domingo, 13 de janeiro de 2013

Porque escrevo para vós




Jesus, pois operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creias que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que para que crendo, tenhais vida em seu nome.           ( João 20.30-31)

Por Frankcimarks Oliveira

            Todos que me conhecem sabem o quanto sou apaixonado pela leitura. Desde minha infância adquiri o hábito de ler diariamente, de modo que o desejo do conhecimento  só foi aumento durantes os anos de minha peregrinação neste mundo. Contudo, veio a necessidade de compartilhar aquilo que eu vinha recebendo do Senhor, principalmente as boas novas de seu precioso evangelho.
            Algo muito bom não deve ser guardado egoistamente, antes deve ser partilhado com todos gentilmente. Sou grato a Deus que em sua infinita bondade escolheu-me para proclamar o nome de seu filho Jesus. E entendo que essa foi a missão de todos os seus eleitos: anunciar Cristo ao mundo, a salvação dos que creem em seu nome.
            O apóstolo João explicitou seus objetivos ao escrever seu evangelho aos irmãos de seus dias " Para que creias que Jesus é o filho de Deus, o Cristo, e que através dessa fé, possais ter vida em seu nome". Amados, o maior propósito dos verdadeiros pregadores é a promoção da fé em Cristo para o recebimento da vida eterna.
            Apenas em Cristo encontramos verdadeira vida, pois ele é o Verdadeiro Deus e vida eterna. Ele é a ressurreição e a vida, a esperança de seus santos. Por isso mesmo me propus a pregar somente a Cristo e esse Crucificado.  Espero que seus olhos voltem-se para o Senhor e contemplem toda sua formosura.

            Então, comecemos com o primeiro propósito do apóstolo:

I- A promoção da Fé

"Estes, porém, foram escritos para que creias que Jesus é o  Cristo, o Filho de Deus"(v.31)

            Quantos milagres o Senhor Jesus fez ? Tantos quantos não podem ser enumerados, se fossem não caberiam em todos os livros do mundo. Seus sinais milagrosos tinham a intenção de provar que ele mesmo era o enviado de Deus. Desse modo nossa fé poderia está muito bem alicerçada no Senhor.
            Cristo multiplicou pães, não somente para alimentar os pobres, mas para que" todos" cressem que ele mesmo é o Pão da vida que desceu dos céus. Quando ele transformou água em vinho, não foi só porque o vinho daquela boda tinha acabado, mas para mostrar que Ele é poderoso para transformar nossas vidas.
            O apóstolo João enfatizou mais do que ninguém os sinais milagrosos do Senhor, e no fim de seu evangelho ele conclui: " citei tantos milagres para que vocês creiam Nele, o Filho de Deus. Não esperem por outro, pois ele já veio e nós mesmos vimos sua glória e tocamos na palavra da vida.
            Todo verdadeiro líder cristão terá um cuidado tal com o rebanho do Senhor que se dedicará a ensiná-lo, seja pessoalmente, seja por cartas, ou por qualquer outro meio que propicie bem estar ao povo de Deus. Em outro lugar, este mesmo João diz:

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis, se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo    ( 1 Jo 2.1)

            Amados, percebem o cuidado do apóstolo do amor com seus "filhinhos"? Por isso lhes escreveu, para que fossem santos, separados para o Senhor que os comprou, mas para que não perdessem a esperança no Salvador e em sua Justiça, caso viessem a pecar.
            Deus usou estes homens para que escrevessem para nós, para que guardemos a palavra da fé em nossos corações. Paulo é considerado o principal doutrinador da Igreja de Cristo. Através dele recebemos a Palavra da nova aliança para que fôssemos perfeitos no Senhor Jesus.
Ora, toda escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra( 2 Tm 3.16-17)

            Eles não escreviam sem propósito, antes sabiam muito bem o que estavam fazendo e para que serviria seus escritos. Paulo mesmo certa feita disse aos Filipenses : " Não me aborreço de escrever as mesmas coisas , é segurança para vós "( Fp 3.1). Ele sabia que quanto mais os filipenses ouvissem a mesma mensagem, mais seguros estariam de errar. Por isso devemos meditar de dia e de noite na lei do Senhor, escondê-la em nossos corações, para não pecarmos, para não cairmos em erros.
            Paulo era bem claro e enfático, pois queria realmente ser compreendido pela igreja para a qual escrevia. "Ele disse aos Gálatas: Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão "( Gl 6.11). Sua mensagem era muito importante para ser negligenciada. Não podemos nós abrir mais ainda nossos olhos para enxergarmos tudo quanto o Senhor tem para nos mostrar?
            O apóstolo dos Gentios com certeza foi um dos que mais escreveram para as igrejas de Cristo espalhadas pelo mundo. Muitas vezes fez isso com tristezas, pois teve de repreender os amados do Senhor. Um exemplo disso é a carta que escreveu aos Coríntios:

Porque em muita tribulação e angústia do coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho               ( 2 Co 2.4)

            A igreja ali não estava se portando de modo descente, por isso Paulo escreve a primeira carta, repreendendo-os. Ele não queria ter que pessoalmente usar de sua autoridade para com os irmãos e corrigi-los. Queria que eles mesmos tomassem as providências necessárias diante do Senhor, arrependendo-se e abandonando as más obras. Seu propósito não era outro, senão demonstrar seu grande amor por eles, edificando a fé dos irmãos, ainda que os fazendo chorar. Melhor é a repreensão sincera, do que um abraço fingido!
            É melhor sermos entristecidos agora mediante a correção do Pai, do que morrermos nos erro, padecendo eternamente. Nosso Pai corrige a todos quanto ama. Ele fizera seu apóstolo ser duro com seus filhos para que eles se arrependessem e voltassem para o Senhor para serem curados.
            Quantas vezes não vimos o Senhor ordenando a Escrita para seus oráculos a seus santos profetas? Veja o que ele disse a Habacuque:

Então o Senhor me respondeu, e disse : Escreve a visão e torna-a bem legível sobre as tábuas, para que a possa ler quem passa correndo            ( Hc 2.2)

            Ora, Deus é bem claro, ele disse: escreve legivelmente para que até o mais apressado possa ler e entender o que está escrito. Amados, esse é o evangelho do Senhor, simples, direto e claro. Quem não compreende o que é " arrependei-vos e convertei-vos" ? Até o mais apressado dos homens pode compreender isto. Ninguém será escusado diante do Eterno, pois ele não somente falou, mas deixou escrito de modo tão claro que todos podem compreender!
A questão é : eles querem acreditar? Não! Não querem crer para serem curados pelo Senhor.
            Queridos, Deus tem um livro. Ele não escreveu com suas mãos, mas ele mesmo é o autor do Sagrado Escrito. Em seu infinito amor deixou-nos seu desígnio para crermos e sermos salvos por ele. Lembro-me do Rico que foi levado ao inferno após sua morte, ele pedia que Abrão enviasse a Lázaro, o mendigo, para que pregasse a sua família, para que por acaso eles também não fossem parar naquele lugar terrível. Mas qual foi a resposta de Abraão? Eles têm Moisés e os profetas, ouçam-no! ( Lc 16.29), Ou seja, eles tem o livro sagrado, a Lei e o legado dos profetas. Se isto não puder convencê-los de seus pecados, o que irá?
            Deus nos deu sua palavra e isso nos basta! O justo vive pela fé e não daquilo que vê. Bem aventurado os que creem! Portanto, apeguemo-nos a ela e vivamos por ela, pois é a palavra que testifica do Salvador.

Guarda os meus mandamentos e vive, e a minha lei como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração       ( Pv 7.2-3)

            Lembre-se de que o mesmo Deus ordenou a Moisés que seu povo deveria ter por demais precioso seus preceitos, seus escritos deveriam ser da maior estima. Deveriam estar nos umbrais, isto é, em todos os lugares possíveis para que o povo meditasse sempre que pudessem. Não satisfeito, o Senhor mesmo escreveu em nossos corações as suas leis para que jamais nos apartemos dele. " Porei minha lei no seu interior, e a escreverei em seu coração" (Jr 31.33)
            Como é importante a escrita! Por isso escrevo para vós, para que creias que Jesus é o Cristo, o filho de Deus. O que mais quero é que vós, amados, creias que ele vive e que é poderoso para nos salvar, dando-nos a vida que não tem fim. Então, falaremos um pouco sobre isso agora.

II- O Recebimento da Vida

            “E para que crendo, tenhais vida em seu nome “( v. 31b)

            Quão profunda é a Graça deste Deus que prometeu-nos a vida, ainda que nosso Pai Adão a tenha tirado de Nós. Quando o primeiro homem pecou, ele foi destituído da glória de Deus, conhecendo a mais terrível morte, isto é, a separação ou a perda da comunhão com o Pai de amor.
            Deus não permitiu que o homem comesse da árvore da vida na condição em que se encontrava ,morto pelo pecado. Ele poderia ser uma criatura imortal, mas vivendo longe da Santa presença de Deus. Por isso o Senhor expulsou Adão e sua esposa do Jardim dos prazeres eternos. O pecado de nosso Pai Adão trouxe a morte a todos os homens:

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso todos pecaram    ( Rm 5.12)

Logo, todo aquele que é nascido de mulher está morto para Deus, porque já em pecado é concebido por sua mãe. É uma condição terrível para cada um que vem ao mundo. Qual a única certeza que um pecador pode ter nessa vida? –Aquela que lhe diz : um dia você irá morrer!
Mas Deus deu-nos seu único filho, também nascido de mulher, porém sem pecado, para que livrasse aqueles que creem em seu nome da morte eterna. Porque se por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, também por um homem entrou a graça e a vida para muitos, isto é, através de Jesus Cristo. Somente ele pode dar a vida, porque ele contém em si mesmo a vida:

Porque como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo ( Jo 5.26)   

Cristo é a própria vida e fora dele tudo só pode ser morte e trevas. Pecador, tu estás em Cristo? Encontraste nele refúgio e guarida para te esconderes da ira do Pai  ? Entendes que se vives sem ele o que fazes não é viver?  Estás fazendo qualquer coisa, menos vivendo a verdadeira vida. 
Se estás sem Cristo, tu não passas de um cadáver, de um defunto gélido e frio, que não fala, não vê, não anda, que não come a comida espiritual do céu. Que o Espírito Santo vivifique sua alma hoje, que essas palavras possam contribuir para tal milagre. Como os anjos nos céus se alegrarão ao contemplarem tal poder agindo sobre ti, amigo!

Pois ,assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer ( Jo 5.21)

Como são verdadeiras as palavras do apóstolo Paulo ao dizer que” E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados”( Ef 2.1). Não passávamos de um vale sombrio de morte, nosso estado a seus olhos era nada mais que ossos extremamente ressequidos, entretanto, ele nos vivificou, quando ainda seguíamos o curso natural deste mundo, que jaz no maligno
João disse: eu vos escrevo para que crendo, tenhais vida no nome de Jesus. A fé no nome dele pode mudar nosso estado miserável. As escrituras podem através de uma obra do Espírito Santo promover em nós uma fé vivificante.

Examinais as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam. Mas vós não quereis vir a mim para terdes vida   ( Jo 5.39,40).

O Filho recebeu em si mesmo dar a vida a quem Ele quiser. Por que ? Porque se dependesse de nós mesmos jamais teríamos essa vida. E por que? Porque o texto é bem claro ao dizer : vós não quereis vir até mim para terdes vida. A vida está nele e só nele a vida pode ser encontrada. Por isso é a vontade dele que determina a nossa vida, ou estaríamos entregues a nós mesmos e eternamente longes de Deus, ou seja, Perdidos.
O Senhor é um rio de vida passando ao longo de todas as ruas da cidade, mas que ninguém deseja prostrar-se para beber de suas águas. Veja, o rio está ali para todos beberem, mas quem quis beber?

Porque em ti está o manancial da vida, na tua luz veremos a luz      ( Sl 36.9)

Somente Jesus pode convencer-nos que suas águas são boas e desejáveis. Se ele mesmo não nos mostrar isso, então nunca iremos ao menos desejar beber de sua fonte. Os pecadores recorrem a qualquer fonte neste mundo, menos a fonte da vida. Bebem do poço de Jacó e acham que ali está bom. Mas vejam o que o Senhor diz:

Jesus respondeu-lhe e lhe disse: qualquer que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna ( Jo 4.13,14)

Estávamos mortos, mas o Senhor mesmo  deu-nos de beber de sua água, isto é , seu Espírito Santo e sua Palavra. A verdadeira vida emana de um que sendo Deus fez-se homem a si mesmo. Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens ( Jo 1.4) Não foi por acaso o que João disse em 1 João 1. 2 ?

Porque a vida foi manifestada , e nós a vimos e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada.

A fé em Cristo não somente gera em nossos corações a esperança da vida, mas garante-nos a certeza de que passamos daquela morte e que possuímos a luz da vida. Cristo assegura a todos quanto creem em seu nome de que eles jamais tornarão a morrer. A vida que ele nos dá não é qualquer vida, mas a vida indestrutível, imperecível. Ele nos delega a vida do Pai, que estava escondida em seu seio.

E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho ( 1 Jo 5.11)

E por fim, amados, João disse a seus receptores: “eu vos escrevo para que creias que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo tenhais vida em seu nome.” Do mesmo modo eu digo, vos escrevo com esta mesma expectativa, crendo no poder de Deus que é grande para vos vivificar. Mudar a vossa vã maneira de viver. Ele pode vos resgatar dos ídolos deste mundo e conduzir-vos a vida que está escondida em Cristo Jesus.
Amigos, acreditem na Palavra que ele nos deixou escrita. Desse modo tereis fé para vencerdes este mundo e permanecer firmes no amor que ele nos concedeu. .Amém!                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário