sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Você é ovelha de Cristo?



Você é ovelha de Cristo?

Sabei que o Senhor é Deus, foi ele quem nos fez, e não nós a nós mesmos. Somos povo seu e ovelhas de seu pasto( Salmo 100.3)

Por Frankcimarks Oliveira
I- As ovelhas de Cristo ouvem sua voz ( Jo 10.4)

            Muitos tem feito a si mesmos "crentes" em Jesus, mas esses tais não podem ser considerados povo de Deus. Pois a Bíblia mesmo diz que foi Ele, o Senhor, quem nos fez ovelhas de sua mão.
            Quando Cristo falou a Nicodemos : Quem é nascido da carne é carne, mas quem é nascido do Espírito é espírito (Jo 3.6) Ele falava sobre a obra efetuada por Deus em fazer renascer o pecador. Ora, se um pecador fizer a si  mesmo nascer de novo, o máximo que ele conseguirá é gerar um filho da carne. Se hoje somos ovelhas de seu pasto é porque foi ele, Deus, quem efetuou em nós uma grande obra de Regeneração. Ninguém se engane, Deus não aceita as obras feitas pelas mãos humanas!

            O Senhor disse que quem é nascido de novo, isto é, para Deus, ouve a voz de Deus: O vento sopra onde quer, e ouves sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito ( Jo 3.8). Portanto, uma das primeiras características de uma verdadeira ovelha de Cristo é esta: ouvir sua voz, ou seja, reconhecer a sua Potente voz. "E quando tira para fora suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem , porque conhecem sua voz" ( Jo 10.4)

            Amados, o que o Apóstolo Paulo disse sobre isso ? Porque todos aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus ( Rm 8.14) Por isso mesmo Deus nos deu seu Espírito, para que testificasse com o nosso próprio espírito, de que passamos a ser filhos de Deus pela adoção, mediante a fé em Cristo Jesus. Sem isso ninguém jamais poderá ser ovelha do Senhor. 

II- As ovelhas de Cristo seguem a Cristo ( Jo 10.4)

            O mesmo verso dito por Paulo já demonstra essa verdade. Através da obra regeneradora do Espírito Santo que passa a habitar na vida do crente, podemos então ouvir a voz de Deus e seguí-lo. O propósito de ouvirmos sua voz é para que andemos após ele. Ouvir a voz de Deus remete a uma vida de submissão a seus mandamentos. Significa andar em obediência e em conformidade com sua vontade. Portanto, cumpre-se o que fora dito pelo Senhor Jesus: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama        ( Jo 14.24).
            Seguir também remete ao discipulado. Toda ovelha de Cristo vive um eterno discipulado, aprendendo com o Mestre tudo o que é necessário para a caminhada cristã. Se não amamos a sua Palavra, ou não aprendermos cada dia mais dela para praticarmos, como seremos ovelhas de sua mão ? As ovelhas que seguem ao Bom Pastor tem sua Palavra como verdadeiro alimento para suas almas.

            Jesus disse aos seus discípulos: se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me ( Mt 16.24). O Senhor diz isso a todo aquele que pretende seguí-lo, mas apenas suas ovelhas realmente deixarão tudo por amor a ele. Devemos entender que seus discípulos são congregados por ele mesmo. Fora ele mesmo quem reunira seus apóstolos para seu serviço. E hoje não é diferente, Cristo continua chamando suas ovelhas  dispersas pelo nome para que elas possam seguí-lo.

III- As ovelhas de Cristo conhecem a Cristo ( Jo 10.14)

            Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas e das minhas ovelhas sou conhecido ( Jo 10.14). Aqui podemos ver no que consiste o relacionamento entre Deus e seu povo: no conhecimento. Deus nos conhece, sabe tudo sobre nós. Mas nós o que sabemos sobre Deus? Primeiro, ele é o nosso Deus?  Segundo, esse conhecimento que temos dele tem nos levado a ter que estilo de vida ? A biblia diz que o povo de Deus é destruído por falta de conhecimento ( Os 4.6).

            Muitos que se dizem ovelhas de Cristo pouco ou nada sabem sobre sua Pessoa. Se pedirmos para falarem algo sobre sua divindade, ou sobre a Ressurreição dos mortos, ou sobre o significado da Cruz, a única coisa que conseguirão dizer é aquilo que qualquer pessoa mundana diria. Porém Jesus disse: eu sou conhecido das minhas ovelhas. 

            O Senhor prometeu que se revelaria àqueles que o amassem, e todo o conhecimento que podemos ter acerca de Cristo só pode ser revelado. Se ele não nos abrir os olhos espirituais para entendermos as verdades eternas, jamais poderemos compreender alguma coisa a seu respeito. Não estou dizendo que é impossível adquirir conteúdo teológico. Com certeza isso qualquer um pode fazer, mas falo de um conhecimento prático e profundo com Deus. 

            Eu conheço minhas ovelhas e delas sou conhecido, fala muito mais de um conhecimento prático, íntimo e é claro, respaudado na palavra de Deus. Quando um pastor chama por sua ovelha pelo nome, ela reconhece sua voz, mas quando é um estranho que a chama, ele ao menos reage. É a mesma coisa com os nossos cachorrinhos domésticos, que vibram ao ouvir nossas vozes e correm até nós para receber carinho. É sobre isso que Cristo está falando! Quando ele se relaciona espiritualmente com alguém, este alguém o conhecerá de verdade, e não superficialmente.

IV- As ovelhas de Cristo creem em seu Nome ( Jo 10.26)

            Tenho dito isto e não me canso de dizer: a fé é um dom de Deus! Alguns acham que acreditar ou ter fé depende da vontade de cada pessoa. Se fosse assim a salvação não viria do Senhor, mas de cada homem e mulher nascidos neste mundo. Podemos ver mortos ressuscitando, e ainda assim permanecermos na incredulidade. A fé salvadora só pode vir de Deus.
            Jesus disse: Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito ( Jo 10.26). Não é claro ? O Senhor falava com os fariseus e era bem direto : se voces fossem do meu rebanho, com certeza teriam recebido fé da parte de Deus e creriam em mim, porque aqueles que vem até mim, são trazidos pelo Pai, e de maneira alguma, eu os lanço fora. As ovelhas de Cristo estão na mão do Pai, e recebem tudo quanto precisam do Pai para crerem e serem salvos por Cristo.

            As ovelhas de Cristo estavam todas perdidas e dispersas, mas ele mesmo veio buscá-las, porque ele bem sabia quem eram suas ovelhas e não permitiria que ficassem perdidas para sempre. Ele nos fez povo seu. Foi ele e não nós que nos fez ovelhas de seu pasto. Isso é maravilhoso! Ninguém poderá se gloriar diante de Deus, pois se é ovelha dele, é porque foi feita por ele.

V- As ovelhas de Cristo confessam o seu Nome ( Sl 23.1)

            O Senhor é o meu pastor , disse Davi. Ele poderia dizer isso e se agarrar a esta promessa " Nada me faltará", como todo aquele que é ovelha de Cristo pode se alegrar e confessar diante de todos: eu tenho a tudo porque tenho a Cristo, ele é o meu pastor. Significa dizer que as ovelhas de Cristo não se envergonham de confessar o seu nome diante dos homens. Suas ovelhas não negam o seu nome, mas com amor e honra dizem a todos quantos conhecem : O Senhor Jesus é o meu pastor, ele cuida de mim, ele é o meu guia, meu provedor.

            As ovelhas de Cristo atribuem todas as suas bençãos a Deus. Elas reconhecem que suas vidas dependem do Bom Pastor e que sem ele , elas não podem fazer nada. Um rebanho sem um pastor está vunerável ao ataque dos lobos, e logo é devorado Mas porque nós permanecemos seguros e de pé ? Porque Cristo Jesus é aquele que nos guarda do maligno e do pecado.

VI- As ovelhas de Cristo não temem a Morte ( Sl 23.4)

            O mesmo Davi disse: e ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não terei medo algum, porque tu estás comigo ( Sl 23.4). Isso só alguém que tem muita conficção de seu futuro pode dizer.
            Tenho conhecido a muitos que diante de uma enfermidade se desesperam pela vida, fazem de tudo para não morrerem. Por quê será ? A verdade é que eles sabem que suas almas estão perdidas e seu destino é a danação eterna. Mas aqueles que entregaram suas vidas a Cristo não temem a morte, porque Cristo mesmo é a vida. Ele morreu, mas ressurgiu dos mortos. O pastor dessas ovelhas conhece a morte de perto, ele lutou com ela e venceu. Por isso nós podemos cantar : eu não temerei mal algum, porque tú estás comigo!

            Alguém que se depara com a morte sozinho sente-se terrivelmente ameaçado. Mas aquele que possui a Jesus do seu lado, sabe que não ha motivos para temer. Tanto faz morrer hoje ou amanhã, ele sabe que Cristo estará ali ao seu lado e a presença de Cristo espanta o medo.

VIi- As ovelhas de Cristo tem a vida Eterna ( Sl 23.6)

            Jesus disse: e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão ( Jo 10.28). Oh, querido leitor, como isso produz paz no povo de Deus. É uma promessa feita por aquele que não pode mentir. Cristo Jesus disse: aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá ( Jo 11.25). Nada pode abalar a viva esperança do cristão verdadeiro, pois ele sabe que já possui a vida eterna e que passou das trevas para a luz.
            O salmista também disse: Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias ( Salmo 23.6). Percebe a diferença daquele que serve a Deus ? A fé que deposita em seu Pastor e Senhor dá a ele uma eterna segurança. Mas ele também sabe que não adquiriu essas coisas por seus próprios méritos, mas foi graças a bondade e a misericórdia do Senhor. De fato, nós não merecemos a vida eterna ao lado de Deus, mas àqueles que confessam o seu nome, recebem seu perdão.

             "Eu habitarei na casa do Senhor para sempre". Tu podes dizer isso, amigo ? Eu estarei ao lado do Senhor que cuidou da minha vida aqui neste mundo, e desfrutarei de sua doce companhia na casa dele. Se tu sentes que sem Cristo estás perdido, então invoque o nome dele em oração agora mesmo e diga a ele: Senhor, salva-me! Você só precisa disso.

            Ouça a voz dele e siga os seus passos, porque o fim da caminhada com Cristo é o céu de gozo e paz. Deus nos abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário