segunda-feira, 15 de julho de 2013

Quem pede Recebe





Pedi e dar-se-vos-á...Porque ,aquele que pede recebe; ( Mt 7.7a ,8a)

Por Frankcimarks Oliveira

            É Maravilhoso saber que o Senhor deu-nos esta tão preciosa certeza, de orarmos em seu nome e sermos achados por Deus. Cristo mesmo disse : "Tudo o que pedirdes em meu nome crendo, recebereis " e sem sombra de dúvidas nos regozijamos na promessa.
            Eu entendo que tal garantia deveria proporcionar aos filhos de Deus um amor maior à oração e à vida devocional. Ora, se temos a convicção que um rei nos receberá sempre que quisermos e nos dará aquilo que precisamos, não viveríamos batendo em sua porta? De uma coisa podemos ter certeza, nosso Pai Celestial não se sente importunado com a visita de seus filhos a seus palácios. Creio que seu coração enche-se de alegria quando um filho amado entra na Sala do Trono, rogando com grades rogos a sua divina ajuda.
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai Celestial, dará bens aos que lhe pedirem? ( Mt 7.11)
            Descansemos no amor de nosso Deus, pois se lhe pedirmos um pão, ele não nos dará uma pedra; E se lhe pedirnos um peixe, de forma alguma, ele nos dará uma serpente.
            Se sabemos que Deus garantiu, aos verdadeiros cristãos deste mundo, que ele sempre nos ouve e que tem sempre o melhor pra nós, então por quê não gastamos mais tempo prostrados diante Dele ?  Ou se ficamos, por que muitas vezes temos a sensação de que nossas orações não são respondidas ?  A melhor pergunta a ser feita é : Como devo orar ?  O que falta às minhas preces ?  Vejamos o que a Bíblia nos diz.
Elementos de uma Oração Eficaz:


I- Precisamos de Fé


E tudo o que pedirdes em meu nome ,CRENDO, recebereis.(Mt 21.22)


            Não há dúvida que somente um crente pode fazer uma prece ao Deus dos céus! Ora, alguém que não crê que Deus existe não pode ser visto fazendo orações , muito menos em nome de Cristo Jesus. A fé é um dom de Deus, e somente os crentes podem se achegar mais perto daquele que Vive. Como disse o escritor aos Hebreus : " Ora, sem fé é impossivel agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam ".
            Graças a Deus que a pregação de sua Palavra gerou fé em nossos corações para crermos e sermos salvos por Ele. Munidos de fé, pudemos buscar a Deus sinceramente e dele recebermos o perdão dos pecados.
            A fé é o primeiro elemento essencial para uma oração eficiente. Tiago nos diz :" Peça-a com fé, em nada duvidando, porque o que duvida é semelhante a onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma parte para outra." Quando duvidamos de Deus, duvidamos de sua capacidade em nos atender; duvidamos de seu amor e de sua fidelidade. Como poderemos receber algo de suas mãos assim ? 


II - Precisamos da Justiça de Cristo


E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai  seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome eu o farei. ( Jo 14.13,14)


            Deus atende nossas preces porque vamos até ele não em nosso próprio nome, isto é, requerendo de suas mãos algum reconhecimento próprio, mas vamos até nosso Deus em nome de seu amado Filho. Cristo agradou a Deus em toda sua maneira de Viver. Podemos dizer que Cristo é todo o prazer de Deus. O mesmo Senhor declarou : " Este é meu filho amado em quem me comprazo". E nosso Mestre também em oração disse de seu Pai : " Pai, te dou graças, por me haveres ouvido, eu bem sei que sempre me ouves ". Percebes ?  As orações de Cristo são sempre respondidas. Por isso quando vamos a Deus em seu nome, somos aceitos.
            Ai de nós se não tivéssemos este precioso nome! Ai de nós se a Justiça e os méritos dele não nos fossem dados gratuitamente pela fé em seu nome! Não pense que este nome é alguma formula mágica que ao ser pronunciada produz efeitos. Não, definitivamente não! Este nome é dado somente àqueles que fazem parte da santa Aliança.


III- Precisamos estar Na Aliança com Cristo


Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. ( Jo 15.7)


            Aqui temos a certeza que o nome de Cristo é nossa chave e segurança diante do mundo material e diante das miríades celestes. Jesus é a videira e nós somos os ramos, quem estiver conectado a ele, recebe verdadeira vida e frutifica muitissimo. O Senhor é a nossa Raiz, dele procede nossa seiva para que permaneçamos vivos e firmes. Se temos agora algum benefício espiritual, é porque fomos enxertados na Videira. Lembre-se que foi Deus em sua misericódia e fidelidade às suas antigas promessas que nos enxertou em seu amado Filho Jesus, para que unidos a ele, possamos receber todas as promessas.
            Deus nos entroduziu em sua aliança e nos fez pela fé , seus filhos adotivos. Agora que estamos em Cristo, podemos orar a Deus e ter a certeza que ele nos ouve. Primeiro, porque a oração é uma atividade espiritual e necessita de vida espiritual para se exercitar. Se estivermos nele e se sua palavra estiver em nós, então receberemos vida espiritual, a qual antes não tínhamos quando estávamos no curso natural deste mundo tenebroso. Segundo, se estamos unidos misticamente a Cristo, logo nos tornamos um só com ele. Afinal, ele é o cabeça de todo corpo, isto é, a Igreja.


IV- Precisamos estar submetidos a autoridade de Cristo


E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E , se sabemos que nos ouve, em tudo que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos     ( 1 Jo 5.14,15)


            Esta Verdade já fora dita anteriormente com a sentença " Se estiverdes em mim e minhas palavras em vós". O Senhor foi claro ao dizer "Se". Perceba a condicião que ele estipulou. Os verdadeiros crentes estão ligados a Cristo, primeiramente por sua soberana vontade em querer ligar consigo mesmo à alguns, depois por ordenar que somente aqueles que se sujeitam a sua Palavra são de fato aqueles que o amam.  Muitos podem ousar se apresentar diante de Deus, mas somente aqueles que se enquadram nos padrões de Cristo são reconhecidos no céu.
            Quantos não dizem por aí que são cristãos, mas também  dizem não crer no livro sagrado ?  Para o verdadeiro cristão, cada palavra do Evangelho da salvação é doce e preciosa. Não há nada na Bíblia que não satisfaça o crente em Jesus.
            Reconhecer a autoridade de Cristo é a prova de que o amamos. Viver de acordo com seus preceitos e mandamentos é a manifestação da obra divina em nossas vidas. Conhecer sua Palavra e sujeitar-se a ela fará com que os crentes busquem o reino de Deus e sua justiça, não seus interesses pessoais. Nossa oração deve submeter-se a Vontade do Senhor Jesus, pois ele sabe o que é melhor para cada um de seus amados servos. Na verdade o cristão se alegra e tem grande deleite na vontade de seu Senhor!


V - Precisamos estar Satisfeitos com a Vida Cristã


E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos seus mandamentos, e fazemos o que é agradável a sua vista ( 1 Jo 3.22)


            Verdadeiramente a vida cristã requer grande abnegação. Entretanto, todo cristão sente indizível gozo em praticá-la. Deus é a causa dessa satisfação plena. Deus foi o motivo da alegria dos profetas, dos sacerdotes, dos salmistas, dos levitas, dos apóstolos, dos discípulos. Então Deus deve ser nossa canção. Ele e mais ninguém deve ser a razão de nossa alegria. Ele tem que se tornar nosso cântico.
            O Cristão verdadeiro não tem os mandamentos do Seu Senhor por pesados. Mais pesado é carregar um fardo sozinho, e sabemos que ele está conosco e seu fardo é leve.
            O Salmista disse: Deleita-te no Senhor e Ele realizará o que deseja teu coração ( Sl 37.4) . Esse é o segredo de termos todas as nossas petições respondidas : estarmos satisfeitos em servir ao nosso Deus. Quando vivermos para sua glória, assim como Cristo, então todos os nossos clamores serão atendidos. Jesus orava para que seu pai fosse glorificado nele. Mas eu pergunto : Esta é a razão de nossas orações ? Queremos que o Pai seja glorificado em nossas vidas e queremos que o nome de Jesus seja exaltado entre as nações ?  Se oramos com isso em mente, por que Deus não nos responderia ? 


VI- Precisamos acima de Tudo Amar a Deus


Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda , esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. ( Jo 15.21)


            O primeiro mandamento é este :" Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, força e entendimento." Nossa vida deve ser norteada por esta missão : Em tudo amá-lo e honrá-lo.
            O Senhor prometeu :" Aos que me amam eu me manifestarei"! Ele não pode mentir, ele não pode negar-se a si mesmo. Se ele disse que se manifestaria, então não espere outra coisa dele.
            Lembro-me de Salomão no início de sua caminhada, quando buscou a Deus com todo seu coração e pôde ver sua manifestação:
E Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi seu pai...e foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque aquele era o alto maior, mil holocautos sacrificou naquele altar. E em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão a noite em sonhos e disse: Pede o que queres que eu te dê.( 1 Rs 3.3-5)
            Salomão amava ao Senhor e andava nos estatutos de seu pai Davi. É exatamente aquilo que o Senhor Jesus nos disse : Se alguém me ama, guarde os meus mandamentos. A bíblia diz que Salomão pediu sabedoria e Deus o fez o homem mais sábio e entendido de seus dias. Salomão não pediu riquezas, ele pediu sabedoria. Quem não tem sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá deliberadamente, mas peça-a com fé, não duvidando.
            Ame ao teu Senhor, faça sua vontade, submeta-se a sua Palavra, permaneça unido a ele, a videira verdadeira, sirva a ele com alegria e abnegação, ande por fé e não por vista e você verá que todas as suas orações serão atendidas graças ao nome de Jesus.
E por fim, um último exemplo. Vejamos o caso do mendigo Bartimeu:


VII- Precisamos de Humildade e Perseverança


E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, pedindo esmolas ( Lc 18.35)


            Bartimeu apresentou-se a Cristo como ele era. Um miserável mendigo, que vivia do favor dos outros. Precisamos entender bem isso aqui. A figura do mendigo é maravilhosa. Ele fica contente com tudo que lhe dão, ele não exige nada de ninguém e sabe que ninguém tem obrigações para com ele. Nós devemos nos apresentar assim diante de Deus, como somos, sem desfarces, mas com nossas roupas diárias mesmo. Deus sabe quem somos e do que precisamos. Acheguemo-nos a ele com humildade e crendo que ele nos ouvirá. Lembre-se que Deus não nos deve seu Favor, ele nos dá porque é bom, mas não porque é obrigado. Deus é livre, nós é que somos seus devedores!

            Segundo, Bartimeu foi perseverante :

E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais ( V.39)


            Este é o segredo de nossa vitória. Ainda que surjam dificuldades e barreiras, nada poderá nos separar do nosso Deus. Não permitiremos que nada se coloque no nosso caminho e nos impeça a comunhçao com nosso amado Senhor. Clame, clame mais alto, não pare de orar, ainda que pareça que ele não está te ouvindo.
Então Jesus parando, mandou que lho trouxessem; e chegando ele, perguntou-lhe : O que queres que te faça ?  - Senhor, que eu Veja (v. 40,41)
            Quem pede recebe! Bartimeu saiu vendo naquele dia e passou a seguir o Mestre da Galiléia. Que benção é perseverar em oração. O mais surpreendente é que o Mesmo Deus que respondeu ao Rico e milionário Salomão, também respondeu ao mendigo, pobre e miserável Bartimeu. O que chama a atenção do Deus santo é o clamor do coração. Salomão amava ao Senhor, e Bartimeu Também. Salomão podia sacrificar mil holocaustos , por que era rico, e assim o fez.  Chamou a atenção de seu Deus porque o amava. Do mesmo modo Bartimeu, só que este não tinha nada para oferecer, apenas um coração humilde e cheio de fé no Rei Eterno. A fé de Bartimeu e sua humildade valeram mais que mil holocaustos.
            Deus nos abençõe! Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário