sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Fiador da Salvação





O Fiador da Salvação

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz    ( Cl 2.14)

Por Frankcimarks Oliveira
I- O homem encontra-se endividado para com Deus

            Amados, Deus é muito claro ao dizer que nenhum recurso humano há capaz de quitar sua dívida para com o Eterno e Santo Senhor dos céus. O homem é devedor de tal forma que levaria toda a eternidade para pagar seu débito com o Todo Poderoso. O Senhor Jesus disse: Pois do que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que daria o homem pelo resgate de sua alma?(Mc 8.36-37) . Cristo está dizendo retoricamente que ninguém pode pagar o preço de sua dívida. Pense em algo que o homem pudesse dar em resgate de sua alma. Você pode pensar no bem mais valioso e Deus não o aceitaria.

            Antes de qualquer coisa precisamos realmente entender essa dívida e aceitarmos nossa condição de devedores a Deus. Caso contrário, viveremos a vida inteira achando que está tudo bem conosco, e no fim teremos a maior das decepções. Cristo ensinou em sua oração esta verdade: E perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores ( Mt 6.12). Viu ? O próprio Jesus está afirmando que toda a raça humana deve a Deus, por isso Ele ensinou aos homens a pedirem perdão, pois nada além da Graça e do perdão divino podem anular tal débito com os céus.

            Ora, vivemos num mundo onde o comércio é a base da economia e diariamente pessoas estão se endividando. Elas compram casas, carros, roupas, comida. Enfim, aquilo que precisam para viver, e até mesmo o que não precisam. Entretanto, sabemos a responsabilidade assumida de um comprador. Ele tem de assinar papéis, comprovar residência e tudo quanto for necessário para fechar um acordo. No fim o que todo comprador tem é uma" bela" dívida a ser paga. Do contrário, o que lhe espera é a prisão. Sim, pois a lei existe para isso. Queridos, essa realidade vem de tempos muito antigos e Deus a usou para demonstrar uma verdade espiritual: todo pecador é devedor dos céus.

            Deus dera a cada um o dom da vida. Ele nos deu a chance de existirmos para seu louvor. Devemos honrar seu nome Santo e vivermos de modo que glorifique aquele que nos criou. A existência por si só é um grande "empréstimo". O que você tem feito com sua vida ? Saiba que ela não pertence a você mesmo, mas ao Possuidor de todas as almas. Deus foi muito generoso ao nos criar. Sem falar em todo o bem que ele tem feito aos filhos dos homens. Ele ajuda a todos; Faz o sol nascer para todos. Mas o que o mundo tem devolvido a Deus? Apenas desprezo e zombaria a Sua Pessoa. Porém, não se esqueça: de Deus ninguém escarnece!

            O Sábio Salomão disse: De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. (Ec 12.13). Percebes ? A obrigação de todo aquele que vem a esse mundo é temer e obedecer ao Criador. Mesmo que você não creia Nele, ainda assim encontra-se debaixo deste versículo. A palavra dever remete a dívida. Eu devo obedecer. E por quê ? Porque Deus é Deus e existe para ser obedecido. Nós não questionamos o Estado, nem suas leis, antes a obedecemos por sabermos que o descumprimento das ordens estabelecidas me acarretarão em prejuízo. Amados, se sabemos que o Estado não poupa aos transgressores, como iremos achar que Deus poupará aquele que encontra-se endividado para com ele. Quando o Estado prende um criminoso, ninguém questiona sua ação, pois tal indivíduo encontra-se em dívida para com a sociedade e deve pagar pelo que fez. Ora, com Deus é do mesmo modo. Não se engane, aquilo que o homem plantar, isso ele colherá!

            Talvez aos teus próprios olhos você não veja isso. Talvez você acredite ser uma pessoa boa e descente e que cumpre todas as tuas obrigações sociais e familiares, então por que Deus puniria alguém assim? Amigo, aos nossos olhos podemos parecer isso e um pouco mais, porém lembre-se que nossos olhos são cegos e quando enxergam alguma coisa, isso lhes parece uma miragem. Entretanto , Deus sonda o coração, esquadrinha os rins e mais do que ninguém sabe quem o ser humano é, como também sabe qual a devida punição deve receber. Um Deus Santo e Justo se ofende com coisas que jamais nos ofenderia. Ele é tão santo que não pode ver o mal. Então, pense outra vez antes de se declarar justo e bom diante dele.

            Vemos uma história no livro de Reis que perfeitamente demonstra as consequências das dívidas. Havia uma viúva nos dias de Eliseu, que por causa das dívidas deixadas pelo esposo, corria o risco de perder seus filhos, que serviriam como escravos a outrem. Desesperada, ela roga ao profeta que lhe ajude. Eliseu  milagrosamente aumenta o pouco azeite que ainda restava àquela mulher, que pôde então quitar suas dívidas e viver do resto que lhe sobrara.       ( 2 Rs 4.1-7). O costume daquela gente permitia que pessoas fossem vendidas escravas a fim de quitar dívidas. Tais pessoas teriam que trabalhar determinado tempo até saldar suas contas. Não veja isso como algo desumano, pois hoje não é diferente. Quem compra e não paga pode ser preso do mesmo modo, além de ficar com seu nome" sujo" na praça.

            O que estou querendo dizer é que o homem encontra-se assim diante do eterno Deus. E apenas Deus possui o recurso para cancelar a dívida dos nossos pecados. Foi Deus quem aumentou o azeite daquela pobre mulher, como Também é o mesmo Deus o único capaz de saldar nosso débito. Se Deus permitisse que os filhos daquela viúva fossem levados cativos, ele não estaria sendo mau, antes estaria sendo justo. Mas Deus usa de misericórdia com quem quer e decidiu perdoar aquela mulher desprovida de recursos.

            Do mesmo modo podemos falar de um marido ofendido. Quando uma mulher cometia adultério, o esposo traído tinha o direito de punir não somente a adúltera, como o amante da mesma. Ele também poderia perdoá-los se assim quisesse, mas não era obrigado. Muitos ofereciam os mais caros presentes como resgate , entretanto, estava nas mãos do Esposo ofendido, a vida de ambos.( Pv 6.29-35). Deus não deve seu perdão a nenhum pecador! Se ele perdoa é porque é Bom e Generoso, mas se não o faz, continua sendo Justo e Santo. Engana-se que Deus é obrigado a perdoar dívidas. Ele apaga nossas transgressões se ele desejar, do contrário continuaremos em débito com o Todo poderoso. E não há nada que o homem possa fazer, a não ser rogar pela benevolência do Rei.

            Lembra-se da parábola que Cristo contou a seus discípulos sobre isso?

Por isso o reino dos céus é semelhante a um rei que quis fazer contas com os seus servos, e começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos, e não havendo com o que pagar, o seu Senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinham, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o Senhor daquele servo movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.( Mt 18.23-27)     

            Todo pecador deve tomar esta mesma decisão diante do Rei dos céus, isto é, humilhar-se prostrado no chão, rogando perdão humildemente, reconhecendo que sua dívida é muito grande e converter-se de todo coração de sua maldade. Infelizmente, o fim deste pecador foi terrível, pois ele não soubera demonstrar misericórdia para com seus devedores. Quis receber o perdão de Deus, mas não soube perdoar seu conservo. Significa dizer que Deus conhece o verdadeiro arrependimento e que este nos levará a uma mudança genuína de vida diante do Rei da Glória.

            Aqueles que recebem o grande perdão de Deus , com certeza o amarão com todo o seu coração. Suas vidas serão um testemunho diante dos homens e glorificarão ao benevolente Senhor dos céus.
            Certa feita Cristo fora visitar um fariseu chamado Simão. Em sua casa uma mulher pecadora unge os pés do Mestre, o que causa grande espanto em Simão, fazendo-o questionar a autoridade de Jesus como profeta de Deus. O Senhor na mesma hora conta-lhe uma parábola:

Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e o outro cinquenta. E não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? E Simão respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele disse: Julgaste bem.( Lc 7.40-43)

            Jesus é muito claro ao dizer: " e não havendo com o que pagar". Amados, que os vossos olhos se abram para a realidade do pecado. O homem não tem recursos para quitar seu débito com Deus! Mais uma vez é a maravilhosa graça de Deus que salva. Paulo disse que somos salvos pela graça através da fé em Cristo Jesus. A salvação não é pelas obras, mas através do perdão imerecido de Deus.

            Só para que você realmente entenda sua falta de recursos, vejamos mais alguns textos que falam sobre isso. Certa feita os cobradores de impostos procuraram a Pedro e disseram: o teu mestre não paga imposto? E Pedro sem recurso para pagá-lo procura o Senhor.. Cristo o manda ir pescar, pois no primeiro peixe estaria o dinheiro para o tributo. Amigo, apenas Cristo pode saldar nosso débito com o Juiz do Universo. Apenas Cristo providencia o recurso necessário para que fiquemos livres dessas obrigações. Os estrangeiros terão de prestar contas com Deus, mas os filhos estão livres de tudo, pois já receberam de Cristo a Salvação.

O Senhor resgata a alma de todos os seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido ( Sl 34.22)

II- O Salvador dos Endividados

            Podemos colocar toda a nossa Esperança em Cristo, pois ele e somente ele tem o recurso para perdoar nossa dívida com o Justo Juiz.
            Você lembra-se daquela mulher que tinha um fluxo de sangue? A bíblia diz que ela gastara todos os seus recursos com os médicos e não tinha mais dinheiro para ajudar a si mesma.( Lc 8.43) Do mesmo modo o filho pródigo, ele gastou todo o recurso que seu pai havia lhe dado e começou a padecer necessidades. Ele não podia fazer nada por si mesmo, estava completamente perdido.( Lc 15.14) O que estou querendo dizer é que cada homem e mulher neste mundo não podem resgatar suas próprias vidas. Nem nenhuma outra pessoa pode ajudá-las.

Aqueles que confiam em sua fazenda, e se gloriam na multidão de suas riquezas, nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele (pois a redenção de sua alma é caríssima e cessará para sempre)(Sl 49.6-8)

            Ninguém pode comprar a salvação de sua alma com o dinheiro ou as riquezas deste mundo. A salvação é algo espiritual e somente uma moeda assim o pode fazer. Nem tão pouco as boas obras podem convencer a Deus de nossa justiça, pois a justiça divina é altíssima e só se satisfaz com algo realmente digno dela.

            Lembra-se do bruxo que tentou comprar sua salvação? Ele quis usar o dom do Espírito Santo que estava na vida dos apóstolos para operar milagres.

E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, dizendo: dai-me também a mim esse poder, para que aquele que eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Mas Pedro disse-lhe: o teu dinheiro seja contigo para a perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus ( At 8.18-22)

            Quando Deus diz que não temos recurso algum, acredite nele. Não tente comprar sua salvação, mas arrependa-se e vá até Deus e ele em Cristo Jesus te perdoará. Que Deus veja em ti um coração reto, isto é, sincero, e verdadeiramente arrependido do mal , pois ele perdoa todo aquele que assim se apresenta a ele. Ele é bom e sua benignidade dura para sempre.

            A única coisa que redime a nossa alma de nossa dívida é o precioso sangue do Salvador. O Sangue de Jesus é mais valioso do que ouro e prata(1 Pe 1.18-19) e compra-nos para Deus, dando-nos paz que excede todo entendimento e desfaz a nossa inimizade com o Criador. O Sangue de Cristo nos purifica de todo pecado e faz-nos alvos mais que a neve. O sangue do Messias é o sangue do cordeiro incontaminado, santo e imaculado, perfeito aos olhos de Deus e de seus anjos. Somente esse sangue pode resgatar nossas vidas da condenação eterna.

            Quando estamos endividados e não temos com que pagar nossas contas , recorremos a fiadores. Seja um banco, seja alguém que nos empreste o dinheiro. Tal pessoa fica responsável por nossas dívidas. Se por acaso devo em alguma loja e não tenho condições de quitar minhas compras, meu fiador ficará responsável de pagar tudo o que não foi pago.

            Cristo é o fiador de nossa salvação. Deus, sabendo que éramos pobres e não tínhamos a menor condição de suprir sua justiça, enviou ao mundo um Fiador, que se responsabilizou em pagar a dívida de seu povo escolhido. Ele derramou seu próprio sangue para satisfazer a elevada justiça do Deus que é terrivelmente Santo. Aqueles que tem Cristo como Refúgio e Salvação estão isentos do juízo, pois Cristo, nosso Fiador, já pagou tudo em nosso lugar. Isso sim é salvação. Não depende de nós, nem de nossas obras, mas do preço que Cristo pagou. Paulo disse: Nenhuma condenação há para quem está em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.( Rm 8.1). Cristo morreu por aqueles que ele amou e ele nos faz andar em santidade. Ele nos resgatou de nossa vã maneira de viver.

            Não haverá condenação para aqueles que creem no nome de Jesus. Aqueles que andam pela fé no filho de Deus não experimentarão o dano da segunda morte. Deus já cobrou nossa dívida a Cristo, fazendo-o padecer morte de Cruz. Deus puniu o pecado em seu próprio filho, para nos poupar de sua própria ira. Ele não é maravilhoso? Nós ainda éramos seus inimigos quando ele nos amou. Louvado Seja Deus!

De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador( Hb 7.22)

            Cristo é o fiador da aliança que Deus fez com os Homens, desde Abraão até o fim dos tempos. Desde mesmo Adão, o primeiro Homem, o Senhor Já havia prometido um Salvador que pisaria na cabeça da serpente para nos resgatar. Querido, faça como o Salmista e peça para ele ser também seu fiador:

Fica por fiador de teu servo para o bem, não deixe que os Soberbos me oprimam ( Sl 119.122)

            Ou fale como o rei que no desespero de sua morte  clamou a Deus com muitas lágrimas, arrependido de todo o mal que tivera feito: Como a andorinha ou a grou, assim eu chilreava, e gemia como a pomba; alçava os meus olhos ao alto; Ó Senhor, ando oprimido, fica por meu fiador( Is 38.14)

            Não importa se tu clamas num leito de morte, o que importa é que arrependa-se do teu mau caminho e volte-se para Cristo, o único capaz de saldar tua dívida para com o Deus Zeloso.
                   
     O que escraviza o homem é o seu pecado, por isso ele deve ser comprado não com dinheiro, mas com o sangue vertido na cruz, para que se cumpra o que fora dito pelo profeta: Por nada fostes vendidos, também sem dinheiro sereis resgatados. ( Is 52.3). Deus mesmo nos convida a irmos até ele e usufruirmos de seus deleites. De graça ele nos salva para que estejamos sempre com ele. Nós devíamos um alto preço, e o que ele fez? Ele mesmo pagou nosso débito para que possamos usufruir de sua doce comunhão. 

Ó vós, todos os que tendes sede, vinde as águas, e os que não tem dinheiro, vinde e comprai e comei, sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.( Is 55.1)

            Cristo é o fiador de nossa salvação e tudo o que podemos ter, recebemos por sua graça. Nada na bíblia remete a nossos méritos ou esforços humanos. A salvação é toda do Senhor, vem toda de seus recursos e de seus ricos celeiros para o nosso benefício.
            Gostaria de terminar exaltando a Cristo por sua graça, pois ele rogou por nós, inúteis servos, maltrapilhos e doentes. Incapazes de realizar qualquer coisa que lhe alegrasse. Assim como Paulo rogou a Filemom por seu fugitivo escravo Onésimo, pedindo que o recebesse com misericórdia, em seu nome, isto é, por consideração a Paulo, Cristo está nos céus intercedendo por cada um dos pecadores que virão a ele. Rogando ao Pai que os receba por consideração a ele mesmo. Se somos aceitos por Deus é porque Deus tem muita consideração por seu Filho e pela obra que ele realizou no Calvário. Onésimo merecia morrer por seu mau exemplo aos demais escravos, mas por pura bondade, Filemom o recebeu de volta.

Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. E se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso em minha conta (Fm 17,18)

            Consegues ver nessas palavras a própria voz do Salvador falando com seu Pai? Só ele, Jesus Cristo, possui crédito com Deus para dizer: Põe os pecados deles na minha conta! E somente ele tem o perdão para dar aos pecadores.

            Louvado seja o teu nome , Senhor, pois és o fiador e resgatador de nossa alma. Tu compraste-nos com teu sangue e apagaste nossa dívida. Não há mais temor, não há mais condenação, pois tu nos vale mais que dez mil fiadores. Tu nos é suficiente, Senhor, tua graça não tem fim. Louvado seja o teu nome.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário