domingo, 4 de março de 2012

Recuperando Valores Perdidos




Ou qual a mulher que, tendo dez drácmas, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? e achando-a, convoca a amigas e vizinhas, dizendo: alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida (Lc 15 .8-9)
 
Por Frankcimarks Oliveira
Objetivo:   Alertar acerca da importância de se  cultivar e preservar  os valores cristãos na família, no lar e na sociedade.
I- Acendendo a Candeia:
1- A luz manifesta o que está escondido
2- A luz proporciona liberdade
3- A luz remete a despertamento\esclarecimento
4- A luz indica a prática de boas obras
5- A luz indica bom testemunho diante dos homens
6- A luz indica transparência
II- Varrendo a Casa:
1- Retirada dos obstáculos que escondem os bons valores
2- Busca pela virtude cristã
3- Renúncia da sujeira acumulada no nosso interior por negligência espiritual
4- Renovação no nosso interior
III- Festejando à nova Vida:
1-Com os amigos
2- Com os vizinhos

Cristo na sua múltipla forma de anunciar o Reino de Deus nos conta hoje a história de uma mulher que durante sua juventude ganhara de seu noivo dracmas parceladamente até que pudésse formar uma diadema para usar em seu casamento. Sabemos que os casamentos judaicos eram arranjados pelas famílias dos noivos e estes muitas vezes nem se conheciam, apenas no grande dia do matrimônio.
A donzela esperava ansiosamente a chegada do amigo do noivo que trazia sempre consigo uma noticia do amado  e com ela uma moeda furada( dracma). A dracma era mais utilizada para o acúmulo de riquezas e não para o comercio. Simboliza os valores que carregamos  na caminhada com Deus. Jesus, nosso  amado noivo, através do Espírito Santo, nos envia sua palavra e seus dons. O Espirito Santo nos fala do noivo, que nunca vimos na vida, mas esperamos o dia da sua vinda para as grandes bodas.
Toda Judia guardava com grande apreço sua diadema, pois representava a honra recebida de seu esposo. Era símbolo de confiança e credibilidade.  Quando ainda solteira era de extrema significância, pois demonstrava ao noivo que ela aguardava ansiosa pelo dia do casamento. Caso não estivesse completa( 10 dracmas) era um sinal de falta de compromisso para com seu noivo, a desvalorização daquilo que recebera para o grande encontro.
Infelizmente, ocorre o mesmo com nossa vida espiritual se não tivermos diligência . O tempo faz com que relaxemos e dexemos de nos importar com valores que a princípio eram de extrema relevância para nosso relacionamento com Deus. O que você está fazendo com as dracmas que o Senhor te deu(w) Será que estamos zelando os dons espirituais, os valores morais que aprendemos com o Mestre dos Mestres, os frutos que em nós foram cultivados?
Precisamos estar na luz para enchergarmos o que mudou em nosso ser desde o dia em que conhecemos ao Senhor. Precisamos da iluminação do Consolador para reconhecermos que estamos em trevas. Quem está em trevas não se dá conta de quão distante está de alguém ou de algum lugar. Quem está em trevas não tem liberdade de se mover normalmente, mas anda tateando pelas paredes e tropeçando constantemente. Que a luz do evangelho de Jesus Cristo conduza nossos pés pelo caminho da prudência!
Quando estamos na luz somos referência ( farol que guia) e nos destacamos diante de um mundo pervertido e caído moralmente. Quando somos luz e estamos sob a luz de Deus fazemos o bem indistintamente e somos capazes de amar e fazer boas obras. Quem está  na luz não está inerte, antes trabalha incansavelmente para aquele que o alistou.
Sejamos transparentes, vivamos prudentemente, dando um bom testemunho aos  pecadores que não conhecem a luz de Deus. Que despertemos do sono da noite e resplandeçamos como astros na escuridão. Que vejamos em nós mesmos aquilo que está escondido e que passa sempre desapercebido aos nossos olhos. Que ninguém tenha que nos mostrar nossos erros, mas que nós, pela revelação do Espirito Santo, possamos enchergar nossas fraquezas e buscarmos a perfeita força ocultada em Deus.
Que cada cristão apático possa receber de Deus uma vassoura e  que esteja apto ou disposto a renovar seu interior. A vida com Cristo não pode ser estática, mas precisa ser como um rio de águas vivas, que se move e não deixa acumular impurezas nas margens. Decida se desfazer dos maus costumes hoje mesmo. Limpe o cômodo do seu coração e retire as filosofias que te impedem de correr a carreira cristã. Deixe o Senhor te mostrar onde está sujo.
Saiba de uma coisa que muito nos alegraremos em nos reencontrarmos com os valores perdidos. Do mesmo modo que Cristo veio buscar os perdidos, devemos buscar em nós aquilo que se perdeu.  Quem não se alegra quando enconta algo de valor(w) . Pois  ,comece a buscar hoje mesmo e quando achar todos verão teu semblante de vitória e de alegria. Seus verdadeiros amigos e vizinhos ( muitos vizinhos não podem ser chamados de amigos, algumas vezes são neutros, mas as vezes são inimigos que nos detestam). Então até teus inimigos terão que ver sua alegria!
Também é assim que ocorre com alguém que não conhece a Cristo. Alguém que vive nas trevas, sem a luz de Deus. Mas, que  ao receber a iluminação do Espirito de Deus, decide mudar sua vida e encontra algo de valor: Cristo!
Que Deus te abençoe sempre em nome do Senhor Jesus!

3 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR JESUS

    BOA ESTÁ POSTAGEM QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO

    WALLACE OLIVEIRA

    BIBLIA A PALAVRA DE DEUS

    bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. posso colocar está mensagem no meu blog, eu coloco um link para seu blog

    Biblia a Palavra de Deus

    email falecomwallace@ymail.com

    ResponderExcluir
  3. sim, é só indicar a fonte. Deus abençoe.

    ResponderExcluir