quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sincera Adoração






E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. (Lucas 7:37-38)

Por Frankcimarks Oliveira

         A adoração é sem sombra de dúvidas o objetivo maior da vida cristã. Deus nos fez para prestarmos culto a ele. Somos adoradores por criação e sentimo-nos plenos quando restaurados por Deus e introduzidos em sua família , damos ao Senhor nosso louvor.
         O Salmista  nos convida ao culto cheio de alegria em sua alma, dizendo:” O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou. “(Salmos 95:6). A adoração é destinada àquele que nos criou. Deus e somente ele merece receber culto. Ora, o Senhor não divide sua glória com ninguém, nem com homens, nem imagens de escultura, nem nenhuma outra criatura criada. Infelizmente os Homens honraram mais a criatura do que o criador, dando aos seres criados, como animais, répteis, aves, anjos, demônios o mérito que somente o Criador é digno.
         Deus em sua Santidade ordenou : Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas. (Êxodo 23:24). Deus abomina a idolatria. Ele não tolera que sua adoração seja dada a outrem. Ele proibiu a fabricação de ídolos, porque a quem faremos Deus semelhante? A ordem é esta: Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24). Como o Senhor Jesus foi claro : Adorem em Espírito e em Verdade! Deus é Espírito e não pode ser representado por imagens de fundição ou qualquer outra coisa. A verdadeira adoração flui de um coração cheio do Espírito Santo que mais do que ninguém conhece a Deus e não necessita de objetos ou coisas visíveis para cultuar.
         Vemos no texto de Lucas uma pecadora que invade uma reunião de homens na casa de um Fariseu. Jesus estava a mesa e ensinava sua Palavra. De repente uma mulher entra em cena e torna-se o alvo de todos os olhares e comentários. Ela , em prantos, lava os pés do amado Senhor com suas lágrimas, e os enxuga com seus cabelos. Em seguida ela unge os santos pés de Cristo com um perfume de muito preço : Unguento.
         Simão, o Fariseu, precisava  aprender o que era um culto de verdade. Ele, como conhecedor da Lei e Religioso que era, acreditava saber tudo o que precisava para cultuar a seu Deus. Mas, nosso Mestre sabe como ensinar a Verdade divina, tanto aos Orgulhosos como aos humildes.



I-                  O Ato de Prostrar-se diante do Senhor


E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.(Lucas 7:38)

Perceba que ela entrou debaixo da mesa e se pôs aos pés do Cordeiro. Ela alcançou o lugar mais alto que um pecador pode chegar diante de Deus : os seus pés. Amados, como é maravilhoso estar prostrado diante daquele que Vive.
Adorar e prostrar-se é quase sinônimo. Muitas vezes a Bíblia relaciona este ato com a adoração.Vejamos alguns exemplos :
Jó :  Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.(Jó 1:20)
          Davi : Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao SENHOR vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao SENHOR Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o SENHOR, e o rei.(1 Crônicas 29:20)
         A proposta do diabo a Jesus : E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.(Mateus 4:9-10)
Outro bom exemplo são os discípulos do Senhor, que a cada revelação prostravam-se atônitos diante do Filho de Deus : E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. (Mateus 14:32-33)
Quem não se lembra do bom exemplo de Mardoqueu que negava-se ajoelhar diante de Amam. A razão era clara : Somente Deus é digno de tal ato. Muitos estudiosos dizem que no peito de Amam, isto é, em sua roupa, havia a representação do deus pagão de sua gente. Isto também explicaria a atitude de Mardoqueu.
Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de furor. (Ester 3:5)
         Outro exemplo de fidelidade ao Senhor são os jovens amigos de Daniel em Babilônia. Eles preferiram a morte a dividirem sua adoração:
Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste. (Daniel 3:12)
         Podemos dizer que aquela pecadora entendeu bem quem era Jesus e o que ele merecia no culto.

II-              O ato de Chorar aos pés de Cristo


E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.(Lucas 7:38)
Amados, felizes são aqueles que choram! Esta pecadora chegou diante do trono de Cristo arrependida de seus pecados. A graça de Deus permite que nos acheguemos diante do Santo dos Santos sem que sejamos exterminados pelo fogo divino. Aquela pecadora através de suas lágrimas demonstrou ao Salvador que queria outra chance. Estava cansada da vida de pecados que vivia, queria agora estar aos pés do Santo Jesus.
A  tristeza segundo Deus leva ao arrependimento e foi isso que ela mostrou a seu Criador.” Estou arrependida da vida que levo, desejo ser diferente, ajude-me, meu Senhor, a ser uma nova criatura.” Aquela mulher não disse nada em seu encontro com Cristo, mas creio que suas lágrimas diziam exatamente isso ao Senhor. Ele entende a linguagem das lágrimas e discerne a intenção do coração. E assim como Davi disse : Deus não desprezará um coração contrito “.
Outra pessoa que moveu o gracioso coração de Deus foi o Rei Ezequias quando soube de sua morte prematura. Ele chorou muitíssimo diz as sagradas letras. E Deus deu-lhe mais quinze anos de vida.( 2 Rs 20.3) Do mesmo modo o povo repreendido por Esdras quanto a seus pecados de adultério. Eles choravam muitíssimo:
E enquanto Esdras orava, e fazia confissão, chorando e prostrando-se diante da casa de Deus, ajuntou-se a ele, de Israel, uma grande congregação, de homens, mulheres e crianças; pois o povo chorava com grande choro.(Esdras 10:1)
Que Benção é ver o Espírito Santo mover-se nos corações, convencendo-nos de nossos pecados e levando-nos a um arrependimento verdadeiro diante de nosso Deus. O Senhor nos convida :
Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.(Joel 2:12-13)
Que o riso se converta em choro, um choro de arrependimento pelos pecados:
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.(Tiago 4:8-10)

Deus é grandioso em Perdoar, grande em benignidade e amor. Sua misericórdia são as causas de não sermos consumidos. Ela se estende de geração a geração, duram para sempre, pelos séculos dos séculos, elas jamais tem fim. Aleluia!
Aquela pecadora adorou a Deus demonstrando seu arrependimento sincero. Ela entendeu que só Jesus Cristo poderia dar-lhe paz.

III-           O Ato de Beijar os Pés de Cristo


E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento .(Lucas 7.38)

Amados, depois de prostrar-se diante do Senhor com reverência e temor, após derramar rios de lágrimas no Bendito Jesus em sinal de arrependimento dos pecados dantes cometidos, a pecadora agora beija os pés do Amado noivo Celestial, em demonstração de amor e devoção ao Salvador.
O Beijo neste caso simboliza não apenas a paixão e a devoção daquela mulher arrependida, mas simboliza sua reconciliação com Deus. Lembra-se quando Jacó e Esaú se reconciliam, após longos anos de inimizade?
Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.(Gênesis 33:4)

         Do mesmo modo o Filho Pródigo ao retornar a Casa paterna. Quando o pai avistou que seu filho retornava ao lar, correu-lhe ao encontro e encheu-lhe de beijos.

E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.(Lucas 15:20)

E Como não falar de José no Egito ao reencontrar seus irmãos que também foram seus traidores e inimigos no passado?

E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e depois seus irmãos falaram com ele.(Gênesis 45:15)

A inimizade fora desfeita, agora aquela pecadora passou a ser amiga de Cristo. Ela fora reconciliada com o seu Criador. Deus agora passou a ser seu pai e ela podia sempre estar em sua santa presença. Foi isso que Paulo nos ensinou, que Cristo morreu por nós, quando ainda éramos inimigos de Deus, ele nos reconciliou com seu Deus e Pai, dando-nos paz através de seu sangue.

         Essa mulher fez o que o salmista disse :

Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.(Salmos 2:12)

Beijar pode significar render-se, sujeitar-se, adorar, demonstrar afeto e lealdade. Ainda que Judas tenha também beijado o mestre, mas seu beijo significou traição. Era um símbolo de sua amizade com Cristo, mas ele não foi leal ao Rabi Salvador e o traiu com sua própria intimidade.
Quando Davi e Jônatas selaram seu pacto  de responsabilidade familiar, eles também beijaram-se com santo ósculo. Beijar pode também significar selar um pacto. E podemos dizer sem medo de errar que aquela pecadora ao arrepender-se de seus pecados e ao render-se aos pés do Salvador, estava sim fazendo uma aliança com seu Deus. Cristo a recebeu em sua família e lha concedeu todos os benéficos de suas promessas e de sua Nova Aliança de Salvação.

IV-           O Ato de Ungir os pés do Salvador



E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.(Lucas 7:38)
                                                                                                  

A unção é a representação de quem Jesus é : o Rei Ungido de Deus. A mulher pecadora reverenciou a Cristo como os Reis daquele tempo. Ela deu a honra devida a seu nome.
O Senhor fora ungido também em outras ocasiões, assim como Davi, como Salomão e tantos outros, Cristo fora ungido como testemunho de que ele era e é Rei dos Reis  e Senhor dos senhores.
A unção também tipifica a essência da própria adoração, visto que à narina de Deus sobe como um cheiro suave de um bom perfume derramado. O nome do Senhor é cheiroso como o mais agradável perfume. Cristo é nosso perfume mais doce. É nele que nos deleitamos eternamente!
Suave é o aroma dos teus ungüentos; como o ungüento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam.(Cânticos 1:3)










                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário