quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A Suficiência da fé em Cristo



Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. ( Lc 8.50)
Por  Frankcimarks  Oliveira

Quão formosa é aos olhos de Deus a fé genuína! O Senhor Deus sente grande regozijo ao contemplar nos homens esta pérola de grande valor. A fé é a única coisa que pode verdadeiramente atrair a atenção de Deus para nós positivamente. Contudo, ela não está em nós, nem muito menos  é gerada por  nossa  natureza  caída. Antes é sem sombra de dúvidas uma obra miraculosa das mãos divinas. A fé é dádiva celestial, presente da Graça e  portanto , rende louvor  apenas  Àquele que é chamado de o “ Autor e o Consumador da fé”.

Quero com este sermão:

1-    Enfatizar a suficiência da fé em  Cristo;
2-    Demonstrar  através  de  Jairo que a fé apenas é suficiente para justificar o homem em seu pior estado e salvar a quem quer que seja;
3-    E Por fim, incentivá-lo a buscar o Senhor mesmo na pior das circunstâncias.


I-                  A Suficiência da Fé  em Cristo


“O Justo viverá da fé” , então  somente  a fé  pode  nos justificar, isto é, tornar-nos  justos aos olhos de Deus. Você pode fazer de um tudo; utilizar todos os meios possíveis para se achegar a Deus, mas só obterá êxito quando depositar sua fé em Cristo.
Se  ainda  não  tens fé, peça a Deus e ele te  dará sem reservas, amigo. Se bem que o simples fato de alguém pedir mais fé a Deus já implica que  possui  alguma  fé. Ora, ateus não fazem petições. Os apóstolos mesmos pediram :” Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos  a fé.”   ( Lucas 17:5). Porque sem fé é impossível alguém agradar a Deus.
O  Próprio  Cristo nos disse : E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; ( Marcos 11:22). Talvez você diga : Tenho fé no meu padroeiro, mas  Cristo disse : “Tende fé em Deus”. Ou quem sabe você diga : Tenho fé na minha religião e nas minhas tradições. Mas Cristo disse : “Tende fé em Deus”. Ou  pior  ainda, você diz : Tenho  fé  em  mim  mesmo e no que penso da vida. Cristo disse : “Tende fé em Deus”. Aqui não há espaço pra  mais  nada. Apenas Deus deve ser o alvo de nossos olhos e depósito  de nossa confiança.
Para que não reste dúvidas quanto a isso , vejamos o que nosso Senhor  disse  aos  seus  seguidores :
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. (João 14:1)

Tua  fé  só é verdadeira  se  ela  olha  para Deus e somente para Deus. E Cristo? Ora, não vês que ele mesmo disse : “Crede também em mim”? O Filho de Deus é Deus por  natureza e quem vê o filho, vê o Pai, porque o Pai e o Filho são um.  Na verdade  quem  não crê no Filho também  não  crê no Pai e quem não honra o Filho também  não honra o Pai.  A verdade é que  quem  não  tem o Filho, não tem o Pai. Quem não crê no Filho, a ira de Deus permanece sobre ele.
Qualquer criança pode entender isto de tão simples que é. Mas muitos se recusam a crer por mero orgulho e obstinação. Vejamos :

E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. (João 12:44)

         Cristo poderia ser mais claro que isso? Tu  podes  até  ser uma pessoa religiosa. E daí? Apenas a Fé em Cristo importa. Tu podes até mesmo  rezar  mil terços  e  centenas  de  rosários . Porém  tudo o que fazes é perder teu tempo, pois apenas a fé em Cristo importa. Podes repetir mil Ave Marias ,contudo ,  apenas Cristo deve ser o objeto de nossa fé.
         Quem crê em Cristo não será confundido. Quem crê em qualquer outra  coisa  será  envergonhado com a mais profunda vergonha. Amigo, olhe pra Cristo e creia nele, apenas em Cristo e tua alma será salva.
         Jairo estava com sua filha a beira da morte, fora atrás do Mestre e rogou por ela. Cristo fora em sua casa, mas no meio do caminho, Jairo recebera a notícia : Não importunes mais o Mestre, tu filha está morta. Leitor, aprenda uma coisa, más notícias circulam  rápido. Mas Cristo estava ali ao lado daquele pai desesperado. E quando Cristo está com alguém sempre há esperança.
         O  Senhor  olhou para ele e disse-lhe : “Não temas, creia somente”. A poderosa voz  de Cristo bradou : Vença o medo crendo em Mim. Tudo é possível ao que Crê. Como as palavras do Mestre são reconfortantes e encorajadoras! Ouça a voz dele falando também com você : Não temas, creia somente.
         Deus  nos  dá dificuldades para que nossa fé nele possa ser exercitada. Oh, parece doloroso, porém  Deus estará conosco em todo o tempo, lembre-se disso. TALVEZ  você esteja enfrentando momentos difíceis em sua caminhada com Cristo, todavia  Cristo continua em sua caminhada. Foi ele quem disse : “Estarei convosco para sempre.”
         Sabe  por que a filha de Jairo  tornou a viver?  Porque  Cristo  sozinho é poderoso pra ressuscitar  um mundo de defuntos. Cristo tem poder  de  dar  vida  e  vida  com abundância aos mortos de nossa sociedade  depravada . Cristo  tem  poder  de  tirar  teus  filhos  das drogas e do mundo do crime . Cristo  tem  poder  de  tirar  tua  filha  da  prostituição . Cristo  tem  poder  para  te  libertar  dos  mais  terríveis  vícios  que  te  aprisionam. Apenas não temas e creia  somente Nele e na força de seu poder.

II-              A  prova  da  fé  de  Jairo

“Tua filha está morta”. Imagino que o mundo desse pai deve ter desabado  sob seus pés. Quão terrível fora ouvir isso de seus “amigos”. Nossos  ouvidos são portas da alma. Sim, se os olhos são as janelas, os ouvidos são as  portas.  A bíblia diz que a fé  vem  pelo  ouvir  a palavra de Deus. Quando ouvimos o Evangelho a fé é gerada em nossos corações e então  podemos  crer  em  Deus  graças a ação do Espírito Santo. Do mesmo  modo a incredulidade entra pelos nossos ouvidos. Jairo é restaurado a sua fé por causa do amor de Cristo que imediatamente lhe dissera : Não temas, crê somente.
Amigo, se cremos em Deus devemos louvá-lo por isso. E se permanecemos crendo nele, então devemos louvá-lo ainda mais. Só o Senhor pode nos fazer perseverar até o fim. Creio que Jairo perdera até mesmo suas forças de continuar andando até sua casa, onde sua filha estava. Porém  Cristo  lhe  deu uma injeção de ânimo para Jairo não parar a beira do caminho e lamentar a perda de sua criança.
Cristo   primeiro  nos  dá  fé ; Depois  ele  prova  a  nossa  fé ; E então ele a renova , tornando-a forte e brilhante como um diamante. Se porventura, tu estás passando por  alguma dificuldade, amigo, olhe para Cristo e ouça o que ele diz : Não temas, crê somente. Se o que tu tens é fé verdadeira, então  passarás  por  esta  provação e  triunfantemente receberás o dito : A tua fé te salvou, vai em paz e seja feito como pediste.

III-           Buscai  ao Príncipe da fé

E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê            
( .Marcos 9:23)
Aqui  temos  outro  pai  rogando  por  seu filho oprimido pelo inferno. Sua incredulidade  se  misturava com sua fé ao ponto dele rogar : Eu creio, Senhor. Ajuda-me na minha incredulidade.
Se  creres verás a Glória de Deus, disse o Senhor a Marta no “velório” de seu irmão. Parece que o Filho de Deus refina nossa fé na fornalha  mais  ardente.   Fez isso com a filha de Jairo, com o filho deste pai suplicante;  com  a  morte  de seu amigo Lázaro, com a mulher Cananéia e com  diversos  outros. Nossa fé que vem de Deus deve ser provada para mostrar ao mundo que ela não vem de nós mesmos. Se fosse nossa, logo pereceria. Mas como é de Deus, resiste  aos desertos mais quentes, aos vales  mais  profundos e as escaladas mais altas . Para  Deus ser glorificado, nossa fé deve olhar para Cristo. Não só olhar, mas gritar por socorro: “ Jesus , filho de Davi, tem compaixão de mim”.
A  fé  de  Pedro  fora  provada  numa tempestade. Ele quase afundara, mas antes de submergir gritou : “Senhor, salva-me”. Porque a fé por menor que seja clama a Cristo por socorro. Cristo não se nega a responder nem mesmo a uma fé pequenina como a de Pedro. Por isso amigo, eu te encorajo a buscar a Cristo. Corra para seus pés e diga a ele tua miséria. Cristo não olhará para o tamanho de tua fé, apenas verá se ela realmente é fé em Cristo, pois é isso que importa. Deus nos abençoe! Amém.






Nenhum comentário:

Postar um comentário