segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O SENHOR É MEU PASTOR




O SENHOR É MEU PASTOR

O Senhor é o meu Pastor , nada me faltará ( Sl 23.1)

Por Frankcimarks Oliveira
I - Um Pastor Pessoal 

            Cristo Jesus disse-nos : "Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas e das minhas ovelhas sou conhecido" (Jo 10.14). Não é maravilhoso sabermos que ele conhece-nos intimamente e que podemos ter com ele um relacionamento pessoal ?  Para que isso pudesse se tornar uma realidade diária aos crentes, ele também disse : O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas (Jo 10.11).Se Cristo não tivésse morrido pelos pecadores, suas ovelhas jamais teriam um pastor. Se hoje o conhecemos é porque bem antes ele nos conheceu e deu a sua própria vida para que o  chamássemos e o tivéssemos como um Pastor pessoal.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco, também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um pastor. Por isso o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la ( Jo 10.16-17)

            Ora, o Senhor sempre soube quem eram as suas ovelhas. Ele sempre soube que Judas Iscariotes não era uma ovelha sua, mas um bode rebelde e traidor. Quando ainda estava neste mundo ele contemplava cada uma de suas ovelhas, sabia quais iriam se unir a seu aprisco, para que se confirmasse o que é dito no salmo: Sabei que o Senhor é Deus, foi ele quem nos fez, e não nós a nós mesmos, somos povo seu e ovelhas de seu pasto.(Sl 100.3)
            Cristo Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido. Ele é aquele pastor prometido, restaurador de feridas, que põe a ovelha machucada em seus ombros e a carrega para seu aprisco. Entretanto, ele mesmo teve de ser ferido para tornar a congregar seu amado rebanho:
Ó espada, desperta-te contra o meu Pastor, e contra o homem que é meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos. Fere ao Pastor e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei minha mão sobre os pequeninos.(Zc 13.7)


            Ele disse:" Eu dou minha vida pelas ovelhas" . Não é claro isso? Ele também disse: "Eu conheço minhas ovelhas." O Senhor foi ferido por causa de nossas transgressões e moído por causa de nossas iniquidades, por isso podemos chamá-lo de nosso pastor. O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará! Se ele deu sua própria vida, derramou seu próprio sangue por suas ovelhas, o que ele não dará a seus filhos ? Ele não negará bem algum ao seu povo, povo esse que se chama por seu nome.

            Jesus foi ferido e suas ovelhas se dispersaram, porém olhe quão linda promessa : " Mas volverei minha mão sobre os pequeninos ". Ou seja, as ovelhas fugirão, entretanto eu mesmo tornarei a reuni-las. Eu restituirei as ovelhas do Pastor, guardarei cada uma delas com minha mão. Protegerei e preservarei os pequeninos. Linda promessa!

            Amados, podemos descansar em Cristo, pois nele estamos a salvo de todo e qualquer perigo. Nossa alma pode desfrutar de sua proteção, pois ele não permitirá que nenhuma de suas ovelhas seja ameaçada, antes com sua mão, envolve-nos poderosamente.

            O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Perceba a confiança de Davi. Ele sabia em quem estava crendo, ele conhecia muito bem o Pastor de sua alma. E nós, conhecemos aquele que apascenta a nossa vida ? Ele é o Sumo Pastor das almas, o cabeça da Igreja. Seu nome é Jesus.

            Deus mesmo nos prometera, desde os tempos mais antigos, que levantaria um pastor , que seria príncipe no meio de seu povo, ele somente seria nosso Deus. Ele disse:

Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu, eu mesmo , procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei, como o pastor busca seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei minhas ovelhas, e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão  ( Ez 34.11-12)

            Ele é fiel ao que diz! Na Pessoa de seu Filho Jesus Cristo, o Pai tornou a congregar todas as coisas. Fez dos gentios o seu povo, como também já havia prometido, e juntamente com os judeus, tornamo-nos a Igreja do Deus vivo.


E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei no monte de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra ( Ez 34. 13)

            O Contexto imediato deste texto é a dispersão do povo Judeu sobre a terra, devido o jugo e o cativeiro das nações sobre Israel. Deus prometeu tornar a reunir os judeus, e podemos dizer que ele já cumpriu essa promessa ao formar o Estado de Israel, fazendo com que muitos judeus voltassem a sua terra natal. Porém , entendemos que o texto também faz alusão ao verdadeiro Israel de Deus, isto é, a igreja. Os filhos de Abraão, os crentes, são reunidos por Cristo, sua descendência, numa nação espiritual, onde não há distinção entre judeus e gentios, pois Cristo é tudo em todos. Em Deus não há acepção de pessoas. Na verdade, o Senhor estava olhando para seu rebanho definitivo, àqueles por quem ele verteu seu sangue, a fim de sermos um povo, com um pastor e um Deus.

Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Deus. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei, mas a gorda e a forte destruirei, apascentá-las-ei com juízo ( Ez 34.15-16)

            Não é outro senão o Senhor quem guia o seu povo até suas mansões celestiais. Nós mesmos não podemos nos apascentar. Não podemos sarar nossas próprias feridas, não podemos perdoar nossos próprios pecados, não podemos salvar-nos a nós mesmos. Estávamos perdidos como ovelhas que não tem pastor, mas ele mesmo nos buscou e encontrou-nos totalmente machucados pelo inimigo de nossas almas. Ele viu que não havia forças em nós para irmos até ele, por isso ele mesmo veio até nós. Ele não usou apenas de misericórdia, mas demonstrou graça e favor, que não merecíamos. Cristo nos sarou de nossas enfermidades, deu-nos vida. Jesus foi o bom samaritano de nossas almas, e ele continua sendo o Sarador de Feridas de suas ovelhas.

            Pecador, consegues ver o quanto ele é bom ? Percebes que sua misericórdia não tem fim ? Se tu crês que Cristo pode te salvar, então clame por ele e ele será o bom pastor de tua alma ferida. Veja o quanto o pecado te destruiu, mas olhe novamente para Cristo, e seja sarado. O Senhor tem poder de curar todas as tuas dores. Ele curou o andarilho que ia a caminho de Jericó. Ele mesmo pôs o vinho e o azeite sobre as feridas daquele moribundo homem. Cristo põe seu precioso sangue sobre aqueles que confessam o seu nome. Ele dá seu precioso Espírito aqueles que estão a beira da morte. Não importa teu estado, amigo, apenas confie em Cristo, ele é poderoso para salvar-te!

            Mas para aqueles que pensam que são fortes, que confiam em sua própria força, não resta nada a não ser o juízo de Deus. Quem acha que pode salvar-se sem Cristo cairá nas mãos do Terrível Deus. Ele não poupará aqueles que desprezaram seu Pastor, seu amigo e companheiro. Aqueles que são ovelhas gordas e fortes, serão desprezados pelo Senhor. Não se apegue a sua justiça, amigo. Tu és um pecador miserável e precisa do amor de Deus. Viver como se não precisasse de uma "religião", ou a parte de tudo que se refere a Deus, é ser uma ovelha gorda e forte a seus próprios olhos.

            Queres ser rejeitado pelo Grande Provedor ? Então confie não nas suas obras, mas na Justiça que há em Cristo Jesus. Deus vê que suas obras são más e sabe que somente a obra de Cristo , o bom pastor, pode livrar-te.

            Entendo também que num mesmo lugar existem aqueles que parecem ser ovelhas de Cristo, mas não o são. Deus não pode ser enganado, ele sabe exatamente quem são os seus. Ele irá separar as ovelhas dos bodes. Porá as ovelhas a sua direita, para que gozem a eterna alegria de seu Senhor. Mas os bodes, ele porá a sua esquerda, pois são malditos e a parte que lhes cabe é o lago de fogo e enxofre.

            Ao povo de Deus eu digo: " Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos, ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós ovelhas de seu pasto e ovelhas de sua mão.( Sl 95.6-7). Veja que o cantor diz: "Ele é o NOSSO  Deus." Tu podes dizer a mesma coisa ? Deus é o teu Deus ? Tu foste comprado por seu sangue para poderdes dizer isso ? Aqueles que foram comprados por Cristo podem dizer : O Senhor é o meu Pastor! É uma convicção que flui do centro da alma e que nada nem ninguém pode retirar dos santos. " Eu sou do meu Amado e o meu Amado é meu", essa é a declaração da boca daqueles que pertencem ao Senhor nosso Deus. O cantor continua seu hino e diz : "E nós, ovelhas de sua MÃO." Aqui ele se põe como uma propriedade divina. Mas não diz isso com pesar, mas com grande alegria. " Eu pertenço a ele !"

Olhai , pois por vós e por todo o Rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a Igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio Sangue (At 20. 28)

            Não é maravilhoso ? Cristo nos tem por seu, como um bem peculiar. E como foi seu sangue a " moeda " de nosso resgate, então ele cuidará muito bem de nós. Ele não perderá nenhuma de suas ovelhas, pois isso seria o mesmo que desperdiçar seu sangue precioso, mais valioso que ouro e prata. Seu cuidado é tão grande por nós que seu Espírito constituiu homens santos para cuidarem também de seu povo. Ele disse a Pedro : Apascenta  as minhas ovelhas ( Jo 21.16). O Senhor deu a sua Igreja alguns homens para apóstolos, outros a evangelistas, outros a profetas, outros a pastores, doutores e mestres. Tudo para que seu rebanho seja bem instruído na verdade, caminhando em direção àquele que lhe chamou.

            O Senhor é o meu Pastor e guia-me mansamente a águas tranquilas. O profeta Isaías disse:" Como pastor apascentará seu rebanho, entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente "( Is 40.11). Foi isso que Cristo nos disse: "Em verdade vos digo que se não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus " (Mt 18.3). Ora, ele toma em seu regaço apenas os pequeninos, isto é, aqueles que nada podem fazer por si mesmos, mas que confiam plenamente naquele que os toma pelos braços. O que um bebezinho que mama pode fazer por si mesmo ? Nada! Antes depende completamente de seus pais para tudo. Devemos ser humildes assim diante de Deus. Confessarmos  que somos incapazes de fazer a mais simples das coisas e agirmos de modo que Deus seja exaltado. Deixe que Cristo te salve e serás salvo. É somente o que nos cabe.

            É Cristo quem se compadece  dos pecadores, daqueles que consideram-se os mais indignos. Que nem mesmo ousam olhar para o céu para exigir algo de Deus. Cristo se compadece das ovelhas cansadas e famintas. O Senhor se compadece das ovelhas perdidas e desgarradas.    (Mt 9.36). Seja assim ,amigo, diante Dele e Ele terá compaixão da tua alma. Tu estás faminto, com fome de Deus, fome de justiça? Ele tem comida para te dar. O salmista  disse: o Senhor é meu pastor e nada me faltará. Tu estás cansado de viver esta vida de pecado, e queres encontrar descanso para tua alma ? Cristo tem um jugo para te oferecer, o fardo dele é leve. A obediência a Deus que Cristo nos oferece nos levará a uma vida de Paz. Tu sente-se um perdido neste mundo? Então Cristo veio para ti também! Andas pelo mundo buscando alegria e prazer, mas tudo o que encontras é dor e aflição ? Então Cristo veio para ti, pois ele veio para as ovelhas desgarradas.

            O teu pastor é Cristo, não há outro para ti. Somente nele encontrarás tudo o que necessitas. Crês que ele é Senhor ? Porque se tu crês que ele é Senhor, então serás salvo. Se com tua boca tu confessas que "o Senhor é meu Pastor", então Cristo será seu, assim como já é meu Pastor e de muitos que confiam em seu santo nome.


            Quero concluir esta breve mensagem dizendo:

Ora, que o Deus de Paz que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém ( Hb 13.20-21)

            Cristo morreu por suas ovelhas para que fôssemos um rebanho, de um pastor e de um único Deus. Ele conhece suas ovelhas, deu sua vida por elas e jamais deixará que uma única ovelha se perca. Que o Senhor Jesus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário