sexta-feira, 20 de setembro de 2013

As coisas que Deus Faz



Neste tempo se dirá de Jacó e de Israel : Que coisas Deus tem realizado!(Nm 23.23)

Por Frankcimarks Oliveira

         "Quão Grande é o meu Deus, eu cantarei quão grande é o meu Deus e todos hão de ver quão grande é o meu Deus". Este louvor desperta em mim a vontade de anunciar todas as grandes obras que Deus já realizou na história da Humanidade. Ainda que muitos se recusem a ver ou aceitar, todas as obras de Deus podem ser manifestadas pelo seu Poder.
         Amigos, quero vos convidar a sondar :

1- as obras que Deus faz,
2- porque as faz,
3-para que as faz,
4- como as faz.

         Espero que sua boca exploda em louvor ao Deus que tudo executa.

         Assim como o salmista disse :" Ó Deus, nós ouvimos com os nossos ouvidos, e nossos pais nos tem contado a obra que fizeste em seus dias, nos tempos da antiguidade ( Sl 44.1) . As obras de Deus são conhecidas no meio de seu Povo. Seus testemunhos permanecem vivos de geração em geração. Por isso cremos em seu nome, porque ouvimos falar de seus grandes feitos. E cremos também porque temos visto sua obra em nosso viver.
         Tudo que Deus faz é bom! Após criar o mundo, o Senhor viu que tudo que havia feito era muito bom. ( Gn 1.31) . Sua mão poderosa opera de modo tal que nada fica mal feito. Até mesmo as coisas que nos parecem insignificantes, são maravilhosas . As moscas, os urubus, as formigas, os vermes. Tudo exalta a grandeza e a perfeição do Criador.
         Diariamente matamos mosquitos e insetos e não paramos para observar toda a engenhosidade que neles se encontram. A visão de uma mosca é surpreendente! Seu ancanse visual é espetacular! E suas asas? A velocidade que elas batem é impressionante! Mas nós matamos moscas como se elas nada fossem. Até nisto Deus revela sua superioridade. Homem algum pode criar uma mosca, no máximo pode reproduzir uma ou cloná-la. Os homens criam aviões, carças, jatos, satélites, mas jamais conseguirão criar uma mosca!
         Podemos ver o quanto Deus é detalhista! Ora, ele criou a onça. Como é maravilhosa sua pele. Suas manchas são obras de um artista criativo ao extremo. Deus fez os crocodilos, as serpentes e os escorpiões, mas ele também criou o beija-flor, a andorinha e a pomba. Vês como Deus é inventivo? Tudo o que ele fez revela sua grandeza e inteligência.
         Olhe para o organismo humano. Quanta engenharia Deus não gastou ali ? Muitíssima com certeza! O cérebro humano deixa os cientistas escandalizados e fascinados ao mesmo tempo. Até hoje pouco se sabe sobre esta massa do corpo. Agora, expliquem-me como surgem os pensamentos dentro da mente ? Existe coisa mais assombrosa do que os pensamentos ? A razão e a inteligência sendo executadas por neurônios, espécie de fios condutores. Sem falar do sangue, das células, dos músculos, dos ossos, das articulações. A vida humana revela a grandeza de um criador extremamente poderoso e inventivo capaz de pôr dentro de uma só pessoa um universo de conhecimento. Estamos completamente humilhados diante do Grande Senhor, Cientista maior, que criou os vasos e as veias sanguíneas. Sim, ele nos deu um estômago que absorve  "nutrientes " dos alimentos e nos dá energia para andarmos, trabalharmos e vivermos.
         Tudo o que Deus faz, por menor que pareça, na verdade é muito grande e indescritível. Ora, ele criou os átomos, invisíveis a olho nu , mas até estes refletem a sua divina sabedoria.
         O Senhor fez todas as coisas, e de algum modo, todas elas revelam algo sobre sua Maravilhosa Pessoa. Ele disse a Moisés : " Quem fez a boca do homem ? ou quem fez o mudo e o surdo, ou o cego e o que vê ? Não sou eu, o Senhor ? ( Ex 4.11) . Este Deus que fez as coisas mais grandiosas e as mais minúsculas, ele está no controle de todas as coisas.
         O Mundo foi feito por ele e é ele quem sustém o mundo pela força do seu poder. Nosso Deus precisou apenas falar, e tudo passou a existir. Quando ele falou o que queria, tudo logo apareceu. Mas por quê Deus criou todas as coisas ?
         Podemos dizer que ele fez todas as coisas para a sua própria satisfação. Deus decidiu criar, e assim o fez.  Todas as Suas obras geram em nós grande temor . Como disse o Salmista : Todos temerão e anunciarão a obra de Deus, e considerarão prudentemente os feitos dele  ( Sl 64.9).  Não somente a criação nos faz temer, mas o seu caráter justo e vingador. O Deus que criou todo o universo é o mesmo que guarda os necessitados e aflitos.
         Alguns dizem que o mundo surgiu do acaso. Estes negam a glória de Deus. Recusam-se a atribuir a criação a um Criador Inteligente que a tudo elaborou muito bem." Ele fez a lua para as estações, e o sol conhece o seu ocaso". ( Sl 104.19) Até mesmo o comportamento dos animais o Senhor orquestrou. Alguns tem hábitos noturnos, outros diurnos. O Senhor fez a ambos.
"Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria, cheia está a terra das tuas riquezas "( Sl 104. 24)
         Olhe bem para este mundo e perceba como ele funciona. Você concluirá que alguém muito sábio planejou tudo detalhadamente. As estações do ano : primavera, verão, outono e inverno. Sem estas variações na Terra a vida seria impossível. Mas os homens recusam-se a admitir um Criador Inteligente. Preferem crer que tudo surgiu do nada. Mas a própria ciência diz que a vida só pode surgir da vida.
         Para quê Deus criou o mundo ? Aqui há uma boa resposta : " O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia mal. ( Pv 16.4) . Deus tinha em mente um plano bem maior ao trazer a tona a existência. Sim, em sua mente infinita, o Senhor viu muito além do que podemos imaginar. Tudo existe com um propósito.
         Sabe, a biologia revela isso muito bem. Perceba a cadeia alimentar dos animais. Cada animal é muito importante para o meio ambiente. Cada um ocupa uma função no ecossistema. Até aqui vejo a mão onipotente do Criador sustentando e organizando a vida.
         Nosso Deus revela o quanto ele é diverso e múltiplo. Ele é totalmente livre para fazer aquilo que desejar. Deus é completamente soberano e não deve satisfação a ninguém. Ele fez o rico e também fez o pobre, quem irá contender com ele ? ( Pv 22.2) Ele fez o branco , o negro, o índio, o mulato, o caboclo, o mestiço. Deus fez o homem e a mulher. Deus fez o dia e a noite, o sol e a lua. Nosso Deus fez todas as coisas.
         Oh, amados, quem pode sondar a mente do Senhor ? Nossa única atitude diante dele deve ser prostrar-se e adorá-lo. Assim como o salmista disse : "Da parte do Senhor se fez isso, maravilhoso é aos nossos olhos."( Sl 118.23) Sim, tudo o que ele determinou enche-nos de júbilo. Seu próprio Filho foi entregue aos ímpios por seu eterno decreto. A pedra preciosa de esquina foi rejeitada pelos príncipes e ilustres do povo judeu, mas foi recebida com grande entusiasmo pelos gentios. Foi Deus quem fez isto. E como isto é precioso aos nossos olhos!
         Podemos dizer que a Redenção do Calvário foi sua maior Obra. Seu grande feito, seu maior troféu foi sem sombra de dúvidas conquistado na Cruz romana. Pendurado ali ele triunfou gloriosamente sobre seus inimigos. Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós e por isto estamos alegres ( Sl 126.3) Ele quebrou nosso cativeiro e nos libertou do império das trevas.
         Amigo, "atenta para obra de Deus; por quê quem poderá endireitar o que ele fez torto ? No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque Deus também fez a este em oposição a aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele".    ( Ec 7.3-4).
         Não questione porque Deus fez isso assim ou daquele jeito, que importa para ti isto ? Deus fez tudo como está para que de nada tenhamos certeza. Só ele é absoluto e só ele está sobre tudo. Nós não podemos mudar aquilo que ele determinou. A única coisa que podemos declarar sobre os feitos do Eterno é que ele os fez perfeitos e formosos em seu tempo. Não poderemos jamais descobrir como , apenas podemos contemplar sua grandeza.
         Muitos dizem: Mas quem criou Deus ? Ó, néscio, ele é a própria vida! Nele surgiu tudo o que há. O Senhor trouxe a existência aquilo que apareceu em sua mente. A história nada mais é que o pensamento de Deus. Um dia esta história temporal irá passar, e somente a eternidade existirá. Aquilo que o Senhor pensou, ele realizará!
         Quem somos nós para contender com ele ? Somos apenas cacos de barro, obra de suas mãos. ( Is 45.9) A criatura não diz ao criador : o que fazes ? Se ela existe é por boa vontade do Criador, caso contrário jamais existiria. Por isso de nada adianta para alguns negarem a existência do Senhor, ou opinarem em sua obra, ou dizer que estão não contentes com ele. Isso é simplesmente loucura!
         Tudo tem um tempo determinado pelo Senhor. A seu tempo ele fará tudo aquilo que planejou, o homem querendo ou não, concordando com ele ou não, o Senhor fará tudo o que lhe apraz. Ele fez tudo para seu agrado. Ele cumprirá toda a sua vontade.
         Por amor ao seu nome Deus realizou seus grandes feitos. Um bom exemplo disso é a salvação. Ninguém a merece, mas Deus por amor ao seu nome, jurou salvar um povo para demonstrar em Cristo as riquezas de sua misericórdia. Do contrário todos seríamos destruídos por sua justa sentença contra nós, pecadores. Entretanto, como já disse, os ímpios não aceitam aquilo que Deus faz. Apenas um coração não regenerado é capaz de não se alegrar com as obras do Senhor.
         Quando Cristo ensinava nas sinagogas, muitos fariseus se incomodavam por isto. Quando perdoava pecados, a ira destes homens se acendia contra o Senhor. Hoje temos visto a muitos agirem deste mesmo modo. Todavia, Cristo nos chamou como suas testemunhas, para anunciarmos ao mundo suas obras. Devemos contar tudo o que Jesus fez e tem feito, mesmo sob perseguição.
         Por fim, as obras de Deus são incompreensíveis. Não tente entender as coisas que Deus faz. Alegro-me em conhecer a índole e o caráter do Senhor, pois somente assim posso descansar. Ele faz tudo bom e perfeito. Faz tudo com santa e boa vontade. Sempre com boas intenções. Cristo nos disse :" O que faço hoje não compreendes agora, mas compreenderás depois" ( Jo 13.7). Um dia entenderemos a Deus e saberemos discernir seus caminhos e decisões. Apenas sei que elas são boas. A vontade do Senhor é perfeita e agradável.
         Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Tudo o que Deus faz é para o bem dos seus eleitos. Deus age em benefício daqueles que ele de antemão predestinou. Deus trabalha de acordo com o propósito de seu eterno conselho, segundo sua boa vontade. ( Ef 1.11)Amém.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário