sábado, 23 de junho de 2012

Em Meio A Escuridão Noturna

Por Frankcimarks Oliveira


Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. Salmos 63:6  

A noite na Bíblia representa muitas coisas :a morte, o sofrimento, a angústia, o medo.  Foi numa noite sombria  que Pedro negou a Jesus. Não podemos imaginar o quanto aquela  noite marcara a vida do apóstolo. Talvez quando ele ouvia o cantar do galo, sua memória era ativada e aquela má lembrança o fazia sentir o frio daquela noite.

A noite possui uma carga tão negativa nas escrituras que no céu não mais existirá. Está escrito que 

"E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. Apocalipse 21:25". 

A noite remete a tristeza, pois a bíblia diz que a alegria vem ao amanhecer.  Outro exemplo claro dessa associação é a provação de Paulo e Silas na prisão. Quando deu meia noite, o ápice das trevas, eles começaram a cantar e orar. Em meio a noite eles louvaram e oraram, ou seja, em meio a dor e agonia, eles souberam render louvores a Deus. Será que essa é a nossa postura em meio as lutas da vida? O salmista também disse: "medito em ti nas vigílias da noite. Faço nadar minha cama em lágrimas."

Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. Mateus 14:25 

Foi numa noite sombria que Cristo se revelou a seus amigos. Eu entendo que muitas vezes precisamos enfrentar a dor, o medo e as circunstâncias mais adversas da vida para então conhecermos o Deus presente ( Yahweh Shammah). Jesus foi até eles na penumbra da noite para que eles soubessem que Ele jamais os deixaria só. Quantas vezes não pensamos que Deus nos desamparou, que sumiu em meio as trevas noturnas? A sensação de solidão está sempre ligada a noite, mas Cristo nos mostra que embora pareça que ele não está presente, a realidade é outra. Na verdade, ele é o Deus que se revela! Nossa mente não pode alcançá-lo, somos pequenos demais para compreendermos o Eterno. A humanidade vive em profunda escuridão noturna sem Deus, e é necessário que o Deus da revelação apareça em meio a noite da nossa ignorância espiritual. Lembre-se que foi numa noite que Deus se revelou a Salomão.

Foi numa noite que Nicodemos buscou a Cristo para que lhe esclarecesse os mistérios dos céus:

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
João 3:1-2


Por muitos motivos Nicodemos poderia ter buscado Cristo a noite. Para não ser descoberto pelos outros fariseus, por vergonha de ser visto com um mero carpinteiro. Porém podemos dizer que a noite mais uma vez simboliza a condição de trevas no qual o Homem está envolto. 

Foi numa noite que os anjos anunciaram aos pastores de Belém que o salvador do mundo havia nascido. Ou seja, Deus fora revelado em meio as trevas da humanidade e para homens que tinham pouco ou nenhum conhecimento. 

Poderíamos falar muitas outras situações. Por exemplo a pescaria milagrosa . Depois de uma longa noite de trabalho, porém sem resultado algum, os discípulos de Jesus voltaram decepcionados para casa. Jesus então os ordena: lançai deste lado as redes. Ao obedecerem a palavra dada, eles pescaram  centenas e centenas de peixes. Mais uma vez a noite está associada a mistério, oculto, ignorância.

Foi numa noite também que um anjo do Senhor libertou os apóstolos da prisão. Vemos ,portanto, que a noite nos limita e precisamos da intervenção direta dos céus. Seja numa pescaria, seja numa prisão, seja numa cova com leões, a  noite se mostra terrível! 

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
João 3:1-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário