sábado, 20 de julho de 2013

Resposta De Oração




 E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu os ouvirei dos céus , e perdoarei os seus pecados , e sararei a sua terra 
( 2 Cr 7.14)

Por Frankcimarks Oliveira

         Diversas vezes encontramos na Bíblia homens e mulheres piedosas rogando a Deus em orações que responda suas preces.
         Nós podemos ir até ao Senhor em oração crendo que ele nos ouvirá. Podemos crer porque sua palavra garante a seu povo que se este clamar sinceramente, receberá resposta. O profeta Jeremias, inspirado ,disse : Clame a mim e eu te responderei, e te anunciarei coisas grandes e firmes que tu não sabes ( Jr  33.3). Poderia Deus mentir ?  Prometeria Ele e não cumpriria ?  Claro que não!

         O Salmista também declarou : Os Justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias ( Sl 34.7) O Senhor não só ouve o que seus servos lhes dizem, mas ele também responde. 

         " E os livra de todas as suas angústias"; Haveria promessa mais rica que esta ?  Perto está o Senhor dos que tem coração quebrantado! Ele não rejeita a nenhum pequenino que vai até ele em rogos e súplicas. Portanto, acheguemo-nos com mais confiança ao trono da Graça, crendo que fiel é o que prometeu. Façamos assim como Davi que orou : Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo ( Sl 28.2)
         O Mesmo Davi também disse : O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração ( Sl 6.9). Sua cama estava inundada de lágrimas. Todas as noites este homem de Deus rogava por perdão, e alcançou. Davi humilhou sua alma diante do Eterno e obteve misericórdia do Bondoso Senhor dos céus. Deus não rejeita a um coração quebrantado!

         Outro Rei clamou do mesmo modo, arrependido por seus delitos e recebeu vida de seu Criador. Ezequias orou a Deus com lágrimas nos olhos e ouviu a poderosa resposta do Senhor : Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo : Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai : Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas, eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás a casa do Senhor e acrescentarei aos teus dias quinze anos...( 2 Rs 20.5,6)
         Deus mandou o profeta Isaías retornar ao Palácio e dizer ao Rei que sua prece havia chegado ao céu, seu arrependimento fora aceito e ele não mais morreria. Que tremendo tudo isso! Nosso Deus é o Deus que responde nosso clamor. Por mais que ele seja Alto e Sublime, contudo, ainda assim, se inclina para ouvir nossas preces.

         Quem mais poderia compreender a linguagem das lágrimas além do Deus de Davi ?  O choro moveu as entranhas do Senhor, porque é isso que Ele busca, uma mudança de mente, uma mudança de inclinação, e um retorno à sua presença.
         Do mesmo modo, Deus ouviu o choro do pequeno Ismael no deserto:  E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar e desde os céus e disse-lhe : Que tens Agar ?   Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está . (Gn 21.17). 

         Felizes são os que choram, porque eles serão consolados! Aqui temos uma mãe aflita, temendo ver a morte de seu  pequenino. Este por sua vez, chorava em alta voz, morrendo de sede. Deus, em sua infinita misericórdia, não desamparou aquelas pobres criaturas. 

         O Senhor se compadece dos necessitados e os ouve no dia da angústia. Ismael era apenas um bebê indefeso que nada podia fazer por si mesmo. Entretanto, até mesmo destes o Senhor cuida. Quem não for como uma criança jamais verá a mão Deus agindo em seu favor. O Reino de Deus é para aqueles que confiam estritamente no Todo Poderoso. Sim, aqueles que nada podem fazer por suas almas; Que dependem exclusivamente do Onipotente . Agar , ainda que compadecida, era incapaz de salvar seu amado primogênito. Deus deu água da vida para aquela criança; Ela bebeu e teve vida.

         Quão maravilhoso é saber que nosso Deus dá deliberadamente dessas águas para todo aquele que crê. Ele continua nos convidando : “Quem tem sede , venha a mim e beba”. Se estás sedento, amigo, por que não buscas beber desta tão preciosa água ? Só Cristo pode saciar tua sede de vida. Ele é a fonte de águas vivas que jorram para a eternidade. E o melhor de tudo, é que elas são de graça!
         O céu se move por àqueles que derramam suas preces nos pés do Salvador. Os anjos de Deus em obediência às suas divinas ordens, voam ao encontro dos servos do Altíssimo. Temos a nosso favor os espíritos ministradores, que nos auxiliam e nos ajudam em nossa caminhada com Deus. Um bom exemplo disso é o sacerdote Zacarias, marido de Isabel, prima de Maria, mãe de nosso Senhor Jesus Cristo.

         Esta mulher era estéril , assim como Sara , Rebeca, Raquel, Ana e tantas outras mulheres do livro sagrado. Ha muitos anos Zacarias orava ao seu Deus, pedindo uma descendência e sucessão sacerdotal, e foi ouvido. Um mensageiro celestial lhe disse : Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará a luz um filho, e lhe porás o nome de João ( Lc 1.13)
         Como é bom ouvir uma resposta positiva dos lábios do Eterno Senhor. Ainda que ele esteja no céu dos céus, escondido no Santíssimo Lugar, contudo, seus ouvidos estão atentos ás súplicas de seus filhos. Zacarias ouviu do Anjo : Tua oração foi ouvida. Óh, amados, imagem Deus dizendo esta mesma sentença para ti: Tua oração foi ouvida, não temas !

         “Tua oração foi ouvida” deve ser a mais doce frase que um cristão pode ouvir. Quanto mais aqueles que estão necessitados e aflitos. Ora, Deus sempre ouve nossas orações, e sua resposta também é certa. Fiquemos sabendo que a Resposta de Deus é : 1- Sim, 2- Não, 3- ainda não.. Temos de ouvir e aceitar a vontade de Deus para nossas vidas.

         Poderíamos falar de tantas outras pessoas que ouviram esta mesma sentença do Senhor, como Manoá, pai de Sansão, Salomão, rei de Israel, bem como o clamor dos Hebreus, quando escravos no Egito : E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores ( Ex 3.7)
         Que todos estes exemplos sirvam para te conduzir á presença de Deus em oração, crendo que assim como ele fez no passado, ele continua fazendo hoje. Lembre-se, o ouvido do Senhor não está agravado para que não possa ouvir. Clame ao Senhor Deus com fé e poderás ouvir : Tua oração foi ouvida!

         Descanse no Senhor, porque na verdade os planos vem do coração, mas a resposta dos lábios de Deus. Se a resposta de Deus for positiva, então louvado seja seu nome. Porém, se sua resposta for negativa, como foi certa vez para Paulo e Jeremias, então louvado seja seu nome outra vez.
         Doces são as promessas do Senhor, ele nos diz : e me invocará, e eu lhe responderei, estarei com ele na angústia, dela o retirarei e o glorificarei ( Sl 91.15). E outra vez  temos a prece de Davi : Dá ouvidos, Senhor, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas. No dia da angústia clamo a ti, porque me respondes  Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas( Sl 86.6-8)

         E por fim, guardemos o fato de que Elias orou ao Deus dos céus e obteve resposta e vitória sobre os profetas de Baal :
Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor, e há de ser que o deus que responder com fogo esse será Deus ( 1 Rs 18.24).
         O Senhor nosso Deus foi aclamado nesse dia como o único Deus verdadeiro, porque não só respondeu com fogo, mas consumiu todo o holocausto, bem como toda a água do rego em volta do altar. Só o Senhor é Deus, porque somente ele ouve a oração dos crentes e responde soberanamente! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário