domingo, 18 de agosto de 2013

O Prazer dos Salvos




Deleita-te também no Senhor ( Sl 37.4 a)


Por Frankcimarks Oliveira


         Antes de qualquer outra coisa, devemos entender que a vida cristã não é apenas o cumprimento de regras e normas morais. Claro que o cristianismo prega a santidade e os salvos se regozijam nisto. Todavia, que fique muito claro que ser cristão não é viver uma vida infeliz em comparação àqueles que expressamente vivem sem religião. Para muitas pessoas ser cristão significa viver sempre triste; estar sempre sem prazer neste mundo. Mas não é isso que a Bíblia declara sobre os filhos de Deus. Ora, se o Senhor não nos proporcionasse algum tipo de prazer agora, como poderíamos confiar que no céu estaremos plenamente satisfeitos Nele?
         Escrevo este texto para que não somente os santos do Senhor tenham mais firmimente em suas mentes o Gozo espiritual que as escrituras prometem, mas para que os duvidosos também conheçam o tipo de prazer que os Salvos usufruem da comunhão com Cristo Jesus.

I - O Deleite das Escrituras


         Os justos tem seu prazer na lei do Senhor e nela meditam dia e noite ( Sl 1.2). Isto só é possível mediante a regeneração, pois um filho da carne jamais sentirá prazer nas coisas santas de Deus. O Salmo 119 é o maior cântico da Bíblia, e nele podemos perceber o quanto os filhos do Altíssimo sentem grande prazer em seus estatutos. A Palavra santa de Deus é a fonte de delícias para os Salvos, pois somente estes podem declarar :
         Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros. E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado. A tua lei é a minha delícia. Se a tua lei não fosse minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição.Os teus testemunhos tenho tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração. Aflição e angústia se apoderem de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer. Tenho desejado a tua salvação, ó Senhor, a tua lei é todo o meu prazer.    ( Sl 119.16,24,47,77,92,111,143,174)
         Meditar nas letras sagradas era para estes poetas como o recreio infantil. Podemos dizer que era a diversão de suas almas. Por isso eles tanto se ocupavam em ler constantemente a Palavra de Deus. Infelizmente, para algumas pessoas esse é um exercício chato e enfadonho, mas não para estes  verdadeiros adoradores.
         Meditar no sagrado livro era por assim dizer o mesmo que degustar uma comida deliciosa. Era o alívio para suas almas nos dias de angústia. Seus corações estavam tão apegados as santas escrituras que a alegria que sentiam vinha delas. Mas agora eu pergunto : Isto é verdade em sua vida ? A Palavra de Deus proporciona a ti perfeita satisfação ?
         Certa feita o Mestre Jesus estava ensinando os testemunhos divinos e a bíblia registra : " E a multidão o ouvia com grande prazer       ( Mc 12.37). Sua pregação era tão sublime que as massas esqueciam-se de comer. Passavam horas e horas de jejum, apenas para ouvir o Bom Nazareno anunciar o reino dos Céus.


II- O Deleite da Presença Divina


         Como já disse anteriormente, muitas pessoas ao estarem diante do Senhor, sentiam-se tão "contagiadas" por sua presença, que esqueciam-se até mesmo de seus afazeres diários. Elas simplesmente queriam estar diante do amado Carpinteiro. É claro que havia aquelas que queriam apenas ser curadas ou comer o pão que ele multiplicava. Todavia, não nos esqueçamos de alguns exemplos que nos mostram o quão prazeroso é estar diante de Deus.
         No livro de Jó está escrito : Então o Todo Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata acumulada. Porque então te deleitarás no Todo Poderoso, e levantarás o teu rosto para Deus. Orarás a Deus e ele te ouvirá, e pagarás os teus votos ( Jó 22.25-28)
         Os antigos já professavam que na verdade há grande alegria na Presença do Eterno. Maria, irmã de Lázaro sabia bem disso. Ela deixava tudo para estar ao pés de Cristo, aprendendo sua Palavra. Para ela a boa porção do dia era estar com seu Senhor. Oh, queridos, como é prazeroso estar em comunhão com nosso Deus. Infelizmente muitos tem deixado este gozo de lado e acabam se "afogando" nos trabalhos diários. Temos te cumprir nossas tarefas cotidianas, porém que isso não nos impeça de estarmos diante daquele que nos ama. Um dia possui vinte e quatro horas, então que algumas destas sejam para a adoração.
         Quando Deus é nosso prazer tudo é acrescentado em nossas vidas. Ele realiza o desejo justo de nossos corações, porque sabe que é Ele mesmo nossa maior alegria.
         Quando Cristo apareceu ressurreto para seus discípulos, vemos a alegria destes por verem ao Senhor. ( Jo 20.20- Mt 28.8) . Existe maior prazer que este ?  Apenas o cristão pode ter este tipo de prazer! Sim, pois está escrito : " Na tua presença há fartura de alegrias, à tua mão direita há delícias perpetuamente" ( Sl 16.11). Existe um prazer santo que somente a presença do Senhor pode oferecer e proporcionar. Quando estamos com Cristo comemos das gorduras e bebemos de suas delícias como correntes de um rio.
         O Salmista bradou : Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos, e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração                ( Sl 32.11). Mais uma vez digo, apenas aqueles que receberam de Deus um novo coração, podem sentir este tipo de prazer.


III- O Deleite da Salvação


Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador que é Cristo, o Senhor ( Lc 2.10-11)
         Não há maior motivo de alegria e prazer do que ser salvo na pessoa de Jesus. Ter um Salvador é a razão maior de celebrarmos ao Senhor com glórias e honras. Muitos não entendem porque os crentes falam tanto de Deus e de sua salvação. Eu vos digo a razão : a experiência pessoal com Cristo gerou tanta felicidade no coração do pecador, que a única coisa que este faz para 'retribuir" ao amor divino é declarar a todos sua obra redentora. Foi assim com os apóstolos :
E voltando os setenta com alegria, dizendo : Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes : Eu via satanás como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisardes serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. ( Lc 10.17-20)
         Aqui os discípulos sentiram prazer espiritual em poder servir ao Senhor e exercer autoridade sobre o mal. Todavia, Cristo os exorta dizendo que a primeira fonte de  alegria deve ser a Salvação. Logo em seguida, o próprio Cristo se alegrou no Espírito Santo por ver as obras do Pai em seus discípulos.
         Na verdade, o prazer dos filhos de Deus é totalmente diferente do prazer mundano. Nossa alegria está em Deus, em  conhecê-lo e servi-lo . O Mundo não pode sentir este santo prazer e nem pode dar aos filhos do céu o prazer que estes sentem em Cristo e na vida eterna ( 1 Jo 1.4) Cristo e seu reino nos proporciona tanta alegria que se preciso fosse venderíamos tudo quanto temos para tê-lo. Ele é como um tesouro escondido, precioso demais para negligenciarmos. Sim, nosso Senhor é como uma pérola de grande valor. Estar envolvido com seu reino é prazer garantido para aqueles que encontraram o Salvador.


IV- O Deleite da Comunhão


E , perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração ( At 2.46)
         Os filhos de Deus sentem grande prazer em estar reunidos . Ó quão bom e suave é a união dos irmãos amados. O amor que Deus derrama sobre seus filhos é verdadeiro e é para ser repartido no seio da Igreja.
         Vemos Paulo e os demais apóstolos sentirem alegria ao verem  o bem estar dos crentes. Quando estes estavam andando na verdade, eles se alegravam ( 3 Jo 4). Sentiam saudades profundas da comunhão dos santos. Oravam a Deus para que o mais rápido possível pudessem adorar juntamente com eles. " Alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhor " ( Sl 122.1). O Prazer do cristão é estar com o povo de Deus para o adorar e bendizer seu nome. Amigo, estes  exemplos tem sido todo o teu prazer ? Em Cristo , eu espero que sim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário