segunda-feira, 29 de julho de 2013

A Bondade do Senhor





Proferirão abundantemente a memória da tua grande bondade, e cantarão a tua justiça ( Sl 145.7)


Por Frankcimarks oliveira


         Os filhos de Deus podem encher seus pulmões e com todas suas forças cantar louvores Àquele que os criou, pois Ele é bom e digno de toda a adoração. O Cristão pode louvar entusiasmadamente porque tem visto as grandes obras de seu Deus. Todas as obras do Glorioso Criador o bendirão, inclusive seus santos, que transformados foram por seu poder. Sim, estes que outrora estavam abatidos e separados de sua Glória, mas o Senhor em sua infinita misericórdia os trouxe para sí. Como Cristo está perto daqueles que o invocam ! Ele salva a todos que o buscam em verdade, os guarda e os livra de todo o mal.
         Como não louvaremos àquele que a si mesmo se deu em favor dos pecadores? Ele , que morreu a mais terrível das mortes , mesmo sendo inocente, é quem deve ser bendito eternamente.
         Não temos uma dúvida sequer de que o Senhor é bom e que  Ele faz o bem. Sua Palavra não pode voltar vazia, muito menos sua bondade se esgotar. Foi isso que disse o salmista :" Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia, e a sua verdade dura de geração em geração "(Sl 100.5). Confiemos , pois, na Palavra que diz :O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele ( Na 1.7). Importa para nós apenas nos agarramos em sua fidelidade, mesmo quando atravessamos os dias mais sombrios e as noites mais tenebrosas. O profeta disse : Ele serve de fortaleza no dia da angústia para aqueles que nele confiam, então por que desconfiaremos , se sabemos que é impossível que Deus minta?
         Amados, se Deus nos deu seu próprio filho como resgate de nossas almas, provando as profundezas de sua bondade, então ele não nos recusará bem algum. Ora, provai e vede que o Senhor é bom. E será que já não o temos experimentado ? Com certeza o temos! Temos percebido que o caráter do Senhor é sem sombra de mudanças, por isso nos lançamos a seus pés com toda confiança. Se Ele não fosse o Deus bom e Reto que sua palavra nos apresenta, então ninguém poderia nos acusar caso deixássemos os seus caminhos. Mas o salmista mesmo disse :  Bom e reto é o Senhor, por isso ensinará o caminho aos pecadores ( Sl 25.8) . Cristo , também chamado de Rabone, isto é, Mestre, tem não só feito grandes coisas por nossas almas ao nos ensinar seu evangelho, mas ele mesmo tem sido o nosso maior benefício.
         Quem é como o Senhor nosso Deus ?  Ele é benigno até com os ingratos e maus ( Lc 6.35). Este mundo maligno só não está pior, porque há um Deus bondoso controlando todas as coisas. Sim, um Deus paciente e amoroso que se quisesse, teria todo o direito de nos lançar no abismo. Entretanto, sua infinita misericórdia é a causa de não sermos consumidos.
         "Deus é bom", disse o Senhor Jesus. ( Mc 10.18) O Filho de Deus pode mais do que ninguém declarar esta sentença. Antes mesmo do mundo existir, Cristo já usufruía da comunhão com seu Pai na eternidade. Ele estava no seio do Pai, em eterna intimidade, recebendo para si todo o amor escondido no Altíssimo. Cristo bebia diretamente da fonte da bondade. Os rios do amor celestial envolviam o amado Unigênito. Por ventura não pediu ele na agonia do Getsêmani que o Pai passasse dele aquele cálice tão amargo ?  O que nosso Senhor temia era perder a eterna comunhão que desde sempre teve com seu Pai. Se havia alguma coisa que Cristo não conhecia , esta coisa era estar longe de seu Pai. Quão terrível foi para Jesus ficar três longas horas sem a Luz de seu Pai. O Sol escureceu, a terra tremeu e Cristo bradou : Deus meu, por que me desamparaste ?
         Deus é bom, por isso não conseguiremos viver sem ele. Sua bondade é como um oceano que enche toda a terra ( Sl 33.5). Ele, somente Ele tem em suas mãos o perdão dos pecados, e se não fosse bom, ele nos recusaria tal graça. Mas como disse o Salmista : O Senhor é pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos que o invocam ( Sl 86.5)
         Se Deus não fosse bom, que Esperança teríamos nós ? Nenhuma! Porém, ouça o que  nos diz Davi : Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes ( Sl 27.13) Oh, amados, somente aqueles que já foram socorridos pelo Senhor, podem dizer : Espera nele e anima-te, pois ele  fortalecerá teu coração ( v.14) Temos esta esperança porque sabemos em quem temos Crido, e do mesmo modo, dizemos a todos que nos ouvem : Deus é bom, confia Nele somente! "Pois sua bondade serve para nos consolar" ( Sl 119.76)
         Nosso coração enche-se não só de esperança, mas de gratidão. Sim, quando reconhecemos os cuidados do Senhor para conosco, começamos a entoar louvares e damos ações de graças ao seu nome ; Como está escrito : Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas maravilhas para com os filhos dos homens, pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta ( Sl 107.8-9)
         O povo no deserto viu a bondade e o favor do Senhor, e  temeu grandemente. Que a bondade de Deus leve-nos também a este mesmo temor. Consideremos a  sua bondade e sua severidade. Porque Deus não deve sua bondade a ninguém! Aliás, Deus a ninguém é devedor. Ele é livre de obrigações. Portanto, ao orarmos, façamos como o escritor sagrado, que disse : " Lembra-te de mim, Senhor , segundo a tua boa vontade para com o teu povo, visita-me com tua salvação." ( Sl 106.4) Ter boa vontade nunca quis dizer estar obrigado a fazer algo, pelo contrário, fala-nos muito mais sobre o livre querer de fazer ou não alguma coisa.
         Oh, como é grande a bondade do Senhor! É como a sombra num dia ensolarado. É como uma grande herança alcançada, visto que é preciosa aos nossos olhos. Sua bondade é a Rocha que firma nossos pés, quando estes vacilam. É a causa de nossa alegria, como disse o profeta :" As benignidades do Senhor mencionarei, e os muitos louvores do Senhor, conforme tudo o que nos concedeu, e grande bondade para com a casa de Israel, que usou com eles segundo suas misericórdias, e segundo as multidões de sua benignidade ".( Is 63.7). É esta bondade que nos leva até Deus como um ímã, que nos atrai com amor eterno e nos arrasta como que por cordas eternas. Esta bondade mata a fome dos aflitos, e sacia a sede dos turbados.
         E por fim, esta bondade é o espelho que reflete a grandiosa graça do Senhor. Quando olho para mim mesmo, percebo o quanto ela é imensurável. Nem mesmo os céus dos céus podem contê-la! O apóstolo Paulo disse : Porque também nós éramos noutro tempo insensatos e desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e invejas, odiosos, odiando uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso salvador , para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós , por Jesus Cristo, nosso Salvador.( Tt 3.3-6)
         Em Cristo, Deus derramou seu oceano de bondade sobre nós, nos lavou, nos regenerou por seu Espírito divino. Mesmo quando merecíamos seu juízo, por causa de nossas más obras, Deus enviou seu Filho para nos salvar. Isto sim é ser bondoso! Como Deus é bom! Verdadeiramente ele deu prova disso. Aquela cruz ensanguentada é o símbolo de sua benignidade. Por isso, caso ainda não tenhas experimentado todas estas verdades em tua vida, amigo, eu te convido : Prove e veja você mesmo que o Senhor é bom. Prove, agora mesmo. Descubra com teu paladar o sabor da bondade divina. Coma deste pão de vida, e viva. Beba desta água viva, e receba vida, amigo. Prove e veja que o Senhor é bom! Amém.

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe. DEUS te salvou para salvar também os outros. Abençoados são os que me abençoam, e malditos os que me amaldiçoam: porque semeaste, ceifarás com certeza. amém.

    ResponderExcluir