terça-feira, 19 de junho de 2012

A Aliança Eterna

Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.
Salmos 89:34
Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.
Salmos 89:34
Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.
Salmos 89:34

Frankcimarks Oliveira

Não quebrarei a minha aliança, nem destruirei o que saiu dos meus lábios( Sl 89.34)

A Bíblia é muito enfática ao dizer que Deus vela para cumprir sua palavra. Afinal, ele difere do homem carnal , mentiroso e infiel, exatamente porque é Deus. Já imaginou se Deus fosse mentiroso? Como poderíamos confiar Nele se ele demonstrasse possuir falhas em seu caráter? Por ser Deus perfeito, podemos descansar em suas palavras de vida e esperança.

Também eu me lembrarei da minha aliança com Jacó, e também da minha aliança com Isaque, e também da minha aliança com Abraão me lembrarei, e da terra me lembrarei. Levítico 26:42  

Deus está o tempo todo lembrando-se de tudo aquilo que ele disse e irá cumprir tudo que tem falado ao longo da história por meio de seus santos profetas. Ninguém poderá acusá-lo de ter esquecido de executar qualquer uma de suas  promessas.

E confirmou o mesmo a Jacó por lei, e a Israel por aliança eterna, Salmos 105:10 

Podemos perceber na Bíblia que muitas promessas de Deus dependiam exclusivamente de Deus para que fossem alcançadas. Ele mesmo chamara Abrão de sua terra e lhe deu promessas. Ele lhe deu um filho na velhice, prova de que tudo dependia exclusivamente Dele. Esta promessa não foi feita a Abrão por causa de suas virtudes,pois ele demonstrara em certo momento de sua vida uma incredulidade. Isaque e Jacó não foram diferentes. Se observarmos bem a vida de Jacó veremos que o tempo todo Deus usara de misericórdia com ele para que suas promessas se cumprissem. Por que é assim? Ora, Deus promete-nos algo não por ver em nós alguma qualidade ou mérito, mas ele olha para sí mesmo e sanciona seus decretos divinos. Não depende de quem corre a carreira, mas de quem vocacionou. A aliança de Deus é eterna, por isso foi feita fora do tempo. O que vemos é a manifestação temporal daquilo que o Eterno projetara no infinito.

E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. Gênesis 17:2  

Veja a conjugação dos verbos em Gênesis. Eu porei e multiplicarei. Ambos recaem sobre a pessoa de Deus. Abraão é apenas um objeto ou alvo da aliança. Ele é um mero sujeito passivo que recebe tudo por graça a bondade divina.

Na Bíblia existem várias alianças entre Deus e os homens. Estes últimos sempre quebraram as regras e normas estipuladas pelo Senhor. Muitas vezes sofreram o dano por isso. Entretanto, há também na Bíblia aquilo que chamamos de ato incondicional de Deus. Jesus é a prova desta aliança, pois sua vinda não dependia da fidelidade de seu povo, porque foi exatamente pelos pecados deste povo que ele morreu na cruz:

De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador. Hebreus 7:22  

Jesus Cristo é fiador de uma nova aliança feita entre ele e Deus. Nós somos seus co-herdeiros e nos beneficiamos com sua obediência e integridade diante de Deus.É por causa dele que não somos destruídos. É por causa de sua obra que estamos livres da condenação. Esta aliança é a verdadeira aliança, não envelhece nem se torna obsoleta.

Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus 26:28  

Esta aliança é uma aliança de salvação, que mesmo sendo tão grandiosa e podendo salvar o mundo inteiro, irá apenas salvar "muitos" e não todos. Do mesmo modo que Deus escolhera Abraão, Isaque, Jacó, Davi. Ele escolhera aqueles que estarão debaixo do sangue desta aliança. Não depende de nós, mas Dele que nos chama.

Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, Hebreus 13:20  

O Sangue desta aliança fora visto lá na eternidade, porque Jesus é chamado de o cordeiro morto antes da fundação do mundo. Logo, antes mesmo de o cosmo existir e ter caído em pecado, Deus já havia salvo para si um povo redimido neste sangue.Este povo é o rebanho de Cristo Jesus, que conhece cada uma de suas ovelhas pelo nome. Desde quando? Desde os tempos antigos.
Esta aliança fora pregada por vários profetas e interpretada por Paulo e os demais apóstolos nestes últimos dias:

Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi. Isaías 55:3  

Pelo caminho de Sião perguntarão, para ali voltarão os seus rostos, dizendo: Vinde, e unamo-nos ao SENHOR, numa aliança eterna que nunca será esquecida. Jeremias 50:5  

Jesus cumpriu sua parte no pacto ao bradar: "está consumado". Mas afinal por que ele disse isso? Para que todos soubessem que a salvação foi efetuada por Deus e não por homens. Ele registrou : cumpri tudo que prometi , ó Pai, agora resta a ti guardá-los até aquele Dia!

E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Hebreus 9:15


 Davi é um exemplo da incondicionalidade desta aliança, pois ele antes de morrer reconheceu que não merecia tal juramento divino de tão grande fidelidade para com ele:

Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar. 2 Samuel 23:5  

Deus é quem prometeu e é o responsável por nossas vidas. Ele começou a obra e irá terminá-la: Ele transforma os corações pecadores em corações quebrantados, que reconhecem sua indignidade e que dão glória a infinita misericórdia de Deus Pai.

E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim. Jeremias 32:40 


 


 
Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.
Salmos 89:34

Nenhum comentário:

Postar um comentário