domingo, 9 de fevereiro de 2014

Chorai por Vós




Jesus, porém, voltando-se  para elas, disse: Filhas  de Jerusalém , não choreis  por  mim ; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos .(Lucas 23:28)

Por  Frankcimarks  Oliveira


Cristo estava carregando uma dura  cruz , fraco e sangrando muito, ele  pregou  um sermão às mães de Jerusalém que ao verem seu triste estado  lamentavam e  choravam . O Senhor  disse : “Chorem  não por mim , mas por vós e por vossos filhos”. Por  quê ele disse isso?

Aquelas  mulheres  podiam estar sentindo a dor de Maria que assistia todo o sofrimento de seu filho Jesus. Qual a mulher que não se compadece por alguém que perde um filho?! A dor de perder um ente  amado é terrível, disso não tenho dúvidas, mas não há dor maior que a de uma mulher que perde seu filho.

Aquelas mães podiam estar se condoendo do próprio Cristo. Seu estado era o mais miserável. Nunca viram alguém padecer tanto como aquele pregador! Seus olhos derramavam rios de lágrimas pela dor daquele que só fez o bem. Mas Jesus lhes disse : “Parem de chorar por mim e comecem a chorar por vocês mesmas e por seus filhos.” Será que o Senhor não entendera a solidariedade daquelas criaturas para com ele? O fato é este mesmo, ele compreendeu mais do que ninguém a razão daquelas lágrimas. Ele sabia que choravam por motivos errados e deviam chorar pela causa correta.

Ora, estas  mesmas mulheres estiveram no julgamento do Filho de Deus e devem ter se juntado ao coral que gritava :” crucifica, crucifica”. Todavia, agora choravam ao ver o que fizeram. Foram elas mesmas que levaram o cordeiro ao matadouro. Foram suas vozes que pronunciaram a condenação do justo Jesus. Ao verem a injustiça que cometeram , então passaram a lamentar .

Pretendo com este sermão :

1-    Compreender a causa da crucificação de Cristo;
2-    Analisar  a postura errada dos homens diante deste fato;
3-     Convidá-los  ao  verdadeiro arrependimento.

I-                  Por quê Cristo foi Crucificado?

A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas; 
(Atos 7:52)

O Senhor  viera  a este  mundo  para cumprir  as escrituras que diziam que ele mesmo morreria  pelos pecadores afim de dar a Deus um  rebanho de adoradores de todos os povos, raças , línguas e nações.
Cristo morreu por causa do pecado. Ele morreu para satisfazer o senso de Justiça de seu Pai. Cristo morreu para aplacar a santa ira de Deus contra os filhos dos homens. Jesus  morreu por seu povo, para justificá-lo com seu sangue e proporcionar a sua igreja uma herança eterna e incorruptível.
Apenas a morte do santo filho de Deus poderia comprar homens escravos para Deus.  Somente a morte de Cristo faria a vida divina vir aos corações  apodrecidos pelo pecado. Apenas a morte de um justo justificaria ímpios como nós.
Cristo não estava morrendo por seus próprios pecados. Ele sempre fora inocente e por isso mesmo não precisava que ninguém chorasse por ele. Sim, o Senhor sabia muito bem o que estava ocorrendo e o que isso implicaria: a salvação de todo aquele que crê em seu nome. Por isso ele diz àquelas mães : “Não chorem por mim”.

II-               Por que Choras por Cristo ?

Cristo  foi  morto  pelos  seus compatriotas, mas sua morte não foi um acidente : “E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro”. (Atos 10:39). Portanto, podemos dizer que Cristo foi assassinado, mas  não  sem um propósito oculto em tudo isso. Logo, aquelas mulheres choravam sem entendimento. Sentiam pena da pessoa errada. Elas não compreendiam  que  eram seus pecados que faziam o filho de Deus gemer. Elas deveriam chorar por elas mesmas porque eram as culpadas daquilo. Se não se arrependessem de seus pecados, coisa muito pior as esperava. Ora, se Deus não poupou seu próprio filho quando o pecado recaiu sobre ele, o que  não fará com todos os que desprezam a Jesus e sua obra no calvário?
Comecem  a chorar por vocês, amigos, que não entendem  a paixão de Cristo. Chorem por não sentir nenhuma culpa em relação ao assassinato do filho de Deus. Vocês devem chorar não por emoção ou pena de Cristo, mas devem chorar por entenderem sua culpa nisso tudo. Chorem por não sentirem  profunda tristeza pelo pecado que cometem diariamente.
As pessoas vão ao cinema assistir um filme sobre a páscoa e saem das salas chorando pelos motivos errados. Elas pensam : “coitado de Jesus”! Mas deveriam sair de lá  pensando : “Ai de mim que sou pecador!”
Um Deus justo não poupará a nenhum pecador que não chore por seus próprios pecados. Deus  sacrificou seu amado filho para aplacar sua ira que seria derramada sobre nós. Para nos poupar Deus enviou seu Filho ao mundo. Mas tu crês no Filho de Deus ou  tu desprezas aquela rude cruz que ele carregou? Se tu não creres em Cristo, coisa pior que uma cruz te aguarda, amigo.
Jesus mesmo disse àquelas  mulheres  : Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?(Lucas 23:31-32). Se Jesus sendo Justo e santo, mesmo sendo o unigênito de Deus, e não tendo culpa alguma, sofreu aquela condenação, então o que se reserva aos impenitentes pecadores?
Se Cristo era uma vara verde, completamente inocente e sem mancha sofreu todo aquele mau, então o que nos aguarda , amigo? O que se faz com uma vara seca? Sua única utilidade é ser queimada para fazer mais fogo. A única forma de escapar do inferno é crendo em Jesus Cristo como a oferta pelos pecados. Creia que Cristo é a propiciação suficiente pelos pecados e então uma paz indizível se apoderará de sua alma.
O Senhor é o cordeiro morto antes da fundação do mundo. Sua morte não deve ser vista como apenas mais uma morte. Nem mesmo deve ser vista como a morte de um homem bom que ensinou boas coisas. Na verdade a morte de Cristo fora predestinada por Deus, por isso deve ser vista como demonstração de amor e deve ser abraçada por todos os que sabem que jamais agradarão ao Pai longe de Cristo Jesus. Como está escrito : “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça , mas tenha a vida eterna “( Jo 3.16).  Sobre a morte de Cristo lemos :
A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer (At 2.23,28)
         Muitos até choram quando ouvem sobre a paixão de Cristo ou quando assistem um  filme sobre isso. Mas Jesus diz : “Não chorem por mim, chorem por vocês mesmos.”

III-            Chore por ti mesmo

Chorai  antes  por vós mesmas, e por vossos filhos. (Lucas 23:28)

A  tristeza  segundo Deus leva-nos ao arrependimento. Por isso minha prece é para que o Senhor mesmo nos faça entender sua crucificação ao ponto de  chorarmos  por  horas por nossos pecados. Que Cristo se revele a nós de maneira tal que nossos olhos se inundem de agonia pelo pecado que o levou a padecer  naquela cruz.
Gostaria de também aconselhar aqueles que já se denominam cristãos. Até agora convidei apenas os leigos a chorarem pelas razões corretas , isto é, pelos seus próprios pecados. Mas agora convido as mães crentes a chorarem por seus filhos incrédulos. Jesus disse : “Antes chorai por vossos filhos”
Você, mãe, que já és uma crente em Jesus e ama o Salvador com a profundeza de sua alma, o que será de teu filho se ele partir deste mundo sem se entregar aos braços da Graça?  Por isso ore constantemente por teu filho ou filha. Diga seus nomes diante do trono do bondoso rei dos céus, possa ser que o Senhor use de misericórdia para com eles.
Mulher, Cristo te convida a chorar pelos pecados de seus filhos. Sim, por aqueles a quem tu amamentaste. Chore pelos seus filhinhos que nunca se lembram do Criador.
Certa  feita  Cristo disse a um pai : Trazei-me aqui teu filho ( Lc 9.41) É isso que ele está dizendo a ti, mulher. Busque ao Salvador nas vigílias da noite em favor da salvação daqueles a quem pariste. Os teus filhos precisam também de um Salvador. Ora, Deus pode até ser teu pai, mas não é avô de teus filhos. Clame com instância a  Jesus : “Senhor, minha  filha jaz miseravelmente  endemoninhada em casa.”


Cristo nos abençoe em nosso arrependimento. Amém.

7 comentários:

  1. Mensagem de peso e de grande verdade. Que Deus te ilumine sempre meu irmão.

    ResponderExcluir
  2. Amém, louvado seja Deus nas alturas. Faça isso + vezes é q' Deus todo Poderoso saiba iluminar-te.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela explicação e que possamos ser perdoados e que consigamos ensinar os nossos filhos, amigos... a entender o porquê Deus enviou o seu filho para a nossa salvação. Amem!

    ResponderExcluir
  4. Amem palavra forte e edificante.Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Que o senhor continue te abençoando meu irmão.

    ResponderExcluir
  6. Temos que chorar por nós mesmos porque ele foi para o pai e nos ainda estamos nesse mundo

    ResponderExcluir