segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O Motivo da Canção : Por quê Louvar a Deus ?





Vinde, Cantemos ao Senhor; jubilemos a Rocha de nossa Salvação, apresentemo-nos ante sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos. Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Seu é o mar, ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca. Ó , vinde , adoremos e prostremo-nos, ajoelhemos diante do Senhor que nos Criou. Porque Ele é o nosso Deus, e nós povo do seu Pasto e ovelhas de sua mão.( Sl 95.1-7)

Por Frankcimarks Oliveira


         Bom é louvar ao Senhor e cantar louvores ao Altíssimo! Através dos altos louvores podemos anunciar a  grandeza do nosso Deus. Dizer ao mundo que Ele é bom e que sua fidelidade não tem fim; Sim, amados, o louvor de um cristão é mais que uma canção, é na verdade, um arauto que clama em alta voz que só o Senhor deve ser adorado.
         Fomos criados para este fim : Louvar Áquele que nos Fez povo seu e ovelhas de seu pasto. Quão maravilhoso é poder tocar música para nosso Criador. Ele aprecia os salmos de seus santos; Ele se delicia em ouvir seus servos cheios de gratidão proclamarem : Cantarei ao Senhor porquanto me tem feito muito bem. ( Sl 13.6). Portanto, podemos afirmar que o louvor é o fruto de um coração grato a Deus. O louvor procede de uma alma agradecida ao Senhor por todos os seus benefícios. A adoração é o reflexo da alegria de se ter Deus como Salvador, por isso se diz : Está alguém contente, cante louvores! E outra vez lemos : Todavia me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação ( Hb 3.18)


I- Por quê Cantar Louvores a Deus  ?


1- Porque Ele é Bom 


         Ninguém bendiria ao Senhor se ele não fosse bom. Quem poderia abrir sua boca para exaltar um deus perverso ? Todavia, temos visto e provado do amor do nosso Senhor. Podemos encher nossos pulmões e entoar as mais belas canções de adoração por tudo quanto ele tem nos feito. Davi cantou : " Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e darei louvores até com minha glória. Despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. Louvar-te-ei entre os povos, Senhor, e a ti cantarei louvores entre as nações. Porque a tua benignidade se estende até os céus, e a tua verdade chega até as mais altas nuvens"( Sl 108.1-4)
         Deus é nosso bem feitor Maior. Dele procede toda nossa vida. Sem Sua Graça estamos perdidos! Por isso cantemos  á força do Senhor, Ele tem sido nosso refúgio e proteção nos dias de angústia. Façamos como o homem de Deus que disse : " Cantarei a misericórdia e o juizo, a ti Senhor, cantarei ( Sl 101.1). Oh, queridos, jamais vos apresenteis a Deus de mãos vazias, antes entrai por suas portas com gratidão, e em seus átrios com louvor, louvai-o e bendizei-o, porque o Senhor é bom e eterna a sua misericórdia, e a sua verdade dura de geração em geração. Que haja sempre em nossa boca um cãntico de louvor ao nosso Deus!
         Porventura, não era um estatuto para Israel celebrar as benignidades do Senhor ?  Sim, festejar com trombetas e harpas as solenidades que o Senhor havia instituído era lei. Portanto, tomemos como exemplo e façamos nós o mesmo. Por que Louvar a Deus ?
2- Porque Deus é fiel


         As benignidades do Senhor cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração ( Sl 89.1)


         O Deus de Aliança eterna é digno de nosso louvor por sua fidelidade. Ele fez com Davi um concerto e de sua linhagem providenciou um Salvador : Jesus Cristo, filho de Davi.  Por isso cantaremos para sempre a sua Graça . Viveremos em perpétua alegria junto da Rocha de nossa Salvação e sua obra redentora  no Calvário será sempre música em nossos lábios. De eternidade a eternidade cantaremos sobre esta tão grande salvação. Como disse o Salmista : " Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor toda a terra. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome, anunciai sua salvação dia em dia "( Sl 96.1-2)
         Cristo nos redimiu de nossos pecados. Ele nos livrou da mão daquele que nos odiava. O Senhor destruiu todos os nossos inimigos e nos revelou sua Palavra, nós cremos e hoje cantamos seus louvores. Não foi isso que disse o profeta :  Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor, pois livrou a alma do necessitado da mão dos malfeitores ( Jr 20.13)?
 Por que louvar a Deus?
3- Porque Deus é Grande


         Cantai ao Senhor, porque fez coisas grandiosas, saiba-se isto em toda terra. Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de Ti ( Is 2.5-6)


         Nosso Deus é louvado porque seu braço nos revelou seu grande poder. Sempre que alguém faz algo grandioso, recebe por isso muitos aplausos e elogios. Nós o Louvamos porque temos visto sua Grandeza. Sua Palavra nos revela as maravilhas de sua mão. Foi o Senhor quem libertou o seu povo da servidão do Egito com prodígios e sinais assombrosos. Moisés louvou assim : Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente trinfou, lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O Senhor é a minha força , e o meu cântico, ele me foi por salvação; este é o meu Deus ( Ex 15.1-2)
         A libertação dos Hebreus do jugo egípcio é para os judeus o que a Crucificação de Cristo é para nós cristãos. O Senhor é a nossa páscoa! Devemos continuamente ordenar sempre acerca deste fato : "  Cantai ao Senhor um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação ( Sl 98.1)
         Somente o Senhor é digno de louvor, pois foi ele quem comprou para Deus homens e mulheres de todas as tribos, raças , línguas e nações. Com seu sangue precioso, ele nos conquistou a Salvação. Por causa disso nossos lábios sempre pronunciam novas canções. A bíblia diz que Salomão compôs mais de mil e cinco salmos de louvor a Deus . Todavia , creio eu que, agora depois de salvos por Cristo, nós compomos muito mais que isso.
         O Senhor está no nosso meio. Ele habita entre os louvores de seu povo. Certa vez Davi quisera trazer a arca da Aliança para Jerusalém para celebrar a Deus. Os cantores iam a frente e os tocadores atrás, cantando com todas as forças ao Rochedo de Israel. Portanto, do mesmo modo, sabemos que Cristo está conosco até a consumação dos tempos, então demos-lhe louvor!
Por que louvar a Deus ?
4- Porque Deus é o nosso Criador


Cantarei ao Senhor enquanto eu viver, cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu tiver existência ( Sl 104.33)


         Se Deus não nos tivesse criado, então jamais conheceríamos a vida e sua beleza. O Simples fato de existirmos deveria nos impelir ao louvor. Ao observarmos a criação e contemplarmos a magestade divina, deveríamos naturalmente bendizer o Deus que tão magistralmente fez todas as coisas. Quão espetacular é a natureza! Quão inteligentes são as leis do universo! Como Deus fez tudo perfeito e organizado! Ele deixou sua marca em sua obra. Sim, o Criador assinou sua glória em tudo o que fez.
         Quando entendemos que nos tornamos completos na adoração, então até mesmo nos momentos mais difíceis de nossas vidas, daremos louvor ao Senhor . Foi isso que fizeram Paulo e Silas na prisão; Eles oravam e cantavam ao Senhor. Era como que se o remédio para suas dores fosse o louvor a Deus. Podemos encontrar grande alívio para nossos fardos quando rendemos louvor ao Deus que nos criou.
         O Salmista disse : Ó , vinde , adoremos e prostremo-nos, ajoelhemos diante do Senhor que nos Criou." Ele é Deus e merece ser adorado. Se alguém me perguntasse : Por que você se alimenta todos os dias ? Então eu lhe responderia : Porque a existência só é possivel dessa maneira. Fomos feitos de modo tal que precisamos nos alimentar diariamente ou não seremos plenos. Deus ao nos criar soprou em nós o seu fôlego de vida, por isso somos seres naturais , que viemos do barro da terra, mas também somos seres espirituais, que procedem de Deus. Logo necessitamos das coisas sagradas para vivermos plenamente. O louvor é um exercício espiritual que cabe aos filhos de Deus. Mais uma vez digo : Louvemos ao Senhor! Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário