quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Corações Pervertidos




Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade de Deus em injustiça        ( Rm 1.18)


Por Frankcimarks Oliveira

         Alguém duvida que o ser humano é completamente corrupto? Todos os dias vemos nos telejornais o interior dos corações dos homens sendo expostos como carne em açougue. Entretanto, o que se vê é totalmente sujo, podre e corrompido.
         Quando vejo o Homem sendo exaltado como um ser cheio de virtudes, sabedoria e bondade, fico impressionado. Será que estes humanistas não leem jornais ?  Será que vivem em outro mundo ?  Não! É que eles preferem tapar os olhos para a realidade, porque ela é feia e degradante. Mas Deus não fecha seus olhos para a maldade cometida aqui neste mundo. Nosso Senhor é Justo e ama a justiça. Ele manifesta dos altos céus sua indignação contra os pecadores.
         A bíblia apresenta-nos uma identidade muito clara do ser humano. Ora, Deus criou Adão perfeito, santo e irrepreensível. Todavia, o pecado arruinou a "imagem " de Deus no homem. Agora temos um triste quadro pintado com desobediência e morte. Esta terrível herança do pecado passou a todos os homens nascidos pela concepção natural. Apenas Cristo nasceu isento da corrupção, visto que seu nascimento fora miraculoso , obra do Espírito Santo.
         Infelizmente até mesmo alguns "cristãos" enfeitam a imagem que nos restou com muitos adornos enganosos. Porém a Palavra de Deus desnuda nossa feiura e expõe a céus abertos toda a nossa repugnância. Seja corajoso para admitir sua monstruosidade e creia que Deus é poderoso para Renovar-te inteiramente.


I- Um coração Perverso : Quem o conhecerá ?


         Até mesmo aqueles a quem o SENHOR chamou de Povo, demonstraram possuir um coração ímpio. Moisés os chamou de geração perversa e distorcida. Que ao invés de sacrificar ao Senhor que os livrou da escravidão egípcia, sacrificaram aos demônios nos desertos. ( Dt 32)
         A ingratidão por si só ja demonstra malignidade. Quanto mais a ingratidão para com um Deus que só faz o bem ! Quão terrível é o coração que nunca reconhece a mão poderosa do Senhor e seu favor imerecido. Muitos e muitos revelam sua impiedade dia após dia, não dando Glória ao Criador e sustentador da Vida. Deus em sua paciência tem suportado estes filhos da desobediência.
         Os maus intentos também procedem de um coração perverso. Como disse o salmista em sua oração :" Não me arrastes com os ímpios e com os que praticam a iniquidade; que falam de paz ao seu próximo, mas têm mal em seu coração "( Sl 28.3). Como a Bíblia é exata ! Nenhum noticiário será tão fidedigno quanto as escrituras sagradas. Sim, amigos, Deus mais do que ninguém sabe o que se passa dentro de nossas mentes. Ele sabe que muitas vezes as palavras dos lábios não condizem com os planos da alma.  Existem pessoas que passam o dia e a noite maquinando o mal: " Projeta a malícia na sua cama; põe-se no caminho que não é bom; não odeiam o mal "( Sl 36.4). Planejam assaltos, adultérios, mentiras, desculpas esfarrapadas etc. Todos nós de uma maneira mais acentuada ou mais amena já fomos frios e calculistas. Como disse também o sábio :" O Homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida. Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos. Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas. Por isso sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura" ( Pv 6.12-15).Somente o Senhor Jesus transforma os corações corrompidos e caídos, pois ele odeia o coração que planeja maldades e os pés que se apressam em destruir ( v.18).
         Podemos saber como se encontra nosso coração ?  Sim! O Senhor Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração. Portanto, nossas palavras e discursos irão revelar para as demais pessoas e para nós mesmos quem somos. As palavras de uma pessoa falam mais do que podemos imaginar. O sábio também disse : " Sobre tudo o que deves guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios " ( Pv 4.23-24)
         Uma Boca suja revelará um coração pervertido. É como se nossos lábios fossem um espelho capaz de trazer para fora a imagem interna. Não quero dizer com o termo sujo apenas palavras de baixo escalão. Antes me refiro a tudo o que é vil e enganoso. Alguém pode com belas palavras revelar um coração falso e astuto.


II- Deus olha para o Coração.


         Esta é uma máxima evangélica e é com certeza verdadeira. Somos mais do que os olhos podem ver!  Por isso Deus sonda e esquadrinha nossos pensamentos , sejam eles os mais profundos ou sombrios. Ninguém pode enganar o Onisciente Deus. Muitas vezes colocamos nossas fantasias e acreditamos em nossos personagens. Porém , o Senhor não se deixa enganar por aparências exteriores.
         E o Senhor lhe disse : Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas vosso interior está cheio de rapina e maldade. Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior ?  ( Lc 11.39-40)
         Deus chama a hipocrisia destes religiosos de loucura. Eles poderiam enganar a sociedade, as pessoas mais simples, contudo Cristo enxergava toda a imundícia que havia em seus corações orgulhosos. Que o Senhor tenha misericórdia de nós. Que nossa vida externa esteja em completa harmonia com a interna. Que sejamos verdadeiros e coerentes com todos.
         Quero que você perceba quanta importância Deus dá àquilo que se passa em nossa imaginação . Ele diz aos pecadores :

1- Abandonem seus maus pensamentos ( Is 55.7)

2- Eu odeio os maus pensamentos ( Pv 6.16,18)

3- Eu perdoou quem abandona seus maus pensamentos ( Ez 18.21,27)

         Talvez você esteja perguntando : Quem escapará , então ?  - Amigo, Deus é bom e cheio de graça. E além de ser tão misericordioso , ele é poderoso para transformar nossos corações. Basta que envie seu Espírito Santo sobre nossas vidas. Ora, se este mesmo Espírito foi capaz de recriar o mundo deformado de Gênesis e pôr em ordem todo o caos primordial, o que ele não poderá fazer com nossos corações ?! Confie em Cristo , chame por ele e serás salvo.

III- Como identificar a perversão ?


         Primeiro, você não terá muito trabalho de achá-la. Ela está em todos os lugares. Onde houver gente, haverá maldade. Por quê o mundo é tão açoitado por violência, crimes e destruição ?  Porque o ser humano é mau. Veja, não é Deus quem é mau, é o Homem quem o é. Este mundo só não está pior porque Existe um Deus Bom e cheio de Amor controlando a História. Isso mesmo , amigo. Talvez você ache que se Deus fosse bom de fato, não haveria maldades neste planeta . Mas quero que você pense um pouco mais. Imagine se este mundo estivesse abandonado, completamente esquecido por seu criador. Digo que em poucos dias a vida desapareceria da face da Terra.
         Olhe para sua casa e entenda o que estou dizendo. Se você não cuidar bem de sua moradia, em pouco tempo ela estará sem condições de ser habitada. A pintura vai desbotar, o reboco vai começar a cair, o telhado obviamente apodrecerá, a sujeira aparecerá. Enfim, se você não intervir e agir contra as intempéries da natureza, ficará sem uma casa para morar.
         Deus em sua infinita bondade tem colocado um limite na atuação humana no mundo e em sua impiedade. Deus pôs um " sistema de freios" em nossos corações, de modo que ele pode, quando quiser, frustrar nossos planos. E devemos dar Graças porque ele é Soberano.
         Olhe para seu egoísmo e veja a perversão agindo. Olhe para seu individualismo e note que há muitos resquícios de maldade em sua vida. Amigo, obeserve a fúria e a raiva que habitam em ti, e enxergue o poço da perversão transbordando. Só o Senhor Jesus é poderoso para vencer tais corações, matá-los e enchê-los de uma nova vida.
         Olhe para uma criança. Existe símbolo maior de ingenuidade , sinceridade e pureza ?  Mas até mesmo nelas vemos perversão. As crianças muitas vezes mentem para não encarar as consequências de seus atos. Mentem até mesmo para seus pais. Elas ganham um brinquedo novo e por causa da insatisfação e ingratidão, desprezam aquilo que receberam. Mas se outra criança aparece e gosta do mesmo brinquedo desprezado, a primeira criança irá dizer que amou aquele brinquedo outrora rejeitado. E por quê ? Porque ela não deseja dividir o que é seu com mais ninguém. Logo entendemos que desde cedo a perversão se manifesta no ser humano.

IV- Um mundo Cheio de Perversão


         Como já disse, você não terá dificuldades para encontrar a maldade. Ela se ixibe nas praças, nas escolas e nos templos também. Uma prova disso é a idolatria. Creio que não exista maior forma de perversão do que fabricar imagens de escultura. A idolatria revela corações insatisfeitos com o Deus verdadeiro. Os homens "olham" para Deus e se não gostarem do que vêem, fazem outro deus mais "agradável".
         Deus chama a Idolatria de coisa ruim .( 2 Rs 17.11) E naturalmente os pecadores são idólatras. Quando não adoram milhares de deuses ou quando não servem a milhares de intercessores, fazem de Deus um deus estranho a ele mesmo, adaptado aos caprichos e vaidades humanas, ou seja, rejeitam a Deus como ele é. Mas esse Deus que é rejeitado pelos idólatras é santo, justo e bom. Sua vontade é perfeita e agradável. Seus mandamentos não são pesados. Ele é amor e misericórdia. Ele é justo e justificador dos que o buscam. Mas ainda assim os homens o rejeitam e revelam o demônio e a maldade de seus corações. Como rejeitar um Deus assim ?  Acredite, amigo, o Senhor disse que todos se estraviaram e se fizeram inúteis juntamente. Cada um seguiu seu próprio caminho e fez o que era mau aos olhos do Senhor. Na busca pela independência, o ser humano achou ruína e miséria.
         Nos dias de Noé todos desprezaram o Deus Vivo. Apenas este homem achou graça aos olhos do Eterno, sendo salvo ele e sua família apenas. Contudo, o Senhor enviara Noé a pregar o arrependimento, ninguém quis ouvir. Todos faziam piada com o velho Noé.
         A terra estava corrompida diante do Senhor e se encheu de violência ( Gn 6.11). Não havia quem buscasse o bem, mas todos corromperam seus caminhos. Deus suportou por muitos anos os pecados daqueles habitantes, até que chegou o dia em que mostrou sua Ira e destruiu a todos com o dilúvio.
         Onde está Deus ?  Pergunta o incrédulo. Ele mesmo responde : Deus não existe ( Sl 14.1) Por isso mesmo estes vão de mal a pior ( 2 Tm 3.13). E pior que estes são aqueles que professam fé em Deus, mas vivem como se ele não existisse. Deveriam ser como astros brilhando no meio desta geração perversa, mas são apenas mais trevas.
         Nosso presente século é tão mau quanto o anterior. E anterior tão mau quanto o que o antecedeu. Porém ouso dizer que a cada dia que passa a perversão só aumenta. Vivemos em uma sociedade relativista ao extremo, que chama o ruim de bom e o bom de ruim. Onde vamos parar ?
         Caso tenhas percebido a perversão de tua natureza, amigo, como eu mesmo já percebi a minha, então entrega-te ao Senhor e Salvador Jesus Cristo. Somente ele pode restaurar nossas vidas e nos transformar à sua imagem e semelhança. Lembre-se, do ímpio vem a impiedade e pelos frutos se conhece uma árvore. Olhe para si mesmo e veja que tipo de árvore é você. Que Cristo Jesus nos abençoe! Amem.


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário