segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Poder do Contentamento


Contentai-vos com vosso soldo ( Lc 3.14)

Por Frankcimarks Oliveira


                 Quando reconhecemos que não somos deste mundo, mas que somos peregrinos em terra estrangeira, então nos desapegamos de todo o materialismo. Sei que esta mensagem soará extremamente estranha a muitos leitores que estão habituados a ouvirem mensagem que dizem: “Deus vai te dar  muita prosperidade, riquezas e abundância porque você é filho do Rei”. Todavia, quero mostrar a verdade pura e simples dos evangelhos, em que Cristo é apresentado como o maior “bem” que um crente pode possuir.
                 Foi Cristo que nos ensinou a orar : “ o pão nosso de cada dia nos dá hoje”. O que Jesus quis nos ensinar com esta prece? Com certeza não foi sobre ganância e ambição que o Senhor estava lecionando. Mas não tenho dúvidas  que “o pão nosso de cada dia” se refere ao contentamento existente na oração de um verdadeiro filho de Deus.

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.”(Hebreus 13:5)

         Este verso só vem reforçar o que estou vos dizendo. Deus e somente Deus pode ser nossa ambição. Nada mais neste mundo pode ocupar nossos corações além daquele que é todo glorioso.
         A Avareza reflete um coração não satisfeito com Deus. Sim, ela é aquele mesmo bezerro de ouro feito no deserto pelos hebreus. Sempre que ambicionamos mais riquezas e dinheiro tenhamos esta certeza : o Senhor deixou de ser nossa alegria.
         O amor ao dinheiro e as riquezas sufocam a palavra de Deus nos nossos corações. Quanto mais buscamos ficar ricos, mais longe de Deus ficamos. Existem pessoas que passam  o dia inteiro pensando em como podem acumular mais rendas. Ou existem aqueles que trabalham tanto que não tem mais tempo para se assentarem aos pés de Cristo para ouvir sua palavra como Maria fez.
         Certa feita João estava  pregando o arrependimento e algumas pessoas lhe perguntaram : “ que faremos , pois? Aos soldados romanos ele respondeu :

A  ninguém  trateis mal  nem  defraudeis, e contentai-vos  com o vosso soldo”.(Lucas3.14)
        
         Sabemos que tipo de gente eram esses soldados. Eles maltratavam as pessoas mais simples; abusavam de seu poder e condição social; eram injustos e com certeza  avarentos. Subornavam as pessoas; roubavam-lhes o pouco que possuíam.  Agora eu pergunto : será que nossa sociedade mudou de lá pra cá? - Não!
         A palavra de Deus revela nossos pecados em espelhos bem claros. Nós somos avarentos por natureza, nunca estamos satisfeitos com o que ganhamos. Somos idólatras e ególatras . Sempre achamos que Deus está em débito conosco. Mas não nos esqueçamos que estamos sempre errados quanto a isso.  A verdadeira felicidade está em Deus e em usufruí-lo eternamente. Nosso materialismo nos afasta de Cristo ,a fonte dos prazeres indizíveis e intermináveis. O que fazer?

“CONTENTAI-VOS COM VOSSO SOLDO”

Jesus disse : Não andeis inquietos com o que haveis de comer, de beber  ou vestir. Vosso  Pai celestial sabe que vós preciseis dessas coisas”. Porém, nós não só nos inquietamos por essas coisas como sempre estamos insatisfeitos com o que já temos. Pecamos duplamente, primeiro por não confiarmos perfeitamente na provisão divina, depois por nossa ingratidão.
Deus nunca nos prometeu regalias. Todavia, disse que nada nos faltaria. Ou seja, nossas necessidades sempre serão supridas por ele. Ouça o que ele diz : “contentando-vos com o que tendes; Não te deixarei, nem te desampararei.”(Hebreus 13:5). E outra vez lemos :” O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.”( Filipenses 4:19).
Enquanto o seu coração estiver desejando mais casas, carros, roupas, diplomas, status e etc  você nunca será plenamente feliz. Apenas quando todas as suas ambições estiverem arruinadas e o céu for seu único desejo, então viverás satisfeito neste mundo. Quando não esperares nada do amanhã, quando não fizeres nenhum plano a mais, quando fores trabalhar não esperando grandes recompensas nem muitos elogios, quando fizeres das coisas simples as grandes coisas da vida, então serás feliz como ninguém neste mundo.
Talvez você olhe para o seu salário e diga : “Ganho muito pouco” ou quem sabe :” Não consigo fazer nada com esta miséria de salário” ou ainda : “preciso estudar  para ter um emprego melhor e ganhar mais”. Não, amigo, você está apenas pecando, pecando e pecando. Antes de reclamar , agradeça a Deus porque você tem um salário. Você tem um emprego que põe pão na sua mesa. Você recebeu de Deus o que ele prometeu que faria : suprir nossas necessidades. Alegre-se em Deus por sua fidelidade. Veja o exemplo de Jó ao perder tudo o que tinha, inclusive seus dez filhos “E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1:21)
Não levaremos nada deste mundo para o além. É bobagem pormos nossos corações em bens materiais e passageiros. Cristo nos ensinou : “onde estiver o teu tesouro, ali estará o teu coração”. Paulo também nos advertiu : “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10)
Todo o mal que existe no mundo é por falta de contentamento dos Homens. Se todos se alegrassem com o que tem o mundo seria outro.
O Salmista em oração pediu ao SENHOR : “Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça”.(Salmos 119:36). Que esta seja também a nossa oração e seremos felizes de verdade.  Ouça mais uma vez o trovão de Cristo dizer : E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. (Lucas 12:15)


Quero concluir dizendo o que Paulo disse : Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. (1 Timóteo 6:7). Portanto, amigo, contente-se com o teu soldo e você verá que a felicidade andará de mãos dadas contigo. A inveja não mais te atormentará, nem a corrupção se aproximará de ti, porque quando estamos satisfeitos com o que Deus nos dá, nada pode nos oprimir. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário