quarta-feira, 28 de março de 2012

A Verdadeira Fé Em Deus



Deus é nosso refúgio e fortaleza , socorro bem presente na angústia, portanto não temeremos, ainda que a terra se mude , e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares, ainda que as águas rujam e se pertubem, ainda que os montes se abalem por sua braveza. Há um rio cujas correntes alegam a cidade de Deus, o santuário das moradas do altíssimo. Deus está no meio dela , não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Os gentios se embraveceram, os reinos se moveram, ele levantou sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso Refúgio. Vinde e contemplai as obras do Senhor que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até os confibs da terra, quebra o arco e corta a lança, queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus, serei exaltado entre os gentios, serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio.   (Sl 46. 1-11)
Estudo Por Frankcimarks Oliveira
                                  Fé na Tormenta :
1- O Salmista louva a Deus na angústia (V.1)
ex: Paulo e Silas na Prisão louvam a Deus mesmo depois de sofrerem açoites                 ( At 16.22-25)
2-O Salmista demonstra sua fé em Deus mesmo em momentos difíceis da vida(V.2-3)
ex: Davi confiou em Deus mesmo sob ameaças de morte por parte de Saul                  ( Sl 57.1-5)
3-O salmista confessa que Deus está no controle de todas as coisas e que nada foge de seu senhorio (V. 4-5)
Ex: O profeta Isáias contemplou Deus sobre seu trono, exercendo seu reinado, em um momento difícil de sua  vida   ( Is 6.1)
4- O Salmista sabia que somente a palavra de Deus iria prevalecer, ainda que os homens  na terra tentassem frustrar seus planos( V.6-7)
ex: Isaque sabia que a Benção de Deus seria sobre Jacó, mas mesmo assim intentou abençoar Esaú e mudar o plano de Deus. Isaque ficou confundido, pois a palavra de Deus nunca cai por terra (Gn 27.1 -29)
5- O salmista acreditava que até mesmo as calamidades da vida procediam de Deus e que tinham um propósito (V.8)
Ex: O Senhor Jesus manda  seus discípulos entrarem no barco e atravessarem o mar. De repente uma grande tempestade se levanta.  O Mesmo Deus que ordenou  seus discípulos a entrarem no barco para enfrentarem uma tempestade, foi o mesmo Deus que a acalmou.  ( Mc 6.45-52)
6- O Salmista acreditava na capacidade de Deus intervir nas coisas deste mundo (V.9)
ex: Jesus nos ensinou a orar : Seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus      ( Mt 6.9)
7- O Salmista sabia que podia Descansar em Deus, exatamente por Deus ser Deus     (V. 10)
ex: Jesus no Getsêmani nos mostra que Deus é infinitamente Senhor até mesmo sobre nossas provações. Ele fará sempre sua soberana vontade   ( Mc 14. 32-39)
8- O salmista acreditava que tudo o que estava acontecendo em sua vida, até mesmo suas lutas, iriam exaltar o nome de Deus ( V.10)
ex: Paulo sabia que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e que suas dores e aflições exaltavam a Cristo  ( Rm 8.28-30)( 2 Tm 2.3-4)(Gl 6.17)  (Fp 3.21)

Deus prova a nossa fé! Ele purifica nossa fé! Ele aumenta nossa fé! Ele preserva a nossa fé!  Ele é o autor da nossa fé!
Será que estamos preparados para louvar a Deus em momentos de adversidade? Nos dias de hoje em que Deus é tratado como um servo por muitos "cristãos" ,acho muito improvável . Temos que ter em mente que Deus é Senhor e nós apenas os seus servos. Deus exaltará seu nome na terra, nem que para isso eu tenha que sofrer. Jesus sofreu como ninguém, mas Deus foi exaltado na terra e entre os gentios.
O salmista não sabia como expressar sua grande angústia ao Senhor, então em forma de poesia ele disse: Ainda que os monstes pulem dentro dos mares, que as águas rujam ( tsunâmi) eu confiarei em Deus. Ele não murmura, mas ele louva a Deus até mesmo por aquele momento tão difícil que estava enfrentando.
O Salmista inicia sua oração adorando a Deus : Deus é meu refúgio e fortaleza. Como nós oramos? Como nos dirigimos a Deus quando tudo está "dando errado"?  Quais são nossas palavras diante daquele que prava a nossa fé? -Deus sempre nos mostrará que nada foge do seu controle, nisso ele é exaltado: em nos mostrar a grandeza de seu poder! E muitas vezes para que isso ocorra teremos que entrar numa tormenta, onde os ventos são contrários e tudo está em total oposição às nossas vidas.
Deus é exaltado quando mesmo em meio ao desespero da vida eu consigo louvá-lo! Jó é um exemplo disso. Mesmo tendo perdido tudo, ele ainda louvou ao seu Criador. Ele raspou sua cabeça e rasgou suas vestes e prostrado adorou a Deus. O Senhor foi exaltado na vida de Jó e lhe mostrou que tudo o que estava acontecendo em sua vida, todo aquele mal seria para que Seu Nome fosse exaltado na Terra. Jó foi um instrumento de exaltação do nome de Deus,  e isso já é muito glorioso. Mas por fim, Deus lhe restituíra tudo o que ele tinha e lhe dera em dobro.
É isso que o poeta diz: Vinde e contemplai as obras do Senhor que desolações tem feito na terra. Nós somos convidados a vermos a soberania de Deus atuando todos os dias sobre os filhos dos homens. Muitos podem dizer : Onde está Deus? Por que Deus abandonou este mundo? Se ele é um Deus de amor por que tantas coisas terríveis acontecem na terra? -Ora, nós sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Até mesmo o mal pode ser um agente de Deus nas nossas vidas para nos aperfeiçoar e refinar nossa preciosa fé.
Os irmãos de José sentiam inveja dele e por isso o venderam aos ismaelitas. José sofreu muito nas mãos dos egípcios, mas Deus que é infinitamente soberano sobre tudo, usou aquele mesmo mal para fazer o bem e dar um grande livramento a seu povo.  Do mesmo modo para conosco, quando somos perseguidos, injuriados e caluniados por causa da justiça. Deus usa essas provações e tentações para refinar a nossa fé, a fé que ele mesmo nos delegou. Importa que sejamos provados como ouro é refinado no fogo.
Deus tem feito sinais no céu e na terra e tem demonstrado que nada foge do seu senhorio, por isso podemos descansar tranquilos, porque ele não dorme.
 Quero concluir dizendo:
Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas, então se alegram, porque se aquietaram, assim os leva a seu porto desejado( Sl 107. 29-30)
 “…o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés” (Naum 1:3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário