terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Uma Boa Pergunta



Senhor,  são poucos os que se salvam? ( Lc 13.23)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Pessoas  inteligentes  não são apenas  conhecidas  porque  dão  boas respostas.  Antes  por  suas boas perguntas podemos reconhecê-las. Eis aqui uma ótima pergunta feita por um dos discípulos do Senhor : “ São poucos os que se salvam?”. Ela está cheia de implicações e gostaria de trabalhar um  pouco  com  esta preciosa semente que Cristo nos deixou.

O  Senhor  ensinava  sobre  arrependimento  na  sinagoga num sábado como de costume. Por ali estava uma mulher enferma ha muito tempo. Cristo a libertou de seu jugo, dando-lhe saúde. Todavia, este milagre provocou  a  ira  dos  fariseus  que o acusavam  de quebrantar a lei mosaica. O Senhor então passou a censurá-los devido sua inversão de valores. Aqueles mesmos  homens cuidavam de seus animais, ainda que num  sábado, mas Cristo não podia cuidar de suas criaturas? Quem vale mais, animais ou gente? Com certeza valemos  mais  que  qualquer  animal.

Pretendo com esta mensagem :

1-    Analisar a Pergunta feita;
2-    Analisar a resposta dada;
3-    Refletir sobre a Salvação  em Cristo.


Sempre devemos nos deter diante de perguntas feitas na Bíblia. Sejam  elas  feitas  por Cristo, pelos discípulos ou até mesmo pelos inimigos do Evangelho.  Esta pergunta, por exemplo, não surge do nada, ela está  inserida  num contexto.

I – A Pergunta que todos deveriam fazer

 Senhor,  são poucos os que se salvam? ( Lc 13.23)

Quão  abençoado  foi  este  discípulo por ter a ousadia de perguntar algo desta proporção ao Senhor! Não sabemos quem  a fez, pois o texto diz: E disse-lhe um : Senhor, são poucos os que se salvam? . Não importa seu nome, apenas o proveito que tiraremos desta ocasião. Comecemos analisando a seguinte verdade :

1-    Cristo   deixava seus discípulos  a vontade para “interrogá-lo”

A curiosidade  é sem  sombra  de dúvidas uma característica marcante no ser humano de um modo geral. Talvez movido  por curiosidade este irmão nosso decidira inquirir o Mestre. Se fora a curiosidade que o compelira a tal ato, então a curiosidade nem sempre é ruim.  Foi  também por curiosidade que Zaqueu se aproximou de Cristo. Ele queria muito ver quem era Jesus. Estava curioso para conhecer o famoso  operador de milagres .

Deveríamos  ser  mais  curiosos no que diz respeito as coisas de Deus. Por vezes deixamos de extrair  mais  de nosso bom Pastor porque não nos achegamos com mais sede às fontes  da sabedoria. Lembre-se que é  Cristo quem  nos convida a beber dele: “Quem tiver sede, venha e beba “

Qual o professor que não se alegra com aquele aluno participativo, que interage,  que pergunta, que deseja “sugar” tudo o que puder numa aula? Creio que todo bom professor fica muito feliz com esta categoria de aprendiz. Do mesmo modo nosso Senhor.  Deus se alegra ao ver  seus filhos buscarem seu conhecimento e suas doutrinas bíblicas . Pois é o conhecimento sobre Deus que nos fará fortes.

2-    O Sermão de Cristo pode ter gerado temor nos discípulos

E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram  mais  pecadores  do  que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos  de igual modo perecereis.(Lucas 13:2-3)

Jesus é bem enfático ao dizer :” Se não vos  arrependerem, TODOS de igual modo perecereis”. Estas palavras podem ter ficado impregnadas na mente  daquele discípulo e o levaram a questionar tementemente: “ Senhor, são poucos os que se salvam?”. Ora, o medo geralmente nos bloqueia e impede que ajamos sensatamente. Todavia,  se fora o medo que motivara tal pergunta, então desta vez ele atuou de forma diferente e boa. Se qualquer  pecador se aproximar de Cristo por medo, ele será aceito do mesmo modo daquele que viera por curiosidade. O que importa é chegar até Cristo.

Se determinada pregação gerou medo e pavor nos corações dos ouvintes, mas os levaram a perguntar : O que devo fazer para ser salvo? Então , o pregador fora o mais bem sucedido dos homens. Pois agora poderá  encaminhar  seus  ouvintes  ao  filho  de Deus, o único que pode nos salvar de  nossos  pecados.

O Senhor é  Refúgio  para  os amedrontados. Ele é abrigo  para os que buscam  Salvação. Se porventura algo te atormenta, então te digo que este  medo pode ou bloquear-te ou fazer-te correr para Cristo. O que irás fazer com este teu medo?

Talvez, você tenha ouvido apenas sermões sobre como Deus é Santo, Justo e de como ele não poupa os culpados. As próprias palavras de Cristo são de pôr medo : “Se não vos arrependerdes  coisa pior vos acontecerá”. Estas palavras são trovões e relâmpagos numa noite tempestuosa. Elas são tão verdadeiras que são inflexíveis. “ Ou vocês se arrependem ou Morrerão para sempre “. Existe pavor em teu coração por causa destas palavras? Então corra para Cristo e encontre nele socorro bem presente na tribulação.

O Senhor nos apavora quando diz que estamos perdidos. Ele tira todas as nossas esperanças de livramento. Sim, Deus mesmo destrói nossas fortalezas com o terror de sua Verdade . Mas, então nos apresenta seu Unigênito no qual temos a redenção por seu sangue. Primeiro Deus nos amedronta com a espada da lei, depois ele nos consola com a Graça que há em Cristo Jesus.

Se tu já foste atormentado com a santidade de Deus gritando pra você : “o salário do pecado é a morte” é porque agora deves confiar naquele que venceu o pecado.


II-  A Resposta que muitos não querem ouvir

E ele lhe respondeu: Porfiai  por  entrar  pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor,  Senhor,  abre-nos;  e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois; (Lucas 13:23-25)

Esta  resposta  foi  curta e grossa como se diz no popular. O Senhor respondeu  ordenando  que  seus  discípulos  devem entrar por uma portinha bem  apertada, pois é esta que conduz a salvação. Na verdade poucos vão atravessar esta porta.  Ora, e que porta é esta? É  a porta do arrependimento . Era sobre isso que Cristo vinha pregando: Arrependei-vos ou perecereis. Para reforçar sua mensagem o Senhor conta uma parábola sobre uma vinha improdutiva. Esta simbolizava Israel e sua vã religiosidade. Deus  estava  farto  daquilo, mas como sua  paciência  é muito grande  ele  continuava  esperando uma resposta positiva de seu povo que como sempre recusava-se em deixar seu orgulho e voltar para o Senhor.

Amados, não sejamos  como  aqueles  judeus que mesmo ouvindo seu  Senhor  lhes  pregar  se recusaram a ouvir-lhe. Cristo disse : muitos não irão passar por esta porta estreita, mas por uma espaçosa. Todavia , todos se perderão.

Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. (Mateus 22:14) Esta é uma verdade inquestionável : apenas os escolhidos serão salvos. Ainda que o Evangelho seja pregado ao mundo inteiro, como fora nos dias de Noé, apenas o remanescente será salvo. E este remanescente é bem pequeno. Ora, fora Jesus mesmo quem chamara seu povo de pequenino rebanho.
Não  quero, porém, desanimá-lo a buscar sua salvação. Este tipo de mensagem deve surtir o efeito contrário. Ao invés de desmotivá-lo, esta mensagem objetiva jogá-lo nos pés de Cristo Jesus. Qual a diferença entre um simples chamado e de um escolhido? Ambos ouvem a mesma mensagem, mas apenas um toma a atitude correta que é crer em Jesus como único e suficiente salvador. Amigo, creia e serás salvo também. Cristo com certeza viera para ti, pois está escrito que ele veio buscar os perdidos.
Outra vez vemos o dito : E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.( Mateus 7:14). O Senhor não pode mentir. Se ele disse que são poucos, então não espere outra coisa. Mas  em  apocalipse  lemos  que  uma multidão inumerável está  diante  do cordeiro em adoração por sua salvação. Como explicar isso? Muito simples, quando vemos alguns grãos de areia numa mão achamos isso muito pouco, mas quando olhamos para uma praia nos surpreendemos  com  a quantidade.
Quando Deus reunir todos os seus filhos de todos os tempos e lugares logo  uma enorme multidão se fará. Mas em cada geração são poucos  os que se salvam , pelo menos  em  comparação com  aqueles que se perdem.  O número de perdidos ultrapassará o número de salvos, não tenho dúvidas disso. Olhe em sua volta e você  verá que é bem assim. Poucos são os fiéis da terra e se estes são fiéis foi graças a bondade de Deus que os preservou assim.
Temos alguns exemplos disso na Bíblia:
1-    Noé e sua família ( oito pessoas salvas)
2-     Abraão e sua família
3-    Ló e sua família
4-    Nos dias de Jesus, seus apóstolos ( um o traiu) mais alguns discípulos.
Que fique bem claro que a Salvação vem do Senhor. É ele quem salva. Somos completamente passivos quanto a nossa salvação. Devemos saber  que  os  poucos  que  se  salvam  na  verdade  foram  salvos por graça e não por algum mérito próprio. Deus os chamou do mundo, Deus os tirou do mundo, Deus os preservou longe do mundo. Deus faz tudo em favor  daqueles  que  hão  de  se  salvar. Nós somos convidados a crer nele e assistir  ele  mesmo  efetuando  nossa  salvação  através  de  Cristo.

O  Fato  de  serem  poucos os  que se salvam  não te exclui da benção. Creia  em  Cristo e  farás parte  deste  pequenino  rebanho. Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário