quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sete Possíveis motivos porque Jesus assentou-se num jumentinho





7  Possíveis motivos porque Jesus assentou-se num jumentinho
Por  Frankcimarks oliveira

E disse-lhes: ide à aldeia que está defronte de vós e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o e trazei-mo. E, se alguém vos disser: por que fazei isto? dizei-lhe que o Senhor precisa dele, e logo deixará trazer para aqui. E foram e encontraram o jumentinho preso fora da porta, entre os dois caminhos e o soltaram. E alguns dos que ali estavam lhes disseram: que fazeis, soltando o jumentinho? Eles , porém, disseram-lhe como Jesus lhes tinha mandado e deixaram-nos ir. E levaram o jumentinho a Jesus e lançaram sobre ele as suas vestes, e assentou-se sobre ele.(Mc 11.2-7)

I-             Para cumprir uma antiga profecia
Ora, Deus é fiel a tudo que diz. Neste momento vemos a “preocupação” do Senhor em cumprir toda a justiça divina. Aquilo que para nós é insignificante, para Deus tem muita importância. Muitas vezes desprezamos pequenos detalhes da vida, mas não é assim para com o criador das estrelas. Ele atentou para o que disse ao Profeta Zacarias:” Alegra-te muito, ó filha de Sião, exulta, ó filha de Jerusalém, eis que o teu rei virá a ti, Justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumentinho, filho de jumenta ( Zc 9.9)”

O que para nós poderia ser irrisório, é de extrema significância para Deus. Podemos , então, descansar neste Deus tão fiel, pois se ele é capaz de cumprir até mesmo algo como isto, o que não fará com as demais coisas ? Ele lembrou-se do jumentinho, com certeza lembrar-se-á de nós! Ele atentou para a promessa que fez a seu povo, que também recaia sobre aquele pobre animal. Um dia o Rei da Glória se sentaria sobre um pequeno animal de carga, e o dia chegou, para a alegria de seu povo e honra daquele  insignificante animal.

Deus é “excessivamente” generoso. Ele é capaz de compartilhar sua presença com o mais insignificante homem, com o mais terrível pecador. Ele olha para nós e se compadece de nossa triste condição. Ele não leva em conta nossa aparência externa, antes se compraz das coisas mais simples deste mundo. Se Deus atentasse para nosso exterior, então jamais teríamos a honra de sermos participantes de seu reino. Contudo, ele não vê como o homem vê. Cristo poderia ter entrado naquela cidade em grandes e ricas carruagens se quisesse, mas preferiu sentar-se num jumentinho. Ele escolheu as coisas vis e desprezíveis deste mundo ( os pecadores). Não havia nada em nós que atraísse a benevolência deste Rei de Anjos, mas ele em si mesmo decidiu cumprir sua boa palavra em nos abençoar com sua Humildade.

II-Para demonstrar seu Senhorio sobre tudo, inclusive animais brutos.

 Cristo é Senhor de Todos. Não há criatura alguma neste mundo que não esteja debaixo de seu Poder. Todas as potências do universo subsistem pela sua palavra. Todas as autoridades mundiais são constituídas pela sua soberana vontade. Todos os nomes estão abaixo de seu glorioso nome. Cristo é por excelência o Cabeça da Igreja, o Senhor dos santos, o que anda no meio dos castiçais de Ouro. Este mesmo Jesus demonstrou ser Senhor até mesmo dos mais obstinados. A bíblia é tão clara. Vemos que o Espírito deu ênfase na afirmativa: nunca ninguém havia sentado sobre aquele animal. O que isto significa ? Podemos entender que ninguém havia domado aquela criatura. Nenhum homem tinha dominado os instintos daquele bruto animal. Entretanto, o Senhor que é manso e humilde, sentou-se sobre ele e ele fora domado imediatamente.

Amados, é Cristo quem muda a natureza do mais obstinado pecador. Naturalmente somos como animais irracionais. Queremos viver a vida “livres”, sem um Senhor sobre nós. Quem neste mundo gosta de se submeter a autoridade? Nosso coração bruto deve ser amansado e transformado pelo Rei dos Judeus. Se ele não mudar nosso miserável coração, quem poderá?

III-         Para repreender seu Povo que não o reconhecera

O profeta Isaías disse algo que chama muito a minha atenção. Deus de diversas formas falou com seu povo, mas jamais fora correspondido por eles. Deus enviava seus servos para proclamarem arrependimento àquela nação, mas o que eles faziam? Davam as costas ao Potente Criador. Certa feita, muito desgostoso e indignado, Deus bradara: O boi conhece seu possuidor e o jumento a manjedoura do seu dono, mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende ( Is 1.3) 

Acredito que Deus escolhera aquele jumentinho também com o propósito de repreender a nação de Israel. Eles não compreendiam que era o próprio Senhor deles que os visitava. Os líderes religiosos negavam a Cristo ferozmente, e ainda que o povo tenha recebido a Cristo com Brados de louvores “ Hosana”, logo em seguida pediam sua crucificação. Eles esperavam um chefe político, mas Deus queria lhes dar um Salvador de pecados, um Rei Espiritual.

O jumento é símbolo de ignorância em nossa cultura moderna. E geralmente denota falta de entendimento mesmo. Lembra-se de Balaão, o profeta ? Deus o havia advertido e ainda assim ele propôs se corromper, amaldiçoando o povo de Deus. Para repreender o obstinado pregador, Deus usara sua própria jumenta. É como se Deus estivesse dizendo : Este animal tem mais sabedoria que você, Balaão. Que Deus tenha misericórdia de nós! Que ele nos conceda entendimento para compreendermos sua santa vontade. Do que adianta ouvirmos sua voz e não discernirmos o som de seus lábios?
 
IV-        Para demonstrar que Ele é um rei  de Paz

Oh, queridos, como Deus é maravilhoso! Ao sentar-se sobre aquele pobre animal, Cristo demonstrava que sua vinda aos filhos dos homens era de Paz. Sua missão era reconciliar os pecadores com o Deus santo. Sua vinda sobre um jumentinho era para dizer que ele não era uma ameaça para a humanidade, mas o próprio príncipe da paz deles. A profecia é bem clara:” ele vem a ti manso e humilde”. Ele é o enviado de Deus, o supremo oficial do reino dos céus, declarando que Deus é perdoador daqueles que humildemente aceitam seu senhorio. Ele estava dizendo: Rendam-se alegremente, pois eu vim em paz, afim de abençoá-los.  É melhor render-se a ele pacificamente agora nesta vida do que ter que enfrentar sua espada no porvir. Aqueles que recebem a Cristo como Senhor e rei serão livrados da Ira vindoura.

Cristo veio sobre um jumentinho em sua primeira vinda, como um reconciliador. Mas em sua próxima vinda, ele virá sobre um cavalo branco, como justiceiro de seu povo. Ele não terá o culpado por inocente. ( Ap 19.11-13) Por isso eu te digo, amigo, renda-se agora ao senhorio de Cristo, porque ainda há esperança e graça suficiente para te salvar. Não endureça teu coração, mas abra-se para a grande misericórdia daquele que é amor, mas também é justiça.

 V-          Para mostrar a natureza de seu reino aos homens
 
Cristo mesmo disse a Pilatos: Meu reino não é deste mundo(Jo 18.36) A natureza do seu reino em tudo difere dos ímpios reis desta terra. Seu reinado jamais terá fim e seu cetro é um cetro de equidade.

O Senhor sentou-se num jumentinho para demonstrar a natureza de seu reino. Um reino de Humildade e mansidão. Um reino onde não haverá guerras, onde sangue não será derramado injustamente. O reino de Cristo é um reino de Justiça e louvor. Seu reino inclina-se para a vontade de Deus e não dos homens.” Bendito o que vem em nome do Senhor” Cristo não vem em seu próprio nome, mas para cumprir a vontade de seu Pai.

O Reino de Cristo é para aqueles que nele esperam. Os mansos o verão e se alegrarão nele. Somente os que mantém essa viva esperança poderão participar de seu reinado.

VI-        Para mostrar a quem ele se dirige especificamente ou com quem se identifica 

Um reino onde os simples e pobres são incluídos. Ele mesmo identificou-se com os pobres. Disse: Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus ( Mt 5.3). Seu reino pertence a estes, que admitem não possuírem em si mesmos uma justiça suficiente, antes dependem da riqueza do Messias Salvador. Os pobres pecadores devem apegar-se a este Rico Rei que sentou-se sobre um miserável animal de carga para dar esperança aos miseráveis deste mundo. Foi por nós que Cristo morreu. Foi a nós , os pequeninos, que ele destinou seu Reino.

VII-       Para demonstrar a todos que a humildade é digna de um rei

Quando olhamos para Herodes, vemos um homem apaixonado pelo poder. Capaz de Matar crianças por temer perder seu reino. Quando olhamos para Faraó, vemos outro homem amante de si mesmo e do poder que tem em suas mãos. Vemos os reis da Bíblia, quase todos apegados ao poder temporal e completamente cegos pelo senso de justiça própria. Mas quando olhamos para Jesus Cristo, vemos um  rei tão diferente que nossa alma desfalece.

Diante de Pilatos ele não abriu sua boca. Ele poderia invocar milhares de legiões de anjos em seu favor, mas não o fez. Ele poderia ter soprado sobre seus inimigos e os humilhado terrivelmente, mas preferiu morrer por eles. Quanta humildade! Sua mansidão impressionou desde a meros soldados como a Poderosos reis e políticos. Ele era tão manso que morreu como um cordeirinho. Ele não se defendeu, mesmo sendo o mais inocente dos homens. Ele apenas confiou em seu bondoso  Pai. Mesmo sendo Mestre e Senhor, serviu a seus súditos. Ele preferiu sentar-se sobre um jumentinho a sentar-se num cavalo pomposo. Pense nisso, leitor. Pense em como nosso mestre é manso e humilde! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário