quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A Plenitude de Deus



A Plenitude de Deus

Disse-lhes Jesus : enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima ( Jo 2.7)
Por frankcimarks Oliveira

            Sabemos que toda a terra e sua plenitude pertencem ao Senhor  e tudo o que nela há ( Sl 24.1). Deus é perfeito em si mesmo, autossuficiente, completo, nada falta em sua pessoa para que tenha que buscar em outra. Ele disse a Abrão : Eu sou o Deus Todo Poderoso, anda na minha presença e sê perfeito (Gn 17.1). Ele é o Todo, isto é, completamente Poderoso. Deus também é perfeito em sua sabedoria, conhecendo todas as coisas completamente: " Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás a perfeição do Todo Poderoso ? Como as alturas dos céus é sua sabedoria, que poderás tu fazer ? É mais profunda do que o inferno, que poderás tu saber ? Mais comprida é a sua medida do que a terra e mais larga do que o mar.( Jó 11.7-9). O que o texto quer nos dizer é que Deus é pleno, completo, cheio de poder e de sabedoria. A plenitude aplica-se perfeitamente ao Deus que fez os céus e a terra.

            Como tu reages diante disso ? Achas que são apenas palavras ou isso te faz pensar na grandeza daquele que nem mesmo os céus podem contê-lo ? Espero que esta breve mensagem leve-te a entender quem Deus é e o que ele faz. Eu  oro para que tu enxergues todos os lados da "face" do Eterno e glorifique seu santo nome.
             Certa feita Cristo fora convidado juntamente com seus discípulos e sua mãe para um casamento na cidade de Caná. Como de costume ali havia muita comida e muita bebida. As festas orientais costumavam durar dias, até mesmo semanas. Então, o que aconteceu ? O vinho acabou. Sabendo disso, Maria, mãe do Mestre, chega para ele e o noticia do fato. Cristo esperando a hora que o Pai havia preparado para ele, diz que ainda não era o momento. Mas , percebendo que o Pai havia preparado tudo para que seu nome fosse glorificado naquele lugar no meio de seus discípulos, Cristo manda que os serviçais encham de águas seis talhas que ali estavam. As talhas eram  potes usados para purificação.

            O Senhor é muito claro com suas ordenanças, ele diz : enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima ( Jo 2.7). Não podemos desprezar tais palavras. Aqui vemos uma ordem expressa " enchei" e vemos uma resposta a mesma " e encheram-nas até em cima". Amados, Deus é um Deus de plenitude e sua vontade é que tudo seja pleno. Ao ver aqueles potes vazios, o Senhor manda que todos sejam imediatamente cheios de água. Isso não é significativo ? Deus não gosta de nada vazio em sua frente. Seu anseio é encher todos os lugares vazios, tornar os desertos em mananciais. Fazer com que a vida encha os lugares antes assolados.

            "E eles encheram-nas até em cima". Eu creio que se eles tivessem enchido apenas cinco talhas, o Senhor os mandaria retornar para que enchessem a sexta. Caso tenham enchido todas as seis, mas não até em cima, Cristo os mandaria voltar para enchê-las até a boca. Entendes o que este texto te diz ? O Senhor da Glória deseja que tua vida seja completamente cheia de sua agradável presença. Nada deve ficar vazio em nossas vidas. Apresentemos a Deus o que está vazio e com certeza ele encherá.
            Lembra-se da viúva que rogou ao profeta  Eliseu ajuda, pois seus filhos seriam levados escravos como pagamento de dívidas que seu falecido esposo deixara ? O Homem de Deus pergunta : o que tens em casa ? E ela lhe diz : Apenas um pouco de azeite numa botija. Imediatamente, o profeta ordena que ela junte tantos  quanto vasos vazios puder, pois o azeite da botija se multiplicaria e encheria a todos até não haver mais nenhum vazio:

E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse : Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou ( 2 Rs 4.6)

            Creia que Deus é poderoso para encher tua vida, pecador! Ele pode encher não somente a tua, mas a de todos os homens e mulheres vazios deste mundo inteiro. Sua presença gloriosa pode encher tua vida de sentido e paz. Seu Espírito Santo pode encher-te de alegria e livrar-te da escravidão do pecado. O Senhor é mesmo poderoso para fazer além daquilo que pedimos ou pensamos. Aquela mulher recebeu tanto de Deus que além de quitar suas dívidas, pôde aposentar-se.
            É assim que Deus age nas nossas vidas. Ele capacita-nos completamente para que possamos viver livremente para ele. Ele não nos dá seu Espírito em medida, antes derrama abundantemente sobre nós, fazendo nosso cálice transbordar.

            Será que ainda não percebeu que Deus não gosta de ver nada vazio em sua frente?. Ele enche aos pecadores arrependidos com sua graça e capacita-os a viverem para seu louvor. Deus não faz nada pela metade! Suas ordens expressas farão completamente o que lhe apraz, de modo que seu eterno desígnio não seja frustrado. Quando o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo começa uma obra, pode ter certeza de que ele terminará.

Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia toda a sua obra, que tinha feito ( Gn 2.1,2)

            Se um rei antes de ir a uma guerra prepara-se para ver se tem condições de terminá-la, quanto mais Deus!( Lc 14.28) Ele pode todas as coisas. Ele sabe que tem condições de acabar tudo quanto iniciou, ele é o alfa e o ômega. Por isso mesmo podemos descansar em seu poder, pois sabemos que ele começou uma obra de salvação em nossas vidas, e nenhuma criação de Deus fica inacabada. Vejam o que Paulo disse:

Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça, porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra ( Rm 9.28)

            Podemos descansar na mão potente do eterno Deus, pois foi ele mesmo quem nos constitui por povo seu e ovelhas de seu pasto. Podemos alegremente cantar louvores, crendo que aquele que prometeu é fiel para cumprir sua palavra. Somos criaturas dele, regenerados em Cristo através do Espírito Santo. Deixaria Deus uma criatura sua sem cabeça, ou braço ou perna ? Não! Quero dizer  que Deus nos encherá completamente de sua graça até sermos dia perfeito. Ele não parará de atuar em nossas vidas até que alcancemos a estatura de seu amado Filho Jesus. Até que cheguemos em sua plenitude. 

Cristo mandou que aqueles servos enchessem as talhas até em cima e elas foram cheias até em cima. Do mesmo modo o Pai da Glória ordenou que nós fôssemos irrepreensíveis e isso só irá parar quando nós, meros vasos de barro nas mãos do oleiro, estivermos cheios de toda a graça e verdade do Senhor Jesus.

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo (Fp 1.6)

            Mas, talvez você esteja se perguntando: Como faço para receber toda esta plenitude de Deus ? Ora, é fácil, em Cristo está toda esta plenitude. Então quando recebes a Cristo em teu coração, recebes tudo o que Deus Pai tem para dar. Não é maravilhoso isso ? Quando Jesus entra na vida de um pecador vazio, ele e somente ele, preenche as lacunas e os espaços inúteis.
            A bíblia é muito clara: e todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça (Jo 1.16) Ele veio para os seus, mas os seus não o receberam, mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. É isto que a Bíblia diz. Se tu receberes a Cristo em tua alma, verdadeiramente receberás a sua plenitude. É como se Deus nos desse o " pacote completo da salvação". Não falta nada ao pecador arrependido que confessa a Cristo como Senhor e se submete a sua palavra e o tem por amigo fiel. 

Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse ( Cl 1.19)

            Vês agora ? Deus quis que em Jesus estivesse tudo o que precisamos. Todos os atributos santos e aceitáveis por Deus estão nele. Toda a personalidade divina e suficiente habitam em Cristo. Ele é perfeito e completo, de modo que nós pecadores precisamos somente dele e de mais ninguém. Se Cristo não puder encher nossas vidas, quem poderá ?
            Paulo diz que em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência ( Cl 2.3). Se és um pobre miserável, Cristo sozinho pode te enriquecer! Se és o mais ignorante dos homens, Cristo sozinho pode dar-te a mais profunda sabedoria espiritual. Paulo continua e diz: Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade e estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade.(Cl 2.9-10)

            Se eu tenho a Jesus, o que pode me faltar ? Nele estamos perfeitos, foi o que Paulo disse. Ou seja, Nele estamos completos. Mas sem ele somos apenas vasilhas vazias. O mesmo apóstolo disse que  ao conhecermos seu amor seremos cheios de toda a plenitude de Deus  (Ef 3.19) Ele é a totalidade que carecemos para sermos felizes.

            O Vinho muitas vezes simboliza alegria. E lembre-se que o vinho daquela festa havia acabado. O que isto significa? O ser humano pode desfrutar de certa alegria neste mundo, mas ele apenas será realizado em Deus através de Jesus. É ele quem pode preencher o vazio existencial de nossas pobres vidas neste mundo e na eternidade O homem sem Deus está incompleto. Deus é a "peça" essencial que termina o quebra-cabeças da vida humana.
            Muitas vezes buscamos nossa alegria nas coisas deste mundo, no pecado, nas farras, nas orgias, e momentaneamente podemos até sentir certo prazer, mas logo em seguida, o que permanece de bom conosco ? Nada! Porque a verdadeira alegria e o verdadeiro prazer só se acham somente em Cristo Jesus!

            Costuma-se dizer que o sete é o número de Deus e que simboliza a perfeição. Deus terminou toda sua obra no sexto dia e descansou no sétimo dia. O homem foi criado no sexto dia, logo o número que representa o homem é o seis. Mas o seis nunca será um sete ( perfeito, completo) sem Deus. Ora, Deus é Um e pode nos completar facilmente. Sozinho Deus é sete ( Pleno, inteiro, suficiente), mas nós sozinhos jamais seremos sete.
            Por que você acha que a Bíblia registra seis talhas de água naquele casamento em Caná ? Porque elas simbolizam nós, seres humanos, que fomos criados no sexto dia, e que sem Deus somos apenas vasilhas vazias. Mas a palavra da Boca do Senhor pode encher nossas vidas de toda a sua plenitude e graça. Mais uma vez digo, quando recebemos a Cristo, recebemos tudo quanto podemos receber.

Aquele que nem mesmo a seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas ?(Rm 8.32)

            Pecador, o que estás procurando longe de Cristo ? Tudo o que precisas está nele e somente nele encontrarás o melhor vinho, isto é ,verdadeira alegria: Mas agora vou para tí, e digo isto no mundo para que tenham a minha alegria completa em si mesmos ( Jo 17.13). Somente o Cristão consegue ter alegria mesmo em meio as aflições da vida. O Senhor nos dá uma alegria que o mundo não pode conhecer, porque não o conhece. Não precisamos recorrer a nada além de Deus para sentirmos alegria e prazer verdadeiros. Mesmo sozinhos podemos regozijar-nos no Senhor! Como disse o profeta a tanto tempo atrás: Mesmo que não haja frutos na vide, ainda assim me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus de minha salvação! Se estamos alegres é porque ele nos Salvou e nada pode tomar de nós essa tão grande salvação!

            Resta-me terminar dizendo o que o cantor disse: O Senhor é meu pastor e NADA me faltará ( Sl 23.1) Nada é nada. Temos Cristo habitando em nossos corações, o que poderá nos faltar? O mesmo salmista disse: os filhos dos leões necessitam e passam fome, mas àqueles que buscam ao Senhor, bem nenhum faltará ( Sl 34.10) Nossa alma está farta de tudo quanto ele, nosso Deus, dispensou para nós, o seu povo. O azeite da botija não se acaba, nem a farinha da panela, daqueles que confiam no Senhor. Sua gloriosa presença não nos faltará, nem sua sustentável palavra, trigo puro e genuíno para nossas vidas.

            Pai, permita-nos ser cheios de tudo o que há em teu filho Jesus. Que nossas famintas almas sejam cheias de tua perfeita graça. E que nossas vidas vazias sejam abundantes da sua água limpa para que tua alegria seja nossa realidade e força. Perdoa os nossos pecados e habite em nossos corações, para o louvor de sua graça. Amém!
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário