sábado, 24 de agosto de 2013

Tem Compaixão de Mim : O Clamor dos pecadores




                Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. (Lucas 18:38)


Por Frankcimarks Oliveira

         Que bela oração essa feita por este pobre cego! Ela revela muito mais do que o homem natural pode perceber. Sim, amados, ela está cheia de graça e verdade que somente o Filho de Deus pode nos dar.

         Pretendo com esta mensagem :
1-    Incentivar a cada um de vocês a uma vida de oração persistente;
2-    Ensiná-los como se deve orar a Deus;
3-    Revelar a natureza divina e demonstrar o quanto ela nos encoraja a buscar a face do Pai Celestial.

Primeiro, entendamos a natureza humana e sua condição diante de Deus. Ora, depois de compreendermos quem realmente somos, nossas orações nunca mais serão as mesmas. Qual a maneira que você se reporta a Deus? Como se dirige a sala do Trono onde o Todo Poderoso está? De que maneira se apresenta ante a face Daquele que Criou os céus e a terra?
Entender quem Deus é e enxergar quem nós somos é essencial para nossa vida de oração. Aqui está o mais claro exemplo de uma oração que sobe aos céus: Bartimeu rogando misericórdia a Cristo.

Nosso clamor deve ser um rogo por clemência divina. Nossa miséria é grande demais para exigirmos qualquer coisa que seja ao Santo de Israel. Tenho visto a muitos que vão até Deus e cobram a ele seus direitos, como se o próprio autor da Vida lhes estivesse devendo alguma coisa. Não! Deus é infinitamente livre. Não podemos ir a sua presença com olhos altivos, cobrando benefícios, porque tudo o que Deus nos dá é por Graça. Se Ele nos der aquilo que exigimos, já não é por graça que recebemos, mas por méritos. Porém isso é totalmente anti bíblico.

Apresente-se a Deus como o salmista : Dizia eu: Senhor, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti.( Sl 41.4) . E outra vez ele diz :  Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias ( Sl 51.1). Esta verdade não pode fugir de nossas mentes: somos pecadores e não merecemos nada das mãos de Deus, a não ser seu castigo sobre nós. Todavia, Deus é Compassivo, longânimo, tardio em irar-se, por isso podemos clamar a ele, pedindo Graça e compaixão.

Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia. ( Sl 86.3)

         Não pare de clamar ao Senhor; Tenha uma vida de oração intensa; Seja perseverante nas súplicas; Peça Graça a Cristo todos os dias. Assim como Bartimeu, clame e clame mais alto, até Cristo te conceder o que deseja o teu coração. Afinal, foi o próprio Jesus quem disse : Tudo o que pedirdes em meu nome eu o farei. Então por quê oramos tão pouco? Talvez porque nos falte fé!

         Mais uma vez digo, como pecadores que somos, não temos o direito de exigirmos nada ao Senhor. A oração dos pecadores é :

Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.
As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos.
Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados. ( Sl 25.16-18)

         Deus não desprezará a um coração quebrantado e contrito. Mas ao coração impenitente ele rejeitará. Amados, sejamos humildes diante do Senhor nosso Deus; Sejamos sinceros e verdadeiros diante Dele, e com certeza Cristo nos responderá.

Segundo, a natureza divina nos levará a uma vida mais intensa de Oração. Já falei sobre isso acima, mas que fique bem reforçado  em nossas mentes esta verdade. Ora, Deus é Compassivo e misericordioso. O que poderia nos motivar mais a estarmos sempre em sua presença clamando de dia e de noite, já que sabemos que ele nos ouve e nos responde? Sim, queridos, o Senhor tem grande compaixão dos filhos dos homens!

O Caso do profeta Jonas é ótimo para demonstrar isso. Este homem de Deus não queria pregar a grande cidade de Nínive, pois Deus a queria salvar. Jonas sabia que se Nínive se arrependesse, Deus a pouparia. Quando viu o Senhor salvar toda aquela gente ímpia, Jonas pediu a morte debaixo de uma aboboreira que o Senhor havia lhe dado para descansar, mas logo em seguida a matou para ensinar ao profeta uma lição de vida. 

E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?( Jn 4.10-11)

         Deus é cheio de compaixão, enquanto o ser humano não possui um pingo de misericórdia. O Senhor é como uma Pai que se compadece de seus filhos, que os cura e os perdoa. Ele sente entranháveis afetos pelos pecadores e o seu maior desejo é salvar os perdidos. Ora, Cristo Jesus é a prova que Deus Pai é misericordioso. Naquela Cruz  Deus provou seu amor por nós.
         Para concluirmos, entenda o que é esta compaixão:
1-    Deus não deve sua compaixão a ninguém. Ele a concede a quem ele quiser:

Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.         (Ex 33.19)

2-    O Que Deus faz em benefício dos homens é devido a seu eterno amor e nunca por causa dos méritos humanos:

Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. ( Mt 18.27)

         Todos os pecadores  encontram-se em dívida para com o Deus Santo. Por isso Deus não está obrigado a fazer nada. Aqueles que crêem em Cristo e no sangue derramado no Calvário,  recebem a Graça e são salvos. Seu débito é automaticamente retirado. Não somente isto, mas os créditos do Justo Salvador recaem sobre ele. De modo que agora este pode orar a Deus e receber de suas mãos a resposta que precisa. Portanto, aprenda a orar imediatamente e vá até Deus não em seu próprio nome, mas no nome do Unigênito do Céu, que é o objeto de todo o amor do Pai. Somente no nome de Jesus somos aceitos por Deus.

         Sabendo de tudo isso agora, como pode alguém ser orgulhoso diante de Deus? Quando entendemos nossa condição diante do Senhor, a única coisa que conseguimos pedir a ele é compaixão. “ Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim “. Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário