quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Características de um verdadeiro Discípulo de Cristo





Características  dos verdadeiros Discípulos de Cristo

Por Frankcimarks Oliveira
Texo: João 1.35-51



I-             Foram  chamados através da Pregação do Evangelho        
 (João 1:35-37)

No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;
E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.

Amados, nosso chamado vem do Senhor. Ele nos atraiu até si para que conhecêssemos sua maravilhosa Pessoa. Esta vocação ocorreu através de seu santo evangelho, isto é, da boa mensagem de salvação.

João, o profeta, pregava a remissão dos pecados e proclamava o arrependimento, dizendo : arrependei-vos, pois é chegado o reino dos céus! Quando ele viu o Senhor vindo em sua direção, ele confessou: Eis aí o cordeiro de Deus.

Ouvimos a mensagem de perdão dos pecados através de Cristo e cremos, então tornamo-nos seus discípulos, isto é, seus seguidores.  Deus quer que sigamos os passos de seu amado Filho, pois somente ele nos conduzirá ao caminho da vida.

O apóstolo  Paulo disse:  Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.     (1 Coríntios 1:21)    Deus quis salvar-nos através do evangelho, ou seja, os crentes só entram na família de Deus se primeiro ouvirem sua voz. Por que? Porque Deus quis que fosse assim ! Do contrário jamais teremos fé para crermos e sermos salvos por Deus.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17 

Os discípulos de João ouviram-no pregar acerca de Salvação, do verdadeiro sacrifício capaz de apagar pecados. Eles foram conduzidos até o Messias, aquele que deve ser toda a nossa mensagem.  Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor;(. 2 Coríntios 4:5 )

II-           Buscam cada dia conhecer mais o seu Senhor (João 1:38)

E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi , onde moras?

Isto é muito importante. Ora, a caminhada com Cristo exigirá de nós verdadeiro conhecimento de sua Pessoa, pois só assim estaremos seguros. O bom de tudo isso é que ele mesmo deseja revelar-se a nós. O Senhor convida-nos a conhecê-lo, como também a desfrutar de sua gloriosa presença.

Os discípulos perguntaram : Onde vives? – Significa dizer que surgiu em seus corações um desejo de conhecer a vida do Senhor. Eles queriam saber de suas atividades, afeições, intimidades. Chamaram-no de Rabi, isto é, Mestre,logo buscaram extrair dele a pura sabedoria. Amados, será que temos este mesmo desejo? Queremos conhecê-lo mais que tudo? Que assim seja em nós!

O verdadeiro discípulo deseja estar onde seu Senhor está. Ora, Jesus é santo e com certeza  não o encontraremos em lugares profanos, senão em sua casa. Pergunte-se a si mesmo, discípulo do Senhor, por onde teus pés tem andado? Será que nosso mestre andaria em tais lugares?

O profeta disse: Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Oséias 6:3 )

Todos  os dias devemos aprender dele e com ele, pois o Senhor é um oceano infinito. Engana-se quem pensa que já o conhece completamente. Os verdadeiros discípulos recebem o pão de cada dia com muita satisfação e não se cansam de pedi-lo repetidamente.

Somos privilegiados, pois a nós, seus seguidores, é nos dado saber os mistérios do reino, diferentemente daqueles que não seguem ao Senhor. Logo, percebemos que temos um tratamento diferenciado, somos seus eleitos e Ele nada nos esconde. Poderia Deus esconder alguma coisa de seus amigos? Foi de seu agrado esconder suas coisas dos sábios e entendidos, como foi de sua vontade revelar-nos seus segredos.

Assim como José se deu a conhecer a seus irmãos na corte do Egito         ( Gn 45.1), o Senhor Jesus deu- se a conhecer a nós. Só o conhecemos porque ele brilhou em nós a luz de sua face, pois em nossa sabedoria a e capacidade humanas jamais o conheceríamos. Seu amor está além da nossa compreensão mental, excede todo o nosso entendimento, por isso deve ser experimentado.

O Senhor disse para seus discípulos quando interrogado “ onde moras?”: venham e vejam! Só aqueles que são convidados por ele podem experimentar as profundezas, o comprimento e a largura de seu amor. Não há palavras para descrever o que é estar na companhia de Jesus. Por isso o poeta disse:  Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Salmos 34:8 

Hoje o conhecemos em parte, o vemos como que por enigma, mas um dia o veremos como ele é ( 1 Co 13.9-12)

III-         Buscam ter intimidade com seu Senhor (João 1.39)

Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.


Não há nada melhor que ser íntimo de alguém. Um verdadeiro relacionamento permite-nos a sincera intimidade. Podemos nos abrir, confessar nossos erros, pedir desculpas, etc. Com Cristo não deve ser diferente. Não devemos ter medo de contar-lhe tudo. Ora, ele é nosso melhor amigo.

O Senhor nos ordenou : Quando fores orar, não façais como os hipócritas, mas entrai no vosso quarto, fechai a porta e orai ao vosso pai que vê em secreto ( Mt 6.6). Quarto remete-nos a intimidade e precisamos manter profunda intimidade com Deus em oração. Seja num cômodo de nossa casa, reservados. Seja no segredo de nossas mentes. Bom é que aprendamos a manter vivo em nós um espírito de oração. Em qualquer lugar podemos orar mentalmente de forma que ninguém perceberá que estamos falando com nosso querido Salvador.

Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade. (Provérbios 3:32)

Deus ama a verdade no íntimo, por isso não podemos guardar segredos com ele. Ainda que ele veja tudo, precisamos com nossa própria boca contar-lhe tudo, nossos medos, ansiedades, erros e  pecados. Deus nos ensinará sua sabedoria no oculto, ou seja, na intimidade, onde ninguém está vendo. Cresceremos e cresceremos muito se mantivermos um verdadeiro relacionamento com nosso Deus. Seus genuínos discípulos assim o farão.

IV-        Pregam  a Jesus a todos quanto vêem (João 1.41-42)

Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).  E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

A alegria de encontrar o Salvador fará com que o pecador perdoado vá aos quatro cantos da terra anunciando as boas novas de salvação e graça. Foi o que os discípulos do Senhor fizeram. Com grande entusiasmo foram anunciar a Pedro que encontraram o Messias.

Você tem feito o mesmo? Sente tão grande prazer em tua alma que não hesitas em anunciar o bom salvador aos perdidos?  Cada seguidor do Mestre deve fazê-lo, pois foi o próprio Jesus quem disse: ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura!

Vemos em todo o novo testamento estes homens percorrendo o mundo e anunciando que Jesus é o rei de Israel. Filipe  pregou ao Eunuco, Pedro ao coxo, Paulo ao carcereiro, e nós a quem temos pregado?

Somos instrumentos de Deus, apenas instrumentos. Cremos que só Cristo salva, mas salva através da loucura da pregação do evangelho. Nosso dever e missão é abrir a boca e dizer que ele vive. A salvação vem do Senhor e é ele e mais ninguém quem pode completar a obra. André pregou, mas quem mudou o nome de Simão foi Cristo! Ele disse: a partir de hoje serás chamado de Cefas. Cristo fez dele uma nova criatura!

No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. (João 1:43)

É o Senhor quem dá a ordem a cada pecador: Levanta-te e segue-me! É um chamado soberano e pessoal.
Filipe quis imediatamente convencer Natanael de que Jesus era o Messias prometido, mas falhou. Em seu pouco conhecimento disse que Jesus era filho de José e da cidade de Nazaré. Ora, Natanael como verdadeiro Judeu diligente, sabia que o Messias deveria ser filho de Davi e da cidade de Belém.

Eu entendo que nosso saber sobre Deus no inicio de nossa caminhada é quase zero. Ele nos dará sabedoria e temor para caminharmos e falarmos dele retamente. Ora,Filipe não mentiu, porque de fato Jesus era filho de José e de Nazaré, mas isso não o credenciava como o cumprimento das profecias.

Nossa pregação nunca será perfeita sem o auxílio do Senhor. Se a voz estrondosa de Deus não falar por nós, nossas palavras apenas serão meras palavras. É a voz de Seu Espírito Santo quem convence os pecadores de sua real condição aos olhos de Deus.
Natanael resistiu a Cristo de cara, porque naturalmente todos resistem a ele. Mas sua voz e sua presença são mais poderosas do que o mais forte monte de pedra.

Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. (João 1:45-48)

 Percebam o quanto Natanael é hostil a voz do Senhor.” De onde me conheces?” Jesus, muito mansamente lhe diz: Antes que Filipe pregasse para ti eu te vi debaixo da figueira! Isso não é maravilhoso? Nosso chamado precedeu a pregação. Ouvimos o evangelho porque Deus já havia nos chamado para sermos sua possessão. Não significa dizer que todos os que ouvem serão realmente salvos, porque muitos mesmo tendo ouvido não creram  no evangelho.

V-          Foram chamados para contemplarem a Glória de Deus        (João 1.50-51)

Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. 

Jesus entra numa vida para mudar essa vida completamente. Seus discípulos foram chamados para contemplarem a glória de Deus. Eles abandonaram suas redes, suas vidas de pescadores comuns, para viverem o sobrenatural com o Messias. Nossa vida agora é contemplar a centralidade do universo ( o céus e a terra)na pessoa do bendito filho de Deus. 

Não podemos nos conformar com uma vidinha qualquer como todos os demais homens neste mundo, que acordam, trabalham, e vão dormir. Não! Cristo chamou-nos para vermos sua glória, sua majestade, seu reino, sua obra sendo feita por nós, para nós e em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário