sábado, 3 de agosto de 2013

Nisto Cremos: Conheça o Credo Evangélico





Como , pois, invocarão aquele em quem não creram ? e como crerão naquele de quem não ouviram ?  e como ouvirão, se não há quem pregue? ( Rm 10.14)


Por Frankcimarks Oliveira


         A cada dia que passa eu percebo o quanto precisamos estar atentos à Palavra de Deus e às suas verdades eternas. Infelizmente, muitos se tem extraviado por caminhos escorregadios e perigosos. Muitos dos que se dizem cristãos estão andando às palpadelas, totalmente envolvidos pela ignorância espiritual. Estas pessoas crêem segamente em seus líderes denominacionais e fazem tudo o que estes mandam. Cristo Jesus nos disse : "Erreis não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus ". É imprescindível que voltemos ao Evangelho do Senhor para que a verdadeira vida de Deus se manifeste nos crentes. Portanto, pretende-se com esta mensagem o reforço da Crença Cristã.
         Não me canso de estudar e de ensinar as mesmas coisas , pois isto é segurança para nós. Quanto mais reforçarmos em nossas mentes os preceitos do Senhor, mais protegidos estaremos do Engano sutil de satanás. Por isso, preguemos ao mundo nossa fé, pois a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.
Nós Cremos :


I- Em um só Deus


         Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor ( Dt 6.4)


         Parece tão " trivial " dizermos isso num país que se diz cristão. Entretanto, deve ser essa nossa divisa: Só o Senhor é Deus! Nossa nação adora a milhares de deuses, possui centenas de mediadores, enquanto a Bíblia diz : " Por que há só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem ( 1 Tm 2.5)
         Por quê, então, vemos multidões de "cristãos" em suas procissões venerando imagens de seus padroeiros ? Será que não percebem que o Deus todo poderoso lhes é suficiente ?! Estes idólatras estão tão cegos para Deus que não entendem o que o Senhor deixou tão claro nas escrituras : " Eu sou o Senhor, este é o meu nome, a minha glória, pois, a outros não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura " ( Is 42.8). Deus poderia ser mais direto e claro ? Ele continua dizendo : " Pois não há outro Deus senão eu; Deus Justo e Salvador não há além de mim " ( Is 45.21 c)
         Levantemos nossa voz para que todos ouçam! Afirmemos nossa crença num único Deus. Nele encontramos tudo o que precisamos. Sim, o Senhor é tão suficiente para nós, que não necessitamos de nenhum outro. Se ainda restou alguma dúvida quanto a isso, ouça o que disse o profeta : "  Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi, para que o saibais, e me creais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador " ( Is 43.10-11)
         Como Deus é explícito :" Antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim, nenhum haverá". Entretanto, o homem tem feito para si milhares de deuses estranhos, porque estão insatisfeitos com o Deus Verdadeiro. Ora, a idolatria é a mais clara expressão de infelicidade que o pecador pode demonstrar para com Deus. Todavia, quando o Senhor restaura nossos corações e abre nossos olhos para vermos a realidade, passamos a amá-lo com todas as nossas forças. Conseguimos enxergar toda sua formosura e temos a partir de então em Deus todo o prazer.
         Creia no Senhor Deus e estarás seguro, creia em seus profetas e prosperareis. Tenha confiança que Ele existe e que é abençoador dos que o buscam. Deus , somente Deus deve ser o depósito de nossa fé. Assim como Cristo disse : " Não se turbe o vosso coração, crede em Deus, crede também em mim "( Jo 14.1).
         Amados, o ateísmo é um tipo de pecado que somente os homens conseguem cometer. Os demônios por piores que sejam, não conseguem duvidar da existência divina. Afinal, eles viram a Deus face a face. Os demônios não negam que Deus existe, pois eles crêem tanto nisso que estremecem ( Tg 2.19), mas criaturas tão pequenas e fracas como os seres humanos não só duvidam disso, mas zombam daquele que pode salvá-los. Isto é loucura ! 


II- Cremos em Cristo 


 Crede em Deus, e crede também em mim ( Jo 14.1 b)


         Como já dissemos anteriormente, o próprio Senhor ordenou a seus discípulos que cressem nele. Enquanto ele estava na terra, podia ser visto e tocado por seus amigos. Mas ele voltaria ao Pai e já não poderia ser visto por seus seguidores. Por isso que o Senhor disse : Crede em Deus e também em mim. Ora, os discípulos teriam de crer no Senhor do mesmo modo que criam no Pai, afinal, a fé é a prova das coisas invisíveis.
         Nós vivemos por fé e não por vista. Cristo mesmo disse : "Felizes os que não viram e creram "( Jo 20.29 b ). Nunca vimos ao Senhor, mas cremos nele e em seu amor por nós. ( 1 Pe 1.8)
         O Fim de nossa fé em Cristo é a nossa salvação! Jesus mesmo nos garantiu : " Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia." ( Jo 6.54). Crer em Jesus é crer na vida eterna. É impossível alguém dizer que crer em Cristo e ao mesmo tempo declarar que não há vida eterna. O Senhor sempre que falava de si mesmo, falava de Salvação eterna : " Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no unigênito Filho de Deus ".( Jo 3.18). E outra vez diz : " Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a Ira de Deus permanece sobre ele (v.36)
         Mais uma vez digo, é impossível alguém crer em Cristo e não crer na eternidade.  O que poderia significar estas Palavras : "  Eu conheço as minhas ovelhas, elas me seguem e eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca hão de morrer, e ninguém as arrebatará da minha mão " ? ( Jo 10.27,28)
         Cristo veio a este mundo para que tivéssemos vida. Como pecadores que somos, merecemos o inferno de fogo. Pois o salário do pecado é a morte. Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor. Basta crermos em seu nome para recebermos de Graça a água da Vida. Podemos dizer que Cristo é o presente divino para seus inimigos. Quem o recebe torna-se imediatamente amigo de Deus. Como disse João : "Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida "( 1 Jo 5.13)
         Deus poderia justamente condenar o mundo inteiro, porém sua Graça foi revelada quando ele deu seu próprio filho para salvar aqueles que viviam para o ofender com seus pecados. Nós andávamos assim outrora, mas Deus nos deu seu Filho Jesus como presente e agora que o recebemos, temos uma nova vida .
         Cremos , portanto, na ressurreição dos mortos. Cremos que Cristo morreu, mas ao terceiro dia, Deus o trouxe de volta a vida. Cremos que ele é a primícia dos que dormem. Um dia todos aqueles que morreram crendo em Cristo, do mesmo modo serão trazidos a vida e nós os que estivermos vivos, seremos arrebatados e levados ao Senhor para estarmos com ele para sempre. Esta doutrina é o fundamento de nossa religião, pois se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou, logo vã é nossa fé ( 1 Co 15.13,14)


III- Cremos no Espírito Santo


Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem, porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido Glorificado ( Jo 7.38-39)
         Crer em Jesus implica crer na Pessoa do Espírito Santo. O Senhor deixou isto bem claro. Aquele que crê nele terá o Espírito Santo. Mas muitos tem negligenciado esta Pessoa Maravilhosa.  A prova disso é o que está registrado em Atos 19.1 - 6 . Aqui vemos alguns discípulos de João Batista da cidade de Éfeso que haviam sido batizados e que nem se quer ouviram falar do Espírito Santo. Paulo ao impor aos mão sobre eles fez vir sobre todos o Consolador divino. Porém, eles criam no Senhor Jesus. Este mesmo Paulo também disse : Se alguém não tem o Espírito Santo, esse tal não é dele ( de Jesus) ( Rm 8.9)


IV- Cremos no Evangelho


Arrependei-vos e Crede no Evangelho (Mc 1.15 c)


         Esta era a mensagem do Cordeiro de Deus e deve ser também a nossa. Recomendamos a todos os homens que o reino de Deus é chegado e que o tempo de seu juízo está próximo. A única forma de escaparem é através da fé no Evangelho. Este testifica de tudo quanto o Senhor nos ensinou. Podemos aprender a servir a Deus, a agradá-lo e conhecê-lo. Ora, o evangelho é o poder de Deus para todo aquele que crê.
         O Evangelho são as boas palavras de Cristo aos nossos corações. É a própria palavra de Deus, inspirada e registrada por seus seguidores. As boas novas são postas ao lado das antigas escrituras como tendo o mesmo peso e importância. João registrou : Quando , pois, ressuscitou dentre os mortos ,os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto, e creram na escritura, e na Palavra que Jesus tinha dito ( Jo 2.22). Creiamos nas palavras do Senhor Jesus assim como aquele nobre homem cujo filho estava enfermo. A bíblia diz que Cristo lhe disse : " Vai, o teu filho vive " E o homem creu na palavra que Jesus disse, e partiu ( Jo 4.50).
         As palavras que o Senhor nos diz são espírito e vida. Sim, suas palavras são jóias preciosas, verdadeiras pérolas que não devem ser jogadas aos porcos. Seu evangelho é a base de nossa fé, nele devemos construir nossa casa. Posso dizer sem medo : Jesus é o evangelho! 


V- Cremos na Graça de Deus


Mas Cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também ( At 15.11)


         No que poderíamos nos apegar mais do que na Graça de Deus ? Esta doutrina tão gloriosa que Deus nos revelou é nossa maior riqueza. Paulo a defendeu dos inimigos da Cruz de Cristo com todas suas forças.  A salvação é pela graça mediante a fé em Cristo Jesus, não é pelas obras, para que ninguém se glorie diante de Deus. Oh, amados, é este evangelho da Graça que deve ser anunciado! Mas não é isso que temos visto infelizmente. Muitos tem investido tanto dinheiro para pregarem um evangelho fajuto e que glorifica mais ao homem do que ao Senhor que se entregou por nós. Isto deveria ser o objeto de nossa fúria e zelo. Como podemos ver tais homens deturparem a Graça de Deus e ficarmos calados ? Que o Senhor os dê a paga por macularem seu santo amor!
         Nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos Tem. Cremos que seremos salvos não por nossas obras de justiça, visto que nossa própria justiça nada mais é que trapos de imundícia diante de Deus. Mas cremos na Justiça de Cristo que ele mesmo nos ortogou. Se alguém nos perguntar : O que devo fazer para ser salvo ? Então responderemos : Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e tua casa ( At 16.31). Afinal, somos justificados pela fé em Cristo. Assim como Abraão creu em Deus e isto lhe foi imputado por Justiça. Sim , pois Cristo é o fim da lei, isto é, o objetivo maior da lei. Pela Lei somos condenados, já que somos incapazes de cumpri-la perfeitamente. Mas Cristo é nosso Refúgio. Corremos para ele desesperadamente, porque sabemos que sem seus méritos estamos perdidos. O Objetivo da lei sempre foi este : fazer com que os pecadores corressem para um Salvador , o único que foi capaz de vencê-la e cumpri-la completamente.
         Esta é a graça de Deus : Ele mesmo nos providenciou alguém capaz de lhe obedecer em Tudo. E recebemos de suas mãos a Justificação, como se nós mesmos tivéssemos cumprido suas ordens. Isto é Graça, amados. É o poder transformador dos que crêem. É a força que opera em nós, é o perdão que nos dá o direito de sermos seus filhos. A Graça faz com que o mundo seja reconciliado com Deus através de Cristo. Entretanto, muitos tem tropeçado nesta pedra, mas felizes os que nela crêem. Aqueles que confiam no Senhor e não em suas obras, estes jamais serão confundidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário