domingo, 1 de setembro de 2013

Mensageiro Da Salvação



A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.
(At 10.43)
Por Frankcimarks Oliveira


         Pedro estava orando a Deus quando recebeu uma visão espantosa. O Senhor queria notificar ao apóstolo que sua Graça seria derramada sobre pecadores de todas as nações. Sabemos que o judeu não se comunicava com gentios. Todavia, Cristo morreu não apenas pelos judeus, mas por todo aquele que vai até ele arrependido.
         O Espírito Santo enviou homens até Pedro para que este se dirigisse a casa de Cornélio, um gentio piedoso e temente a Deus, e lhe pregasse as boas novas de Salvação. Podemos dizer algumas coisas sobre isto.
         Primeiro, Deus é o autor de toda a obra de salvação. Ele está operando eficazmente naqueles que de antemão ele conheceu. Cornélio buscava conhecer ao Deus de Israel. Queria agradá-lo e viver de modo que o Honrasse. Ora, naturalmente ninguém pode ser piedoso. A bíblia diz que não há um se quer que busque a Deus. Podemos dizer que a devoção de Cornélio procedia do próprio Senhor que  queria salvá-lo.
         Nosso Deus enviara um anjo a casa daquele homem , ordenando que ele chamasse a Pedro. Imediatamente ele obedece a voz do céu . Uma graça poderosa havia sido derramada sobre aquele centurião romano. De modo que até mesmo os de sua casa e seus subordinados foram influenciados por seu testemunho.
         Aprouve  a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Perceba que o anjo enviado nada disse acerca de Cristo, porém mandou que chamassem um pregador. Será que Deus não poderia salvar Cornélio sem a pregação de Pedro ? Sim, sem dúvida. Mas foi de seu agrado e prazer salvar os pecadores através da pregação do evangelho. Não há salvação fora de Cristo.  O homem é salvo através da fé no nome do cordeiro e recebe em Jesus o perdão de seus pecados.   Como isso acontece  ?  Ocorre através da exposição bíblica da obra redentora de Cristo no Calvário.
         O Espírito Santo aplica aos corações ,que ele mesmo regenera, a doce  e preciosa palavra de Deus. O Homem através dela recebe a fé salvadora e justificadora.
         Uma pessoa que jamais ouviu acerca do Evangelho não poderá se arrepender de seus pecados. Por isso Paulo diz : Como crerão se não há quem pregue  ?  E como pregarão se não forem enviados  ?  Veja que é Deus quem envia seus profetas e através destes concede fé salvívica em Cristo para a Vida.
         Ainda que Cornélio fosse um homem piedoso, que orava de contínuo a Deus e dava esmola aos pobres, ainda assim, ele morreria sem Salvação. Porque somos salvos não por nossas obras de justiça, mas pela fé somente. Se o homem pudesse ser salvo sem Cristo, Deus não teria enviado Pedro  a casa de Cornélio. Por isso amigo, se você se considera uma pessoa boa e justa, pense novamente. De nada te aproveitará sua bondade. Se a caridade  pudesse salvar a humanidade, Cristo não precisaria ter morrido na Cruz para pagar a Deus nossa eterna dívida quanto ao pecado. Precisamos nos render completamente ao Salvador e só assim seremos realmente salvos.     
                   Quero, contudo, enfatizar a pregação de Pedro a casa de Cornélio. Pois, não apenas Cornélio estava disposto a ouvir a sabedoria de Deus, mas toda sua casa e amigos. Que sejamos como Cornélio neste aspecto, visto que ele fez de sua casa um ponto de pregação. Vejamos a mensagem do apóstolo :


I- A Paz por Jesus Cristo ( v.36)


         Pedro inicia seu sermão contando que Deus verdadeiramente não faz acepção de pessoas. Antes é do seu agrado salvar aqueles que em todas as nações o temem. O Senhor conhece suas ovelhas perdidas e é ele quem as reúne num só aprisco, formando um só corpo e povo santo em Cristo Jesus. Entretanto, precisamos saber que todo aquele que é nascido em pecado é inimigo natural de Deus. O pecado afasta o homem de seu Criador. Portanto, ele se encontra em inimizade com aquele que é Santo.
         Deus em sua infinita bondade nos enviou seu Filho Jesus Cristo, puro, justo e mais sublime que os céus para morrer em nosso lugar. Através de seu sangue temos paz com Deus. Isto é, somos reconciliados com o Pai e passamos a ser filhos de Deus, herdeiros de suas promessas.
         Por isso mesmo o Evangelho é chamado de " o Evangelho da Paz", que propõe um trégua entre Deus e os homens. Cristo é ,por assim dizer, o Mediador desta reconciliação. Ora, há apenas um Deus e só um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo.
         Quando Jesus veio a este mundo, nascendo numa manjedoura, os anjos cantavam : Paz na terra, boa vontade para com os homens. Este é o cântico da salvação anunciada aos simples e humildes de coração. Aquele que crê em Cristo não será confundido. Lembre-se que somos extremamente pobres para com Deus e somente Cristo é um tesouro verdadeiro!


II- A obra de Cristo ( V 38)


         Deus enviou seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Jesus foi ungido com o Espírito Santo e com virtude e poder, e andou sobre a terra fazendo o bem e libertando a todos os cativos do diabo. Este mesmo Jesus fora gerado milagrosamente pela sombra do Altíssimo que o fez nascer sem o Pecado de Adão. Portanto, ele é suficientemente capaz de salvar a todos os que estão debaixo de maldição.
         Cristo deu a sua vida por seus "amigos". Não há prova maior de amor do que esta! Sua verdade libertadora põe fim ao poder do pecado sobre aqueles que creem em seu nome. Ele mesmo é esta verdade. Amigo, mais uma vez digo: Cristo se manifestou para desfazer as obras do maligno. Somente ele era capaz de tal façanha, visto que ele é o Todo Poderoso. Em nós não há força nem poder suficientes para nos libertarmos de tão pesadas cadeias. Apenas Cristo e somente Cristo é capaz de libertar pecadores.


III- A Cruz de Cristo ( v. 39)


         Quem poderia adivinhar que Deus salvaria os pecadores através da morte do Cristo  ?  O Senhor confundiu a mente dos sábios. Sua obra foi tão surpreendente que chega a ser uma pedra de tropeço para aqueles que se estribam em seu próprio entendimento. Todavia para nós, que somos salvos, a mensagem da cruz é o poder de Deus.
         Como um Deus santo e justo poderia salvar pecadores maus e corruptos  ?  Ora, através de um substituto igualmente santo e justo. Deus não poupou sua Ira. Antes ele  descarregou toda ela sobre o cordeiro mudo. Como uma moinha que esmaga o trigo, Cristo foi prensado em nosso favor. Foi do agrado do Pai moê-lo.   Que profundo amor ! Deus não precisava ter feito isso . Então, por quê o fez  ?  Porque seu amor é infinito. Nosso Deus não se agrada da morte do ímpio, antes quer que este se arrependa e deixe seus planos malígnos e venha para Cristo para ser salvo em tempo oportuno.
         A cruz é por isso mesmo nossa maior glória. Em nada podemos nos gloriar, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Dela procede Justiça para os crentes. Apeguemo-nos somente a ela. Deus em sua infinita sabedoria pôde conciliar tanto sua justiça como sua misericórdia. Podemos dizer que ambos atributos divinos se beijaram na Cruz. Como nosso Deus é Sábio! Por isso Paulo cantou : ó, profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os teus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por quê quem compreendeu a mente do Senhor  ?  ou quem foi seu conselheiro  ?  Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado  ?  Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas. Glória, pois a ele eternamente. Amém.( Rm 11.33-36)
         Como não louvar um Deus tão sábio  ?  Na cruz ele verteu seu sangue por seu povo, para resgatar aqueles a quem ele amou com amor eterno e com grande benignidade. Louvado seja nosso Deus.

IV- A ressurreição de Cristo ( V. 40-41)


         Como prova de que o sacrifício vicário do Messias havia sido aceito, Deus o ressuscitou dentre os mortos para nos garantir eterna salvação. Aquele que acredita que Cristo está vivo, ainda que tenha provado da terrível morte, também receberá uma nova vida. O Senhor é a ressurreição e a vida, aquele nele crê, mesmo morto, viverá.
         Esta preciosa esperança é o fundamento da fé Cristã. Só temos esperança porque Cristo mesmo ressuscitou. Do contrário, seríamos os mais infelizes e miseráveis dos homens.
         Este mesmo Jesus , que morreu na cruz e reviveu, retornará para buscar sua igreja. Os que dormem em Cristo serão os primeiros a receberem novo corpo. Depois nós os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com o Senhor nos ares, e estaremos sempre com o Senhor no céu glorioso, preparado para nós antes da fundação do mundo. Os benditos de Deus receberão a coroa da vida, incorruptível e imperecível. Guardemos, pois, nossa fé no amado Salvador!

V- O Juízo de Cristo ( V. 42-43)


Grande amor demonstrou nosso Senhor ao lavar os pecadores com seu sangue. Todavia, todo aquele que não tem seu nome escrito no livro da vida, será julgado e condenado pelo mesmo Senhor. Ele, que foi manso e humilde como um pequeno cordeiro, irá com todo seu furor exterminar com o sopro de sua boca a todos os seus inimigos, que pisaram em seu imaculado sangue. Enquanto há vida, há esperança de salvação. Mas após a morte segue-se o juízo. Sim, todos nós teremos que comparecer ante o tribunal de Cristo para prestarmos contas de nossas ações aqui na terra. Aquele que foi perdoado pela fé, estará a direita do Salvador. Porém, os rebeldes e obstinados receberão a justa recompensa por sua incredulidade. O lago que arde com fogo e enxofre está preparado para todos os que não amam o nome de Jesus.
         Confia no Senhor Jesus, pecador. Ele é refúgio e fortaleza, socorro bem presente na adversidade. O Dia que Deus nos deu foi o dia chamado hoje. O amanhã não nos pertence, por isso se tens de correr para Cristo, corre hoje mesmo, antes que seja tarde demais!

         Com esta mensagem poderosa, Cornélio e sua casa creram no Senhor Jesus. Sua salvação foi confirmada com a descida do Espírito Santo, porque Jesus é aquele que batiza ou com fogo ou com o Espírito Santo. Melhor é ser batizado com o Espírito, que é o penhor de nossa salvação, do que ser lançado no fogo do inferno. Jesus te abençõe! Amém.

Um comentário:

  1. Olá, Seguindo o blog, adorei! Edificante.


    (Comente e Siga-me)
    http://gabriellyrosa.blogspot.com G.R ♥

    ResponderExcluir