quinta-feira, 26 de setembro de 2013

As Orações de Davi



Inclina, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração e não te escondas da minha súplica      ( Sl 55.1)
Por Frankcimarks Oliveira


         A vida de Oração é fundamental para todo cristão que verdadeiramente deseja caminhar com Deus neste mundo. Sem a prática da oração jamais seremos capazes de vencer as tribulações que se levantam a nossa frente. Desejo, portanto, através desta mensagem :

1- Incentivá-lo à vida de Oração;
2- Mostrá-lo as súplicas de Davi para que ores assim como ele ;
3- Demonstrar que as petições feitas pelo Espírito divergem muito das orações feitas pelos" cristãos" hodiernos .


         Amados, Davi era um homem que buscava a face de seu Deus. Seu coração estava inclinado a beber da fonte celestial. Sua alma ansiava por mais do bom Criador. Vemos em suas orações um quebrantamento que surpreende ao mais humilde dos homens. Davi simplesmente rasgava seu coração diante do Eterno, sem medo de ser julgado ou mal interpretado.
         Será que oramos como Davi ? Buscamos o que ele buscava ? Uma de suas preces era : " Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia "( Sl 25.4,5). Que nos abandonemos na presença divina assim como este homem sedento, que tudo o que mais desejava para a sua vida era a misericórdia de Deus e o perdão de seus pecados ( v.6-11).
         Davi rogava pela poderosa presença de Deus. Nos momentos maus ele sabia que tudo poderia lhe faltar, menos o bom Pastor. " Não te alongues de mim, pois a angústia está perto e não há quem ajude" ( Sl 22.11). A única coisa desejada por este rei era a companhia de seu amigo celestial. Ele insistia :" Não me desampares, Senhor meu Deus, não te afastes de mim "( Sl 38.21). Suas orações revelavam seu coração. E do mesmo modo as nossas; Infelizmente muitos que se dizem cristãos nos dias de hoje estão mais preocupados com seus bens e reputação do que com suas vidas com o Senhor Jesus. Alguma vez você já orou desesperado por causa de seus pecados ? Alguma vez chorou abundantemente na presença do Santo de Israel temendo perder a preciosa comunhão com seu Espírito ? Davi sabia bem o que era isso.
         O Coração do mais aclamado rei de Israel desejava agradar a Deus. Em oração fervorosa buscava conhecer a doce vontade do Soberano Senhor dos céus : " Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos" ( Sl 27.11). Não há dúvidas que devemos pedir o mesmo ao nosso Pai. Cristo nos ensinou a orar assim : "E livra-nos do mal". Davi , no Espírito de Cristo,  já rogava que Deus o levasse por um caminho bom, longe da maldade, mas próximo dos átrios do Senhor :  " Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e inquirir no seu templo "( Sl 27.4)
         Se alguém chegasse até Davi e lhe perguntasse : ó Rei, o que tens buscado em oração ?  Davi então responderia : contemplar a beleza do meu Deus . Sim, amigo, o que preenchia as súplicas de Davi era o enorme desejo e amor por Deus. Por isso mesmo ele sempre rogava : "Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O Teu Espírito é bom; guia-me por terra plana".( Sl 143.10) . Percebes o quanto este homem queria agradar a Deus ?  Mais de uma vez vemos ele pedindo : ensina-me a tua verdade; ensina-me tua Palavra; ensina-me a andar por um caminho direito; ensina-me a te obedecer. Os verdadeiros filhos de Deus não estão preocupados com mais nada neste mundo, a não ser em agradar aquele que se entregou na Cruz para salvá-los.
         Davi sabia que naturalmente ele jamais conseguiria agradar a Deus. Só pedimos ajuda a alguém quando reconhecemos que sozinhos não seremos capazes de realizar alguma obra. Por isso ele clamava : "Vivifica-me, ó Senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia e por tua misericórdia desarraiga os meus inimigos, e destrói a todos os que angustiam a minha alma, pois sou teu servo" ( Sl 143.11-12). Apenas pelo poder vivificador de Deus, Davi conseguiria derrotar seus inimigos. Aplique isto em sua vida, amigo leitor. Veja cada pecado teu como um feroz inimigo, que tenta dia e noite afastar-te da santa presença de Cristo. Busque ao Senhor em oração pedindo que ele mesmo destrua um por um deles. Não poupe seus pecados, antes dê nome a cada um deles. Faça como Davi e não te cales até que o Senhor tenha feito toda a obra.
         Veja este clamor e pense se tens orado desta maneira : " Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do tumulto que praticam a iniquidade" ( Sl 64.2). E outra vez diz : " Livra-me dos que praticam iniquidade, e salva-me dos homens sanguinários ( Sl 59.2). Davi sabia que somente o Deus dos Exércitos o podia guardar. Ainda que tivesse a seu favor guardas poderosos, homens preparados para a guerra, sua confiança era o Escudo de Israel. Mesmo sendo um hábil guerreiro , valente e corajoso, ele orava : "  Pleiteia, Senhor, com aqueles que pleiteiam comigo; peleja contra os que pelejam contra mim. Pega do escudo e da rodela, e levanta-te em minha ajuda ( Sl 35.1-2). Significa dizer que Davi não confiava em sua destreza, mas em Deus. Muitas vezes fracassamos porque achamos que nossos talentos irão nos dar a vitória, e por isso deixamos de buscar a Deus em oração. Porém, o rei Davi era exatamente o oposto do que somos. Ele nunca entrava numa guerra sem buscar a força do alto. Não se arriscava sem antes ter a convicção que o Todo Poderoso estava a seu lado.
         "Lute por mim, Senhor", deve ser nossa oração matinal. " Vá à minha frente aplainando os caminhos, Jesus ". O Senhor se importa com estas pequeninas orações! 
         "Seja minha força ", rogava Davi ( Sl 31.2 c). Outra vez vemos : "No dia em que clamei, me escutaste e alentaste com força a minha alma" ( Sl 138.3). Como não iremos nós também suplicar por força espiritual ?  Sabemos que Davi foi agraciado com ânimo e coragem, nós do mesmo modo seremos. Foi o mesmo Davi quem pediu renovação a Deus : "  Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto "    ( Sl 51.10). Gostaria de salientar algumas coisas sobre esta oração. Ela revela o fundamento da maioria das orações deste homem de Deus. Davi não era um homem perfeito, mas queria agradar ao Senhor. Ele se importava com Deus, com sua vontade e planos. Por isso a bíblia o chama de " um homem segundo o coração de Deus". Se você parar para ler seus salmos verá que a frase : "Tem compaixão de mim " aparece quase sempre em seus louvores. Vejamos :

I- Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração ( Sl 4.1 c)
II- Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade, apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias ( Sl 51.1)
III- Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões, mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, Senhor ( Sl 25.7)
IV- Poupa-me, até que tome alento, antes que me vá, e não sejas mais ( Sl 39.13)
V- Senhor, tem piedade de mim, sara a minha alma , porque pequei conta ti ( Sl 41.4)

         Estas são apenas algumas de suas preces que nos revelam a ansiedade de ver-se livre de seus pecados. Davi sofria por causa de seus erros; Queria ser liberto, purificado e santificado por Deus. Ora, o mesmo Espírito nos fará também orar deste modo, pois ele sabe o que mais precisamos. Se temos orado de modo errado, então que comecemos a acertar. Se temos gastado tempo pedindo a Deus coisas que não convêm, então olhemos paras as súplicas deste poeta e guerreiro e passemos a buscar aquilo que é prioridade e essencial para nossas vidas com Cristo.

         Vejamos mais alguns dos pedidos de Davi ;


1- Salva-me ( Sl 3.4,7)
2- Guia-me ( Sl 5.8)
3- Cura-me ( Sl 6.2)
4- Livra-me ( Sl 7.1;12.1;30.2)
5- Ilumina-me ( Sl 13.3)
6- Guarda-me ( Sl 16.1;17.8;19.13)
7- Expurga-me ( Sl 19.12;26.2)
8- Vivifica-me ( Sl 21.4; 143.11)
9- Perdoa-me ( Sl 25.7,11,18)
10- Fortalece-me ( Sl 31.2; 138.3)
11- Ouve-me ( Sl 32.2;55.1-2;86.1)
12 - Purifica-me ( Sl 51.2,7)
13- Renova-me ( Sl 51.10)
14- Ajuda-me ( Sl 71.12;108.12;109.26)
15- Alegra-me ( Sl 86.4)
16- Visita-me (Sl 86.16)
17- Sonda-me ( Sl 139.23,24)
18- Socorre-me ( Sl 22.19;44.26)


         Temos motivos suficientes para orarmos. Desse modo passaremos bons momentos na presença do Salvador. Devemos buscar por nós mesmos. Precisamos rogar por nossas próprias almas. Talvez você esteja pensando que Davi orava apenas por ele mesmo. Isto não é verdade. Davi também orava pelos necessitados : " Levanta-te, ó Deus, levanta tua mão, não te esqueças dos humildes. Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortará os seus corações, os teus ouvidos estarão abertos para eles. Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em fazer violência "( Sl 10.12,17,18) . E Orava também por sua nação : " Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias"( Sl 25.22). Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade, edifica os muros de Jerusalém ( Sl 51.18). Orai pela paz em Jerusalém, prosperarão aqueles que te amam.( Sl 122.5). Também devemos orar por nossa nação, bem como pela Igreja do Deus Vivo.  Davi orava pelo povo de Deus : " Salva o teu povo, e abençoa tua herança; apascenta-os e exalta-os para sempre ( Sl 28.9)
         Quero concluir citando uma última prece de Davi e que esta seja nossa principal oração :" Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face" ( Sl 19.14). Quando de fato esse for o desejo de nossos corações, consequentemente será parte de nossas súplicas ao Pai das Luzes. Que agradar a Deus e viver de modo que o alegre seja nossa maior ambição! O Senhor Jesus seja conosco. Amém.


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Corações Pervertidos




Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade de Deus em injustiça        ( Rm 1.18)


Por Frankcimarks Oliveira

         Alguém duvida que o ser humano é completamente corrupto? Todos os dias vemos nos telejornais o interior dos corações dos homens sendo expostos como carne em açougue. Entretanto, o que se vê é totalmente sujo, podre e corrompido.
         Quando vejo o Homem sendo exaltado como um ser cheio de virtudes, sabedoria e bondade, fico impressionado. Será que estes humanistas não leem jornais ?  Será que vivem em outro mundo ?  Não! É que eles preferem tapar os olhos para a realidade, porque ela é feia e degradante. Mas Deus não fecha seus olhos para a maldade cometida aqui neste mundo. Nosso Senhor é Justo e ama a justiça. Ele manifesta dos altos céus sua indignação contra os pecadores.
         A bíblia apresenta-nos uma identidade muito clara do ser humano. Ora, Deus criou Adão perfeito, santo e irrepreensível. Todavia, o pecado arruinou a "imagem " de Deus no homem. Agora temos um triste quadro pintado com desobediência e morte. Esta terrível herança do pecado passou a todos os homens nascidos pela concepção natural. Apenas Cristo nasceu isento da corrupção, visto que seu nascimento fora miraculoso , obra do Espírito Santo.
         Infelizmente até mesmo alguns "cristãos" enfeitam a imagem que nos restou com muitos adornos enganosos. Porém a Palavra de Deus desnuda nossa feiura e expõe a céus abertos toda a nossa repugnância. Seja corajoso para admitir sua monstruosidade e creia que Deus é poderoso para Renovar-te inteiramente.


I- Um coração Perverso : Quem o conhecerá ?


         Até mesmo aqueles a quem o SENHOR chamou de Povo, demonstraram possuir um coração ímpio. Moisés os chamou de geração perversa e distorcida. Que ao invés de sacrificar ao Senhor que os livrou da escravidão egípcia, sacrificaram aos demônios nos desertos. ( Dt 32)
         A ingratidão por si só ja demonstra malignidade. Quanto mais a ingratidão para com um Deus que só faz o bem ! Quão terrível é o coração que nunca reconhece a mão poderosa do Senhor e seu favor imerecido. Muitos e muitos revelam sua impiedade dia após dia, não dando Glória ao Criador e sustentador da Vida. Deus em sua paciência tem suportado estes filhos da desobediência.
         Os maus intentos também procedem de um coração perverso. Como disse o salmista em sua oração :" Não me arrastes com os ímpios e com os que praticam a iniquidade; que falam de paz ao seu próximo, mas têm mal em seu coração "( Sl 28.3). Como a Bíblia é exata ! Nenhum noticiário será tão fidedigno quanto as escrituras sagradas. Sim, amigos, Deus mais do que ninguém sabe o que se passa dentro de nossas mentes. Ele sabe que muitas vezes as palavras dos lábios não condizem com os planos da alma.  Existem pessoas que passam o dia e a noite maquinando o mal: " Projeta a malícia na sua cama; põe-se no caminho que não é bom; não odeiam o mal "( Sl 36.4). Planejam assaltos, adultérios, mentiras, desculpas esfarrapadas etc. Todos nós de uma maneira mais acentuada ou mais amena já fomos frios e calculistas. Como disse também o sábio :" O Homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida. Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos. Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas. Por isso sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura" ( Pv 6.12-15).Somente o Senhor Jesus transforma os corações corrompidos e caídos, pois ele odeia o coração que planeja maldades e os pés que se apressam em destruir ( v.18).
         Podemos saber como se encontra nosso coração ?  Sim! O Senhor Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração. Portanto, nossas palavras e discursos irão revelar para as demais pessoas e para nós mesmos quem somos. As palavras de uma pessoa falam mais do que podemos imaginar. O sábio também disse : " Sobre tudo o que deves guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios " ( Pv 4.23-24)
         Uma Boca suja revelará um coração pervertido. É como se nossos lábios fossem um espelho capaz de trazer para fora a imagem interna. Não quero dizer com o termo sujo apenas palavras de baixo escalão. Antes me refiro a tudo o que é vil e enganoso. Alguém pode com belas palavras revelar um coração falso e astuto.


II- Deus olha para o Coração.


         Esta é uma máxima evangélica e é com certeza verdadeira. Somos mais do que os olhos podem ver!  Por isso Deus sonda e esquadrinha nossos pensamentos , sejam eles os mais profundos ou sombrios. Ninguém pode enganar o Onisciente Deus. Muitas vezes colocamos nossas fantasias e acreditamos em nossos personagens. Porém , o Senhor não se deixa enganar por aparências exteriores.
         E o Senhor lhe disse : Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas vosso interior está cheio de rapina e maldade. Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior ?  ( Lc 11.39-40)
         Deus chama a hipocrisia destes religiosos de loucura. Eles poderiam enganar a sociedade, as pessoas mais simples, contudo Cristo enxergava toda a imundícia que havia em seus corações orgulhosos. Que o Senhor tenha misericórdia de nós. Que nossa vida externa esteja em completa harmonia com a interna. Que sejamos verdadeiros e coerentes com todos.
         Quero que você perceba quanta importância Deus dá àquilo que se passa em nossa imaginação . Ele diz aos pecadores :

1- Abandonem seus maus pensamentos ( Is 55.7)

2- Eu odeio os maus pensamentos ( Pv 6.16,18)

3- Eu perdoou quem abandona seus maus pensamentos ( Ez 18.21,27)

         Talvez você esteja perguntando : Quem escapará , então ?  - Amigo, Deus é bom e cheio de graça. E além de ser tão misericordioso , ele é poderoso para transformar nossos corações. Basta que envie seu Espírito Santo sobre nossas vidas. Ora, se este mesmo Espírito foi capaz de recriar o mundo deformado de Gênesis e pôr em ordem todo o caos primordial, o que ele não poderá fazer com nossos corações ?! Confie em Cristo , chame por ele e serás salvo.

III- Como identificar a perversão ?


         Primeiro, você não terá muito trabalho de achá-la. Ela está em todos os lugares. Onde houver gente, haverá maldade. Por quê o mundo é tão açoitado por violência, crimes e destruição ?  Porque o ser humano é mau. Veja, não é Deus quem é mau, é o Homem quem o é. Este mundo só não está pior porque Existe um Deus Bom e cheio de Amor controlando a História. Isso mesmo , amigo. Talvez você ache que se Deus fosse bom de fato, não haveria maldades neste planeta . Mas quero que você pense um pouco mais. Imagine se este mundo estivesse abandonado, completamente esquecido por seu criador. Digo que em poucos dias a vida desapareceria da face da Terra.
         Olhe para sua casa e entenda o que estou dizendo. Se você não cuidar bem de sua moradia, em pouco tempo ela estará sem condições de ser habitada. A pintura vai desbotar, o reboco vai começar a cair, o telhado obviamente apodrecerá, a sujeira aparecerá. Enfim, se você não intervir e agir contra as intempéries da natureza, ficará sem uma casa para morar.
         Deus em sua infinita bondade tem colocado um limite na atuação humana no mundo e em sua impiedade. Deus pôs um " sistema de freios" em nossos corações, de modo que ele pode, quando quiser, frustrar nossos planos. E devemos dar Graças porque ele é Soberano.
         Olhe para seu egoísmo e veja a perversão agindo. Olhe para seu individualismo e note que há muitos resquícios de maldade em sua vida. Amigo, obeserve a fúria e a raiva que habitam em ti, e enxergue o poço da perversão transbordando. Só o Senhor Jesus é poderoso para vencer tais corações, matá-los e enchê-los de uma nova vida.
         Olhe para uma criança. Existe símbolo maior de ingenuidade , sinceridade e pureza ?  Mas até mesmo nelas vemos perversão. As crianças muitas vezes mentem para não encarar as consequências de seus atos. Mentem até mesmo para seus pais. Elas ganham um brinquedo novo e por causa da insatisfação e ingratidão, desprezam aquilo que receberam. Mas se outra criança aparece e gosta do mesmo brinquedo desprezado, a primeira criança irá dizer que amou aquele brinquedo outrora rejeitado. E por quê ? Porque ela não deseja dividir o que é seu com mais ninguém. Logo entendemos que desde cedo a perversão se manifesta no ser humano.

IV- Um mundo Cheio de Perversão


         Como já disse, você não terá dificuldades para encontrar a maldade. Ela se ixibe nas praças, nas escolas e nos templos também. Uma prova disso é a idolatria. Creio que não exista maior forma de perversão do que fabricar imagens de escultura. A idolatria revela corações insatisfeitos com o Deus verdadeiro. Os homens "olham" para Deus e se não gostarem do que vêem, fazem outro deus mais "agradável".
         Deus chama a Idolatria de coisa ruim .( 2 Rs 17.11) E naturalmente os pecadores são idólatras. Quando não adoram milhares de deuses ou quando não servem a milhares de intercessores, fazem de Deus um deus estranho a ele mesmo, adaptado aos caprichos e vaidades humanas, ou seja, rejeitam a Deus como ele é. Mas esse Deus que é rejeitado pelos idólatras é santo, justo e bom. Sua vontade é perfeita e agradável. Seus mandamentos não são pesados. Ele é amor e misericórdia. Ele é justo e justificador dos que o buscam. Mas ainda assim os homens o rejeitam e revelam o demônio e a maldade de seus corações. Como rejeitar um Deus assim ?  Acredite, amigo, o Senhor disse que todos se estraviaram e se fizeram inúteis juntamente. Cada um seguiu seu próprio caminho e fez o que era mau aos olhos do Senhor. Na busca pela independência, o ser humano achou ruína e miséria.
         Nos dias de Noé todos desprezaram o Deus Vivo. Apenas este homem achou graça aos olhos do Eterno, sendo salvo ele e sua família apenas. Contudo, o Senhor enviara Noé a pregar o arrependimento, ninguém quis ouvir. Todos faziam piada com o velho Noé.
         A terra estava corrompida diante do Senhor e se encheu de violência ( Gn 6.11). Não havia quem buscasse o bem, mas todos corromperam seus caminhos. Deus suportou por muitos anos os pecados daqueles habitantes, até que chegou o dia em que mostrou sua Ira e destruiu a todos com o dilúvio.
         Onde está Deus ?  Pergunta o incrédulo. Ele mesmo responde : Deus não existe ( Sl 14.1) Por isso mesmo estes vão de mal a pior ( 2 Tm 3.13). E pior que estes são aqueles que professam fé em Deus, mas vivem como se ele não existisse. Deveriam ser como astros brilhando no meio desta geração perversa, mas são apenas mais trevas.
         Nosso presente século é tão mau quanto o anterior. E anterior tão mau quanto o que o antecedeu. Porém ouso dizer que a cada dia que passa a perversão só aumenta. Vivemos em uma sociedade relativista ao extremo, que chama o ruim de bom e o bom de ruim. Onde vamos parar ?
         Caso tenhas percebido a perversão de tua natureza, amigo, como eu mesmo já percebi a minha, então entrega-te ao Senhor e Salvador Jesus Cristo. Somente ele pode restaurar nossas vidas e nos transformar à sua imagem e semelhança. Lembre-se, do ímpio vem a impiedade e pelos frutos se conhece uma árvore. Olhe para si mesmo e veja que tipo de árvore é você. Que Cristo Jesus nos abençoe! Amem.


         

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

As coisas que Deus Faz



Neste tempo se dirá de Jacó e de Israel : Que coisas Deus tem realizado!(Nm 23.23)

Por Frankcimarks Oliveira

         "Quão Grande é o meu Deus, eu cantarei quão grande é o meu Deus e todos hão de ver quão grande é o meu Deus". Este louvor desperta em mim a vontade de anunciar todas as grandes obras que Deus já realizou na história da Humanidade. Ainda que muitos se recusem a ver ou aceitar, todas as obras de Deus podem ser manifestadas pelo seu Poder.
         Amigos, quero vos convidar a sondar :

1- as obras que Deus faz,
2- porque as faz,
3-para que as faz,
4- como as faz.

         Espero que sua boca exploda em louvor ao Deus que tudo executa.

         Assim como o salmista disse :" Ó Deus, nós ouvimos com os nossos ouvidos, e nossos pais nos tem contado a obra que fizeste em seus dias, nos tempos da antiguidade ( Sl 44.1) . As obras de Deus são conhecidas no meio de seu Povo. Seus testemunhos permanecem vivos de geração em geração. Por isso cremos em seu nome, porque ouvimos falar de seus grandes feitos. E cremos também porque temos visto sua obra em nosso viver.
         Tudo que Deus faz é bom! Após criar o mundo, o Senhor viu que tudo que havia feito era muito bom. ( Gn 1.31) . Sua mão poderosa opera de modo tal que nada fica mal feito. Até mesmo as coisas que nos parecem insignificantes, são maravilhosas . As moscas, os urubus, as formigas, os vermes. Tudo exalta a grandeza e a perfeição do Criador.
         Diariamente matamos mosquitos e insetos e não paramos para observar toda a engenhosidade que neles se encontram. A visão de uma mosca é surpreendente! Seu ancanse visual é espetacular! E suas asas? A velocidade que elas batem é impressionante! Mas nós matamos moscas como se elas nada fossem. Até nisto Deus revela sua superioridade. Homem algum pode criar uma mosca, no máximo pode reproduzir uma ou cloná-la. Os homens criam aviões, carças, jatos, satélites, mas jamais conseguirão criar uma mosca!
         Podemos ver o quanto Deus é detalhista! Ora, ele criou a onça. Como é maravilhosa sua pele. Suas manchas são obras de um artista criativo ao extremo. Deus fez os crocodilos, as serpentes e os escorpiões, mas ele também criou o beija-flor, a andorinha e a pomba. Vês como Deus é inventivo? Tudo o que ele fez revela sua grandeza e inteligência.
         Olhe para o organismo humano. Quanta engenharia Deus não gastou ali ? Muitíssima com certeza! O cérebro humano deixa os cientistas escandalizados e fascinados ao mesmo tempo. Até hoje pouco se sabe sobre esta massa do corpo. Agora, expliquem-me como surgem os pensamentos dentro da mente ? Existe coisa mais assombrosa do que os pensamentos ? A razão e a inteligência sendo executadas por neurônios, espécie de fios condutores. Sem falar do sangue, das células, dos músculos, dos ossos, das articulações. A vida humana revela a grandeza de um criador extremamente poderoso e inventivo capaz de pôr dentro de uma só pessoa um universo de conhecimento. Estamos completamente humilhados diante do Grande Senhor, Cientista maior, que criou os vasos e as veias sanguíneas. Sim, ele nos deu um estômago que absorve  "nutrientes " dos alimentos e nos dá energia para andarmos, trabalharmos e vivermos.
         Tudo o que Deus faz, por menor que pareça, na verdade é muito grande e indescritível. Ora, ele criou os átomos, invisíveis a olho nu , mas até estes refletem a sua divina sabedoria.
         O Senhor fez todas as coisas, e de algum modo, todas elas revelam algo sobre sua Maravilhosa Pessoa. Ele disse a Moisés : " Quem fez a boca do homem ? ou quem fez o mudo e o surdo, ou o cego e o que vê ? Não sou eu, o Senhor ? ( Ex 4.11) . Este Deus que fez as coisas mais grandiosas e as mais minúsculas, ele está no controle de todas as coisas.
         O Mundo foi feito por ele e é ele quem sustém o mundo pela força do seu poder. Nosso Deus precisou apenas falar, e tudo passou a existir. Quando ele falou o que queria, tudo logo apareceu. Mas por quê Deus criou todas as coisas ?
         Podemos dizer que ele fez todas as coisas para a sua própria satisfação. Deus decidiu criar, e assim o fez.  Todas as Suas obras geram em nós grande temor . Como disse o Salmista : Todos temerão e anunciarão a obra de Deus, e considerarão prudentemente os feitos dele  ( Sl 64.9).  Não somente a criação nos faz temer, mas o seu caráter justo e vingador. O Deus que criou todo o universo é o mesmo que guarda os necessitados e aflitos.
         Alguns dizem que o mundo surgiu do acaso. Estes negam a glória de Deus. Recusam-se a atribuir a criação a um Criador Inteligente que a tudo elaborou muito bem." Ele fez a lua para as estações, e o sol conhece o seu ocaso". ( Sl 104.19) Até mesmo o comportamento dos animais o Senhor orquestrou. Alguns tem hábitos noturnos, outros diurnos. O Senhor fez a ambos.
"Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria, cheia está a terra das tuas riquezas "( Sl 104. 24)
         Olhe bem para este mundo e perceba como ele funciona. Você concluirá que alguém muito sábio planejou tudo detalhadamente. As estações do ano : primavera, verão, outono e inverno. Sem estas variações na Terra a vida seria impossível. Mas os homens recusam-se a admitir um Criador Inteligente. Preferem crer que tudo surgiu do nada. Mas a própria ciência diz que a vida só pode surgir da vida.
         Para quê Deus criou o mundo ? Aqui há uma boa resposta : " O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia mal. ( Pv 16.4) . Deus tinha em mente um plano bem maior ao trazer a tona a existência. Sim, em sua mente infinita, o Senhor viu muito além do que podemos imaginar. Tudo existe com um propósito.
         Sabe, a biologia revela isso muito bem. Perceba a cadeia alimentar dos animais. Cada animal é muito importante para o meio ambiente. Cada um ocupa uma função no ecossistema. Até aqui vejo a mão onipotente do Criador sustentando e organizando a vida.
         Nosso Deus revela o quanto ele é diverso e múltiplo. Ele é totalmente livre para fazer aquilo que desejar. Deus é completamente soberano e não deve satisfação a ninguém. Ele fez o rico e também fez o pobre, quem irá contender com ele ? ( Pv 22.2) Ele fez o branco , o negro, o índio, o mulato, o caboclo, o mestiço. Deus fez o homem e a mulher. Deus fez o dia e a noite, o sol e a lua. Nosso Deus fez todas as coisas.
         Oh, amados, quem pode sondar a mente do Senhor ? Nossa única atitude diante dele deve ser prostrar-se e adorá-lo. Assim como o salmista disse : "Da parte do Senhor se fez isso, maravilhoso é aos nossos olhos."( Sl 118.23) Sim, tudo o que ele determinou enche-nos de júbilo. Seu próprio Filho foi entregue aos ímpios por seu eterno decreto. A pedra preciosa de esquina foi rejeitada pelos príncipes e ilustres do povo judeu, mas foi recebida com grande entusiasmo pelos gentios. Foi Deus quem fez isto. E como isto é precioso aos nossos olhos!
         Podemos dizer que a Redenção do Calvário foi sua maior Obra. Seu grande feito, seu maior troféu foi sem sombra de dúvidas conquistado na Cruz romana. Pendurado ali ele triunfou gloriosamente sobre seus inimigos. Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós e por isto estamos alegres ( Sl 126.3) Ele quebrou nosso cativeiro e nos libertou do império das trevas.
         Amigo, "atenta para obra de Deus; por quê quem poderá endireitar o que ele fez torto ? No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque Deus também fez a este em oposição a aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele".    ( Ec 7.3-4).
         Não questione porque Deus fez isso assim ou daquele jeito, que importa para ti isto ? Deus fez tudo como está para que de nada tenhamos certeza. Só ele é absoluto e só ele está sobre tudo. Nós não podemos mudar aquilo que ele determinou. A única coisa que podemos declarar sobre os feitos do Eterno é que ele os fez perfeitos e formosos em seu tempo. Não poderemos jamais descobrir como , apenas podemos contemplar sua grandeza.
         Muitos dizem: Mas quem criou Deus ? Ó, néscio, ele é a própria vida! Nele surgiu tudo o que há. O Senhor trouxe a existência aquilo que apareceu em sua mente. A história nada mais é que o pensamento de Deus. Um dia esta história temporal irá passar, e somente a eternidade existirá. Aquilo que o Senhor pensou, ele realizará!
         Quem somos nós para contender com ele ? Somos apenas cacos de barro, obra de suas mãos. ( Is 45.9) A criatura não diz ao criador : o que fazes ? Se ela existe é por boa vontade do Criador, caso contrário jamais existiria. Por isso de nada adianta para alguns negarem a existência do Senhor, ou opinarem em sua obra, ou dizer que estão não contentes com ele. Isso é simplesmente loucura!
         Tudo tem um tempo determinado pelo Senhor. A seu tempo ele fará tudo aquilo que planejou, o homem querendo ou não, concordando com ele ou não, o Senhor fará tudo o que lhe apraz. Ele fez tudo para seu agrado. Ele cumprirá toda a sua vontade.
         Por amor ao seu nome Deus realizou seus grandes feitos. Um bom exemplo disso é a salvação. Ninguém a merece, mas Deus por amor ao seu nome, jurou salvar um povo para demonstrar em Cristo as riquezas de sua misericórdia. Do contrário todos seríamos destruídos por sua justa sentença contra nós, pecadores. Entretanto, como já disse, os ímpios não aceitam aquilo que Deus faz. Apenas um coração não regenerado é capaz de não se alegrar com as obras do Senhor.
         Quando Cristo ensinava nas sinagogas, muitos fariseus se incomodavam por isto. Quando perdoava pecados, a ira destes homens se acendia contra o Senhor. Hoje temos visto a muitos agirem deste mesmo modo. Todavia, Cristo nos chamou como suas testemunhas, para anunciarmos ao mundo suas obras. Devemos contar tudo o que Jesus fez e tem feito, mesmo sob perseguição.
         Por fim, as obras de Deus são incompreensíveis. Não tente entender as coisas que Deus faz. Alegro-me em conhecer a índole e o caráter do Senhor, pois somente assim posso descansar. Ele faz tudo bom e perfeito. Faz tudo com santa e boa vontade. Sempre com boas intenções. Cristo nos disse :" O que faço hoje não compreendes agora, mas compreenderás depois" ( Jo 13.7). Um dia entenderemos a Deus e saberemos discernir seus caminhos e decisões. Apenas sei que elas são boas. A vontade do Senhor é perfeita e agradável.
         Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Tudo o que Deus faz é para o bem dos seus eleitos. Deus age em benefício daqueles que ele de antemão predestinou. Deus trabalha de acordo com o propósito de seu eterno conselho, segundo sua boa vontade. ( Ef 1.11)Amém.

         

terça-feira, 17 de setembro de 2013

A Operação do Engano : "A serpente me Enganou"



E disse a mulher : A serpente me enganou, e eu comi. ( Gn 3.13)

Por Frankcimarks Oliveira

         Vemos logo nos primeiros capítulos da Bíblia a malígna atuação de Satanás contra o povo de Deus. O Senhor havia dito expressamente que de todas as árvores do Jardim o homem poderia comer. Apenas de uma deveria afastar-se, da árvore do conhecimento do bem e do mal. Entretanto, Eva deu ouvidos a sorrateira voz do engano. A serpente distorceu as santas palavras do Altíssimo e enlaçou nossa mãe em suas redes mortíferas.
         O Diabo é por assim dizer, o Pai da mentira. Desde o princípio o engano se achou em seu coração ( Jo 8.44) .Quando ele tentou a Cristo, usou desta mesma artimanha : usou a Palavra de Deus , a verdade bendita, para enganar a Jesus. Diferentemente de Eva, o Senhor não deu ouvidos as suas mentiras sórdidas. ( Mt 4). Que sirva de exemplo para cada um de nós hoje, pois o diabo continua operando neste mundo, e seus meios de fazer errar não mudaram. Ele transfigura-se em anjo de luz para destruir os mais simples ( 2 Co 11.3).
         Tenha cuidado, amado leitor, pois somos propícios ao engano. Nosso coração possui naturalmente uma inclinação a toda inverdade, visto que parece mais cômodo e agrádavel à vida. Devemos, porém, discernir a tudo quanto ouvimos, até mesmo de homens que supostamente são ministros de Cristo , pois somente seus ensinamentos demonstrarão de quem são servos, se da luz ou das trevas. Só seremos capazes de discernir tais obreiros se estivermos bem alicerçados na Boa Palavra de Deus. Infelizmente , os ministros de Satanás também carregam suas bíblias, se vestem como santos, estão no meio da Igreja, mas são lobos vorazes, interesseiros e fraudulentos. Seus ensinos procedem de demônios e não de Cristo Jesus, visto que não dão a glória devida ao nome do Salvador.
         Muitos estão sendo enganados pelo deus deste século. Seus olhos cegos não podem ver que seu Mestre não é o Carpinteiro de Nazaré, mas a antiga serpente do Éden. Sim, um dragão terrível lhes ensina mentira e toda sorte de heresias, fazendo com que tais pessoas pensem estar na luz, estando ainda envoltas nas mais densas trevas. Portanto, vamos analisar a operação do engano, afim de identificarmos à luz da Bíblia, se fomos ou não enganados por este astuto tentador.

I- Os Filhos do Diabo

         O Senhor Jesus certa feita chamou a muitos de seus compatriotas , que se julgavam  filhos de Abraão e povo de Deus, de filhos do diabo ( Jo 8 .44). Quão terrível deve ser ouvir isto da boca daquele que só fala a verdade! " Vocês são filhos de Satanás", com certeza não há pior declaração que esta! E sabemos que isto se aplica a maior parcela da população mundial. Os filhos dos homens, por mais religiosos que pareçam ser, se não estiverem em Cristo Jesus, são todos filhos do Enganador. Quantas religiões existem no mundo ? Inúmeras sem dúvida. Todas elas estão submergidas na mentira, pois fora de Cristo tudo é vaidade. Não basta mencioná-lo como fazem os Muçulmanos, que chamam a nosso Senhor de mero profeta. Não basta honrá-lo como fazem alguns espíritas, que o chamam de grande Mestre. Não, amigo, Cristo é mais que tudo isso. Ele é o centro da vontade divina, nele se resume todas as coisas! O próprio Jesus disse :" Eu sou a Verdade"!( Jo 14.6)
         Os filhos do diabo são todos aqueles que negam a Cristo. O verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de VERDADE. Quem não tem o Filho, também não tem o Pai. Agora, imagine quantos homens estão sem Deus no mundo. Por mais que professem uma fé, por mais que digam que creem no único Deus, se não creem em tudo que Cristo é, então, permanecem longe da verdade.
         Os falsos profetas, líderes religiosos, que se dedicam a ensinar moralidade, caridade, amor fraternal e as mais belas filosofias humanísticas, se não ensinam a Cristo como aquele que é Deus encarnado, vindo do Pai, único mediador entre Deus e os homens, único Senhor e salvador dos pecadores, sacrifício suficiente para remissão dos pecados, então tudo o que estes profetas fazem é enganar as multidões, e no fim estarão eles e seus seguidores no Inferno.
         Não confieis nas palavras de Semaías, pregador de mentiras. ( Jr 29.31). A mão do Senhor é contra todos estes adivinhadores, eles não estarão na congregação dos santos, nem entrarão na terra prometida. ( Ez 13.9). Eles são condutores cegos guiando outros cegos que juntos cairão na mesma cova. São como feiticeiros que usam da mágica e do ilusionismo para atrair as massas e enriquecerem facilmente em nome da fé ( At 13.10). Ai dos que assim procedem! -Filhos do diabo, o vosso lugar é nas trevas exteriores onde há pranto e ranger de dentes.
         Há também aqueles que se dizem cristãos e não são. Já no inicio da Igreja, surgiram homens insatisfeitos com Cristo que ensinavam aos demais que a lei mosaica deveria ser guardada, caso contrário não haveria salvação para os gentios. Ou seja, estes pregam que a salvação é mediante as obras e não mediante a fé somente ( At 15.1). São do mesmo modo mentirosos e arrogantes, cheios de orgulho e altivez, ignorantes que não compreenderam a Graça de nosso Senhor Jesus Cristo.
         Muitas heresias surgiram no berço da fé cristã. Paulo foi um instrumento de Deus para combater cada mentira de Satã no seio da Igreja amada. Paulo temia que o povo de Deus, assim como Eva, fosse enganado pela serpente. Havia o gnosticismo na comunidade de Colossos, que cultuava a anjos e guardavam dias memoriais e faziam dietas que os enchiam de orgulho carnal e lhes dava uma falsa sensação de espiritualidade. Cristo era apenas mais um ser iluminado dentre tantos outros para esta igreja. Veja que absurdo! Paulo, logo tratou de escrever sua carta aos Colossenses para demonstrar que Cristo é o único mediador, é Deus encarnado e o sustentador do Universo.
         Na igreja de Éfeso, pastoreada por João, havia uma sútil mentira de que Cristo não havia se feito carne de verdade. Alguns irmãos acreditavam que a matéria era má e corrompida, por isso Cristo deveria ser um fantasma. João disse que aquele que nega que Cristo veio em carne, esse tal é do anticristo e a verdade de Deus não está nele.
         Na igreja de Corinto as más conversações estavam corrompendo os bons costumes. Muitos já não criam na ressurreição do Corpo e faziam vã a esperança cristã. Paulo escreveu refutando toda a mentira de satanás ali entre aqueles irmãos. Do mesmo jeito em todas as outras comunidades o engano e as heresias estavam sendo dissiminados. Em tessalônica havia desespero e desesperança em relação aos irmãos que haviam morrido. Uma sútil mentira diabólica dizia que os que morreram não ressurgiriam na vinda do Senhor, mas Paulo consolou a todos dizendo que os mortos seriam os primeiros a receber um novo corpo, e então os que estiverem vivos serão transformados para se encontrarem com o Senhor nos ares e com ele ficar para sempre.
         O Diabo é especialista em mentir . Seu engano venenoso corrompe a igreja. Mas graças a Deus que sempre levanta homens santos e comprometidos com o Evangelho para nos acordar e nos trazer de volta ao caminho antigo. Ora, o diabo é tão sagaz que ele mesmo deseja que as pessoas não creiam em sua existência. Se ele fizer isso, então mais uma alma perdida se encontra sob seu reino de trevas.

II- O Coração Humano : a fonte do engano

         Quem nunca ouviu a frase : "confie no seu coração "!? Pois é, isso sim é perigosíssimo. Devemos confiar apenas em Deus e em sua Palavra. Nosso coração é o mais perverso e enganoso de todos, disse o profeta ( Jr 17.9). Ele se inclina à mentira e faz a língua pronunciar engano ( Sl 10.7). Por quê muita gente diz não crer na Bíblia Sagrada ? Porque ela confronta nossas mentiras e nos mostra aquilo que detestamos : a verdade. Sim, leitor, os homens preferem crer na " Nova Era", no "Evolucionismo", no "Neo Darwinismo", no "Gnosticismo", nas" religiões de encantamento", na bruxaria, em doutrinas de espíritos, do que aceitar aquilo que Deus diz em sua santa Palavra. Aquilo que Jeremias disse procede :
         Assim diz o Senhor : Não enganeis as vossas almas, dizendo : Sem dúvida se retirarão os caldeus de nós, pois não se retirarão ( Jr 37.9)
         Deus havia dito que os Caldeus tomariam a cidade de Jerusalém por causa de seus pecados. Mas o povo preferiu crer em sua força, em seu exército. Quantos hoje também não são assim ? Preferem dar ouvidos ao engano do coração do que a Verdade divina. Por isso seja sempre Deus verdadeiro e todo homem enganoso ( Rm 3.4)
         Paulo disse a Timóteo que nos últimos dias os homens teriam comichões nos ouvidos, odiando a sã doutrina de Cristo  e preferindo ouvir ensinamentos de demônios ( 2 Tm 4.4) Estes homens estão de frente da verdade ,mas não podem reconhecê-la, assim como Pilatos diante de Cristo : O que é a verdade?- perguntou ele.

III- A Verdade Libertadora

         Cristo é a verdade ( Jo 14.6) .Ele é tudo o que os pecadores precisam conhecer. Sua vontade é boa, perfeita e agradável e seus mandamentos não são pesados. Antes, sua Palavra é a verdade ( Jo 17.17) e nada podemos fazer contra a verdade, senão pela verdade ( 2 Co 13.8)
         Nosso Deus é exatamente o oposto de Satanás. Ele não pode mentir ( Hb 8.18). Ele ama a verdade no íntimo ( Sl 51.6). Odeia a mentira ( Pv 12.22) e destruirá os mentirosos ( Pv 19.5; Sl 5.6; At 5.3). Ele exterminou Ananias e Safira porque mentiram ao Espírito Santo.
         Este mundo também é enganoso. Nossos olhos veem a glória e a beleza deste mundo e se deixam levar por sua concupiscência. Porém, este mundo passará, mas somente aquele que faz a vontade de Deus permanecerá para sempre. Há muitos caminhos que aos nossos olhos nos parecem direitos, mas seu fim é a morte. O Pecado nos seduz e nos engana. A princípio pode parecer doce e gostoso, mas é amargo como fel.
         Deus enviou a nós o seu Espírito da Verdade que o mundo não pode conhecer. O mundo ama a mentira e o engano do pecado, por isso odeia a luz.

         Devemos nos cingir com o cinto da verdade ( Ef 6.14). Precisamos estar completamente envolvidos pela verdade divina, caso contrário também seremos enganados, ou pelo mundo, ou pelo diabo ou por nossos próprios corações heréticos. Que em nossa boca não se ache engano, mas apenas palavras edificantes. Que Deus nos abençoe! Amém.