quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O Livro de Deus




Tomou, pois, Jeremias outro rolo, e deu-o a Baruque, filho de Nerias, o escrivão, o qual escreveu nele, da boca de Jeremias, todas as palavras do livro que Jeoiaquim, rei de Judá, tinha queimado no fogo; e ainda se lhes acrescentaram muitas palavras semelhantes. (Jeremias 36:32)

Por Frankcimarks Oliveira



Pretende-se com esta mensagem :

I-                  Incentivar a leitura bíblica;
II-               Revelar os propósitos de Deus ao escrever um livro;
III-            Demonstrar os efeitos poderosos sobre aqueles que o lêem.

         Amados, o homem não regenerado odeia as palavras do Senhor. Tudo que procede da boca divina é para tais como coisa desprezível. Entretanto, para os verdadeiros filhos de Deus, tudo o que se encontra no livro sagrado é bom e digno de toda aceitação.
         Deus havia mandado Jeremias entregar a Palavra ao Rei de Judá através de um rolo escrito por Baruque, o escriba que o auxiliava. Jeoiaquim não gostou do que leu e furiosamente queimou o Livro Inspirado. Todavia, a Palavra do Senhor permanece para sempre. Deus em sua infinita sabedoria fez com que o profeta reescrevesse tudo como dantes.
         Como é maravilhoso saber que a profecia bíblica vem do Senhor ! Homens santos de Deus foram ungidos pelo Espírito Santo para proferirem as santas palavras. Sim, os mandamentos divinos foram registrados num livro para que futuras gerações aprendessem do Senhor a verdadeira Sabedoria. Ainda que homens ímpios resistiram fortemente aos desígnios celestiais, a preciosa palavra não pereceu.
         Amigos, pensem comigo quão grande foi o milagre da confecção deste livro sagrado. O Inferno em peso se reuniu para banir da História Humana o livro de Deus. Se ele não fosse realmente a Palavra inspirada do Eterno Deus, logo teria deixado de existir.
         Já que podemos ter hoje livremente este tesouro em nossas mãos, que o usemos diariamente e afetuosamente. Do mesmo modo que uma criança deseja o leite de sua mãe, desejemos a Palavra do nosso Deus. Ela é a fonte de toda a nossa saúde espiritual.
         Em todos os momentos e em todas as situações, este livro é bem vindo. Seja em praça pública ou nas sinagogas, carreguemos conosco este sagrado Livro. Seja em casa ou na prisão, que portemos esta espada afiada, que é a Palavra do Deus vivo.
         Quando meditamos neste rolo profético e guardamos seus ensinamentos, tornamo-nos bem sucedidos em tudo. O Senhor mesmo dissera a Josué: Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.(Josué 1:8).
         Precisamos levar a sério a ordenança do Senhor. Sua Palavra deve estar impregnada em nossas mentes e totalmente escondidas em nossos corações. O Resultado deste zelo santo pelos estatutos divinos será vida e paz.
         Quão belo é poder ouvir as Palavras deste livro! Nossas entranhas se movem dentro de nós. Algo totalmente novo é gerado dentro daqueles que dão ouvidos a majestosa  voz do Senhor. Foi assim nos dias de Esdras, o Escriba:

E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês. E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.(Neemias 8:2, 8)
         Todo o povo chorava com as palavras de Deus. Oh, amados, o que está escrito neste livro pode mudar e transformar vidas. Um verdadeiro arrependimento surge nos corações dos pecadores que de fato ouvem a pregação da Palavra divina. Nenhum livro por mais bem escrito que seja pode fazer um homem completo. Apenas a doce Palavra de Deus é capaz de levar homens ao Lar eterno.
         Houve outro rei em Judá que achou um livro perdido na casa do Senhor. Ao ler as palavras deste livro, o homem estremeceu. As ameaças do Senhor estavam ali registradas , graças a idolatria daquela gente. Imediatamente o rei reagiu e foi consultar ao Senhor sobre tudo o que ali estava escrito.
Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.(2 Reis 22:13)

         Se todos procedessem do mesmo modo o céu estaria completamente povoado. Entretanto, muitos ouvem as ameaças do furor divino, porém poucos se arrependem. Deus não tem prazer na morte do ímpio, por isso diz que todos se arrependam e se convertam a ele. Foi por isso que a Bíblia Sagrada foi escrita: para que lendo o homem todas as palavras do Senhor, torne para Ele que grandioso é em perdoar. Mas os homens não crêem. Ainda que Deus tenha gritado em seus ouvidos, eles preferem crer no engano de seus corações. Todos perecerão juntamente.
         Querido leitor, ao ouvir a mensagem de Deus, corra rapidamente para Cristo e se refugie em sua sombra. Quando a espada da Lei divina apontar para ti, não duvide da sentença. Clame ao Senhor, busque enquanto pode encontrá-lo.
         Deus nos deixou um Livro para que pudéssemos conhecer mais claramente sua vontade.
Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? (Mateus 12:3) . O Bom Mestre sempre recorria aos escritos sagrados para demonstrar qual era a verdadeira vontade do Pai. Ele também disse : Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram,essa foi posta por cabeça do ângulo;pelo Senhor foi feito isto,E é maravilhoso aos nossos olhos?(Mateus 21:42). Se tem alguém que incentive a leitura neste mundo, essa pessoa é Cristo. Ele recomenda a todos que leiam o seu livro. Que busquem conhecer seu autor que é também a personagem central de seus capítulos. Sim, leitor, as escrituras testificam que Cristo é o Salvador dos crentes e Senhor para a glória do Pai. Se tu não lês este livro, como o conhecerás ?
         Houve um homem etíope que buscava conhecer a Deus. Ele fora achado por Filipe, discípulo do Senhor, lendo o profeta Isaías. Todavia ele não compreendia :
E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.(Atos 8:27-35)

         Ah, se todos lessem este precioso livro! Cristo encheria suas almas de alegria. Sim, amigo, nenhum livro deve ser mais importante do que o livro que fala sobre sua salvação. Conhece a Cristo através da Bíblia agora mesmo.
         O Senhor é tão bom que até aqueles que não amam o seu livro, ou por algum motivo não podem lê-lo, podem ouvi-lo na boca de seus servos. No caso acima vemos o Espírito Santo ordenando a Filipe : Chega-te junto a este carro ( onde estava o etíope). Deus a centenas de séculos tem capacitados homens e mulheres através de seu santo Espírito para que ensinem aos homens “ignorantes” sobre o seu amado Filho Jesus e sua obra redentora. Ora, o Livro de Deus é o livro da Redenção Humana.
         O que dizer de Paulo ? Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.(Atos 18:28). Ou mesmo o que dizer de Apolo que era poderoso nas escrituras?
         Cristo conhece a sua igreja e suas necessidades. E somente sua Palavra pode suster sua noiva aqui neste mundo e conservá-la santa e irrepreensível. Foi ele quem disse : Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.(Apocalipse 1:11)
         Quero concluir dizendo acerca do Livro de Deus que foi escrito para proveito nosso: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.(2 Timóteo 3:16-17). Percebes o que Deus tinha em mente quando pensou em escrever um livro ? Para tornar-nos perfeitos e aptos para toda boa obra. Então, comece agora mesmo a ler este Livro tão belo e poderoso. Amém.

                                                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário