segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Conheçamos ao Senhor




Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos         ( Jó 42.5)

Por Frankcimarks Oliveira

 
         Muitos nos dias de hoje dizem conhecer a Deus. Vivemos numa nação que se diz cristã, entretanto seus frutos só demonstram o quão longe está da Luz do Senhor.
         A igreja do Cordeiro precisa assumir seu lugar neste mundo e cumprir sua missão diante dos homens. Assim como Cristo que viveu para tornar Deus conhecido, façamos nós também esta obra. Afinal, a vida eterna é está que conheçam a Deus, o único verdadeiro e a Cristo, seu enviado.( Jo 17.2-3)
         Que lindo convite o do profeta! Ele bradou para sua gente : "Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor." Oh, amados, nosso Deus é como uma chuva poderosa caindo sobre nós. Suas águas enchem o mais profundo oceano. Sim, nosso Deus é tão Grande que precisaremos de toda a eternidade para conhecê-lo. Entretanto, devemos desde já buscarmos estar cada vez mais próximos de sua divina Pessoa. Este é o conselho que dou a cada um de vós: Conheça ao Senhor. Conheça-o sempre; Que seja essa a missão de sua vida. Assim como disse Davi a seu filho Salomão : " Conhece o Deus de teu Pai".


I - A Incapacidade Humana em conhecer a Deus


Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas ao sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim te aprouve. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
 ( Mt 11.25-27)


         Cristo poderia ser mais claro que isto ? Perceba o quanto ele é absoluto : Ninguém conhece ao Pai . Isso é realmente "assustador ". As muitas religiões existentes no mundo são a prova de que os pecadores são incapazes por conta própria de conhecerem ao Deus dos céus. Apenas o Filho de Deus o conhece, e por isso ele desceu de sua habitação celestial para nos anunciar quem é Deus verdadeiramente.
         Sim, Deus Já havia falado de diversas maneiras aos homens nos tempos antigos. Por meio de seus profetas, reis e sacerdotes, Deus se fez conhecer ao mundo. Fez isso através de sua revelação pessoal. Porque jamais o homem poderá encontrar Deus sozinho, antes precisa que o próprio Deus o ache.
         Jesus disse : Ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o filho do homem que está no céu ( Jo 3.13) E outra vez afirma : Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou ( Jo 6.38). Deus deseja que os homens o conheçam como único Deus Vivo e verdadeiro, bem como, quer que creiam em seu Filho para que tenham a vida eterna . Portanto, perceba o quanto dependemos da revelação divina aos nossos corações. Apenas Deus conhece o Filho que pode salvar. E apenas o Filho conhece ao Pai que deseja salvar.
         Deus não é fruto a inventividade humana. Cristo veio para nos revelar quem ele é. Somente Deus poderia revelar a Deus. Ou seja, a mente humana é incapaz de criar um personagem como Deus. A bíblia é um dos maiores milagres que se pode conhecer. Ela nos revela a mente de Deus e não a mente humanos . Mas um homem , ainda que religioso e habituado com as leis de Deus, necessita do Espírito Santo para compreender esta poderosa mente. É necessário que o Espírito divino ilumine os olhos dos cegos para que vejam a verdade e sejam curados por Deus.
         Jesus mesmo disse para aqueles que pensavam conhecer a Deus : "Não conheceis a mim, nem a meu Pai; Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis meu Pai" ( Jo 8.19). Cristo é , por assim dizer, a perfeita imagem do Pai. Ele é o reflexo perfeito de sua Pessoa e de sua Glória.  Somente o Senhor Jesus conhece a Deus perfeitamente. E Ele foi perseguido por isso. Mas não poderia negar que o conhecia, senão seria um mentiroso. Porém ele disse : Vós não o conheceis, mas eu o conheço. E, se dissesse que não o conheço, serei mentiroso como vós, mas o conheço e guardo sua Palavra. ( Jo 8.55)
         Graças a Deus por sua infinita misericórdia, que achou por bem se revelar a nós, bem como nos revelar seu precioso filho Jesus. Certa feita, Pedro declarou acerca do Senhor : "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente". E Jesus na mesmo hora declarou : Feliz és tu, Simão, pois não foi a carne nem o sangue quem te revelou estas coisas, mas meu Pai que está nos céus ( Mt 16.17). E mais uma vez somos gratos ao Filho, que de bom grado resolveu nos apresentar seu Pai Santo . Em sua oração, ele disse : Pai Justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes conheceram que tu enviaste a mim. E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor que tens me amado esteja neles, e eu neles esteja. ( Jo 17. 25,26)
         O Amor não é egoísta! Cristo compartilhou conosco todo o amor que recebia de seu Pai. Ele mesmo nos amou se dando na Cruz por nós. Tudo para que conhecêssemos a Deus, para que o cultuemos e o adoremos como o único digno. Ora, tudo converge para este fim : Amar a Deus sobre todas as coisas.
         O Espírito Santo nos foi enviado para que pudéssemos conhecer ao Senhor de Toda a Terra. Pois o homem em sua sabedoria não conheceu a Deus, porque se o tivésse conhecido, jamais teria crucificado o Senhor da Glória, disse o apóstolo Paulo. ( 1 Co 1.21) . O Homem é sábio para tantas coisas, mas é totalmente incapaz de conhecer a seu Criador. Necessitamos de um Salvador e seu nome é Jesus.


II- O problema das Religiões


         Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus ( Jo 4.22)

         Como este verso é revelador ! Cristo dialogava com uma pecadora samaritana, que tinha juntamente de seu povo, uma maneira própria para cultuar a Deus. Os Samaritanos não se comunicavam com os judeus, portanto não podiam ir a Jerusalém para cultuar no Templo. Por Isso fizeram para si um novo sistema de adoração, falsificado.
         Este é o grande problema das religiões. Elas adoram a quem não conhecem. Não sabem nem ao menos o que estão fazendo. E o pior de tudo é que todo seu trabalho é envão. Deus não recebe um culto que não seja como ele mesmo determinou. Deus procura por adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade. Se não for assim, de nada adianta o culto.
         Perceba isto na ocasião em que o Apóstolo Paulo estava em Atenas. Aquela gente tinha os maiores filósofos do mundo. Entretanto, era também o povo mais supersticioso que o mundo conheceu. Eles adoravam a milhares de deuses, das maneiras mais absurdas. E entre tantos altares que eles possuíam, estava um com o dizer : Ao Deus Desconhecido. Eles adoravam até mesmo o Deus que não conheciam. Que povo estranho! ( At 17.23)
         Como adorar aquele a quem não conhecemos? A própria fé só vem através do ouvir a Palavra de Deus. Nossa adoração deve estar submetida ao verdadeiro conhecimento de Deus.  Por isso não é de estranhar que os mestres dessas religiões sejam chamados de falsos mestres. Estes ensinam fábulas às pessoas, coisas inventadas pela imaginação humana que jamais as unirá a Deus ( Tt 1.16). Somente Cristo nos reconcilia com o Pai.
         Até mesmo entre os judeus havia tradições humanas que destoavam da verdade bíblica. Nosso Senhor as reprovou severamente. Para estarmos unidos a Deus, necessitamos apenas de Cristo e de sua Palavra que nos conduzirá a uma vida piedosa e santa diante de nosso Deus e Pai.
         Estas muitas religiões são facilmente reprovadas por seus frutos. São geralmente idólatras. Quando não conhecíamos a Deus, servíamos aos que por natureza não são deuses. Entretanto, agora, depois de regenerados , conhecendo ao Deus Vivo e por ele sendo conhecidos, não podemos voltar a estes rudimentos ou tradições ( Gl 4.8-9) Deus odeia a idolatria e toda espécie de legalismo.
         O Problema das religiões mundo afora, é que elas não se contentam com a simplicidade de Deus. Estão sempre querendo enfeitar o evangelho da salvação. Cristo não é suficiente para estes que seguem todos os tipos de crendices. Mas para nós que somos salvos, o Evangelho é o poder de Deus. Sim, Cristo é para nós suficiente e precioso!


III- A necessidade do Novo Nascimento


Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus ( Jo 3.3)


         Nicodemos era um homem religioso, príncipe de seu povo. Era um grande estudioso das escrituras. Entretanto, não conhecia a Deus. Jesus lhe disse : " Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho   ( Jo 3.11). É possível um homem conhecer a Bíblia e não conhecer a Deus. Mas é impossível um homem conhecer a Deus sem conhecer a Bíblia!
         Este era o caso de Nicodemos e é o caso de todos aqueles que ainda não nasceram do Espírito e das águas. Mais uma vez digo, o Espírito que sonda as profundezas de Deus é quem nos revela a mente de Deus. Sem sua ação regeneradora, jamais conheceremos a Deus intimamente.
         Deus mesmo havia prometido, ainda na antiga aliança, que "todos" o conheceriam. Suas leis estariam dentro de seus corações e todos seriam ensinados por Deus. E Isto só é possível através do novo nascimento operado por Deus nos pecadores. ( Hb 8.11)
         Neste mesmo diálogo com Nicodemos o Senhor diz a verdadeira condição do homem diante de Deus : "Os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque suas obras eram más" ( Jo 3.19). Ora, a grandeza do pecado é esta, que Deus se deu a conhecer através de seu filho, mas o mundo preferiu as trevas. O mundo não o quis conhecer e continua não querendo. Por isso Deus salva quem ele quer!


IV- O Deus das Escrituras


Errais não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus ( Mt 22.29)


         Muitos que dizem conhecer a Deus ficam reprovados neste ponto. Pois elas creem que conhecem a Deus, quando na verdade nada sabem sobre o livro sagrado. Muitos dizem : "Eu acho que Deus é assim " e outros afirmam : " Eu sei que Deus não é assim ". Mas, baseados em que dizem estas coisas ? Ora, o Senhor sabendo que o homem diria muitas coisas a seu respeito, providenciou para seus eleitos sua Santa Palavra, para que não sejamos confundidos por todo vento de doutrina. Ele deixou escrito em um livro sua vontade. Por isso todo cristão verdadeiro ama a Bíblia Sagrada. Possui com ela um relacionamento ímpar, pois seu relacionamento com Deus depende disso!
         Conhecer a Palavra é tão sério que João disse :
         " E nisto sabemos que o conhecemos : se guardarmos seus mandamentos. Aquele que diz : Eu o conheço e não guarda seus mandamentos, é mentiroso e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou ( 1 Jo 2.3-6)
         Nossa vida deve refletir a palavra de Deus. Muitos dizem que o conhecem, mas Deus sabe quem de fato lhe pertencem : Aqueles que vivem uma vida que o agrada, isto é, na sua Luz.
         Devemos, portanto, a cada dia buscarmos conhecer ainda mais ao Senhor. Devemos crescer na graça e no conhecimento de Cristo para permanecermos firmes Nele. Temos que ler, exortar e ensinar a todo o tempo sua rica palavra. Precisamos meditar a todo instante nas coisas de Deus para sermos irrepreensíveis diante dele. Devemos ter todo o cuidado com a sã doutrina, pois isto nos acarretará em grande salvação.
         Amados, Deus nos deu um Mestre mui Excelente : Cristo Jesus. Podemos aprender dele que é manso e humilde de coração. E foi ele quem ordenou : Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam ( Jo 5.39)
         Gastemos mais tempo com o Livro Sagrado que nosso Deus nos deu e conheçamos ao Senhor, não apenas teoricamente, mas verdadeiramente. Que nossa vida seja transformada por sua glória e por seus mandamentos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário