segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Por que Paulo Orava ?



Por causa disso me ponho de joelhos perante o Pai de    nosso Senhor Jesus Cristo.( Ef 3.14)

Por Frankcimarks Oliveira

            O Senhor Jesus ensinou a seus discípulos diversas vezes a importância de se orar constantemente. A oração é o meio pelo qual nos comunicamos com Deus. Através dela podemos dizer ao Pai tudo o que se passa em nossas vidas, como podemos pedir favores,  adorar ao Criador, dar graças, entre tantas outras coisas.

            O que motiva você, leitor, a orar ? Pense nas últimas orações que tem feito e diga a si mesmo o que tem te levado a oração. Qual a substãncia da sua prece ? O que preenche os minutos ou horas de suas orações diárias ?

                Estive meditando nisso e percebi o quanto "nossas" orações são superfluas. Se passamos algum tempo em oração, esse tempo se resume a nossos próprios interesses ou problemas pessoais. A própria estrutura de nossas petições demonstram o egoísmo de nossas causas. Entretanto, o apóstolo Paulo disse :" Diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo eu me ponho de joelhos por uma causa, para que ele conceda que os crentes sejam confirmados com poder pelo Espírito Santo , fazendo Cristo habitar em seus corações, para que fiquem firmes e estabelecidos no amor. Eu, Paulo, peço a Deus que permita aos crentes conhecerem todas as dimensões do amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que os crentes sejam cheios de toda a plenitude de Deus. Eu peço isso sabendo que o Senhor é poderoso para fazer muito mais além do que pedimos e pensamos."

            Percebe a diferença ? Ele mal pedia por ele mesmo, sua preocupação maior era com a Igreja de Cristo. Toda sua preocupação estava com a vida espiritual de seus filhinhos na fé. Não somente os pastores e líderes cristãos deveriam tomar este exemplo, como cada Filho de Deus. Devemos em oração elevar a Deus o seu Reino e sua Justiça, pois Ele mesmo nos dará aquilo que precisamos. Não precisamos preocupar-nos com nossa própria vida, pois se Deus cuida das aves do céu e dos lírios dos campos, não cuidará ainda mais de seus filhos amados ?

                Observei que Paulo iniciava suas cartas sempre do mesmo modo, diferindo muito pouco uma das outras. Nos primeiros capítulos poderemos observar que ele sempre começa dizendo: Graças dou ao meu Deus por vós pela fé que ele vos deu, ou pela graça que manifestou a vocês. Paulo também iniciava suas cartas assim : Bendito seja Deus.( Ef 1.15,16; Fp 1.3;  Cl 1.3,4)  Eu entendo que devemos sempre iniciar nossas preces dando louvores a Deus, dando graças pelo que ele tem feito a seu povo. Mas pergunte-se a si mesmo : É assim que tenho orado ?

                O mesmo Paulo disse: Por tudo dai graças porque esta é a vontade de Deus para vós em Cristo Jesus ( I Ts 5.18). Nossas orações devem estar sempre repletas de gratidão a Deus, não só pelo que ele tem feito a mim, mas pelo que Deus tem dado a seu povo. A alegria de Paulo era ver Deus abençoando a Igreja e confirmando a fé de cada novo irmão. Quando o apóstolo via que as Igrejas estavam suportando as aflições e perseguições, dava graças a Deus, pois sabia que aquilo era obra divina. Quando ele via o crescimento espiritual, a maturidade dos irmãos e o zelo pela obra do Senhor, Paulo louvava a Deus chamando-o de Bendito, Santo, eterno.

            Nossas preces devem conter brados de louvor e graça àquele que opera en nós eficazmente com seu poder. Antes de pedir, louve! Antes de pedir, agradeça por tudo e lembre-se que esta é a vontade do Pai de Jesus Cristo.

                Quando Paulo ajoelhava-se era para pedir conhecimento para os santos do Senhor ( Ef 1.17, 19). Conhecimento este concernente as coisas de Deus. Ele pedia o fortalecimento dos crentes ( Ef 3.14, 17). Força essa que procedia do Divino Espírito Santo. Amados, realmente tem sido estes os motivos de nossas orações ?

            Paulo ao ajoelhar-se diante de nosso Deus e Pai pedia que désse a ele ousadia para pregar o evangelho. Queria liberdade e autoridade para anunciar com toda clareza as boas novas de Salvação na Pessoa do Messias , Jesus Cristo. Não pedia somente a Deus, mas rogava ao santos que também orassem por ele nesse mesmo propósito, demonstrando humildade e dependência do favor divino, admitindo que até para abrir sua boca precisava do Senhor. ( Ef 6.18-20)

            O apóstolo dos gentios rogava a Deus uma oportunidade para visitar os irmãos que havia deixado nas igrejas que abrira nas cidades por onde passava. Seu amor de entranhas por eles gerava uma saudade tão grande que ele só encontrava consolo implorando a Deus uma chance de visitar seus amados filhos espirituais.( Fp 2.24; 1 Ts 3.10).

            Paulo pedia ao Deus dos Céus para manter sua igreja unida em uma só fé e em um mesmo parecer. Ele sabia que uma igreja unida é mais forte e resistente aos ataques de Satanás. Pedia que Deus consolasse os tristes e lhes désse ânimo para suportarem as adversidades. ( Cl 2.1-2) . Paulo era de fato um soldado de Cristo, combatia dura e diariamente em orações e súplicas pelos eleitos de Deus. Queria apenas o bem estar do rebanho de Cristo. 

            O prisioneiro de Cristo orava para que a igreja andásse dignamente diante dos homens, sem escãndalos, mas que désse muitos frutos de justiça diante de todos para que o nome de Jesus fosse glorificado diante dos incrédulos. Tudo o que Paulo pedia ao Pai era que désse aos crentes sinceridade e integridade de coração para viverem em perfeita comunhão      . ( Fp 1. 9-11). Queridos, será que um dia essas petições de Paulo passaram pelos nossos lábios ? - Deus o sabe muito bem!

            O pregador que se auto intitulava " o menor dos santos e o maior dos pecadores" ia até a presença do santo Deus com confiança mediante o sangue de Jesus, e diante do trono da graça pedia pela salvação de Israel. Paulo entendia que o endurecimento de seu povo foi necessário, para que as outras nações também recebessem a graça divina ( Rm 10.1)

             E por fim, mas não querendo dizer que essas eram todas as causas que faziam o apóstolo clamar a Deus. Paulo orava por seus companheiros de ministério. Aqueles irmãos que se destacavam no serviço do Senhor, como Timóteo, Tíquico e outros. ( Fp 1.4-7). Que possamos aprender com Paulo o verdadeiro propósito da oração : buscar o reino de Deus e sua justiça. Que sejamos seus imitadores, assim como ele foi de Cristo. Que demos sempre graças, louvores a Deus em nossas petições. Que peçamos mais pela Igreja do Deus vivo, do que por nós mesmos. Oremos pela salvação dos perdidos, pelos obreiros do Senhor e por todos aqueles que amam o nome do Senhor Jesus. Deus nos abençõe!
           

Um comentário:

  1. Só quero dizer: Obrigada meu irmão. Andava à procura de ajuda para falar sobre estas orações e esta meditação ajudou-me. Obrigada Senhor!

    ResponderExcluir