quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Uma Igreja que Ora



E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de Poder.( Lc 24.49)


Por Frankcimarks Oliveira
Objetivos da Mensagem :

1- Incentivá-lo a uma vida de Oração;
2- Demonstrar que uma verdadeira Igreja cristã vive em Oração.


         Cristo foi bem claro ao ordenar aos seus discípulos : Fiquem em Jerusalém até que sejam revestidos do Poder. A promessa do Pai estava por vir, os cristãos precisavam apenas obedecer o bom Jesus.
         Onde ficaram Pedro e os demais seguidores do Cordeiro após esta expressa palavra do Senhor ? Todos os apóstolos, juntamente com Maria, mãe de Jesus e outras mulheres crentes, mais alguns dos discípulos permaneceram reunidos num cenáculo ( At 1.12-14). Ali eles oravam de contínuo, ouviam a doutrina dos apóstolos e repartiam do pão. Posso imaginar um ambiente prazeroso e agradável de se estar. Todos unânimes num só propósito, buscando receber de Deus sua promessa. Entretanto, sabemos que eles estavam ali com medo dos judeus que não criam em Cristo. Mas o Senhor deixara sua Paz sobre eles. E mais, o poder que ele enviaria os faria ousados na proclamação do Evangelho. Sem este poder não podemos fazer nada.
         Cristo nos mandou orar e quando não fazemos isto, estamos em pleno desacordo com sua Palavra.  Na oração recebemos o poder necessário para efetuarmos sua obra entre os homens. Quanto mais oramos pedindo o seu Espírito Santo, mais ele nos reveste com unção divina para pregarmos com toda a ousadia necessária. Perceba que logo a ascensão de Cristo aos céus, os discípulos se reúnem em oração. Deus quer nos mostrar quão urgente e quão necessária é a vida de oração.
         Também vemos os irmãos orando a Deus , pedindo direcionamento para a escolha do sucessor de Judas. Matias ( At 1.24-26). O bom exemplo de Cristo os compeliu a orar do mesmo modo. Devemos aprender que a obra de Deus é feita segundo a vontade de Deus. A igreja não é uma mera instituição humana. Antes disso e acima disso, ela é a Igreja do Deus vivo. Cristo é o cabeça da Igreja, portanto seus servos não devem tomar decisões sem antes consultá-lo.
         Após a descida do Espirito Santo, Pedro e os demais irmãos saem de dentro do cenáculo magnificando a Deus sem nenhum temor. É isso que o santo consolador faz em nosso viver. Ele nos enche completamente de louvor de modo que nossa boca se abre para anunciar todas as grandezas do Eterno Senhor. A igreja que ora, recebe uma porção do Espírito, capaz de romper o silêncio do medo e faz surgir em seus membros a Palavra poderosa e salvadora. Precisamos aprender com a igreja de Atos. Precisamos nos guardar em oração, para só então sairmos dos nossos muros e de maneira eficaz falarmos do amor do nosso Deus.
         O sermão de Pedro foi eficiente porque foi dito debaixo do Poder do Espírito Santo. Nossas mensagens por mais eruditas que sejam não terão efeito nenhum se não forem ministradas sob a Unção do Divino Consolador. Ele e somente ele conhece as profundezas do coração humano. Naquele dia muitas almas foram agregadas a Igreja ( At 2.42). E o que eles foram fazer ? Orar e orar ainda mais ao Senhor dos céus!
         Os apóstolos estavam com tanta confiança em Cristo após a descida do Espírito Santo, que passaram a frequentar o Templo novamente. Pedro e João , por exemplo, foram orar ali juntamente com os seus compatriotas. De imediato tiveram a oportunidade de anunciar o nome de Jesus ( At 3.1). Precisamos viver urgentemente uma vida completamente devotada ao nosso Senhor. Oremos sozinhos em casa, oremos com os irmãos,  oremos no templo. Oremos a todo instante para que o poder do alto se manifeste em nossas vidas.
         Eu entendo também que todo líder cristão deve ser como os apóstolos. Eles eram homens de oração. Sim, suas vidas piedosas eram exemplo para a comunidade cristã. A igreja não precisa de homens ocupados e atarefados com as coisas desta vida. A igreja clama por homens cheios do Espírito Santo que estão continuamente na presença de Deus, recebendo instruções e a Palavra Viva. Hoje temos lindos templos por todas as cidades, mas nos faltam homens de oração. Profetas comprometidos com o Céu e não com este mundo. Muitos não podem dizer o que Pedro disse àquele mendigo na porta do templo : "Não tenho ouro e nem prata, mas o que tenho eu te dou, em nome de Jesus levanta e anda."
         Os pecadores continuam prostrados em seus pecados e estilo de vida degradada. Apenas Deus pode os fazer levantar. E ele geralmente faz isso através de servos fiéis e cheios de Poder .
         Em quase todos os capítulos do Livro de Atos vemos a Igreja Orando. Vejamos :
1- Após a primeira perseguição, os irmãos estavam orando , pedindo a Deus liberdade para pregarem o nome de Jesus( At 4.23-31)

2- Os apóstolos decidiram que para eles era melhor se ocuparem com a oração e com a Palavra ( At 6.4)

3- O Jovem Estevão é um excelente exemplo de um pregador que vivia de oração. Após pregar um longo sermão aos judeus, ele morre de joelhos e pedindo a Deus que lhes perdoe ( At 7. 59-60). Morrer ajoelhado é muito significativo. Que sirva de exemplo para nós.

4- A igreja sempre orava pelos novos convertidos, como é o caso dos irmãos de Samaria ( At 8.14-15)

         A oração  da Igreja é tão poderosa que seu maior perseguidor se converte e passa a ser um nome de destaque. Saulo viu Estevão ser apedrejado e morrer orando. Ele de modo milagroso é alcançado pelo Senhor. E o que ele de imediato começa a fazer ? Sim, Saulo orava muito. Cristo disse a Ananias que Saulo estava orando e em visão o via indo até ele ( At 9.11).
         O mais interessante na vida de Saulo é que ele se converte orando. Quando Jesus aparece a ele no deserto , ele diz : Que queres que eu faça, Senhor? ( At 9.6) Esta deve ser nossa oração matinal : Que queres de mim hoje, Senhor ? Que queres que eu te faça ? Eis-me aqui! Precisamos aprender a viver uma vida de oração assim como os irmãos da Igreja de Atos. Vejamos mais alguns exemplos :

5- Pedro em Jope sobe a um quarto alto para orar por Dorcas  e trazê-la a vida ( At 9.39,40). Amados, a vida de oração nos eleva ao Deus Altíssimo. Quando clamamos ao Senhor, é como que se fôssemos levados até aos céus. Somos transportados á sala do Trono e ali temos comunhão com o Pai.

6- Cornélio , um gentio temente a Deus, é apresentado como um homem que orava de contínuo . Ele e toda a sua casa foram salvos pelo Senhor Jesus. A oração doméstica é poderosa. Clame a Deus pela salvação da tua família, assim como Cornélio.( At 10.1-2)

7-  Antes de pregar a Cornélio, Pedro estava orando e jejuando em outro lugar. Devia estar pedindo forças a Deus, bem como uma direção espiritual. Todo pregador deve viver ajoelhado diante de Cristo, assim como o apóstolo Pedro.( At 10.9)

8- A Igreja sofreu muitas perseguições. Herodes mandava matar os servos do Senhor. Mas a Coluna da Verdade estava prostrada clamando ao Deus vivo. ( At 12.5) Nos momentos de tribulação devemos orar com mais intensidade. Assim como Cristo no Jardim das Oliveiras.

         Pedro havia sido preso por pregar com ousadia o nome de Jesus. Reunidos em uma casa, os irmãos oravam pelo apóstolo. Quando solto, Pedro vai a esta casa e uma menina o reconhece, todavia, não lhe abre a porta:
         Mas Pedro perseverava em bater e, quando abriram, viram-no e espantaram-no ( At 12.16). Deus respondera as orações da Igreja imediatamente. E Pedro como exemplo de um homem perseverante, não cessou de bater a porta, até que esta se abrisse. Isto fala-nos de uma vida de oração. Quem pede recebe, quem busca encontra e quem bate a porta se abre ( Mt 7.7-8). Devemos orar e orar pelo reino de Deus para que portas de pregação sejam abertas para nós. Quando clamamos a Deus pedindo oportunidade para evangelizarmos, ele nos concede.

9- Os discípulos estavam em oração, oravam uns pelos outros, quando o Espírito Santo lhes disse : separa-me a Saulo e Barnabé para a obra que tenho ( At 13.2-3). Quanto mais oramos, mais sensíveis a voz de Deus seremos. O Senhor é quem dirige seu rebanho soberanamente. Precisamos estar em constante oração para que sua vontade seja feita.

10- Mais uma vez vemos a liderança reunida orando pela Igreja ( At 14.23)

11-  Paulo devia estar orando quando recebe uma visão de um homem dizendo : "Passa a Macedônia ". O Próprio Espírito Santo  estava lhe impedindo de ir a alguns lugares pregar. Para saber então para onde deveria ir, Paulo entra em oração e recebe resposta divina. ( At 16.11-15). Paulo vai a cidade de Filipos e encontra na praia algumas mulheres. Começa a pregar e o Senhor abre o coração de uma mulher chamada Lídia, esta seria muito útil para a estadia de Paulo ali naquela cidade. Leia o texto e perceba que Paulo orou antes, durante e depois de sua missão em Filipos. ( At 16.16) . Mesmo depois se ser preso com Silas, às altas horas da noites, lá estavam eles orando a Deus  ( At 16.25). E em outra ocasião, após anunciar todo o santo conselho de Deus, Paulo se despede dos bispos da Igreja, orando a Deus ( At 19.36)

         Poderia falar muitos outros casos. Mas creio que estes nos bastam. Que sejamos como esta Igreja Poderosa, que ora de dia e de noite; Nos bons e nos maus momentos. Senhor, ensina-nos a orar. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário