sábado, 26 de outubro de 2013

Glória a Deus





Dai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, dai ao Senhor glória e força. Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai ao Senhor na beleza de sua santidade ( Sl 29.1-2)

Por Frankcimarks Oliveira

         O Nome do Senhor é altíssimo. Como ele nenhum outro há. Só Ele é Deus e fora dele não há Salvador. Isso bastaria para darmos muitíssimas Glórias àquele que é Santo. Assim como o salmista declarou em seu cântico : Bendito seja Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas. E bendito seja para sempre seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória." ( Sl 72.18-19)
         Quando olhamos para tudo quanto o Senhor criou e vemos toda a beleza existente, nossos olhos marejam e nosso ar se esgota diante de tanta grandeza. " Só Deus faz Maravilhas, por isso demos glória a seu nome ". Ora, a Criação revela a glória do Senhor e o céus anunciam as obras de suas mãos. Tudo que Deus fez é lembrado por seus santos e todos podem ver com absoluta clareza , visto que até mesmo os anjos nos céus dizem : "Toda a terra está cheia de sua glória" ( Is 6.3). Isso quer dizer que em todos os lugares podemos perceber Sua Glória infinita, que enche os oceanos, os desertos, os vales mais profundos e a atmosfera.
         Nosso Deus é ilustre e glorioso, Senhor dos Exércitos, poderoso na Batalha. Quando subia aos céus para assentar-se em seu Glorioso trono, ouvia-se dizer :" Abram-se os portais eternos para que entre o rei da Glória ". É Cristo quem triunfantemente subiu ao som da trombeta para reinar ao lado de seu Pai. O Mesmo que fora desprezado pelos homens, cuspido e escarnecido na cruz, é quem veste-se de luz e estende os céus como uma cortina. Ele não é apenas o rei dos príncipes deste mundo, mas é o Rei da próprio Glória celestial. As mais elevadas patentes dos anjos, batem continência ao Capitão da Salvação.
         "Celebrai a Deus com júbilo todas as terras. Cantai a glória do seu nome; dai glória a seu louvor. Dizei a Deus : Quão tremendo és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos. Todos os moradores da terra te adorarão a te cantarão; cantarão ao teu nome"( Sl 66.1-4). Aqui podemos perceber o grande anseio do salmista em dar glória a Deus e em magnificar as obras de suas mãos. O homem de Deus não se contenta em cantar sozinho, por isso convida a toda gente a louvar ao Senhor. Na verdade este é o sentimento de todo verdadeiro cristão : ver seu Salvador sendo adorado em toda terra. Se há algum lugar em que o nome de Cristo não é invocado e exaltado  pelo que fez na Cruz, então um pesar de coração surge nos filhos de Deus. Os cristãos vivem para tornar o Deus de Jacó conhecido na Terra e engrandecido entre os gentios. Tudo porque em sua obra há glória e majestade; A justiça do Calvário permanece para sempre. Portanto, que nossas vidas glorifiquem a Deus.

I- Devemos  ser  agentes  de  glorificação

Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas             ( Sl 96.3)
         Cristo nos delegou a missão de fazermos discípulos. Por quê ou para quê ? Ora, o que Jesus fez deve ser lembrado e sua obra deve gerar nos pecadores um sentimento de gratidão e amor a Deus. Desse modo o Pai será glorificado como Deus cheio de Graça.
         Fazer missões é trazer maior glória para o nosso Deus. Quando evangelizamos, nosso maior desejo deve ser o de glorificar a Deus. Claro que a salvação das almas e o livramento da ira eterna nos motiva a fazermos o "Ide do Senhor", porém, recrutar novos adoradores que irão "aumentar" o louvor devido ao seu nome é sem dúvidas o que move cada crente em Cristo neste mundo. O Salmista também disse : "Cantai ao Senhor, bendizei seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia. Glória e majestade estão diante dele; força e formosura em seu santuário. Dai ao Senhor ,ó famílias dos povos, dai ao Senhor Glória e força. Dai ao Senhor a Glória devida ao seu nome; trazei oferenda e entrai em seus átrios. Adorai ao Senhor na beleza de sua santidade; tremei diante dele toda a terra. Dizei entre os gentios que o Senhor reina"...( Sl 96.2,6-10 a)
         O objetivo do salmista é trazer glória ao nome de seu Deus. Ele convoca o seu povo a proclamar as obras do Senhor para que todas as famílias dos povos adorem juntamente ao grande Rei de Israel, o juiz de toda terra. Que este mesmo sentimento esteja dentro de nossas almas. Assim como esteve no Profeta : " glorificai ao Senhor no oriente, e nas ilhas do mar, ao nome do Deus de Israel. Dos confins da terra ouvimos cantar : glória ao Justo" ( Is 24.16,17 a).

II- Nossa vida Cristã deve Glorificar a Deus

Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos          ( Jo 15.8)

         Nos céus os santos anjos não cessam de glorificar Aquele que Vive. Por que nós ficaríamos calados ?  Nas revelações eles bradam : "Digno és, Senhor, de receber Glória " e outra vez dizem : " Temei a Deus e dá-lhe glória "( Ap 4.11; 14.7) . Juntemo-nos ao coro de anjos que cantou no nascimento de Jesus a seguinte canção : " Glória a Deus nas alturas". E também as multidões que cantaram em sua entrada triunfal em Jerusalém : Bendito o Rei que vem em nome do Senhor, paz na terra e glória nas alturas ( Lc 2.14; 19.38)
         Não são apenas nossos lábios que devem glorificar aquele que é todo Glorioso, mas nossa vida prática e diária. Muitos dos que louvam a Deus o fazem apenas com a boca, mas seus corações estão distantes dele. Deus é de fato glorificado pela obra que o Espírito Santo efetua na vida do cristão. Devemos dar fruto digno de arrependimento, pois somente assim o Pai é glorificado.  Jesus também disse : " Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem ao vosso Pai, que está nos céus ( Mt 5.16). E Paulo doutrinando a Igreja de Corinto diz : " Quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus ( I Co 10.31). Alguns poderiam até chamar Paulo de radical ou fanático, mas foi exatamente desse modo que ele viveu. Não eram  apenas suas palavras que louvavam a Deus, mas sua vida e obras.

III- Cristo Viveu  Para a Glória de Deus

         Sempre que o Senhor realizava algum milagre, como a ressurreição do filho de uma viúva, todos glorificavam a Deus. ( Lc 7.16). Do mesmo modo quando Cristo abria sua boca para proclamar o evangelho, muitos exaltavam a Deus por tanta sabedoria.
         A oração do Senhor era esta :  “Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia : Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.”  ( Jo 12.28) . Aqui Jesus predizia sua morte aos seus discípulos . Mas outra vez vemos :  “Tendo, pois, ele saído, disse Jesus : Agora é glorificado o filho do homem, e Deus é glorificado nele. Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar.” ( Jo 13.31-32). Desta vez Judas saiu  para  trair o Mestre e preparar o caminho para a crucificação.  Podemos dizer que em Vida Cristo glorificou a Deus, como ele mesmo disse em sua oração sacerdotal : Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer ( Jo 17.4). Porém foi com sua morte que Jesus glorificou ainda mais ao Pai.( Jo 17.1)  Sua perfeita obediência ainda é motivo de glória celestial. E é claro que após sua ressurreição Cristo também glorificou ao Pai. De modo que até hoje aqueles que o reconhecem como Senhor , fazem isso para a glória do Pai.
         Agora perceba o contraste entre Cristo e os seres humanos. Enquanto o Senhor Jesus viveu para glorificar a Deus, os homens vivem para si mesmos. Somos naturalmente ególatras, e amamos mais a nós mesmos do que ao Criador.  Apenas o Espírito Santo pode fazer os pecadores glorificarem a Deus. Ora, certa feita o Senhor se “surpreendeu” com a ingratidão dos homens.  Ao curar dez  leprosos, apenas um retornou para glorificá-lo ( Lc 17.18)
         Quem é você , amigo ? Que o teu coração sempre retorne aos pés de Cristo para dar-lhe glória, sim a glória devida a seu nome. Pense, amigo.a vida por si só é um dom de Deus, e por mais difícil que seja, ainda assim é pura graça e favor divinos. Demos glória ao Senhor por seus benefícios, bem como demos glória a Deus por sua Santidade, ou seja, por quem ele é.
         A Deus seja a Glória pelos  séculos dos séculos em Cristo Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário