quinta-feira, 26 de setembro de 2013

As Orações de Davi



Inclina, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração e não te escondas da minha súplica      ( Sl 55.1)
Por Frankcimarks Oliveira


         A vida de Oração é fundamental para todo cristão que verdadeiramente deseja caminhar com Deus neste mundo. Sem a prática da oração jamais seremos capazes de vencer as tribulações que se levantam a nossa frente. Desejo, portanto, através desta mensagem :

1- Incentivá-lo à vida de Oração;
2- Mostrá-lo as súplicas de Davi para que ores assim como ele ;
3- Demonstrar que as petições feitas pelo Espírito divergem muito das orações feitas pelos" cristãos" hodiernos .


         Amados, Davi era um homem que buscava a face de seu Deus. Seu coração estava inclinado a beber da fonte celestial. Sua alma ansiava por mais do bom Criador. Vemos em suas orações um quebrantamento que surpreende ao mais humilde dos homens. Davi simplesmente rasgava seu coração diante do Eterno, sem medo de ser julgado ou mal interpretado.
         Será que oramos como Davi ? Buscamos o que ele buscava ? Uma de suas preces era : " Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia "( Sl 25.4,5). Que nos abandonemos na presença divina assim como este homem sedento, que tudo o que mais desejava para a sua vida era a misericórdia de Deus e o perdão de seus pecados ( v.6-11).
         Davi rogava pela poderosa presença de Deus. Nos momentos maus ele sabia que tudo poderia lhe faltar, menos o bom Pastor. " Não te alongues de mim, pois a angústia está perto e não há quem ajude" ( Sl 22.11). A única coisa desejada por este rei era a companhia de seu amigo celestial. Ele insistia :" Não me desampares, Senhor meu Deus, não te afastes de mim "( Sl 38.21). Suas orações revelavam seu coração. E do mesmo modo as nossas; Infelizmente muitos que se dizem cristãos nos dias de hoje estão mais preocupados com seus bens e reputação do que com suas vidas com o Senhor Jesus. Alguma vez você já orou desesperado por causa de seus pecados ? Alguma vez chorou abundantemente na presença do Santo de Israel temendo perder a preciosa comunhão com seu Espírito ? Davi sabia bem o que era isso.
         O Coração do mais aclamado rei de Israel desejava agradar a Deus. Em oração fervorosa buscava conhecer a doce vontade do Soberano Senhor dos céus : " Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos" ( Sl 27.11). Não há dúvidas que devemos pedir o mesmo ao nosso Pai. Cristo nos ensinou a orar assim : "E livra-nos do mal". Davi , no Espírito de Cristo,  já rogava que Deus o levasse por um caminho bom, longe da maldade, mas próximo dos átrios do Senhor :  " Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e inquirir no seu templo "( Sl 27.4)
         Se alguém chegasse até Davi e lhe perguntasse : ó Rei, o que tens buscado em oração ?  Davi então responderia : contemplar a beleza do meu Deus . Sim, amigo, o que preenchia as súplicas de Davi era o enorme desejo e amor por Deus. Por isso mesmo ele sempre rogava : "Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O Teu Espírito é bom; guia-me por terra plana".( Sl 143.10) . Percebes o quanto este homem queria agradar a Deus ?  Mais de uma vez vemos ele pedindo : ensina-me a tua verdade; ensina-me tua Palavra; ensina-me a andar por um caminho direito; ensina-me a te obedecer. Os verdadeiros filhos de Deus não estão preocupados com mais nada neste mundo, a não ser em agradar aquele que se entregou na Cruz para salvá-los.
         Davi sabia que naturalmente ele jamais conseguiria agradar a Deus. Só pedimos ajuda a alguém quando reconhecemos que sozinhos não seremos capazes de realizar alguma obra. Por isso ele clamava : "Vivifica-me, ó Senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia e por tua misericórdia desarraiga os meus inimigos, e destrói a todos os que angustiam a minha alma, pois sou teu servo" ( Sl 143.11-12). Apenas pelo poder vivificador de Deus, Davi conseguiria derrotar seus inimigos. Aplique isto em sua vida, amigo leitor. Veja cada pecado teu como um feroz inimigo, que tenta dia e noite afastar-te da santa presença de Cristo. Busque ao Senhor em oração pedindo que ele mesmo destrua um por um deles. Não poupe seus pecados, antes dê nome a cada um deles. Faça como Davi e não te cales até que o Senhor tenha feito toda a obra.
         Veja este clamor e pense se tens orado desta maneira : " Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do tumulto que praticam a iniquidade" ( Sl 64.2). E outra vez diz : " Livra-me dos que praticam iniquidade, e salva-me dos homens sanguinários ( Sl 59.2). Davi sabia que somente o Deus dos Exércitos o podia guardar. Ainda que tivesse a seu favor guardas poderosos, homens preparados para a guerra, sua confiança era o Escudo de Israel. Mesmo sendo um hábil guerreiro , valente e corajoso, ele orava : "  Pleiteia, Senhor, com aqueles que pleiteiam comigo; peleja contra os que pelejam contra mim. Pega do escudo e da rodela, e levanta-te em minha ajuda ( Sl 35.1-2). Significa dizer que Davi não confiava em sua destreza, mas em Deus. Muitas vezes fracassamos porque achamos que nossos talentos irão nos dar a vitória, e por isso deixamos de buscar a Deus em oração. Porém, o rei Davi era exatamente o oposto do que somos. Ele nunca entrava numa guerra sem buscar a força do alto. Não se arriscava sem antes ter a convicção que o Todo Poderoso estava a seu lado.
         "Lute por mim, Senhor", deve ser nossa oração matinal. " Vá à minha frente aplainando os caminhos, Jesus ". O Senhor se importa com estas pequeninas orações! 
         "Seja minha força ", rogava Davi ( Sl 31.2 c). Outra vez vemos : "No dia em que clamei, me escutaste e alentaste com força a minha alma" ( Sl 138.3). Como não iremos nós também suplicar por força espiritual ?  Sabemos que Davi foi agraciado com ânimo e coragem, nós do mesmo modo seremos. Foi o mesmo Davi quem pediu renovação a Deus : "  Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto "    ( Sl 51.10). Gostaria de salientar algumas coisas sobre esta oração. Ela revela o fundamento da maioria das orações deste homem de Deus. Davi não era um homem perfeito, mas queria agradar ao Senhor. Ele se importava com Deus, com sua vontade e planos. Por isso a bíblia o chama de " um homem segundo o coração de Deus". Se você parar para ler seus salmos verá que a frase : "Tem compaixão de mim " aparece quase sempre em seus louvores. Vejamos :

I- Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração ( Sl 4.1 c)
II- Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade, apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias ( Sl 51.1)
III- Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões, mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, Senhor ( Sl 25.7)
IV- Poupa-me, até que tome alento, antes que me vá, e não sejas mais ( Sl 39.13)
V- Senhor, tem piedade de mim, sara a minha alma , porque pequei conta ti ( Sl 41.4)

         Estas são apenas algumas de suas preces que nos revelam a ansiedade de ver-se livre de seus pecados. Davi sofria por causa de seus erros; Queria ser liberto, purificado e santificado por Deus. Ora, o mesmo Espírito nos fará também orar deste modo, pois ele sabe o que mais precisamos. Se temos orado de modo errado, então que comecemos a acertar. Se temos gastado tempo pedindo a Deus coisas que não convêm, então olhemos paras as súplicas deste poeta e guerreiro e passemos a buscar aquilo que é prioridade e essencial para nossas vidas com Cristo.

         Vejamos mais alguns dos pedidos de Davi ;


1- Salva-me ( Sl 3.4,7)
2- Guia-me ( Sl 5.8)
3- Cura-me ( Sl 6.2)
4- Livra-me ( Sl 7.1;12.1;30.2)
5- Ilumina-me ( Sl 13.3)
6- Guarda-me ( Sl 16.1;17.8;19.13)
7- Expurga-me ( Sl 19.12;26.2)
8- Vivifica-me ( Sl 21.4; 143.11)
9- Perdoa-me ( Sl 25.7,11,18)
10- Fortalece-me ( Sl 31.2; 138.3)
11- Ouve-me ( Sl 32.2;55.1-2;86.1)
12 - Purifica-me ( Sl 51.2,7)
13- Renova-me ( Sl 51.10)
14- Ajuda-me ( Sl 71.12;108.12;109.26)
15- Alegra-me ( Sl 86.4)
16- Visita-me (Sl 86.16)
17- Sonda-me ( Sl 139.23,24)
18- Socorre-me ( Sl 22.19;44.26)


         Temos motivos suficientes para orarmos. Desse modo passaremos bons momentos na presença do Salvador. Devemos buscar por nós mesmos. Precisamos rogar por nossas próprias almas. Talvez você esteja pensando que Davi orava apenas por ele mesmo. Isto não é verdade. Davi também orava pelos necessitados : " Levanta-te, ó Deus, levanta tua mão, não te esqueças dos humildes. Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortará os seus corações, os teus ouvidos estarão abertos para eles. Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em fazer violência "( Sl 10.12,17,18) . E Orava também por sua nação : " Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias"( Sl 25.22). Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade, edifica os muros de Jerusalém ( Sl 51.18). Orai pela paz em Jerusalém, prosperarão aqueles que te amam.( Sl 122.5). Também devemos orar por nossa nação, bem como pela Igreja do Deus Vivo.  Davi orava pelo povo de Deus : " Salva o teu povo, e abençoa tua herança; apascenta-os e exalta-os para sempre ( Sl 28.9)
         Quero concluir citando uma última prece de Davi e que esta seja nossa principal oração :" Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face" ( Sl 19.14). Quando de fato esse for o desejo de nossos corações, consequentemente será parte de nossas súplicas ao Pai das Luzes. Que agradar a Deus e viver de modo que o alegre seja nossa maior ambição! O Senhor Jesus seja conosco. Amém.


4 comentários:

  1. Texto muito lindo, Deus abençoe! Devemos estar sempre firmes na oração, pois é através dela que nos aproximamos de Deus! Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Estou mto alegre e tbm perplexa com este estudo..glórias a Deus.Pois eu não havia pensado nos tipos de orações desse modo..em relação ao teu Davi.Que o Senhor cont.abençoando mais é mais.

    ResponderExcluir
  3. ajuda me senhor a fazer a vossa vontade PRIORIDADE seja o hino q eu cantarei

    ResponderExcluir