sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A Caminhada Com Jesus



Por Frankcimarks Olieveira

Uma análise da caminhada cristã na vida de Jairo
Texto: Lucas 8.41-56

I-             A conversão de Jairo : o início da caminhada

E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa;
Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão. (Lucas 8:41-42)

1-   O ato de prostrar-se indica o reconhecimento do Senhorio de Cristo

Amados, todos aqueles que forem ao Senhor serão recebidos alegremente por ele. Jairo, desesperadamente buscou o Salvador e o encontrou. Porque todos quantos o buscam de todo o coração acham-no verdadeiramente. Ele encontrava-se em grande angústia, pois sua pequenina filha estava moribunda.

Eu entendo que Deus possui a sua maneira de alcançar os perdidos. Deus fizera Jairo se desesperar pela vida, do contrário ele jamais buscaria ao Senhor. É o que todo pecador deve sentir, desespero pela vida. Ao perceber a brevidade dessa existência, ao ver que o pecado mata a todos, até mesmo as criancinhas, ele deverá correr para os pés do Criador rogando por misericórdia.

Vá a um velório e entenderá exatamente o que estou dizendo. Lá há meditação, existe reverência, solenidade. O silencio, o luto, as lágrimas deveriam fazer os pecadores enxergarem que a palavra de Deus se cumpre todos os dias: o salário do pecado é a morte ( Rm 6.23)

Quando vamos a uma festa não refletimos sobre a morte. Todos estão felizes, gozando a juventude, ou aproveitando os recursos adquiridos ao longo da vida. Mas um dia esses mesmos terão que comparecer diante do Eterno Deus, e o que dirão a ele? Melhor é ajoelhar-se diante de Cristo ainda nessa vida, enquanto há tempo para arrependimento, porque depois da morte segue-se o juízo.

Jairo entregou-se ao Salvador naquele dia conturbado, ao ver a morte tão perto de sua casa. Espero que você, querido leitor , tenha a mesma oportunidade. Melhor seria se não necessitasse de um acontecimento tão dramático como este. Mas o que importa mesmo é que sejas salvo.

Jairo reconheceu que diante dele estava o Senhor da vida. Ele rogou a Cristo por sua filhinha moribunda, porque cria que nele estava a verdadeira vida. Quem crê no Senhor Jesus ainda que esteja morto viverá! Quem deposita sua esperança no Filho de Deus tem a vida eterna. Aqueles que entregaram seus caminhos ao Salvador já passaram da morte e possuem a luz da vida.

Por que você não faz o mesmo, caso ainda não o tenha feito? Dobre-se diante dele e rogue, clame o nome dele e serás salvo. Oh, amados, Cristo é um salvador pronto para responder-nos quando o invocarmos.

O que Jairo pedia ao Senhor? Qual foi o seu clamor? – Ora, ele insistia que o Senhor entrasse em sua casa. Isto significa que tudo o que Jairo mais queria era que Jesus entrasse em sua vida, no lugar mais íntimo dela, sua casa , juntamente com sua família.

Pecador, antes de qualquer pedido, peça que Cristo entre em sua vida. Com lábios sinceros diga a ele o quanto sua casa sem ele está vazia. Só Cristo pode preencher tua casa, só ele pode encher todos os cômodos da tua alma. Convide-o para entrar em sua casa, e eu te prometo que ele irá prontamente.

Em seguida, Jairo rogou por sua filhinha doente. Isto significa que temos que ter prioridades em nossa caminhada Cristã. Do que adiantaria Jairo rogar por sua filha se Cristo primeiro não habitasse em seu ser? De nada adianta, queridos, rogarmos por nossos parentes, se Jesus ainda não é nosso Salvador. Primeiro ele tem que ser meu, para depois ser dos meus parentes e amigos. Antes de qualquer coisa, devemos entregar-nos a Cristo, para que depois o levemos aos demais.
Por isso mesmo, rende-te a ele, pecador. Entrega-te a ele, pois como darás algo a outrem se nem mesmo tu possuis  tal coisa?

II-           Obstáculos da caminhada Cristã

1-     “A multidão o apertava”

Após entregar-se a Jesus, Jairo inicia sua caminhada ao lado do Senhor. Logo de cara tem de enfrentar muitos obstáculos que sem sombra de dúvida porão em prova sua fé. Amados, não nos enganemos, a caminha com Jesus não é fácil. Requer de nós paciência e perseverança. Todos nós teremos que enfrentar dificuldades que nada mais são do que providências divinas. Deus as usará pra forjar em nós seu santo caráter.
Quando “aceitamos” a Cristo como nosso Senhor e Salvador , chegamos com uma “bagagem” velha que deve ser deixada de lado. Isso ocorrerá ao longo do Caminho. Nossos preconceitos, saberes mundanos, comportamentos mundanos, etc. Ora, Cristo mesmo é quem nos fará entender que ele nos basta.

Jairo era um judeu proeminente. Era príncipe de uma sinagoga. Contudo, era um recém chegado na verdadeira fé. Tinha de aprender lições do Rabi da Galiléia. Agora veremos o quanto nosso Senhor está no controle de tudo.

                    2-Mudando o coração do Pecador

“Do nada” surge uma mulher imunda que toca em Jesus. Jairo sabia que perante a lei isso tornaria Cristo imundo. Mas seu milagre só poderia vir dele e de mais ninguém. O que fazer? O Senhor estava trabalhando no coração de Jairo. Dando-lhe humildade, paciência. A multidão não permitia que Cristo andasse depressa. Jairo precisava aprender a esperar o tempo do Senhor para sua vida.

                    3-Provando a fé do Cristão

Após tudo que vinha enfrentando, Jairo ainda teria que lidar com uma notícia que abalaria sua confiança em Jesus. Seus “amigos” Judeus o informam que sua filha havia morrido.

Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre. (Lucas 8:49)

                               Durante nossa caminha o diabo se encarregará de tentar tirar nossa fé no Filho de Deus. Mas devemos olhar somente para Cristo, pois ele é o autor e o consumador de nossa fé. Lembre-se que o Senhor não nos abandona, ele não deixa um crente a beira do caminho ou a mercê da sorte. Ele mesmo acompanha-nos e renova-nos para que cheguemos até o fim. “ Eis que estou convosco até a consumação dos séculos”.

                            Queridos, se não fosse o Senhor há muito que teríamos sido devorados. Se sua poderosa destra fiel não estivesse conosco, já teríamos submergido. Cristo olha para Jairo e diz: Não temas, Crê somente. É sua palavra que renova nosso ânimo. É sua doce voz que encoraja-nos a prosseguir na caminhada. O inimigo de nossas almas usará até mesmo as pessoas mais próximas para roubar nossa esperança no Salvador. Igreja do Senhor, confia nele!

O que importa é que com Cristo chegaremos até o fim. Vemos no texto que Cristo venceu a incredulidade de seus zombadores. Ele deu vida a filha de Jairo e a fez andar. Até mesmo sua casa passou a seguir o Messias. Comecemos a andar nesta caminhada com o salvador e poderemos ver , quem sabe, nossa família também seguindo Seus passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário