terça-feira, 3 de setembro de 2013

O Mestre da Oração



E aconteceu que estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos : Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou a seus discípulos ( Lc 11.1)

Por Frankcimarks Oliveira


         Este trecho bíblico é maravilhoso! Ora, sabemos que Cristo era um excelente Mestre da Lei, bem como um pregador inigualável. Nosso Senhor foi também com certeza o maior "expulsador" de demônios que o mundo já conheceu. Todavia, um de seus discípulos após observar que Jesus ficava horas e horas em oração, chamou-lhe e lhe disse : "Por favor, ensine-me a orar". Isto é muito interessante. Observe , ele não pediu para aprender a pregar; Também não pediu para aprender a expulsar os maus espíritos. Aquele discípulo queria aprender a orar.
         Que esta seja a nossa prece matinal : " Senhor, ensine-me a ficar em tua presença"! Que as profundezas de nosso coração deseje a santa presença de Deus  mais que uma corsa deseja pelas correntes das águas. Que nossa alma fique desfalecendo de amor pelo Amado Salvador e que seu perfume esteja em nossas vestes, como se fosse o nosso próprio cheiro.
         Jesus Cristo sentia enorme prazer na oração. Sempre vemos os evangelistas registrando que ele se retirava das multidões e saia para encontrar seu Pai. Logo após realizar milagres, ele sumia. E onde seus discípulos o encontravam ? - Aos pés de Deus em fervente oração! De uma coisa eu tenho certeza : Nada era mais importante para Cristo do que sua devoção pessoal ao Deus de Jacó. E isso deixou marcas profundas na vida de seus discípulos. Como eles o admiravam! Como ficavam atônitos ao vê-lo completamente abandonado na bendita Presença.
         Vamos observar algumas verdades sobre a vida de oração :

         Primeiro, Cristo estava orando em um certo Lugar. Podemos dizer duas coisas sobre isso, e ainda que pareçam antagônicas, ambas são verdades. Um certo lugar significa um lugar específico, ou melhor, um lugar que o Filho de Deus habitualmente escolhia para orar. Não estaremos errados se dissermos que Cristo tinha algumas preferências quanto a seu recolhimento devocional. Por muitas vezes Jesus se dirigia a um horto chamado " Jardim das oliveiras" e ali orava ao Deus dos céus. Este discípulo observou que Cristo sempre estava ali em profunda intimidade com o Pai.
         Amados, é de grande importância criarmos bons hábitos em nossa vida cristã. É bom, por exemplo, termos um lugar específico para estarmos na presença de Deus. Gosto de orar em meu quarto, e fiz dele um "santuário" onde sempre invoco o Deus da minha salvação. É bom que este lugar escolhido possibilite aos filhos de Deus paz e tranquilidade. Como se faz necessária a privacidade para uma intimidade mais adequada com o Santo de Israel. Cristo, ainda que estivesse acompanhado com seus amigos no jardim, ele sempre se afastava uma certa distância para ficar a sós com Deus.
         Também não estaremos errados ao dizer exatamente o oposto do que dissemos agora. "Um certo lugar" pode significar um "lugar qualquer". Isto é, não importava onde Cristo estivesse, ele sempre estava em oração. Isso aqui torna a vida de oração de Cristo ainda mais intensa! Simplesmente o Senhor não se importava com o  lugar onde ele estava. Sua sede pela presença divina o impelia a orar incansavelmente, em qualquer lugar. Ora, o apóstolo Paulo nos recomentou que orássemos em todos os lugares, levantando mãos santas, sem contenda. Ele falava da oração em espírito. Orar em espírito é levar a mente cativa a Cristo; É buscar as coisas que são lá do alto; É mesmo que trabalhando, elevar a alma em oração; É mesmo que andando nas ruas, permanecer pensando nas grandezas de Deus e dar a ele ações de graças.
         Tanto a oração particular e secreta, como a oração em espírito são essenciais para a vida Cristã. É claro que devemos ter ambos os hábitos. Devemos reservar momentos do nosso dia para nos recolhermos à presença divina. E devemos também estar sempre em oração mental, não importa o lugar. As pessoas nos verão e ainda assim não saberão que estamos orando.
         O discípulo do Senhor queria ser como seu Mestre. Tudo o que aquele homem desejava era imitar seu Discipulador amado. Ora, sobre isso podemos dizer algumas coisas :

1- Cristo como discipulador deu um excelente exemplo de piedade. Todo aquele que ensina verdades espirituais e bíblicas deve ter este cuidado. Precisamos ser o exemplo prático para nossos discípulos em Cristo. Se estes não virem em nós um  verdadeiro fervor pela oração, então logo abandonarão o barco.
2- João Batista ficou conhecido não somente por ser um homem corajoso que desafiava as pessoas de sua época e confrontava seus pecados. Ele ficara "famoso" por ser um homem de oração. João Batista amava tanto a vida de oração que ensinou seus discípulos a fazerem o mesmo.

         A bíblia dá muita importância a piedade pessoal dos servos de Deus. Nas páginas sagradas muitas orações estão registradas. Se a reuníssemos teríamos evidentemente um livro apenas sobre orações. Quero com esta mensagem :

1- Incentivá-lo a uma vida de oração;
2- Fazê-lo compreender a importância que Cristo deu a vida de oração;
3- Constrangê-lo a buscar o que o discípulo em destaque buscou , isto é, aprender a orar com Cristo.

         Tomemos , portanto, o Mestre da Oração para que sejamos como ele é. Ninguém na Bíblia orou tanto como Jesus. Ninguém gastou tanto tempo na presença de Deus como o nosso Senhor. Nenhum santo do Velho testamento se compara com Cristo Jesus. Ainda que ele fosse o próprio filho de Deus, perfeito e sem manchas, contudo ele orava constantemente. Aliás, ele mais do que ninguém sabia o quão prazeroso era estar na presença do Deus, afinal de contas desde a eternidade  ele estava no seio do Pai.
         Vejamos alguns exemplos da vida de Oração de Cristo nos evangelhos, principalmente no evangelho de Marcos:

1- Cristo antes de iniciar seu ministério terreno, esteve quarenta dias em jejum e oração ( Mt 4.2)
2- Mesmo quando Ocupado, Cristo sempre arranjava tempo para a oração ( Mc 1.35)
3- Após realizar milagres, Cristo retornava à oração ( Mc 1.45)
4- Antes de escolher os seus apóstolos, Cristo esteve orando fervorosamente ( Lc 6.12)
5- Após alimentar as multidões e antes de enfrentar uma tempestade, Cristo recolheu-se ao segredo da oração ( Mt 14.23)
6- Antes da transfiguração e antes de expulsar demônios, Cristo estava em profunda oração ( Mc 9.2) ( Lc 9.28)
 7- Após amaldiçoar uma figueira sem frutos, Cristo exorta seus discípulos a terem fé, dizendo-lhes que suas orações podem fazer as mesmas coisas que ele faz.( Mc 11.24-25)
8- No Getsêmani , mesmo em meio a dor e ao sofrimento, Cristo ora incessantemente ( Mc 14.32-38)


         Oh, amados, a vida de Cristo era uma vida pública. As multidões o sugavam. Por muitas vezes estas terríveis multidões de aflitos apertavam o Senhor para tirar de suas vestes a Virtude. Os doentes, as crianças, os velhos, todos buscavam tirar dele alguma coisa. Por isso mesmo Cristo vivia intensamente em oração. Nós devemos sempre que ministrarmos, sempre que sairmos de alguma atividade, seja ela espiritual ou não, buscarmos renovação em Deus. Cristo como Deus era uma fonte eterna de poder, mas como Homem, precisava " recarregar" suas pilhas. Isso serve como exemplo para nós.
         Há um exemplo óbvio disso nos evangelhos. O Senhor envia seus apóstolos as aldeias para pregarem as boas novas e para curarem os homens de todo o mal. Quando eles retornam, ele lhes diz:
" Vinde, vós , aqui a parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer." ( Mc 6.31)
         Cristo convida seus amigos à sua presença, num lugar tranquilo para que repousem. Haveria melhor analogia para a vida de oração? A oração não serve para nos cansar ainda mais, porém, serve para nos dar alívio de nosso fardo. A santa comunhão com Deus será a recarga de nossas baterias espirituais. Aleluia!
         E por fim, o Senhor nos ensina sobre a oração que não devemos ser como os fariseus hipócritas, que oram somente nos templos e nas casas das viúvas, onde podem ser vistos pelos homens e ser elogiados como pessoas fervorosas e espirituais. Cristo diz para nós que devemos ter uma profunda vida de oração, num lugar secreto, onde ninguém pode nos ver. Seja nos nossos quartos materiais, seja no quarto da nossa mente, onde ninguém nos observa, sempre devemos orar em segredo. Apenas o Pai Celestial sonda nossos corações e somente ele é digno de nossa devoção. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário