a seus destinatários o quanto a nova aliança em Cristo é superior ao antigo pacto que Deus havia feito com seu povo. Na verdade, tudo que Deus havia feito e dito era sombra das coisas vindouras, isto é, do Evangelho de nosso Senhor. Em Cristo nós enxergamos perfeitamente o plono divino para a humanidade e podemos nos achegar ousadamente ao trono da Graça.
         Cristo deveria ser visto como aquele que está assentado a destra do Pai, recebendo adoração e governando todas as coisas existentes do universo. O Mesmo que sofreu e morreu pelos pecadores, é aquele que na eternidade vive por interceder por seus escolhidos. Portanto, não podemos negligenciar sua divina Pessoa.
         Os irmãos Hebreus estavam tentados a voltar a seus velhos costumes judaizantes. Queriam cultivar o concerto mosaico, guardando suas leis e observâncias. Todavia, não fazia sentido, visto que uma melhor aliança havia sido estabelecida por Deus através de Cristo para nós.  Moisés foi fiel ao seu Deus e como servo anunciou tudo o que Deus lhe ordenara. Entretanto, Cristo como Filho, edificou sua própria casa e nos deu uma eterna salvação. Devemos, pois, avançar rumo a nossa cidade que está nos céus, não olhando para trás, como o povo no deserto, que vez por outra, desejava retornar ao Egito, lugar de servidão e trevas.
         Os Hebreus deveriam tomar por exemplo o fato de Deus não ter poupado aqueles que o aborreceram no Deserto. Eles não confiaram no Plano divino, logo, quiseram voltar a seu antigo estilo de vida.
         Agora, no repouso da Graça, os crentes não pecisariam de sacerdotes ou sumo sacerdotes que oferecessem a Deus sacrifícios. Porque o Próprio Senhor Jesus era seu Sumo Sacerdote e oferta pelos pecados. Apenas seu sangue era capaz de perdoar os pecados e garantir verdadeira libertação espiritual. Retornar aos antigos ritos seria blasfemar da providênvia divina.
         O Sacerdócio de Cristo era infinitamente superior ao Levítico, visto que Cristo não nessecitava oferecer sacrifícios por seus próprios pecados, já que ele não tinha pecado algum. Seu Sacerdócio era de uma outra ordem, superior e Celestial. Deus mesmo havia Jurado que seu Sacerdócio jamais teria fim. Cristo era superior porque como Sacerdote mediava as coisas sagradas. Mas como Rei governava seu povo. Ele é por assim dizer um Rei Sacerdote e o cetro de seu reino é misericórdia e justiça. Desse modo, os Hebreus não poderiam desejar as coisas velhas, pois eles tinham em sua disposição algo muito melhor.
         O Sacerdócio de Cristo é superior porque Deus agora habita dentro do Crente. Suas leis não mais são escritas em tábuas de pedra, mas dentro dos corações. De modo que podemos tanto conhecê-lo como agradá-lo, vivendo uma nova vida e trilhando um novo e vivo caminho que ele mesmo nos preparou.
         O Sacerdócio de Cristo é superior porque de uma vez por Todas o Senhor nos redimiu de nossas ofensas. Não havia necessidade dos crentes continuarem ofertanto sangue de toros e bodes a Deus, pois Cristo já oferecera o seu precioso sangue como propiciação  .
         Podemos dizer que alguns irmãos estavam abandonando sua fé no Senhor. Alguns por não compreenderem a excelência do novo pacto feito entre Cristo , Deus e seu povo. Outros, por medo de represálias, tanto por parte de judeus incrédulos, como pelas autoridades romanas que perseguiam os cristãos do primeiro século. O fato é que o escritor recomendou : "Retenhamos firmes a confissão de nossa esperança, porque fiel é o que prometeu...não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros, e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia". ( Hb 10.23,25) . O escritor estimula os crentes hebreus a redobrarem seu ãnimo : " Lembrai-vos, porém , dos dias passados, em que depois de serdes iluminados, suportaste grande combate e aflições. Em que foste feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte foste participantes com os que assim foram tratados (v. 32,33)
         Aqueles irmãos já haviam padecido por causa da fé em Cristo e não deveriam desistir agora, depois de já terem sofrido tanto pelo evangelho. "O que há de vir virá e não tardará, só mais um pocochinho de tempo e as promessas serão alcançadas". Foi isso que disse o pregador e é o que vos digo agora. Esperem no Senhor , porque fiel é o que prometeu. Não vale a pena retroceder!
         Tenhamos como exemplo os heróis da fé, que sofreram martírios e perseguições por amarem mais a Deus do que este mundo tenebroso. Olhem para Abraão, Isaque e Jacó. Sim, olhem novamente para Enoque, Noé e para os profetas. Olhem para Moisés e sigam seu exemplo, que preferiu sofrer junto do povo de Deus, a ser chamado filho da filha de faraó. Até mesmo muitas mulheres entraram neste roll de heróis, e padeceram da mesma forma. Pois importa que aqueles que vivem para Cristo padeçam muitas perseguições, e enfim, herdem a Vida eterna.         Precisamos guardar as palavras do apóstolo que disse : "Quem quiser viver piamente neste mundo, sofrerá perseguições". E por acaso não tem sido isto verdade ? Muitos irmãos neste mesmo momento estão padecendo por amor a Cristo. Muitos governos autoritários que não permitem o culto cristão, torturam os amados filhos de Deus. Oremos por estes irmãos perseguidos sempre que pudermos. Oremos sempre pela Igreja Perseguida .
         O que importa para nós neste momento é voltarmos nossos olhos para o autor e o consumador de nossa fé. Se retirarmos nossos olhos do Salvador, então cairemos no abismo mais profundo. Existe melhor exemplo de fidelidade do que o de Cristo? Está escrito : "  Olhando para Jesus...o qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou a destra do trono de Deus. Considerai , pois, aquele que suportou as contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vosso ãnimo ".( Hb 12.2-3)
         Oh, amados, Cristo nos amou até o fim! Como, pois, iremos retroceder e voltarmos a viver como se ele nunca tivésse existido. Se Cristo morreu por nós, devemos do mesmo modo morrer por ele. Ora, o Senhor é a nossa força ( Sl 27.1) . E se Deus é por nós, quem será contra nós ? Guardemos, pois o nosso depósito até aquele dia! Se estás fraco, lembre-se que é ele quem dá força aos fracos e quem enche de vigor os que estão cansados. Sim, foi ele mesmo quem disse : Eu aliviarei a todos os cansados que vierem a mim ( Mt 11.28)
         Josué também encontrou-se desanimado, mas o Senhor lhe disse : Tende bom ãnimo, eu serei contigo ! E do mesmo modo o profeta Elias. Este pediu a morte a Deus. Todavia sua jornada ainda era longa, e o Senhor lhe deu pão quente e agua fresca. Amados, nosso Jesus tem o remédio certo para nosso desãnimo : Sua Palavra e seu Espírito .
         E por fim, façamos como a Igreja Primitiva que perseverava em oração e na doutrina dos apóstolos. Apenas assim iremos vencer este mundo, o pecado que nos rodeia e a satanás. Quero te dizer o que Deus disse a Moisés quando este se encontrava sob grande perigo : Diga ao Povo que Marche ( Ex 14.15). Não pare de caminhar, cristão. Toma a tua cruz e siga ao Mestre. Ele não te desamparará! Afinal, está escrito : Aquele que perseverá até o fim, este será salvo. ( Mc 13.13) . O Senhor nos ajudará a carregarmos a cruz. Amém .

Nenhum comentário:

Postar um comentário